Manifestações “Tirem as Mãos de Cuba”, como esta em Nova Iorque, eclodiram por todo o país e por todo o mundo em Abril de 1961. | Fotos: AP / Arquivos Mundiais do Povo

Este artigo faz parte do Série do 100º aniversário do People’s World.

Quando a primeira edição de The Worker – um antecessor do People’s World – saiu do prelo após a invasão de Cuba na Baía dos Porcos, em Abril de 1961, as suas páginas estavam repletas de capa a capa com histórias sobre o acontecimento e os protestos globais que desencadeou.

Houve análises expondo o papel do imperialismo norte-americano no ataque e histórias encorajando os leitores a mobilizarem-se imediatamente para não só ajudar o povo cubano a resistir ao ataque, mas também para salvar o mundo de uma potencial guerra nuclear.

O escritor James S. Allen destruiu o ataque mercenário como “um novo empreendimento na exportação da contra-revolução” e publicou todos os detalhes sujos dos esquemas do Pentágono e do Departamento de Estado para treinar, armar e abastecer o exército desorganizado de exilados cubanos. tentando derrubar a Revolução Cubana e colocar a ilha de volta sob controle dos EUA.

Num outro artigo, Gus Hall, o secretário-geral do Partido Comunista dos EUA, chamou o presidente John F. Kennedy de mentiroso, salientando que apenas dias antes JFK tinha prometido que não haveria invasão militar de Cuba pelos EUA. que a invasão foi justificada para combater o comunismo, Hall recitou os verdadeiros objectivos dos mercenários de protecção dos lucros, que incluíam a “defesa do sistema de livre iniciativa”.

Os invasores, disse ele, eram soldados de infantaria do capitalismo e do imperialismo aos quais foi atribuída a missão de retomar as plantações para os antigos proprietários e devolver as fábricas expropriadas aos seus proprietários monopolistas norte-americanos.

Em Nova Iorque, Ohio e em locais por todo o país, correspondentes dos Trabalhadores relataram os protestos em massa “Tirem as mãos de Cuba” que eclodiram. Despachos de jornais fraternos de toda a América Latina, Europa e outras áreas mostraram que estava em marcha um movimento mundial de solidariedade com Cuba.

Da União Soviética, a correspondente do The Worker’s em Moscou, Margrit Pittman, apresentou um artigo transmitindo a mensagem do primeiro-ministro Nikita Khrushchev. O líder soviético apelou a Kennedy para parar a invasão e expressou o compromisso da URSS com “um relaxamento das tensões internacionais”, mas disse que a Terra de Lenine nunca abandonaria o povo cubano.

Os editores do The Worker resumiram a mensagem de todos estes relatórios numa declaração, “Halt US Intervention”. Eles instaram os movimentos trabalhistas, de paz e democráticos da América a se unirem e forçarem Kennedy a parar a sua guerra em Cuba. Seu editorial está reproduzido na íntegra abaixo.

Embora a invasão da Baía dos Porcos tenha sido finalmente repelida pelas forças armadas de Cuba e pelas brigadas de milícias de cidadãos, o ataque revelou-se apenas um único episódio dramático numa guerra de décadas contra a Revolução Cubana pelo imperialismo norte-americano, uma guerra que continua até hoje.

Interromper a intervenção dos EUA

Editorial

O Trabalhador, 23 de abril de 1961

O mundo conhece a verdade sobre a invasão de Cuba. Esta guerra assassina contra os homens, mulheres e crianças de Cuba é feita em Washington, e os assassinos estão a ser transportados para Cuba em navios e aviões dos EUA e estão armados e equipados com armas dos arsenais do Exército e da Marinha dos EUA.

As gangues de mercanistas não são as únicas responsáveis ​​pelo derramamento de sangue em Cuba. Está no poder do Presidente Kennedy parar esta guerra. Foi o nosso governo que deu sanção e refúgio aos bandos assassinos para organizarem e despacharem a sua campanha criminosa dentro e fora das nossas costas. Eles estão sendo treinados em campos na Louisiana, no Texas e na Flórida, e os recrutas estão sendo matriculados em sedes abertas em Nova York, Miami e em outros lugares do nosso país.

A opinião pública mundial está indignada com o crime de agressão que o nosso governo está a cometer contra o nosso pequeno vizinho cubano – os governos do mundo sabem que os invasores são peões e mercenários de Washington; que os aviões que lançam a morte dos céus de Havana são questões do Governo dos EUA e provêm de bases aéreas no nosso país ou dos aeródromos dos satélites de Washington na América Latina e nas Caraíbas.

O líder cubano Fidel Castro (canto inferior direito) senta-se dentro de um tanque perto de Playa Giron, Cuba, durante a invasão da Baía dos Porcos, 17 de abril de 1961. | Raúl Corrales/Granma

A imagem da nossa nação hoje em toda a Terra é a imagem de um valentão enorme espancando uma criança com um porrete em um beco escuro. Nenhuma quantidade de mentiras e acusações pode apagar esta imagem. É tarefa urgente do povo do nosso país remover essa imagem, exigindo que o Presidente Kennedy ponha fim a este ataque criminoso ao povo de Cuba.

O Presidente Kennedy pode parar a guerra em Cuba em 24 horas se sentir suficientemente a pressão do povo americano e do povo do mundo. Ele pode parar a guerra ordenando ao seu irmão, o Procurador-Geral, que aplique as leis de neutralidade contra o chamado “Conselho Revolucionário” do Dr. Miro Cardona, feche os centros de recrutamento e campos de treino e prenda todos os envolvidos na guerra. organização e condução da guerra exportada dos EUA contra Cuba.

Não há maior dever patriótico perante os americanos do que obrigar o nosso governo, obrigar Kennedy a parar esta agressão.

Hoje, o nosso governo desempenha em relação a Cuba o papel que a Alemanha nazi desempenhou em relação a Espanha. A consciência do mundo não permitirá isto por muito tempo. Como escrevemos na semana passada, a guerra que estamos a desencadear em Cuba pode ricochetear nas nossas próprias costas. O conflito sangrento que promovemos em Cuba pode desencadear uma guerra mundial e o nosso próprio país pode ser soterrado por escombros e sangue.

Todos deveriam trabalhar para acabar com a guerra contra o povo de Cuba.

Todos os americanos amantes da liberdade simpatizarão com o povo cubano em defesa da sua pátria.

Exija que Kennedy acabe com a agressão contra Cuba!

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Mundo das pessoas


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta