•  A ênfase da China no “lado da demanda” mostra que Pequim está olhando para razões estruturais e institucionais subjacentes ao subconsumo
  • Um estímulo total em 2008 prendeu a desaceleração econômica, mas também envenenou os balanços do governo e das empresas, tornando-a agora uma opção menos viável
A Politburo da China prometeu evitar a "expansão desordenada do capital" - uma implicação de que o capital ganhou demais e deve ser restringido. Foto: Xinhua
A Politburo da China prometeu evitar a “expansão desordenada do capital” – uma implicação de que o capital ganhou demais e deve ser restringido. Foto: Xinhua

O Politburo do Partido Comunista da China cunhou um novo termo, “reforma do lado da demanda”, em sua última reunião, com a intenção de complementar a “reforma do lado da oferta” em andamento em Pequim para melhor equilibrar a economia nacional, como diz a linha oficial.

É evidente que Pequim não está totalmente satisfeita com o lado da demanda. Mas a principal preocupação com a demanda gira mais em torno de sua estrutura do que de seu tamanho. Se Pequim estivesse preocupada com a demanda insuficiente, poderia apenas pegar uma página do livro de jogo keynesiano “pagando às pessoas para cavar buracos no chão e depois preenchê-los”.

De fato, a China adotou esta abordagem em 2008, optando por um estímulo total para impulsionar o crescimento econômico. A onda de gastos resultante, liderada pelos governos locais e empresas estatais da China, foi mista. Ela deteve uma desaceleração econômica, mas também envenenou os balanços do governo e das empresas.

Para Xi Jinping, não é mais uma opção viável buscar a sabedoria de John Maynard Keynes.

A ênfase agora no “lado da demanda” mostra que Pequim está olhando para razões estruturais e institucionais subjacentes ao relativo subconsumo

Pequim está tentando encontrar uma maneira de resolver um problema central do capitalismo, como revelou Karl Marx – a saber, o subconsumo e “a pobreza no meio da abundância” dentro da classe trabalhadora.

A ênfase agora no “lado da demanda” mostra que Pequim está olhando para razões estruturais e institucionais subjacentes ao relativo subconsumo.

Ainda é muito cedo para adivinhar quais políticas específicas Pequim está considerando no “lado da demanda”. Mas a direção é clara: a China precisa enriquecer seu povo, reduzir a diferença de riqueza e melhorar a cobertura do bem-estar social.

Também é digno de nota que o Politburo prometeu impedir a “expansão desordenada do capital” – uma implicação de que o capital ganhou muito e deve ser reduzido.

Há um ditado na China que diz que a compra de um novo apartamento em uma cidade muitas vezes requer o esvaziamento de “seis carteiras” em uma casa chinesa – o que significa que um jovem casal e pais de ambos os lados devem gastar suas economias combinadas de vida 

Uma área que precisa de reforma poderia ser o mercado fundiário e habitacional do país.

Há um ditado na China que diz que a compra de um novo apartamento em uma cidade muitas vezes requer o esvaziamento de “seis carteiras” em uma casa chinesa – o que significa que um jovem casal e pais de ambos os lados devem gastar suas economias combinadas de vida.

Mas uma coisa é saber o que deve ser a distribuição da riqueza nacional, e outra é realmente redistribuir adequadamente a riqueza nacional entre trabalho e capital, assim como entre as pessoas e o Estado. Marx forneceu uma análise maravilhosa do problema, mas ele nunca ofereceu uma solução específica.

Assim, vale a pena esperar para ver como Xi irá forjar uma sociedade mais justa na China, onde o poder e o dinheiro estão cada vez mais centralizados.

Referências:

https://www.scmp.com/economy/china-economy/article/3113876/xi-jinpings-new-economic-focus-chinas-demand-reform-borrows

Deixe uma resposta