Os Estados Unidos desempenharam um papel fundamental no fomento das guerras tanto em Israel-Palestina como na Ucrânia.

O governo dos EUA tem procurado impedir a paz em Gaza, vetando resoluções do Conselho de Segurança da ONU que apelam a um cessar-fogo, ao mesmo tempo que envia armas a Israel para o ajudar a bombardear áreas civis densamente povoadas, contribuindo para a morte de mais de 15.000 palestinianos, aproximadamente 70 % dos quais são mulheres e crianças.

Desde 2022, Washington tem feito exactamente o mesmo na Ucrânia, torpedeando propostas de paz que a Rússia tinha apoiado.

Isto foi confirmado por numerosas fontes, incluindo o antigo líder da Alemanha e um alto funcionário ucraniano, bem como o ex-primeiro-ministro de Israel.

Ex-líder da Alemanha diz que EUA sabotaram negociações de paz entre Rússia e Ucrânia

Em Outubro deste ano, o antigo chanceler alemão Gerhard Schröder explicou numa entrevista como tentou negociar a paz entre a Ucrânia e a Rússia em 2022.

O jornal ucraniano abertamente anti-Rússia, Ukrainska Pravda, noticiou as suas observações bombásticas.

Moscou tinha um plano de paz concreto traçado, segundo Schröder. Baseava-se em cinco pontos: “A rejeição da Ucrânia à adesão à NATO, duas línguas oficiais na Ucrânia, autonomia do Donbass, garantias de segurança para a Ucrânia e negociações sobre o estatuto da Crimeia”, escreveu o Ukrainska Pravda.

Mas o antigo líder alemão disse que os Estados Unidos sabotaram as conversações de paz.

“As únicas pessoas que poderiam resolver a guerra pela Ucrânia são os americanos”, enfatizou Schröder.

“Durante as conversações de paz em março de 2022 em Istambul com [Ukraine’s Defense Minister] Rustem Umierov, os ucranianos não concordaram com a paz porque não lhes foi permitido fazê-lo. Eles tiveram que coordenar primeiro tudo o que conversaram com os americanos”, lembrou.

“No entanto, nada aconteceu. A minha impressão é que nada poderia acontecer porque todo o resto foi decidido em Washington. Foi fatal”, acrescentou Schröder.

O antigo chefe de Estado alemão alertou igualmente que a Rússia nunca aceitará a expansão da NATO na Ucrânia e na Geórgia.

“Independentemente de quem esteja no poder, existe uma crença na Rússia de que o Ocidente quer expandir-se ainda mais com a NATO, nomeadamente na área pós-soviética. Palavras-chave: Geórgia e Ucrânia. Ninguém à frente da Rússia permitirá que isso aconteça. Esta análise de perigo pode ser emocional, mas é real para a Rússia. O Ocidente deve compreender isto e comprometer-se em conformidade; caso contrário, será difícil alcançar a paz”, sublinhou Schröder, nos comentários citados pelo Ukrainska Pravda.

Alto funcionário ucraniano diz que Ocidente se opôs ao acordo de paz com a Rússia

As observações da ex-chanceler alemã foram ainda reforçadas pelas observações de um alto funcionário ucraniano.

Em novembro, Davyd Arakhamia concedeu uma entrevista ao canal de TV ucraniano 1+1. Arakhamia é o líder da facção parlamentar do partido político do presidente da Ucrânia, Volydmyr Zelensky, apoiado pelo Ocidente.

Esta entrevista também foi divulgada pelo jornal ucraniano veementemente anti-russo Ukrainska Pravda.

Arakhamia representou a Ucrânia nas conversações de paz com a Rússia em Türkiye, em março de 2022.

Nessas negociações, Arakhamia admitiu que a Rússia queria de facto a paz e que a neutralidade “era a coisa mais importante para eles”.

“Eles [the Russians] estávamos preparados para acabar com a guerra se concordássemos com – como a Finlândia fez uma vez – a neutralidade, e comprometêssemos que não aderiríamos à NATO”, disse o alto funcionário ucraniano, de acordo com uma tradução do Ukrainska Pravda.

“Eles realmente esperavam, quase até o último momento, que nos obrigassem a assinar tal acordo para que assumissemos a neutralidade”, acrescentou.

Mas os patrocinadores ocidentais da Ucrânia opuseram-se veementemente à proposta de paz.

“Quando voltamos de Istambul, [British Prime Minister] Boris Johnson veio a Kiev e disse que não assinaríamos nada com eles e que vamos apenas lutar”, lembrou Arakhamia.

Ex-primeiro-ministro de Israel diz que EUA mataram acordo de paz com Ucrânia

Estes importantes testemunhos do antigo líder da Alemanha e de um alto funcionário ucraniano reflectem uma admissão feita pelo antigo primeiro-ministro de Israel.

O ex-primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, explicou numa entrevista em fevereiro de 2023 como tinha sido mediador entre a Ucrânia e a Rússia no ano anterior.

“Tudo o que fiz foi coordenado até ao último detalhe com os EUA, a Alemanha e a França”, disse Bennett. E “houve uma decisão legítima do Ocidente de continuar a atacar Putin”.

Referindo-se à resposta do bloco da NATO à proposta de paz, o entrevistador perguntou: “Então eles bloquearam-na?”

Bennett respondeu: “Basicamente, sim. Eles bloquearam e eu pensei que eles estavam errados”.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que acreditamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta