A vice-presidente Kamala Harris lidera a marcha na ponte Edmund Pettus em Selma, Alabama, no domingo, na comemoração do 59º aniversário do Domingo Sangrento. No seu discurso no evento, Harris apelou a um “cessar-fogo imediato” em Gaza. | Mike Stewart/AP

Falando no domingo em um dos locais mais sagrados do Movimento dos Direitos Civis – a Ponte Edmund Pettus em Selma, Alabama. – A vice-presidente Kamala Harris proferiu uma frase que até agora parecia impossível para qualquer pessoa na administração Biden deixar escapar de seus lábios – “cessar-fogo imediato”.

Harris estava se dirigindo a uma audiência de milhares de pessoas reunidas para o 59º aniversário dos ataques do “Domingo Sangrento”. Em 1965, a polícia espancou activistas dos direitos civis, a maioria deles negros, que ousaram exigir o direito de voto. O ataque tornou-se um momento chave na luta contra o racismo no Sul e pelos direitos civis em todo o país.

A maior parte dos comentários da vice-presidente visavam lembrar aos americanos que a “luta pela liberdade não acabou”, e ela apontou as tentativas dos republicanos em todo o país para limitar o voto antecipado, o voto ausente e os distritos gerrymander para limitar o poder político dos pessoas de cor.

Marchando pela Democracia: Milhares de pessoas manifestaram-se em Selma no domingo para lutar pelos direitos de voto face às tentativas em curso do Partido Republicano de gerrymander distritos e colocar limites ao voto ausente e antecipado. | PA

Contudo, foram os comentários de Harris sobre a guerra de Israel em Gaza que ganharam as manchetes em todo o mundo.

É claro que a vice-presidente dos EUA não caracterizou a guerra como o genocídio dos palestinos que realmente é, mas dada a postura cúmplice que a administração Biden tem assumido até agora, as suas palavras sugerem que o sentimento de cessar-fogo em massa que varre o país está a colocar calor na Casa Branca.

Compelido a agir

“Muitos palestinos foram mortos”, começou ela, antes de passar para o que agora ficou conhecido como “O Massacre da Farinha” na Cidade de Gaza. “Há poucos dias, vimos pessoas famintas e desesperadas aproximarem-se de camiões de ajuda, simplesmente tentando garantir alimentos para as suas famílias, depois de semanas em que quase nenhuma ajuda chegou ao Norte de Gaza. E eles foram recebidos com tiros e caos.”

Discutindo o imenso sofrimento causado pela guerra, Harris declarou veementemente: “Vamos conseguir um cessar-fogo! Vamos reunir os reféns com as suas famílias e proporcionar ajuda imediata ao povo de Gaza!”

Quando os aplausos irromperam da multidão, por um momento pareceu que a administração Biden tinha aderido ao movimento de protesto contra as políticas externas da administração Biden. Harris reconheceu que “as pessoas em Gaza estão morrendo de fome” e “as condições são desumanas”. Ao relatar alguns dos horrores que os palestinianos enfrentam, ela disse: “A nossa humanidade comum obriga-nos a agir”.

Ela está certa; as pessoas decentes deveriam certamente ser levadas a agir. Então, de que forma o governo Biden-Harris se sente compelido a agir?

Estará a Comissão a sentir-se compelida a cortar os envios de armas para os militares israelitas – armas que são utilizadas para mutilar e assassinar palestinianos todos os dias?

Não.

Estará o país a sentir-se compelido a exercer a poderosa influência do imperialismo norte-americano para forçar o seu aliado Netanyahu a travar a marcha da sua máquina de guerra?

Não.

Sentir-se-á compelido a restaurar o financiamento que cortou à UNRWA, a agência de ajuda aos refugiados palestinianos?

Não.

Será que se sente obrigado a deixar de vetar resoluções apoiadas internacionalmente na ONU que apelam a um cessar-fogo?

Não.

Estará o país a sentir-se compelido a juntar-se ao caso de genocídio sul-africano contra Israel no Tribunal Mundial?

Não.

Então o que é isso? Estaremos apenas testemunhando uma estratégia de policial bom e policial mau? Harris joga um osso no movimento de cessar-fogo enquanto Biden continua aprovando envios de mísseis para Tel Aviv?

Poder do movimento pela paz

Não é coincidência que o apelo de Harris a um “cessar-fogo imediato” tenha surgido dias depois de 101 mil pessoas no Michigan terem votado “Descomprometidos” nas Primárias Democratas e de um importante sindicato ter apelado aos eleitores de outros estados para que fizessem o mesmo. | PA

No seu conjunto, é preciso dizer que a crítica de Harris à ofensiva brutal de Israel foi relativamente moderada em comparação com o que os especialistas da ONU e os advogados do Tribunal Internacional de Justiça disseram sobre o assunto.

Mas é importante, no entanto, porque mostra que a campanha de reeleição de Biden tem sido compelido parar de ignorar os milhões de americanos furiosos, chateados com o apoio do presidente a Netanyahu.

Não é coincidência que esta sugestão de uma mudança de rumo por parte de Harris tenha surgido poucos dias depois de 101.000 eleitores do Michigan terem votado “Não Comprometidos” nas primárias Democratas e depois de um importante sindicato ter apelado aos eleitores de outros estados para que fizessem o mesmo.

Com as sondagens a mostrarem que Biden está a dividir a unidade da sua própria coligação com a sua posição sobre a guerra, o Partido Democrata não tem outra escolha senão entrar em modo de controlo de danos.

É por isso que o movimento nacional por um cessar-fogo não pode parar. As observações de Harris provam que aqueles que exigem a paz no Médio Oriente têm influência e devem continuar a utilizá-la. Continue marchando. Continue solicitando. Continue votando sem compromisso. Continuem a exigir, como disse o senador Bernie Sanders este fim de semana, “nem mais um centavo” para que Netanyahu continue a matança em Gaza.

Mesmo que seja acordado um cessar-fogo temporário nos próximos dias, não pode ser interpretado como um sinal para aliviar a pressão sobre Biden. Os activistas devem recordar que anteriormente houve um cessar-fogo temporário em Novembro e Dezembro. Após o seu fim, a violência das FDI recomeçou e o número de mortos em Gaza duplicou – de 14.500 para mais de 30.000.

O que é necessário agora não é apenas um cessar-fogo imediato, mas uma permanente cessar-fogo e negociações não apenas para libertar reféns (de todos os lados) e obter ajuda, mas para alcançar uma paz duradoura. Em última análise, isso significa cortar o apoio dos EUA às políticas de apartheid do Estado israelita, acabar com a ocupação de Gaza e da Cisjordânia e avançar em direcção a uma solução de dois Estados.

Tal como acontece com todos os artigos de opinião publicados pela People’s World, este artigo representa a opinião de seu autor.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!


CONTRIBUINTE

CJ Atkins


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta