Caros amigos,

Saudações da mesa do Tricontinental: Institute for Social Research.

Su Xiaobai (China), Grande Consumação-32008.

Em 2 de fevereiro de 2023, o presidente Ferdinand Marcos Jr. das Filipinas se reuniu com o secretário de Defesa dos Estados Unidos Lloyd Austin no Palácio Malacañang em Manila, onde concordaram em expandir a presença militar dos Estados Unidos no país. Em uma declaração conjunta, os dois governos concordaram em ‘anunciar seus planos para acelerar a implementação completa do Acordo de Cooperação em Defesa Aprimorada (EDCA)’ e ‘designar quatro novos locais acordados em áreas estratégicas do país’. A EDCA, que foi acordada em 2014, permite que os EUA usem terras nas Filipinas para suas atividades militares. Foi formulado quase um quarto de século depois que as tropas americanas deixaram suas bases nas Filipinas – incluindo uma enorme base em Subic Bay – durante o colapso da URSS.

Naquela época, os EUA agiam com base no pressuposto de que haviam triunfado e não precisavam mais da vasta estrutura de bases militares que construíram durante a Guerra Fria. A partir da década de 1990, os EUA criaram um novo tipo de pegada global ao integrar as forças armadas de países aliados como forças subordinadas ao controle militar dos EUA e construir bases menores para criar um alcance muito maior para seu poder aéreo tecnologicamente superior. Nos últimos anos, os EUA se depararam com a realidade de que seu aparente poder singular está sendo desafiado economicamente por vários países, como a China. Para contestar esses desafios, os EUA começaram a reconstruir sua estrutura de força militar por meio de seus aliados e mais dessas estruturas de base menores, mas não menos letais. É provável que três das quatro novas bases nas Filipinas estejam na ilha de Luzon, no norte do arquipélago, o que colocaria os militares dos EUA a uma distância de ataque de Taiwan.

|  Linha Vermelha |  RM OnlineNos últimos quinze anos, os EUA pressionaram seus aliados – incluindo aqueles organizados na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) – a fortalecer seu poderio militar enquanto aumentavam seu poder tecnomilitar e seu alcance estabelecendo bases menores em todo o mundo e produzindo novos aeronaves e navios com maior alcance territorial. Essa força militar foi então usada em uma série de ações provocativas contra aqueles que percebiam como ameaças à sua hegemonia, com dois países-chave, China e Rússia, enfrentando a ponta afiada da lança dos EUA. Nas duas extremidades da Eurásia, os EUA começaram a provocar a Rússia por meio da Ucrânia e a provocar a China por meio de Taiwan. As provocações sobre a Ucrânia já resultaram em uma guerra que já dura um ano, enquanto as novas bases americanas nas Filipinas fazem parte de uma escalada contra a China, usando Taiwan como campo de batalha.

Para entender a situação no leste da Ásia, o restante deste boletim apresentará o briefing nº. 6 de Sem Guerra Fria, Taiwan é uma questão de linha vermelhaque também está disponível para download em PDF.

Nos últimos anos, Taiwan se tornou um ponto crítico para as tensões entre os Estados Unidos e a China. A gravidade da situação foi recentemente enfatizada em 21 de dezembro, quando aeronaves militares dos EUA e da China chegaram a três metros uma da outra sobre o Mar da China Meridional.

Na raiz desse conflito latente estão as perspectivas divergentes dos países sobre a soberania de Taiwan. A posição chinesa, conhecida como o princípio ‘One China’, é firme: embora o continente e Taiwan tenham sistemas políticos diferentes, eles fazem parte do mesmo país, com a soberania residindo em Pequim. Enquanto isso, a posição dos EUA sobre Taiwan é muito menos clara. Apesar de adotar formalmente a política de Uma China, os EUA mantêm extensas relações ‘não oficiais’ e laços militares com Taiwan. De fato, sob a Lei de Relações com Taiwan de 1979, a lei dos EUA exige que Washington forneça armas ‘de caráter defensivo’ à ilha.

Os EUA justificam seus laços contínuos com Taiwan alegando que são necessários para defender a ‘democracia’ e a ‘liberdade’ da ilha. Mas, quão válidas são essas afirmações?

Um ponto de apoio para influência

|  Chu Weibor China Sol no Coração 1969 |  RM Online

Chu Weibor (China), sol no coração1969.

Para entender o significado geopolítico contemporâneo de Taiwan, é necessário examinar a história da Guerra Fria. Antes da Revolução Chinesa de 1949, a China estava em meio a uma guerra civil entre os comunistas e os nacionalistas, ou Kuomintang (KMT) – o último dos quais recebeu bilhões de dólares em apoio militar e econômico de Washington. A revolução resultou no estabelecimento da República Popular da China (RPC) no continente, enquanto as forças derrotadas do KMT fugiram para a ilha de Taiwan, que havia retornado à soberania chinesa quatro anos antes, em 1945, após cinquenta anos de colonização japonesa. regra. De Taipei, o KMT declarou que era o legítimo governo no exílio de toda a China sob o nome de República da China (ROC) – originalmente fundada em 1912 – rejeitando assim a legitimidade da RPC.

Os militares dos EUA logo o seguiram, estabelecendo o Comando de Defesa de Taiwan dos Estados Unidos em 1955, implantando armas nucleares na ilha e ocupando-a com milhares de soldados americanos até 1979. Longe de proteger a ‘democracia’ ou a ‘liberdade’ em Taiwan, os EUA, em vez disso, apoiou o KMT ao estabelecer uma ditadura, incluindo um período consecutivo de 38 anos de lei marcial de 1949 a 1987. Durante esse período, conhecido como ‘Terror Branco’, as autoridades taiwanesas estimam que 140.000 a 200.000 pessoas foram presas ou torturadas e 3.000 a 4.000 foram executadas pelo KMT. Washington aceitou essa repressão brutal porque Taiwan representava um ponto de apoio útil – localizado a apenas 160 quilômetros da costa sudeste da China continental – que usou para pressionar e isolar Pequim da comunidade internacional.

De 1949 a 1971, os EUA manobraram com sucesso para excluir a RPC das Nações Unidas, argumentando que a administração ROC em Taiwan era o único governo legítimo de toda a China. É importante notar que, durante este tempo, nem Taipei nem Washington afirmaram que a ilha estava separada da China, uma narrativa que é avançada hoje para alegar a ‘independência’ de Taiwan. No entanto, esses esforços acabaram sendo derrotados em 1971, quando a Assembleia Geral da ONU votou para derrubar o ROC e reconhecer o PRC como o único representante legítimo da China. Mais tarde naquela década, em 1979, os EUA finalmente normalizaram as relações com a RPC, adotaram a política One China e encerraram suas relações diplomáticas formais com a ROC em Taiwan.

Pela paz em Taiwan, a interferência dos EUA deve terminar

Hoje, a comunidade internacional adotou de forma esmagadora a política de Uma China, com apenas 13 dos 193 estados membros da ONU reconhecendo o ROC em Taiwan. No entanto, devido às contínuas provocações dos EUA em aliança com as forças separatistas em Taiwan, a ilha continua sendo uma fonte de tensão e conflito internacional.

|  Huang Yuxing China Árvores da Maturidade 2016 |  RM Online

Huang Yuxing (China), Árvores da Maturidade2016.

Os EUA mantêm laços militares estreitos com Taiwan por meio de vendas de armas, treinamento militar, conselheiros e pessoal na ilha, além de navegar repetidamente em navios de guerra pelo estreito Estreito de Taiwan que separa a ilha do continente. Em 2022, Washington prometeu US$ 10 bilhões em ajuda militar a Taiwan. Enquanto isso, as delegações do Congresso dos EUA viajam regularmente para Taipei, legitimando noções de separatismo, como uma visita polêmica da ex-presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, em agosto de 2022.

Os EUA ou qualquer outro país ocidental aceitariam uma situação em que a China fornecesse ajuda militar, estacionasse tropas e oferecesse apoio diplomático às forças separatistas em parte de seu território reconhecido internacionalmente? A resposta, claro, é não.

Em novembro, na cúpula do G20 na Indonésia, o presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, realizaram sua primeira reunião pessoal desde que Biden foi eleito presidente. Na reunião, Xi reiterou fortemente a posição da China sobre Taiwan, dizendo a Biden que: ‘a questão de Taiwan está no cerne dos interesses centrais da China, a base da base política das relações China-EUA e a primeira linha vermelha que não deve ser cruzado’. Embora Biden tenha respondido afirmando que os EUA aderem à política de Uma China e que ele ‘não está procurando conflito’, apenas alguns meses antes, ele afirmou em uma entrevista na televisão que as tropas americanas interviriam militarmente para ‘defender Taiwan’, se necessário.

Está claro no histórico dos EUA que Washington tem a intenção de provocar a China e desconsiderar sua ‘linha vermelha’. Na Europa Oriental, uma abordagem igualmente imprudente, ou seja, a expansão contínua da OTAN em direção à fronteira da Rússia, levou à eclosão da guerra na Ucrânia. Como declararam as forças progressistas em Taiwan, ‘para manter a paz no Estreito de Taiwan e evitar o flagelo da guerra, é necessário parar a interferência dos EUA’.

Em 31 de janeiro, o Papa Francisco celebrou uma missa na República Democrática do Congo (RDC) com a presença de um milhão de pessoas, onde declarou que ‘a exploração política deu lugar a um ‘colonialismo econômico’ igualmente escravizador’. A África, disse o Papa, “não é uma mina a ser despojada ou um terreno a ser saqueado. Tire as mãos da África!’. Mais tarde, naquela mesma semana, os EUA e as Filipinas – em total desrespeito à declaração do papa – concordaram em construir novas bases militares, completando o cerco das bases aliadas dos EUA ao redor da China e intensificando a agressão dos EUA ao país.

O grito do papa poderia muito bem ser ‘Tirem as mãos do mundo’. Isso, é claro, significa que não haverá mais uma Guerra Fria, nem mais provocações.

Calorosamente,

Vijay


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que achamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta