Nunca fiz outra história que me desse mais satisfação profissional… Só levo o crédito por ter interpretado corretamente o que vi e ouvi, por ter percebido que o jovem extraordinário que me abriu seu coração em sussurros, durante três horas, seria o alguém em torno do qual as esperanças e paixões de Cuba estariam concentradas, para uma maré de vitória.

|  Herbert Matthews entrevistando Fidel nas Sierras |  RM on-line

Herbert Matthews entrevistando Fidel nas Sierras.

Foi assim que Herbert Matthews, o ilustre jornalista e editorialista americano que chegou em fevereiro de 1957 à fazenda de Epifanio Díaz, nas proximidades da Sierra Maestra, para se encontrar com Fidel, respondeu aos seus críticos.

Dias antes, o líder guerrilheiro tinha instruído a guerrilha a obter uma entrevista de impacto com um correspondente respeitado fora de Cuba, mas a traição inesperada de Eutimio Guerra deixou Fidel numa situação de segurança tão comprometida que o jornalista visitante também estava em perigo real.

“Sem a imprensa, Fidel Castro não seria mais do que um fora-da-lei… isolado e ineficaz”, disse Matthews, que, como profundo conhecedor dos assuntos cubanos e latino-americanos, suspeitava que por trás da censura férrea ordenada por Batista em Cuba, havia um segredo bem guardado que estava esperando para ser contado.

No Refugio 106, antigo escritório do The New York Times em Havana, foi discutida pela primeira vez a possibilidade de o famoso jornal norte-americano obter a exclusividade do momento: “Fidel está vivo”. Ruby Hart Phillips, a esnobe correspondente do jornal em Cuba, manteria profissionalmente o segredo.

A chegada de Herbert e sua esposa Nancie horas depois à capital cubana ratificou a disposição dos editores do jornal de correr o tremendo risco de ir às montanhas do leste em busca daquela notícia. Todos esperavam que Matthews revelasse o nome do jovem jornalista que assumiria a arriscada missão, mas ficaram surpresos quando ele disse sorrindo:

Eu mesmo irei lá.

Uma bem azeitada rede de colaboradores do movimento 26 de Julho em toda a Ilha se encarregaria de levá-lo a Fidel. Os dias seriam difíceis para ele e Nancie, disfarçados de turistas americanos interessados ​​em investir na zona leste.

Muitos anos depois, um especialista em Operações Psicológicas do Comando Sul do Exército dos EUA escreveria:

A propaganda e a guerra política da Revolução Cubana, quando examinadas no seu contexto original, ilustram uma operação psicológica bem planeada e executada que influenciou numerosos públicos e levou a mudanças comportamentais que acabaram por ajudar Fidel Castro a tomar o poder, ao mesmo tempo que comandava um grupo numericamente e tecnologicamente força inferior.

Todos os tipos de reações foram geradas pela primeira página do jornal dominical do The New York Times de 24 de fevereiro de 1957. No Palácio Presidencial, eles se perguntavam como Matthews, agora com quase 60 anos de idade e sob prescrição de seu cardiologista, havia conseguido suportar os rigores dessa jornada e superar as posturas das tropas batistas na Serra, treinadas e armadas pelos Estados Unidos.

Edmund Chester, norte-americano, ex-jornalista da Associated Press e da televisão CBS, então contratado como secretário de imprensa e assessor de Batista para os seus discursos, concluiu superficialmente que se tratava de uma artimanha do seu experiente “colega” e recomendou o lamentável desmentido na pena de o então secretário de Defesa, Santiago Verdeja, publicado pela Bohemia Magazine.

Na Calzada 55, os assessores de Arthur Gardner, embaixador dos EUA em Havana e amigo fraterno de Batista, recusaram-se a admitir que não tinham ouvido nada. A fúria de Gardner seria tamanha que, já substituído e desqualificado, dedicaria muita energia para arruinar a carreira profissional de Matthews.

Apesar da censura e das ameaças aqui e ali, os três artigos resultantes da entrevista de Matthews com Fidel espalharam-se como um incêndio. Os principais jornais dos EUA publicaram versões da entrevista, a nascente televisão noticiou-a exclusivamente e um exército de jornalistas começou a planear a sua próxima viagem à Sierra Maestra.

Daquele momento até 25 de novembro de 2016, a mídia nos EUA não parou de acompanhar a trajetória de Fidel. Eles o seguiram a cada passo. O seu encontro com Herbert Matthews seria apenas o primeiro de muitos intercâmbios memoráveis ​​com os principais líderes de opinião dos EUA, a quem ele transformou, sem lhes dizer, nas pessoas que explicariam a Revolução ao público do adversário irado.

À medida que a Revolução concretizava o programa Moncada, os inimigos de Cuba atacaram Matthews impiedosamente, responsabilizando-o pelos novos destinos da ilha e até alegando injustamente que ele “inventou Fidel”.

O irrepetível Ernest Hemingway, seu amigo desde as noites escuras de fogo e morte partilhadas durante a Guerra Civil Espanhola, escreveria:

Herbert Matthews é o mais severo, o mais capaz e o mais corajoso dos correspondentes de guerra de hoje, ele viu a verdade onde era mais perigoso vê-la… ele permanece hoje como um gigante farol de honestidade…


Guilherme Suárez Borges é pesquisador do Centro Internacional de Pesquisa de Políticas (CIPI) em Havana, Cuba.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que acreditamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta