Os governos de toda a América Latina reuniram-se em torno do México depois de as forças de segurança do Equador terem invadido a embaixada mexicana em Quito para prender um polémico político a quem tinha sido concedido asilo político no país.

Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Peru, Uruguai e Venezuela repreenderam duramente o Equador no sábado, horas após a tomada do ex-vice-presidente do Equador, Jorge Glas, com a Nicarágua juntando-se ao México no rompimento dos laços diplomáticos com Quito.

Durante o incidente, ocorrido na noite de sexta-feira, forças especiais equipadas com um aríete cercaram a embaixada mexicana no distrito financeiro de Quito e pelo menos um agente escalou as muralhas para extrair Glas.

O político de 54 anos é procurado por acusações de corrupção e está escondido na embaixada mexicana desde que pediu asilo político em dezembro.

As autoridades mexicanas atenderam ao pedido na sexta-feira.

Após sua prisão, Glas pôde ser visto em um vídeo que circulou nas redes sociais sendo levado por um comboio policial ao aeroporto de Quito, flanqueado por soldados fortemente armados. Ele então embarcou em um avião a caminho de uma prisão em Guayaquil, a maior cidade do país andino.

O presidente mexicano, Andrés Manuel Lopez Obrador, criticou a incursão diplomática incomum e a prisão como um ato “autoritário”, bem como uma violação do direito internacional e da soberania do México, enquanto o governo do presidente do Equador, Daniel Noboa, argumentou que as proteções de asilo eram ilegais por causa das acusações de corrupção. está enfrentando.

Ainda assim, ao abrigo do direito internacional, as embaixadas são consideradas o território soberano do país que representam, e a Convenção de Viena, que rege as relações internacionais, afirma que um país não pode intrometer-se numa embaixada no seu território.

O governo do Brasil condenou a medida do Equador como uma “clara violação” das normas internacionais e disse que a ação “deve ser objeto de forte repúdio, qualquer que seja a justificativa para sua implementação”.

O presidente colombiano, Gustavo Petro, argumentou em uma postagem no X que a América Latina “deve manter vivos os preceitos do direito internacional em meio à barbárie que avança no mundo”, enquanto seu governo disse em um comunicado separado que buscará os direitos humanos proteções legais para o agora detido Glas.

Os Estados Unidos também afirmaram que condenam qualquer violação da convenção que protege as missões diplomáticas e encorajaram “os dois países a resolverem as suas diferenças de acordo com as normas internacionais”.

Enquanto isso, o secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, disse estar “alarmado” com o ataque e instou ambos os lados a mostrarem moderação na resolução da disputa, de acordo com um porta-voz.

A Organização dos Estados Americanos, com sede em Washington, também lançou um apelo ao diálogo para resolver a escalada da disputa, acrescentando num comunicado que uma sessão do conselho permanente do órgão será convocada para discutir a necessidade de “cumprimento estrito dos tratados internacionais, incluindo aqueles que garantir o direito ao asilo”.

No sábado, a embaixada mexicana permaneceu cercada pela polícia e a bandeira mexicana foi retirada.

O Ministério das Relações Exteriores do México disse no final do dia que o pessoal diplomático e suas famílias deixariam o Equador em um voo comercial no domingo, acrescentando que pessoal de “países amigos e aliados” os acompanharia ao aeroporto.

Na Cidade do México, cerca de 50 manifestantes reuniram-se em frente à embaixada do Equador, acusando Quito de ser “fascista”.

Numa entrevista à emissora nacional Milenio, a principal diplomata do México, Alicia Barcena, expressou choque com a incursão do Equador na embaixada do país, acrescentando que alguns funcionários da embaixada ficaram feridos na operação.

Ela acrescentou que Glas obteve asilo após uma análise exaustiva das circunstâncias que rodearam as acusações que enfrenta.

Glas foi vice-presidente do ex-presidente de esquerda Rafael Correa, entre 2013 e 2017.

Ele foi libertado da prisão em novembro, depois de cumprir pena por receber milhões de dólares em propinas em um grande escândalo envolvendo a gigante brasileira da construção Odebrecht. Ele enfrenta outro mandado de prisão por supostamente desviar fundos destinados aos esforços de reconstrução após um terremoto devastador em 2016.

Glas alegou ser vítima de perseguição política, acusação que o governo do Equador negou.

O ex-presidente Correa, exilado na Bélgica desde 2017 e condenado à revelia a oito anos de prisão por corrupção, escreveu no X que “nem mesmo nas piores ditaduras a embaixada de um país foi violada”.

Ele disse que Glas “estava com dificuldades para andar porque foi espancado”.

Fonte: www.aljazeera.com

Deixe uma resposta