Papa Francisco celebra missa de Páscoa na Praça de São Pedro, no Vaticano, domingo, 31 de março de 2024. O pontífice pediu um cessar-fogo imediato em Gaza. | André Medichini/AP

ROMA (AP) – O Papa Francisco recuperou-se de um ataque de problemas respiratórios que durou o inverno para liderar cerca de 60.000 pessoas nas celebrações da Páscoa no domingo, fazendo um forte apelo a um cessar-fogo em Gaza e a uma troca de prisioneiros entre a Rússia e a Ucrânia.

Francisco presidiu a missa do Domingo de Páscoa na Praça de São Pedro decorada com flores e depois fez uma oração sincera pela paz no seu resumo anual das crises globais.

“A paz nunca é feita com armas, mas com mãos estendidas e corações abertos”, disse Francisco da loggia com vista para a praça, sob aplausos da multidão varrida pelo vento abaixo. O Vaticano disse que cerca de 60 mil pessoas compareceram à missa.

Este ano, Francisco disse que os seus pensamentos se dirigem particularmente às pessoas na Ucrânia e em Gaza e a todos aqueles que enfrentam a guerra, especialmente às crianças que, segundo ele, “esqueceram como sorrir”.

“Ao apelar ao respeito pelos princípios do direito internacional, expresso a minha esperança numa troca geral de todos os prisioneiros entre a Rússia e a Ucrânia: todos pelo bem de todos!” ele disse. Durante semanas, Francisco tem pressionado a Ucrânia a “ter a coragem” de negociar os termos de paz com a Rússia e a retomar as trocas de prisioneiros de guerra.

Ele também apelou à libertação “imediata” dos prisioneiros retirados de Israel em 7 de Outubro, a um cessar-fogo imediato em Gaza e ao acesso humanitário para chegar aos palestinianos.

“Não permitamos que as actuais hostilidades continuem a ter graves repercussões sobre a população civil, neste momento no limite da sua resistência, e sobretudo sobre as crianças”, disse ele num discurso que também abordou a situação dos haitianos. os Rohingya e as vítimas do tráfico de seres humanos.

Enquanto isso, em Jerusalém, a missa de Páscoa ia e vinha na Igreja do Santo Sepulcro, com apenas algumas dezenas de fiéis participando do culto enquanto a guerra continuava em Gaza. A igreja medieval na Cidade Velha é o local sagrado onde os cristãos acreditam que Jesus foi crucificado, enterrado e ressuscitado.

Nos últimos anos, a igreja ficou lotada de fiéis e turistas. Mas o conflito sangrento em Gaza, agora no seu sexto mês, provocou uma enorme recessão no turismo e nas peregrinações em Israel e nos territórios palestinianos.

As ruas da Cidade Velha também estavam ausentes dos cristãos palestinos da Cisjordânia, que normalmente se aglomeram na cidade na Páscoa. Desde a eclosão da última guerra, os fiéis palestinos do território ocupado por Israel precisam de permissão especial para cruzar os postos de controle em Jerusalém.

Em Gaza, a situação era ainda mais sombria. Apenas algumas dezenas de cristãos palestinos celebraram a Missa de Páscoa na Igreja da Sagrada Família, na Cidade de Gaza, mas não havia muito o que comemorar.

“Isto não parece Páscoa, como nos outros tempos”, disse Winnie Tarazi, uma cristã da Cidade de Gaza. “É porque estamos aqui privados de nossas casas, de nossos pertences, de nossos filhos e de tudo mais. Perdemos nossa família entre aqueles que fugiram, aqueles que ficaram e aqueles que foram destruídos.”

O sentimento foi semelhante na cidade de Belém, na Cisjordânia, tradicional local de nascimento de Jesus, onde apenas algumas dezenas de pessoas assistiram à missa na Igreja da Natividade.

“Não há clima de férias e não há clima de alegria este ano”, disse George Kanawati, morador de Belém. “As férias carecem de alegria e de sorriso das crianças; a ocupação sempre tenta apagar e matar esse sorriso.”

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Nicole Winfield


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta