Anatoly Lunacharsky

RECURSO DA | Comissário do Povo da Educação | da Rússia

A. V. Lunacharsky, a todos os que ensinam | Anatoly Lunacharsky

Camaradas:

Por muitas décadas, o melhor da Intelligentsia estava servindo ao povo e tinha orgulho de seus serviços.

Considerava a educação – o despertar do conhecimento entre as massas – um de seus problemas mais importantes.

Além disso, os melhores representantes da Intelligentsia não se consideravam feiticeiros escolhidos, portadores de uma cultura superior, chamados a pregar aos “bárbaros” algum evangelho pronto.

Ao contrário, buscavam nas massas despertas o impulso criativo, a autodependência profundamente enraizada, a criação de um novo mundo social, moral e artístico.

Não pequena, de fato, foi a influência dos educados no despertar do povo – no processo pelo qual o desejo instintivo dos explorados por justiça foi transformado em uma consciência revolucionária e uma ardente atividade social.

Em fevereiro de 1917, o povo, quase acordado e impelido pela necessidade, derrubou o trono decadente e parou – como um gigante semicego – sem saber o que fazer a seguir.

Ela confiou seu destino – seu triunfo – a dignos lutadores da Revolução – a um grande grupo dos nomes mais conhecidos do mundo revolucionário.

Mas entre esses representantes das massas realmente inteligentes, prevaleciam duas idéias: – primeiro, a necessidade de continuar a guerra e, segundo, a necessidade de uma paz social com sua própria burguesia.

Ambas as idéias não eram do povo. Mas as massas foram conquistadas – apesar das ainda débeis advertências do único partido que compreendera o significado dos acontecimentos – sua força futura – as esperanças ocultas da alma do povo.

A Intelligentsia, agrupada em partidos defensivos, de mãos dadas com a burguesia contra-revolucionária, conduziu o país por um caminho que levou a Rússia à beira da ruína. As massas fizeram um esforço convulsivo para se salvar – para salvar a Rússia e a Revolução. No entanto, não foi apenas o conhecimento da situação ruinosa assim criada que impeliu as massas para a terceira Revolução, a revolta de 25 de outubro, que levou à queda do governo de coalizão, mas também o intenso desejo de justiça social expresso no desejo de reformas sociais básicas – a introdução imediata de certos princípios do programa socialista graduado. Na Rússia, pela primeira vez, as massas se manifestaram independentemente com seu próprio programa e o desejo de tomar o governo em suas próprias mãos.

E como a Intelligentsia enfrentou a tentativa heróica do proletariado de criar, à beira da destruição, um governo forte do povo – a tentativa de organizar o país, de pôr fim à guerra?

Ele enfrentou essa tentativa com ódio. Não só recusou toda ajuda ao proletariado, mas se alegrou em cada conspiração contra ele. Ele ficava amargurado cada vez que o jovem herói esmagava com seu calcanhar triunfante a cabeça da serpente. Com malevolência venenosa, proclamou a fraqueza do estado-maior militar da classe oprimida e sua carência de oficiais em tantas esferas.

Com impaciência, espera a miséria. Junto com Milukoff, ele está pronto para preferir a derrota à continuação da Revolução, e com Ryaboushinski, ele anseia impacientemente pela mão esquelética da fome que já agarra a garganta do povo. Ao mesmo tempo que amava a humanidade, revolucionária, socialista, agora clama por autocracia. “Veja”, exclama, “a Grande Revolução – metade da Rússia foi entregue pelos perversos bolcheviques nas mãos dos soviéticos. Os bolcheviques são traidores, provocadores, demagogos.”

E os bolcheviques estão sozinhos com o proletariado. O pesado fardo de ser os representantes intelectuais do regime do novo povo está sozinho sobre seus ombros. E é claro que eles cometem erros – e por que, se eles cometem erros, você não se apresenta para corrigi-los e ajudar o país? Você não concorda com as políticas do proletariado. Então – critique-os. Não é verdade que você foi privado da liberdade de propaganda. Os jornais sócio-patrióticos clamam abertamente pela luta armada contra o esclarecimento do povo – e mesmo assim continuam aparecendo. Nunca houve um jornal dos Cem Negros tão cheio de veneno como os dos Socialistas de Direita. Somente homens que carecem de toda sinceridade proclamam que a crítica moderada e prestativa é, nas condições atuais, impossível.

Mas que passe, se na esfera da política a Intelligentsia só pode obstruir e censurar duramente e nada mais dar ao proletariado e ao seu governo. Qual é o significado, entretanto, do boicote ao abastecimento de alimentos e ao mecanismo financeiro do país?

Apenas para derrubar os bolcheviques ?! Que o mundo inteiro pereça se em suas ruínas forem enterrados os odiados “demagogos”.

Mas aprendemos bem a traduzir para a linguagem das aulas essas antipatias. A Intelligentsia, que em esferas neutras trabalhou junto com os carrascos – Romanoffs – que levou o país à ruína de mãos dadas com os capitalistas por meio de uma guerra prolongada e especulações burguesas, mostrou-se impotente para trabalhar junto com o proletariado.

É possível que você pudesse dar seu trabalho, pensamento e vida pelo povo apenas enquanto atuasse como seu guardião e não pudesse encontrar nada além de sofismas rancorosos para o proletariado quando em uma hora fatídica e perigosa foi forçado à primeira revolta em Rússia e a abordagem do poder?

Existe um abismo que não pode ser transposto entre a pequena burguesia e as massas? São ineficazes os meios que tornam a Intelligentsia socialista apenas em palavras e na realidade mais simpática para os exploradores do que para os explorados? Sim, é tão em essência. Em essência, a Intelligentsia é, como um todo, pequena burguesa. Mas, ao mesmo tempo, é o portador de funções especiais na sociedade – é o órgão e servidor do conhecimento social e da consciência. Pois, nas palavras de Lassalle, a união da ciência com o quarto estado é um fenômeno muito natural. Um verdadeiro artista deve ser sensível à verdade, à beleza do heroísmo e da vontade de liberdade. O professor, o verdadeiro professor, deve antes de tudo estar com as massas em todas as suas experiências e em todas as suas andanças.

Realmente não há esperança? Os ataques não cessarão? É possível que à beira do abismo, quando o proletariado finalmente derrube o velho regime e o polvo burguês com toda a força, o proletariado – que seja agarrado pela garganta pelo social-revolucionário inteligente, social-democrata -menshevik, para que eles e o proletariado sejam lançados em seus túmulos e nos túmulos de suas aspirações comuns?

Vocês, professores – homens e mulheres – mostrem o exemplo a eles. Abaixo o boicote! Vamos construir uma nova escola do povo. Eu, o comissário de educação do povo, não quero impor nada a você ou às escolas. Eu digo a você – acabe com o poder da burocracia! Conquiste a burocracia! De agora em diante, o ministério (da educação) é um órgão executivo. Vamos construir juntos um parlamento iluminista, um vasto comitê governamental para a educação do povo. Com esforços amigáveis, vamos construir juntos uma comissão em vez de um ministro – uma comissão que não atrapalhe e comande, mas que tornará o trabalho mais fácil e ajudará todas as iniciativas saudáveis. Concluamos o processo de descentralização das escolas e a transferência da sua gestão para órgãos autónomos. Podemos sequer contar com os muitos problemas que nos confrontam? Mas todos eles devem ser decididos por conferências de professores diretamente com os representantes dos trabalhadores organizados. Publiquei uma série de declarações tratando dos problemas básicos da educação na Rússia e, recentemente, emiti um decreto do Comitê Executivo Central criando uma Comissão de Educação Pública. É possível, e muito provável, que não tenham a aprovação de todos. Mas as declarações contêm minhas próprias visões pessoais, que pretendo aplicar não como líder, mas como colaborador. O decreto tem caráter meramente preliminar, pois algum tipo de aparato teve que ser criado para iniciar a obra.

Eu imagino uma perspectiva do seguinte tipo: O Comitê Governamental de Educação Pública se reunirá em uma sessão extraordinária para trabalhar as amplas bases democráticas para a convocação de uma Convenção Educacional de professores e representantes diretos das massas trabalhadoras organizadas. Nesta convenção, em uma discussão amigável e aberta, iremos elaborar os princípios básicos de uma nova escola popular na Rússia e apresentá-los para confirmação na convenção constitucional.

Criaremos na esfera da educação uma atmosfera de verdadeira cooperação. Aqui, as diferenças de classe não nos assustam. Um professor sincero e verdadeiro anseia por aquela escola perfeita que transformaria o maior número de cidadãos em homens plenamente desenvolvidos. O proletariado anseia pelo mesmo.

Se engenheiros e operários assumissem a criação de máquinas produtivas, à parte de quaisquer cálculos de caráter empresarial, e guiados apenas pelo signo objetivo da maior produtividade, sem dúvida poderiam cooperar sem o menor atrito. O mesmo acontece com as escolas. O povo ganhou sua liberdade. Ele quer mais luz para si e para seus filhos. Fui chamado pelo Congresso dos Sovietes, que representou 15 milhões dos cidadãos mais importantes, para ser o Comissário do Povo para a Educação. Eu empreendo esta tarefa sem pretensão ou pompa, mas com um claro senso de responsabilidade, e com uma prontidão ao primeiro sinal do povo para desistir do meu posto e me juntar novamente às fileiras, e me dirijo a vocês – vocês e professoras da Rússia, para deixar de lado o boicote indigno, e enquanto aguardamos o dia em que a Convenção Constitucional estabelecerá uma ordem definitiva em matéria de educação pública, para começarmos nosso trabalho agora.

Apelo para que cumpram o seguinte programa: – A preparação imediata para um congresso educativo nas linhas mais democráticas; a realização de tal congresso na primeira oportunidade; a cooperação amistosa do proletariado e da melhor parte da “Intelligenzia” na criação de uma escola pública unida e gratuita no sentido mais amplo destas palavras.

Quando estou escrevendo este apelo para vocês, professores, um novo dono da terra está guiando minha mão – jovem, inexperiente, mas poderoso – o mesmo trabalhador a quem vocês queriam servir. Vá em seu auxílio. Ele conquistou, mas está sozinho. Ele está cheio de força, mas cercado de problemas. Glória àquele que, na pesada hora da prova de fogo, estará do lado do povo – tal como é, e vergonha para aqueles que o abandonarem.

E, lembre-se, se a revolta feia da Intelligentsia contra o trabalhador continuasse, ela semearia seu caminho de sofrimento apenas com novos espinhos, mas não pararia as rodas de sua carruagem. As pessoas estão convocando vocês para trabalharem juntos para construir uma nova escola em comum. Se você recusar, ele empreenderá sua tarefa sozinho, junto com seus verdadeiros adeptos e simpatizantes.

Não há retorno ao passado.

O Comissário do Povo para a Educação,

A. V. Lunacharsky.

Fonte: https://www.marxists.org/archive/lunachar/works/teachers.htm

Deixe uma resposta