O primeiro-ministro britânico Rishi Sunak, à direita, e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky encontram tropas ucranianas sendo treinadas para comandar tanques Challenger 2 em uma instalação militar em Lulworth, Dorset, Inglaterra, 8 de fevereiro de 2023. Os tanques não são suficientes, porém, diz Zelensky . Ele quer caças a jato. | Andrew Matthews / Piscina via AP

LONDRES – Fornecer caças à Ucrânia é uma “escalada perigosa” da guerra e deve ser combatida, alertaram ativistas anti-guerra na quarta-feira, quando o presidente do país, Volodymyr Zelensky, visitou a Grã-Bretanha.

O primeiro-ministro Rishi Sunak pediu uma investigação sobre quais jatos a Grã-Bretanha pode enviar ao governo de Kiev, enquanto Zelensky usou sua primeira visita a Londres desde que a invasão da Rússia começou a instar a Grã-Bretanha e outros aliados ocidentais a fornecer “asas para a liberdade” fornecendo sua força aérea com jatos avançados.

Sunak anunciou anteriormente planos para treinar pilotos da força aérea ucraniana, abrindo caminho para que eles pilotem jatos nacionais da OTAN, em vez dos caças da era soviética atualmente usados ​​pela Ucrânia.

Dirigindo-se ao Parlamento, Zelensky agradeceu à Grã-Bretanha por seu apoio na guerra, mas exigiu mais poder de fogo na forma de caças ocidentais. Ele disse que queria uma coalizão de nações para fornecer os aviões, concluindo seu discurso agradecendo à Grã-Bretanha “antecipadamente”.

Os críticos argumentam que o treinamento de pilotos no alcance dos jatos americanos, franceses e europeus solicitados pela Ucrânia seria difícil e o objetivo real de Kiev é vincular ainda mais seus patrocinadores da OTAN ao engajamento contra a Rússia.

O ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, twittou imagens de Zelensky agradecendo por seu apoio no ano passado e instou Sunak a fornecer aos ucranianos “o equipamento extra de que precisam para derrotar [Russian President Vladimir] Coloque em.”

Nas perguntas do primeiro-ministro, Sunak e o líder do Partido Trabalhista, Sir Keir Starmer, fizeram uma demonstração de unidade em apoio ao apoio da Grã-Bretanha à Ucrânia.

Zelensky também se encontrou com Sunak a portas fechadas em Downing Street e visitou o rei Charles no final do dia.

O organizador da Stop the War Coalition, Lindsey German, disse que a visita do presidente ucraniano foi “voltada para a obtenção de aviões de combate”.

Ela disse ao Estrela da Manhã: “Orquestrado pelo desonrado Boris Johnson, esta chamada é projetada para pressionar [U.S. President Joe] Biden e [German Chancellor Olaf] Scholz, que estão dizendo não, assim como fizeram anteriormente sobre os tanques.

“Esta é uma escalada perigosa que deve ser enfrentada. Precisamos de paz, não de guerra.

“É vergonhoso que haja apoio total entre os partidos de Westminster, permitindo que o governo fique livre dos lucros das empresas de energia, do Serviço Nacional de Saúde e dos gastos públicos.”

Stop the War está organizando uma manifestação nacional em Londres no sábado, 25 de fevereiro, para pedir a desescalada e negociações de paz.

Um porta-voz de Downing Street disse que nenhuma decisão foi tomada sobre o fornecimento de caças britânicos, mas isso está sendo “ativamente” considerado pelo secretário de Defesa britânico, Ben Wallace.

Estrela da Manhã


CONTRIBUINTE

Ceren Sagir


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta