O grupo conservador Accuracy in Media tem conduzido este “camião doxxing” por vários campi universitários, divulgando os nomes e rostos de estudantes activos no movimento de solidariedade com a Palestina. | via precisão na mídia

NEW HAVEN, Connecticut — No meio de uma onda nacional de racismo anti-palestiniano nos campi universitários, o corpo docente de muitas universidades intensificou-se para exigir que a administração universitária e os funcionários eleitos tomem medidas para proteger a segurança dos estudantes e a liberdade de expressão.

Tais campanhas, incluindo a promessa de alguns professores de arriscar a prisão para proteger o direito dos estudantes à expressão, tornaram-se ainda mais urgentes à medida que os estudantes enfrentam difamação, perseguição e até violência implacáveis.

No sábado, 25 de novembro, três estudantes palestinos – Kinnan Abdalhamid, Hisham Awartani e Tahseen Ali Ahmad – estavam passeando perto do campus da Universidade de Vermont, em Burlington, quando um homem armado abriu fogo contra eles, resultando em ferimentos graves. Eles usavam keffiyehs, um símbolo bem conhecido da libertação palestina, e falavam inglês e árabe. Os alunos estavam hospedados com a família durante o feriado de Ação de Graças, viajando do Trinity College em Connecticut, da Brown University em Rhode Island e do Haverford College na Pensilvânia, respectivamente.

As tentativas de assassinato ocorrem após semanas de guerra implacável de Israel contra Gaza, que já matou pelo menos 15.200 palestinos. A destruição generalizada, os ataques a jornalistas e as falhas de comunicação em Gaza tornaram difícil determinar a extensão total do genocídio, mas as provas de crimes de guerra estão a acumular-se.

A solidariedade palestina irrompe na multidão no jogo de futebol americano Harvard-Yale. | Foto via Yalies4Palestine e Comitê de Solidariedade à Palestina de Harvard

A desumanização dos palestinianos em Gaza provocou um aumento acentuado do racismo anti-palestiniano e anti-árabe nos Estados Unidos. Grupos de estudantes têm alertado sobre o perigo que este racismo representa para grupos marginalizados nos campi, emitindo inúmeras declarações e petições à administração universitária durante semanas.

Grupos de direitos humanos como o Palestine Legal afirmam que os administradores universitários não estão a tomar medidas suficientes para proteger as suas comunidades, colocando os estudantes em perigo.

Os estudantes, em particular, têm sido sujeitos a campanhas de “doxxing”, que procuram revelar as identidades dos estudantes palestinianos e dos seus aliados, num esforço para anular as suas perspectivas de emprego e alimentar narrativas de guerra cultural anti-intelectual sobre a doutrinação de jovens em “ ideologia despertada” por educadores.

“As universidades não só falharam em responder aos medos e preocupações dos seus estudantes sobre estas campanhas de doxxing e a resultante avalanche de mensagens racistas e ameaçadoras que recebem”, disse Palestine Legal, “como também atacaram os seus próprios estudantes, condenaram-nos, policiaram-nos”. , e os sujeitou a investigações e processos disciplinares, alguns dos quais levaram a suspensões e outras consequências para as atividades de fala dos alunos.”

Os apoiantes do militarismo e do imperialismo sentiram-se ameaçados pelo aumento da solidariedade mundial com a luta palestiniana, resultando num clima de alarmismo islamofóbico que sem dúvida contribuiu para a onda de intimidação, assédio e ataques físicos. Os aproveitadores da economia militar, em particular, têm como objectivo retórico os palestinianos-americanos e os seus aliados, muitas vezes através de meios de comunicação social que são discretamente financiados pelos ultra-ricos.

Um desses meios de comunicação é o Accuracy in Media (AIM), que se descreve como um grupo que promove o “ativismo cidadão” para expor o chamado “preconceito mediático”. Embora se apresente como um fiscalizador da mídia, na realidade é um grupo de frente conservador. A organização mantém um caminhão outdoor de LED, chamado de “caminhão doxxing” pelos estudantes, que é equipado com displays eletrônicos de vídeo em todos os lados. Foi enviado para percorrer os campi de várias universidades na área da Nova Inglaterra, exibindo os rostos e nomes dos estudantes que classifica como “anti-semitas”.

Os estudantes visados ​​são principalmente pessoas de cor que estão envolvidas em organizações de justiça social ou em grupos de afinidade cultural, como a Associação de Estudantes Muçulmanos (MSA). No passado recente, a AIM implantou um caminhão semelhante na Universidade da Califórnia, Berkeley, apelidado pela imprensa de “caminhão Hitler”, no qual exibia grandes imagens de Adolf Hitler em resposta a uma resolução pró-BDS aprovada no campus. . De acordo com organizações judaicas do campus, muitos estudantes ficaram perturbados com as imagens e o caminhão foi posteriormente danificado por pedras.

A AIM autodenomina-se uma organização sem fins lucrativos de base que capacita os cidadãos, mas a grande maioria do seu financiamento provém de instituições de caridade que recolhem dinheiro de doadores ricos, que depois determinam para onde vai esse dinheiro. A AIM é discreta quanto às suas fontes de financiamento, mas de acordo com uma base de dados sobre subvenções sem fins lucrativos, a maior contribuição que recebeu em 2021 foi do Vanguard Charitable Endowment Program.

Vanguard Charitable é um fundo aconselhado por doadores que permite que grandes doadores escolham para quais organizações seu dinheiro vai, ao mesmo tempo que lhes permite manter sua identidade em segredo. Essencialmente, é uma câmara de compensação financeira de direita. Relatórios de investigação anteriores mostraram que, de 2014 a 2017, esses fundos aconselhados por doadores canalizaram quase 11 milhões de dólares para grupos de ódio.

“Em última análise, estes [donor-advised fund] as empresas estão servindo de passagem para grupos de ódio”, disse Heidi Beirich, do Southern Poverty Law Center, em 2019, em resposta a jornalistas que investigavam os fundos.

Embora a AIM alegue combater o preconceito dos meios de comunicação social, tem uma orientação decididamente marginal de direita. Fundada em 1969 pelo agitador anticomunista Reed Irvine, a AIM tem participado activamente na repressão de activistas pró-paz ao longo da sua história, começando com o jornalismo de provocação vermelha sobre a Guerra do Vietname, incluindo um documentário da PBS de 1986.

O actual presidente da AIM, Adam Guillette, gaba-se no website da organização de ter anteriormente “derrotado mais de 370 milhões de dólares em aumentos de impostos”.

Devido à postura provocativa do AIM, o caminhão doxxing tem sido uma visão particularmente perturbadora nos campi universitários do Nordeste. Os alunos tentaram bloquear ou cobrir seus outdoors para evitar que os nomes ficassem visíveis. Um estudante de Columbia está processando a AIM “por violação dos direitos civis, difamação e imposição intencional de sofrimento emocional”, depois que seu nome e imagem apareceram no caminhão.

Vários estudantes e organizações levantaram preocupações sobre a possibilidade de violência ser provocada em resposta a tais campanhas de assédio racista. Em meados de novembro, em meio a uma postagem sobre a visita do caminhão doxxing à Universidade de Yale em antecipação ao jogo anual de futebol americano Yale-Harvard, Guillette postou uma foto sua em um campo de tiro no X (antigo Twitter), comentando que era “treino”. para possíveis encontros com indivíduos “inclusivos”. Ele então excluiu a postagem.

O líder do Accuracy in Media, Adam Guillette, postou esta imagem de si mesmo em um campo de tiro. | via X (Twitter)

“Realmente parece que Harvard está apenas esperando que alguém se machuque neste momento”, disse um ex-presidente editorial do jornal estudantil de Harvard. O carmesimcomentou X. A postagem surgiu aproximadamente uma semana antes das tentativas de assassinato dos estudantes palestinos.

Em resposta às visitas do camião às universidades e ao perigo geral para as comunidades dos campi, os membros do corpo docente de algumas instituições estão a opor-se à intimidação contra os estudantes.

Na Universidade de Yale, mais de 100 membros do corpo docente assinaram uma carta condenando “a segmentação cruel, a vergonha pública e a vigilância de professores e estudantes negros em particular”. A carta afirma o perigo do camião AIM e de acusações semelhantes e infundadas de anti-semitismo em particular, afirmando que “a acusação injusta de ‘anti-semitismo’ para qualquer pessoa que questione as acções actuais de Israel cria um clima de intimidação e assédio que é prejudicial para a missão das instituições educacionais.”

A declaração inclui quatro promessas aos alunos, como segue:

  1. Protegeremos seus direitos à liberdade de expressão e reunião não violenta no campus.

  2. Se os grupos de censura e/ou censura tentarem suprimir estes direitos, estamos preparados para nos envolvermos em ações diretas não violentas, que podem incluir a prisão, a fim de protegê-lo.

  3. Amplificaremos as vossas vozes para que os vossos gritos por justiça sejam mais altos do que as vozes que procuram deturpar-vos e criminalizá-los.

  4. Manteremos espaços curiosos, críticos e abertos para você aprender, não apenas em nossas salas de aula, mas em todo o campus.

Declarações semelhantes foram feitas por professores de outras instituições, incluindo Brown, Rutgers, Columbia, Universidade da Pensilvânia e Harvard. A Faculdade de Justiça de Haverford na Palestina (FJP) também emitiu uma declaração em apoio aos estudantes que foram baleados em Vermont, bem como apelou a um cessar-fogo permanente em Gaza. A declaração foi assinada adicionalmente por docentes de 32 instituições, bem como por muitos outros membros da comunidade académica que assinaram em solidariedade.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das Pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das Pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Renée Kraemer


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta