via RCMP

MONTREAL — A Real Polícia Montada do Canadá (RCMP) — o equivalente do FBI no Canadá — fez uma declaração chocante na mídia de Quebec em 9 de março, quando anunciou que uma investigação estava em andamento em duas “esquadras secretas da polícia chinesa” na área de Montreal. De acordo com o porta-voz Sgt. Charles Poirier, as supostas delegacias de polícia foram responsáveis ​​por um “clima de terror” na comunidade sino-canadense local.

A RCMP alegou que as estações estavam operando sob a cobertura de dois grupos comunitários respeitados – Chinese Family Services, fundado em 1976, e o Sino-Quebec Center localizado na área de South Shore da cidade. Os noticiários mencionaram que ambos os grupos eram chefiados por Li Xixi, que também é vereador no subúrbio de Brossard, na Grande Montreal.

Os federais não ofereceram nenhuma prova específica para apoiar suas vagas alegações de “intimidação” e “ameaças”. Também não forneceram exemplos específicos de atividades de “esquadra de polícia chinesa”. A RCMP fez questão de cobrir suas costas no comunicado de imprensa inicial, explicando que uma operação bem-sucedida pode ser medida pela “perturbação de atos maliciosos” mesmo na ausência de acusações criminais.

Em outras palavras, a RCMP venceria indo e vindo. Na ausência total de provas de atividades criminosas, a polícia pode reivindicar o crédito por interrompê-las preventivamente. Desta forma, a RCMP assegura que as suas alegações não podem ser refutadas, pois a ausência de provas torna-se sinal de sucesso da operação de “perturbação”.

E é exatamente assim que a saga se desenrolou.

A mídia imediatamente pulou a bordo, espalhando manchetes sensacionalistas sobre a “interferência chinesa” nas primeiras páginas, sem questionar criticamente as alegações da RCMP.

O autarca de Brossard manifestou “profunda preocupação” com a possibilidade de a China obter informação sensível através da vereadora Li Xixi, uma vez que é presidente de ambas as organizações caluniadas pela RCMP. A mídia noticiou as preocupações do prefeito com solenidade ofegante.

O absurdo das alegações sobre as informações confidenciais que Li poderia ter foi imediatamente aparente. Imagine o perigo para os canadenses se o governo comunista chinês descobrir os detalhes das licitações de contratos para reciclagem de lixo em Brossard. Ou o que aconteceria se a China obtivesse as plantas da nova quadra de basquete que está sendo planejada para o parque municipal. Felizmente, a RCMP existe para proteger esses interesses vitais.

Curiosamente, desde março, não houve mais informações dos federais. Ninguém se apresentou para confirmar as acusações. Os dois grupos em questão se ofereceram para colaborar totalmente com a investigação da RCMP, mas nem mesmo receberam uma ligação.

Em 28 de abril, o ministro federal da Segurança Pública, Marco Mendicino, afirmou que a RCMP havia de fato fechado com sucesso todas as “esquadras de polícia chinesas” no Canadá. A RCMP ainda não explicou a natureza exata dessas supostas estações.

Independentemente disso, o RCMP reivindicou a vitória em 5 de maio, afirmando que eles realmente “perturbaram” as atividades ilegais com sucesso. Não foram oferecidos mais detalhes sobre o que essas atividades podem ter sido. Devemos acreditar que a operação foi tão eficiente que as atividades ilegais simplesmente desapareceram sem deixar rastros.

A farsa seria risível se não fosse pelos efeitos devastadores na comunidade sino-canadense local. Apesar da falta de provas e alegações específicas, os dois grupos comunitários tiveram seu financiamento totalmente cortado pelo governo de Quebec, resultando na perda de serviços vitais para membros vulneráveis ​​da comunidade.

Um clima de medo está realmente presente na comunidade chinesa de Montreal, e é um resultado direto dos truques sujos da RCMP.

No mesmo dia em que a RCMP reivindicou a vitória total, membros da comunidade sino-canadense local deram uma entrevista coletiva, exigindo que a RCMP fornecesse respostas. Eles foram acompanhados por Yuen Pau Woo, senador independente da Colômbia Britânica, que pediu à RCMP que “forneça informações, clareza e, enquanto isso, não crie mais problemas para a comunidade”.

O advogado de imigração local, Walter Tom, foi duro com as táticas da RCMP: “Ao associar, de maneira tão irresponsável, esses dois [community] organizações com delegacias de polícia secreta e, particularmente, exibindo os nomes dessas duas organizações toda vez que há manchetes sobre a polícia secreta, eles estão criando uma atmosfera de medo.”

As alegações infundadas podem desaparecer das manchetes, pois a falta de provas torna-se impossível de ignorar, mas danos irreparáveis ​​foram causados ​​à comunidade. Não apenas o financiamento e os serviços foram cortados, mas a sinofobia ambiental foi reforçada.

Os truques sujos do RCMP são claramente o subproduto dos esforços geopolíticos dos EUA para incitar a nova Guerra Fria contra a China. Demonizar a comunidade chinesa no Canadá torna mais fácil atrair as pessoas com o aumento dos gastos militares e se preparar para a guerra para combater a “ameaça chinesa”.

Racismo e xenofobia contra a comunidade chinesa não são novidade no Canadá. Agora, eles estão sendo usados ​​para servir aos fins do imperialismo dos EUA.

Voz do Povo

Esperamos que você tenha apreciado este artigo. No mundo das pessoas, acreditamos que notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e paywalls porque somos totalmente apoiados pelo leitor. Somente vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um apoiador mensal hoje. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Marc Lacroix


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta