Os Scottsboro Nine tiveram um movimento de massa de apoiadores apoiando-os em sua luta pela liberdade. Aqui, os Nove são retratados na capa da edição de janeiro de 1933 da “Labor Defender”, revista da International Labor Defense. | Arquivos do Mundo Popular

Este artigo faz parte do Série do 100º aniversário do People’s World.

Em 25 de março de 1931, nove jovens negros foram presos em Scottsboro, Alabama, falsamente acusados ​​de estuprar duas mulheres brancas. Os nove, que na época ficaram conhecidos como “Scottsboro Boys”, enfrentaram a morte certa nos tribunais racistas de Jim Crow, Alabama.

O Partido Comunista dos EUA e a Defesa Internacional do Trabalho vieram em sua defesa, iniciando um movimento mundial para salvar as suas vidas e derrubar o sistema de “justiça” da supremacia branca no Sul dos EUA. Para além da imprensa afro-americana, o jornal Daily Worker, antecessor do People’s World, foi o único meio de comunicação nacional que dedicou toda a atenção à cobertura do caso Scottsboro e ao movimento global para salvar os Nove.

No artigo abaixo, impresso originalmente em 1989, o historiador Arthur Zipser relembra a primeira edição do Daily Worker que comprou em 1933. Centrava-se quase exclusivamente no caso Scottsboro. Em seu artigo, Zipser relata os detalhes da luta de Scottsboro e sua importância na luta pela justiça legal e pela libertação negra.

‘Eles não morrerão’

Por Arthur Zipser

Diário do Povo Mundial, 15 de fevereiro de 1989

Lembro-me da ocasião em que comprei pela primeira vez um exemplar do Trabalhador diárioum honrado antecedente do Mundo das Pessoas. Estava no calçadão de Brighton Beach, em um dia claro, ensolarado e tranquilo no início do verão de 1933. Foi-me vendido por um sério trabalhador de meia-idade, comerciante de agulhas.

Foi uma edição especial repleta de fatos chocantes sobre o Caso Scottsboro, quase excluindo qualquer outro assunto. O caso começou em 25 de março de 1931, quando os nove afro-americanos, os “Scottsboro Boys”, como logo foram chamados, foram presos num trem de carga em Paint Rock, Alabama. Eles foram falsamente acusados ​​de estuprar duas jovens mulheres brancas que a polícia havia retirado de outro vagão do mesmo trem.

Eu não estava totalmente desinformado sobre os fatos do caso. Amigos me deram panfletos para ler. Houve um de Joseph North, publicado pela International Labor Defense. Em 31 de março, um grande júri especial indiciou todos os nove por estupro. Em 9 de abril, todos, exceto Roy Wright, de 14 anos, foram condenados e sentenciados à morte na cadeira elétrica em 10 de julho de 1931.

Um panfleto publicado pela editora do Partido Comunista dos EUA, Workers’ Library Publishers.

O ILD interveio imediatamente após as condenações e foi escolhido para lidar com as demais opções legais para salvar a vida dos arguidos. Eu também sabia, através de um panfleto de 1932 (profeticamente intitulado “Eles Não Morrerão!”), que não era o único que tinha ouvido falar da indignação de Scottsboro.

Centenas de milhares de pessoas nos Estados Unidos e em terras estrangeiras aderiram ao movimento de protesto para salvar os jovens de Scottsboro. Dezenas de pessoas proeminentes acrescentaram as suas vozes aos protestos: Albert Einstein, Theodore Dreiser, Langston Hughes, Edna St. Vincent Millay, Lincoln Steffens, Maxim Gorky, Mary Heaton Vorse, Henry Barbusse, Michael Gold e muitos outros estavam entre eles.

A acção legal vigorosa por parte do ILD, apoiada por um movimento de protesto mundial iniciado pelo Partido Comunista dos EUA, venceu escaramuças que mantiveram os réus vivos e obtiveram grandes e pequenas vitórias. Em 23 de março de 1932, a Suprema Corte do Alabama reverteu as condenações de Eugene Williams e ordenou uma audiência no Tribunal de Menores. Williams tinha 13 anos. A anulação do julgamento foi declarada no caso de Toy Wright, de 14 anos. Mas ambos permaneceram na prisão.

No início de 1933, Ruby Bates, uma das duas mulheres que acusaram os nove de violação, passou para o lado da defesa e admitiu que a sua acusação e a da sua companheira, Victoria Price, tinham sido uma mentira – não tinham até vi os jovens negros enquanto estavam no trem. Isto deveria ter sido suficiente para abrir as portas da prisão para os acusados ​​– mas não no Alabama. Haywood Patterson foi julgado novamente separadamente, duas vezes, e condenado à morte uma segunda e uma terceira. Clarence Norris, de 19 anos, foi julgado pela segunda vez e novamente condenado à morte.

O ILD continuou a defesa legal e em massa dos jovens presos até 1935, quando um Comitê de Defesa de Scottsboro foi formado, compreendendo o ILD, a Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor, a União Americana pelas Liberdades Civis, a Federação Metodista de Serviço Social, a Liga para a Democracia Industrial e a Liga da Igreja para a Democracia Industrial. Nos anos que se seguiram, o Comitê de Defesa de Scottsboro cuidou do lado jurídico do caso; o ILD continuou a sua campanha mundial pela liberdade dos jovens de Scottsboro.

Em 1937, no que parecia ser a primeira parte de um acordo para libertar todos os réus, a liberdade foi concedida a Roy Wright, Olen Montgomery, Eugene Williams e Willie Robertson. Os outros permaneceram na prisão quando o governador Bibb Graves renegou a promessa de perdoá-los. Ao longo dos 13 anos seguintes, um lentamente após o outro, os homens de Scottsboro, todos na casa dos 30 anos, foram libertados (ou, em alguns casos, conseguiram escapar). O último a ser libertado foi Andrew Wright, que foi preso aos 18 anos, em março de 1931, e foi finalmente libertado em 8 de junho de 1950.

O líder do Partido Comunista dos EUA, Earl Browder (sétimo a partir da esquerda, segurando o chapéu) e o repórter do Daily Worker Seymour Waldman (quinto a partir da esquerda), e um oficial não identificado da Defesa Internacional do Trabalho (oitavo a partir da esquerda) visitam oito dos réus de Scottsboro no Alabama. | Trabalhador Diário / Arquivos Mundiais do Povo

Quando Clarence Norris morreu este ano [1989] em 23 de janeiro, ele foi de fato o “último dos Scottsboro Boys”. Ele foi o único que viveu muitos anos (76) e alcançou uma vida normal. Mesmo em 1976, quando Norris foi perdoado pelo governador George Wallace (que declarou inocentes todos os Nove de Scottsboro), ele já era “o último”. Todos os outros, com os seus corpos e espíritos minados pela prisão e outras crueldades, tiveram mortes prematuras por doença ou violência.

Mortes ainda anteriores tinham sido planeadas pelos tribunais do Alabama, mas a intervenção do Partido Comunista, do ILD e do Trabalhador diário deteve a mão do carrasco até que uma poderosa frente unida lentamente ganhasse liberdade para todos eles. Como subproduto desta luta, o Supremo Tribunal decidiu que os arguidos indigentes tinham direito a um advogado em processos criminais e também proibiu a exclusão sistemática de afro-americanos dos júris do Sul.

William L. Patterson do ILD, que esteve na luta de Scottsboro quase desde o seu início, tinha isto a dizer (Mundo Diário11 de fevereiro de 1975):

“O caso Scottsboro é um evento monumental nas centenárias batalhas de libertação dos negros americanos. Fez história…. o caso Scottsboro deu prova de que a luta contra a selvageria racista não era tarefa apenas dos negros.”

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das Pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das Pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Artur Zipser


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta