Um novo esquema do presidente francês Emmanuel Macron e da primeira-ministra Elisabeth Borne para aumentar a idade de aposentadoria trará trabalhadores e sindicatos de volta às ruas na terça-feira. Na foto inferior, membros do Partido Comunista Francês participam de uma manifestação anterior em 19 de janeiro. | Foto superior: AP / Foto inferior: PCF

A primeira-ministra francesa Elisabeth Borne insistiu que os planos do governo para aumentar a idade de aposentadoria de 62 para 64 anos “não são mais negociáveis”, mesmo quando os sindicatos se preparam para uma paralisação em massa nesta semana.

Seus comentários em uma entrevista de rádio no domingo irritaram ainda mais os sindicatos e a oposição parlamentar. Os sindicatos planejam realizar novos protestos em massa e greves na terça-feira por causa do ataque às pensões.

O aumento da idade de aposentadoria faz parte de um projeto de lei abrangente que constitui a principal medida do segundo mandato do presidente Emmanuel Macron.

Falando ao France Info no domingo, Borne disse que a medida não estava aberta a novas negociações. Aposentadoria aos 64 anos e aumento do número de anos necessários para receber uma pensão completa “é o compromisso que propusemos depois de ouvir as organizações patronais e sindicais”, acrescentou.

Embora os sindicatos tenham saudado a prontidão do governo em negociar outras partes do plano, eles dizem que o limite proposto de 64 anos deve ser eliminado.

Em uma rara demonstração de unidade, as oito principais organizações sindicais da França rotularam o esquema do governo de “injusto” e planejam “mobilizar-se ainda mais massivamente” para as ações de terça-feira do que a demonstração de oposição de dois milhões de pessoas nos comícios de 19 de janeiro. .

“Parece que haverá ainda mais pessoas”, disse Celine Verzeletti, um membro importante da esquerdista Confederação Geral do Trabalho (CGT).

Apontando para as pesquisas de opinião, Laurent Berger, chefe da central sindical CFDT, disse que “o povo discorda fortemente do projeto e essa visão está ganhando terreno”. Seria “um erro” o governo ignorar a mobilização, alertou.

O secretário-geral do Partido Comunista, Fabien Roussel, rotulou a observação de Borne de “uma provocação”, dizendo que a primeira-ministra estava “cega” e seu governo “inflexível”.

Cerca de 200 protestos devem ocorrer em toda a França na terça-feira, com uma grande marcha planejada para Paris, seguida de uma manifestação em frente à Assembleia Nacional, onde as comissões parlamentares começaram a examinar o projeto de lei na segunda-feira.

O legislador Manuel Bompard, cujo partido de esquerda France Unbowed se opõe à reforma, pediu “a maior participação possível” nas greves e protestos. “Temos que estar nas ruas na terça-feira”, disse ele à televisão BFM no domingo.

O governo afirma que aumentar a idade de aposentadoria é necessário para manter o sistema previdenciário solvente, já que a expectativa de vida na França aumentou e as taxas de natalidade diminuíram.

De acordo com uma nova pesquisa, mais de dois terços dos franceses (68%) são contra a medida.

Estrela da Manhã


CONTRIBUINTE

Roger McKenzie


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta