O Presidente da China, Xi Jinping, comprometeu-se a apoiar a defesa de Cuba da sua soberania nacional, opondo-se à interferência estrangeira e ao bloqueio económico dos EUA, e expandirá a coordenação estratégica com Havana.

Xi fez as observações numa reunião com o presidente de Cuba, Miguel Diaz-Canel, à margem da Cimeira do BRICS, em Joanesburgo, na quarta-feira, de acordo com um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês na quinta-feira.

“A China aprecia muito o apoio consistente e firme de Cuba à China em questões que envolvem os interesses fundamentais da China, e continuará a apoiar firmemente Cuba na defesa da sua soberania nacional, opondo-se à interferência e ao bloqueio estrangeiros, e fazendo o seu melhor para fornecer apoio ao desenvolvimento económico e social de Cuba, ” Xi disse na reunião, de acordo com o comunicado.

Durante as negociações, Diaz-Canel classificou as relações cubano-chinesas como “o ponto mais alto de todos os tempos”.

“O povo cubano admira muito o presidente Xi Jinping e agradece sinceramente à China pela sua compreensão e valioso apoio à justa causa de Cuba”, disse Díaz-Canel na reunião, que também contou com a presença do chanceler chinês, Wang Yi.

A reunião entre os dois líderes ocorre meses depois de ter surgido uma reportagem na mídia de que a China havia chegado a um acordo secreto com Cuba para estabelecer uma instalação de escuta eletrônica na ilha. Mas os governos dos EUA e de Cuba lançam fortes dúvidas sobre o relatório.

A China rapidamente denunciou o governo e a mídia dos EUA por divulgarem o que chamou de informações inconsistentes, chamando as alegações de falsas.

Miguel Díaz-Canel Bermúdez reuniu-se com Xi Jinping no âmbito da XV Cimeira do BRICS.

Desde sua conta no Twitter, o presidente cubano anunciou o encontro e expressou a decisão de ambos os presidentes de cumprir os acordos de colaboração entre as nações. Dizia:

No contexto da XV Cimeira dos #BRICS, encontrei-me com o Presidente da República Popular da China, Xi Jinping. Ratificámos a vontade de implementar os importantes consensos adoptados durante a nossa visita a Pequim em 2022 para o benefício de ambos os povos.

Díaz-Canel Bermúdez destacou que “notamos a disposição de aprofundar os laços interpartidários e os estreitos laços de amizade e cooperação”.

“Apreciei a solidariedade e o apoio da China à justa exigência do fim do bloqueio e da exclusão de Cuba da lista de Estados patrocinadores do terrorismo”, disse Miguel Díaz-Canel Bermúdez.

O presidente cubano manteve também um encontro com dirigentes da aliança tripartida do Governo sul-africano, integrada pelo Congresso Nacional Africano, pelo Partido Comunista Sul-Africano e pelo Congresso dos Sindicatos Sul-Africanos.

“Expressamos a disposição do nosso Partido Comunista de Cuba (PCC) de continuar fortalecendo os laços partidários. Apreciei o apoio e a solidariedade com Cuba”, disse o chefe de Estado.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que acreditamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta