O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, admitiu na quinta-feira que havia dito anteriormente à chanceler alemã, Angela Merkel, e ao presidente francês, Emmanuel Macron, que os acordos de Minsk eram “impossíveis” e que ele não planejava implementá-los.

Semanas antes do início da guerra na Ucrânia, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a Rússia ainda não ouviu as palavras da Ucrânia sobre a prontidão para iniciar rapidamente a implementação dos acordos de Minsk durante a reunião entre o presidente francês Emmanuel Macron e seu colega ucraniano Volodymyr Zelensky.

O Kremlin havia dito anteriormente que a Rússia não esperava nenhum avanço decisivo nas negociações entre o presidente Putin e Macron.

“Pelo que foi dito na conferência de imprensa [after Macron and Zelensky meeting]houve sinais positivos de que uma solução na Ucrânia só poderia se basear na implementação dos acordos de Minsk, o que é verdade”, disse Peskov.

“Riscos econômicos que todos enfrentam. Porque essa tensão se projeta na situação tanto nos mercados quanto nas bolsas de valores do nosso país e de outros”, disse o porta-voz aos repórteres.

“Quanto a Minsk como um todo, eu disse a Emmanuel Macron e Angela Merkel: não seremos capazes de implementá-lo assim”, disse Zelenskyy em entrevista ao Spiegel publicado na quinta-feira.

Segundo Zelensky, ele disse a mesma coisa ao presidente russo, Vladimir Putin, no primeiro e último encontro com ele no formato da Normandia em 2019.

“Eu disse a ele a mesma coisa que os outros dois. Eles ficaram surpresos e responderam: ‘Se soubéssemos com antecedência que você mudaria o significado de nosso encontro, haveria problemas antes mesmo da cúpula’”, acrescentou Zelenskyy.

O presidente ucraniano disse que Kiev usou o acordo apenas para a troca de prisioneiros de guerra.

A ex-chanceler alemã Angela Merkel, que ocupou o cargo de 2005 a 2021, disse em entrevista publicada no início de dezembro que os acordos de Minsk foram assinados para “dar tempo à Ucrânia” para se fortalecer.

Merkel disse: “O acordo de Minsk de 2014 foi uma tentativa de dar tempo à Ucrânia. Ele também aproveitou esse tempo para se tornar mais forte, como pode ser visto hoje. A Ucrânia de 2014-2015 não é a Ucrânia moderna”.

Segundo ela, “estava claro para todos” que o conflito havia sido suspenso, lembrando que a questão não havia sido resolvida,

no entanto, foi isso que deu à Ucrânia um tempo inestimável.

Merkel era a chanceler alemã quando o golpe de estado da Ucrânia aconteceu em 2014, e os acordos de Minsk para resolver a guerra de Donbass foram assinados com sua contribuição.

Anteriormente, em entrevista à revista alemã Der Spiegel, Merkel discutiu seus encontros finais com o presidente russo Vladimir Putin, dizendo que durante a visita de despedida do ex-chanceler a Moscou em agosto de 2021 ela sentiu “em termos de política de poder, acabou, ” acrescentando que “para Putin, apenas o poder conta”.

Ela explicou ainda que o fato de Putin ter trazido o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, com ele para esta visita final deixou claro para Merkel que seu poder desmoronou, dado o fato de que no passado suas reuniões eram “muitas vezes em privado”.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse semanas depois que a Rússia esperava por acordos de paz quando assinou os acordos de Minsk em 2014, mas foi enganado.

“Todos nós suportamos, suportamos, suportamos e esperamos por algum tipo de acordo de paz, mas agora descobrimos que fomos simplesmente enganados”, disse Putin a repórteres.

“Depois das revelações de [ex-German Chancellor Angela] Merkel, [ex-Ukrainian President Petro] Poroshenko e outros políticos sobre os verdadeiros objetivos dos acordos de Minsk, ficou óbvio para todos que a Rússia não era a fonte do conflito na Ucrânia”, disse o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que achamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta