“Parem a guerra” foi o apelo feito pelos activistas do Hadash e do Partido Comunista de Israel em protesto massivo contra o governo de extrema-direita de Netanyahu. Carregando a bandeira à direita está o parlamentar comunista israelense Ofer Cassif. | Zo Haderekh

TEL AVIV — Os opositores do primeiro-ministro de extrema direita, Benjamin Netanyahu, realizaram manifestações gigantescas neste fim de semana, no marco dos seis meses de guerra em Gaza, para exigir a sua renúncia e um cessar-fogo imediato. Os organizadores estimaram que cerca de 100 mil pessoas compareceram ao comício principal em Tel Aviv.

Outros milhares aderiram ao apelo por eleições antecipadas e a um acordo para garantir a libertação dos reféns detidos em Gaza em protestos noutras cidades, incluindo Jerusalém, Haifa, Beer Sheva, Cesareia, Kfar Sava, Karkur, Eilat, Kyriat Gar e Sha’. ar Hanegev. A mídia israelense classificou as manifestações como “as maiores desde 7 de outubro”.

No auge da manifestação em Tel Aviv, um carro colidiu com os manifestantes num flagrante ataque terrorista. Imagens da cena mostraram o motorista, Haim Sirotkin, um ativista do Partido Likud de Netanyahu, dirigindo-se diretamente para os manifestantes, gritando antes de acelerar e atropelar várias pessoas. Sirotkin foi preso mais tarde.

O protesto em Tel Aviv ocorreu perto do Ministério da Defesa, no cruzamento de Ayalon, o anel viário, rebatizado de “Praça da Democracia”. Entre os slogans: “Eleições imediatamente” e “Liberte os reféns imediatamente”.

Os manifestantes de Tel Aviv acenderam vários incêndios na Rua Kaplan, perto dos escritórios militares, que foram rapidamente apagados pela polícia com extintores. Os policiais usaram então a força para retirar as pessoas que saíram às ruas, enquanto os oradores da manifestação tentavam recuperar o controle. A multidão gritou “Polícia, quem exatamente você está protegendo?” e “[National Security Minister Itamar] Ben-Gvir é um terrorista!”

Após o término dos discursos na Praça da Democracia, massas de manifestantes marcharam até a rua Begin, em frente ao quartel-general do exército israelense, onde eclodiram escaramuças entre a polícia e os manifestantes.

O porta-voz da polícia divulgou um comunicado acusando um manifestante de dar um soco no rosto de uma policial, mas posteriormente retirou a afirmação, reconhecendo que o manifestante não agiu com “intenção maliciosa” depois que um vídeo do incidente foi amplamente compartilhado online. O policial teve o nariz quebrado por um manifestante que foi empurrado por outro policial, caiu para trás e acidentalmente bateu no rosto com o cotovelo.

‘Cessar-fogo agora!’ e ‘Israel-Palestina, dois estados para dois povos’ foram os slogans em faixas carregadas por membros da coalizão Hadash e do Partido Comunista de Israel em Tel Aviv no sábado, 6 de abril de 2024. | Zo Haderekh

Enquanto um grupo de manifestantes avançava para norte pela rua Begin, marcharam em direção à sede da maior federação sindical de Israel, a Histradrut (Organização Geral dos Trabalhadores), na rua Arlozorov, em vez de tentarem bloquear a autoestrada Ayalon, como aconteceu em muitas noites de sábado anteriores.

Do lado de fora do prédio do sindicato, os manifestantes acenderam uma fogueira e gritaram “Ataque agora!” exigindo que o presidente da Histradrut, Arnon Bar-David, declarasse um ataque em grande escala contra o governo de extrema direita. O dirigente sindical declarou uma greve de um dia no ano passado em oposição aos esforços de revisão judicial do governo, uma medida a que se juntaram os trabalhadores do aeroporto Ben Gurion e inúmeras outras organizações laborais.

No protesto das famílias dos reféns em Jerusalém, que contou com cerca de 2.000 pessoas, o organizador Tom Barkai citou Carmit Palty-Katzir no seu discurso de abertura fora da Residência do Primeiro Ministro.

“Vimos que os nossos reféns voltarão para nós através de acordos e não através de combates”, disse ela.” Em Haifa, Palty Katzir, irmã do refém assassinado Elad Katzir, fez um discurso no qual culpou o governo pela morte do seu irmão.

O Protesto Popular, um grupo de Haifa por trás da marcha, publicou a sua declaração no Facebook pouco antes da manifestação. “O primeiro-ministro, os membros do gabinete de guerra e os membros da coligação, olhem-se no espelho e perguntem-se se não foi a sua mão que derramou aquele sangue. Você ainda tem 133 reféns para resgatar – mundos para salvar”, escreveu ela.

Em Cesareia, os manifestantes que exigiam eleições e a demissão de Netanyahu flanquearam as barricadas policiais enquanto se manifestavam a algumas centenas de metros da residência privada de Netanyahu. Pelo menos três pessoas foram detidas.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das Pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das Pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Zo Ha Derekh


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta