Leia em espanhol aqui

A Rússia e a China vetaram uma resolução de autoria dos EUA no Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) em 22 de março sobre a situação em Gaza. O texto “determina o imperativo de um cessar-fogo imediato e sustentado”, sem chegar a um apelo explícito à suspensão do ataque de seis meses de Israel à Gaza sitiada, que matou quase 32 mil palestinianos.

Os EUA foram os autores da resolução depois de terem vetado três resoluções sucessivas do Conselho de Segurança da ONU sobre Gaza, incluindo uma resolução de 20 de Fevereiro apresentada pela Argélia que apelava a um cessar-fogo imediato.

Na ausência de um apelo explícito a um cessar-fogo, o texto apresentado pelos EUA mencionava permitir a prestação de assistência humanitária essencial, “aliviar o sofrimento humanitário e, para esse fim, apoiar inequivocamente os esforços diplomáticos internacionais em curso para garantir tal cessar-fogo”. em conexão [emphasis added] com a libertação de todos os reféns restantes”, de acordo com um rascunho divulgado na mídia na quinta-feira.

Esta exigência unilateral de libertação de reféns israelitas – sem mencionar uma libertação recíproca dos milhares de palestinianos que Israel prendeu e torturou – foi inserida pelos EUA nas discussões do CSNU sobre um cessar-fogo. Isto tudo enquanto Israel continua a bombardear Gaza e rejeita propostas abrangentes de cessar-fogo apresentadas pela resistência palestiniana. A votação de sexta-feira no Conselho de Segurança ocorreu em meio a negociações em andamento no Catar.

Os EUA continuaram a estabelecer esta ligação talvez não “com tanta firmeza”, durante o Conselho de sexta-feira, com a Embaixadora Linda Thomas-Greenfield a falar de um “cessar-fogo imediato e sustentado como parte de um acordo que leva à libertação de todos os reféns detidos por O Hamas e outros grupos que nos ajudarão a enfrentar a terrível crise humanitária em Gaza”. Ela acrescentou que a adoção da resolução “colocaria pressão sobre o Hamas para aceitar o acordo sobre a mesa”.

A resolução dos EUA recebeu 11 votos a favor e três votos contra, com a Argélia a juntar-se à Rússia e à China, que deram os vetos decisivos. A Guiana foi a única que se absteve, reiterando a falta de um apelo a um cessar-fogo imediato.

Resolução dos EUA é um “espetáculo hipócrita”

Dirigindo-se ao Conselho antes da votação, o Embaixador Russo, Vassily Nebenzia, acusou os EUA de apresentarem um “espetáculo hipócrita” envolto num cessar-fogo, de que os EUA estavam a tentar “vender um produto” à comunidade internacional. Acrescentou que a linguagem de um “imperativo” não foi suficiente para salvar as vidas dos palestinianos e não foi estipulada no mandato do CSNU, que está dotado de um mecanismo para “exigir um cessar-fogo e, quando necessário, obrigar ao cumprimento”. .

“O produto americano é extremamente politizado, cujo único objectivo é ajudar a agradar aos eleitores, atirar-lhes um osso sob a forma de algum tipo de menção a um cessar-fogo em Gaza” e tornaria o CSNU num “instrumento na o avanço da política destrutiva de Washington no Médio Oriente” e “para garantir a impunidade de Israel, cujos crimes no projecto nem sequer são avaliados”.

“O projecto dos EUA contém uma luz verde efectiva para Israel montar uma operação militar em Rafah”, acrescentando que os autores do texto tentaram fazer com que “nada impediria” Israel de “continuar a sua limpeza brutal do sul da Faixa de Gaza”. ”.

O Embaixador da Argélia, Amar Bendjama, afirmou que a adopção da resolução de cessar-fogo de Fevereiro poderia ter salvado milhares de vidas, acrescentando que a actual resolução ficou aquém “devido à ausência de uma exigência clara de um cessar-fogo, aqueles que acreditam que a potência ocupante israelita escolherá para defender a sua obrigação jurídica internacional estão errados, devem abandonar esta ficção”.

Ele afirmou que o projecto de resolução dos EUA tinha sido distribuído há um mês, após a Argélia ter feito propostas de edição para “alcançar um texto mais equilibrado e aceitável”, no entanto, finalmente, o projecto ficou aquém, pois “as principais preocupações permaneceram sem resposta”.

Dirigindo-se ao Conselho na sexta-feira, o Embaixador da China, Zhang Jun, explicou o veto do país, afirmando que, apesar da necessidade urgente e da exigência de um cessar-fogo imediato, incondicional e sustentado,

o Conselho arrastou-se e perdeu demasiado tempo.

Ele acrescentou que o projecto de autoria dos EUA “sempre evitou e esquivou-se da questão mais central – a de um cessar-fogo. O texto final permanece ambíguo e não apela a um cessar-fogo imediato, nem sequer fornece uma resposta à questão da concretização de um cessar-fogo a curto prazo”.

Zhang afirmou ainda que um cessar-fogo imediato era um “pré-requisito fundamental” para “salvar vidas, expandir o acesso humanitário e prevenir conflitos maiores”. O projecto dos EUA, pelo contrário, estabelece condições prévias para um cessar-fogo que não é diferente de dar luz verde à continuação dos assassinatos, o que é inaceitável.”

Ele observou que o projecto era “muito desequilibrado”, particularmente no que diz respeito aos planos de Israel de invadir Rafah.

O projecto não declara clara e inequivocamente a sua oposição, o que enviaria um sinal totalmente errado e teria consequências graves.

O seu homólogo argelino, Bendjama, afirmou da mesma forma que o texto “não transmite uma mensagem clara de paz. Permite tacitamente a continuação de baixas civis e carece de salvaguardas claras para evitar uma nova escalada. É um livre-trânsito continuar a matar civis palestinianos. A ênfase em “medidas para reduzir os danos civis resultantes de operações em curso e futuras” implica uma licença para o contínuo derramamento de sangue”, acrescentou Bendjama, destacando a iminente invasão de Rafah por Israel.

Invasão de Rafah ainda está em discussão apesar dos protestos internacionais

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, reiterou o plano da ocupação de lançar uma invasão terrestre em Rafah, no sul de Gaza, onde 1,5 milhões de pessoas deslocadas à força pelos ataques israelitas noutras partes de Gaza estão actualmente encurraladas.

Enquanto os EUA continuam a exibir os seus supostos esforços para travar a iminente invasão, Netanyahu declarou que Israel está a “rejeitar” a crescente pressão internacional “a fim de alcançar os objectivos da guerra”. Após um telefonema com o presidente Joe Biden, Netanyahu afirmou que “deixou o mais claro possível” que não havia como evitar uma incursão terrestre.

“Não vemos forma de eliminar militarmente o Hamas sem destruir os batalhões restantes. Estamos determinados a fazer isso”, afirmou. Netanyahu reiterou isso em uma reunião com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, dizendo na sexta-feira:

Eu disse-lhe que espero que o façamos com o apoio dos EUA, mas se for necessário, faremos sozinhos.

“Uma grande operação militar terrestre não é a maneira de fazer isso”, disse Blinken aos repórteres, e depois disse:

Estamos determinados a que Israel consiga defender-se e integre-se na região com a sua segurança.

Entretanto, os dez membros eleitos e não permanentes (E-10) do Conselho de Segurança redigiram uma resolução separada apelando a um cessar-fogo humanitário imediato para o mês sagrado muçulmano do Ramadão,

conduzindo a um cessar-fogo permanente e sustentável.

Exige também “a libertação imediata e incondicional de todos os reféns”, sem ligá-la ao cessar-fogo, e sublinha a necessidade de proteger os civis em Gaza e de prestar assistência humanitária. A França também afirmou que irá elaborar uma resolução separada.

Espera-se que uma votação sobre o texto E-10 ocorra na sexta-feira ou na manhã de sábado.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que acreditamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta