Frases de Karls Marx e Engels
 
Se escolhemos a posição na vida em que podemos trabalhar acima de tudo para a humanidade, nenhum fardo pode nos curvar, porque são sacrifícios para o benefício de todos; então não experimentaremos nenhuma alegria mesquinha, limitada, egoísta, mas nossa felicidade pertencerá a milhões, nossas ações viverão em silêncio, mas perpetuamente no trabalho, e sobre nossas cinzas serão derramadas as lágrimas quentes de pessoas nobres.
Marx, Reflexões de um Jovem (1835)
 
 
 
A história chama esses homens de os maiores que se enobreceram trabalhando pelo bem comum; a experiência aclama como mais feliz o homem que fez feliz o maior número de pessoas.
Marx, Reflexões de um Homem Jovem (1835)
 
 
 
Como Prometheus, tendo roubado o fogo do céu, começa a construir casas e a assentar sobre a terra, assim a filosofia, expandida para ser o mundo inteiro, se volta contra o mundo da aparência. O mesmo agora com a filosofia de Hegel.
Marx, Cadernos sobre Filosofia Epicureana, 1839)
 
 
 
Os verdadeiros contadores têm a mesma existência que os deuses imaginados têm. Será que um verdadeiro falador tem alguma existência, exceto na imaginação, nem que seja apenas na imaginação geral ou comum do homem? Traga papel-moeda para um país onde este uso de papel é desconhecido, e todos rirão de sua imaginação subjetiva.
Marx, Tese de Doutorado, Apêndice (1841)
 
 
 
A filosofia grega parece ter encontrado algo com o qual uma boa tragédia não deve se encontrar, ou seja, um final monótono.
Marx, Tese de Doutorado, Capítulo 1 (1841)
 
 
 
O que é genuíno é provado no fogo, o que é falso não faltaremos em nossas fileiras. Os adversários devem nos conceder que a juventude nunca antes flocou para nossas cores em tais números, … no final, será encontrado entre nós um que provará que a espada do entusiasmo é tão boa quanto a espada do gênio.
Engels, Anti-Schelling (1841)
 
 
 
A representação de interesses privados … suprime todas as distinções naturais e espirituais entronizando em seu lugar a abstração imoral, irracional e sem alma de um objeto material particular e uma consciência particular que é escravidamente subordinada a este objeto.
Marx, Sobre os Roubos de Madeira, em Rheinische Zeitung (1842)
 
 
 
O “ateísmo” … lembra uma criança, assegurando a todos que estão prontos para ouvi-la que não têm medo do homem do pântano.
Marx, Carta a 30 de novembro de 1842
 
 
 
No ano de 1842-43, como editor do Rheinische Zeitung, me encontrei pela primeira vez na embaraçosa posição de ter que discutir o que é conhecido como interesses materiais. … os debates sobre livre comércio e tarifas protetoras me levaram, em primeira instância, a voltar minha atenção para as questões econômicas. … Quando os editores do Rheinische Zeitung conceberam a ilusão de que, através de uma política mais condescendente por parte do jornal, poderia ser possível assegurar a revogação da sentença de morte proferida, eu avidamente agarrei a oportunidade de me retirar do palco público para meu estudo.
Marx, Prefácio à Crítica da Economia Política (1859)
 
 
 
A economia política surgiu como um resultado natural da expansão do comércio, e com sua aparência elementar, o huckstering não científico foi substituído por um sistema desenvolvido de fraude licenciada, uma ciência inteira de enriquecimento.
Engels, Esboços da Economia Política (1844)
 
 
 
A burocracia é um círculo do qual ninguém pode escapar. Sua hierarquia é uma hierarquia de conhecimento.
Marx, Crítica da Filosofia de Direito de Hegel (1843)
 
 
 
O burocrata tem o mundo como um mero objeto de sua ação.
Crítica da Filosofia de Direito de Hegel (1843)
 
 
 
Esta é uma espécie de sociedade de reconciliação mútua… Os extremos reais não podem ser mediados uns com os outros precisamente porque são extremos reais. Mas também não precisam de mediação, porque são opostas na sua essência.
Marx, Crítica da Filosofia de Direito de Hegel (1843)
 
 
 
Todas as formas do Estado têm democracia por sua verdade, e por essa razão são falsas na medida em que não são democracia.
Marx, Crítica da Filosofia de Direito de Hegel (1843)
 
 
 
Desenvolvemos novos princípios para o mundo a partir dos próprios princípios do mundo. Não dizemos para o mundo: Cessem suas lutas, elas são tolices; nós lhe daremos o verdadeiro slogan da luta. Apenas mostramos ao mundo pelo que ele está realmente lutando, e a consciência é algo que ele tem que adquirir, mesmo que não queira fazê-lo.
Marx, Carta do Deutsch-Französische Jahrbücher a Ruge (1843)
 
 
 
A razão sempre existiu, mas nem sempre de uma forma razoável.
Marx, Carta do Deutsch-Französische Jahrbücher a Ruge (1843)
 
 
 
Mas, se construir o futuro e resolver tudo para todos os tempos não é assunto nosso, é ainda mais claro o que temos que realizar no presente: Refiro-me a críticas implacáveis a tudo o que existe, implacáveis tanto no sentido de não ter medo dos resultados a que chega quanto no sentido de ter o mesmo medo de conflitos com os poderes que existem.
Marx, Carta do Deutsch-Französische Jahrbücher (1843)
 
 
 
A arma da crítica não pode, naturalmente, substituir a crítica à arma; a força material deve ser derrubada pela força material; mas
A teoria também se torna uma força material, assim que ela se apodera das massas.
A teoria é capaz de agarrar as massas assim que demonstra ad hominem, e demonstra ad hominem assim que se torna radical. Ser radical é agarrar a raiz da matéria. Mas, para o homem, a raiz é o próprio homem.
Marx, Crítica da Filosofia de Direito de Hegel. Introdução (1843)
 
 
 
O sofrimento religioso é, ao mesmo tempo, a expressão de sofrimento real e um protesto contra o sofrimento real. A religião é o suspiro da criatura oprimida, o coração de um mundo sem coração, e a alma de condições sem alma. É o ópio do povo.
Marx, Crítico da Filosofia de Direito de Hegel. Introdução (1843)
 
 
 
O Estado se baseia nesta contradição. Ele se baseia na contradição entre vida pública e privada, entre interesses universais e particulares. Por esta razão, o Estado deve limitar-se a atividades formais e negativas.
Marx, Notas críticas sobre o artigo “O Rei da Prússia e a Reforma Social”. Por um prussiano” (1844)
 
 
 
Quando os artesãos comunistas se associam entre si, a teoria, a propaganda, etc., é seu primeiro fim. Mas ao mesmo tempo, como resultado desta associação, eles adquirem uma nova necessidade – a necessidade da sociedade – e o que aparece como um meio torna-se um fim. … a fraternidade do homem não é uma mera frase com eles, mas um fato da vida, e a nobreza do homem brilha sobre nós a partir de seus corpos de trabalho.
Marx, as necessidades humanas e a divisão do trabalho (1844)
 
 
 
Eu obedeço às leis econômicas se eu extrair dinheiro oferecendo meu corpo para venda,… – Então o economista político responde a mim: Você não transgride minhas leis; mas veja o que a Ética e a Religião Primária têm a dizer sobre isso. Minha ética política econômica e minha religião não têm nada com que censurá-lo, mas – Mas em quem devo acreditar agora, na economia política ou na ética? – A ética da economia política é aquisição, trabalho, parcimônia, sobriedade – mas a economia política promete satisfazer minhas necessidades. … É devido à própria natureza do distanciamento que cada esfera me aplica um critério diferente e oposto – ética uma e economia política outra; pois cada uma é um distanciamento específico do homem e concentra a atenção em um campo particular de atividade essencial distante, e cada uma está em relação estranha com a outra.
Marx, Human Needs & the division of Labour (1844)
 
 
 
A única linguagem inteligível na qual conversamos uns com os outros consiste em nossos objetos em sua relação uns com os outros. Não entenderíamos uma linguagem humana e ela permaneceria sem efeito. Por um lado, ela seria reconhecida e sentida como um pedido, um pedido e, portanto, uma humilhação.
Marx, Comentário sobre James Mill (1844)
 
 
 
Nosso valor mútuo é, para nós, o valor de nossos objetos mútuos. Portanto, para nós, o próprio homem não tem valor mútuo.
Marx, Comentário sobre James Mill (1844)
 
 
 
A economia política considera o proletário … como um cavalo, ele deve receber o suficiente para que possa trabalhar. Não o considera, durante o tempo em que ele não está trabalhando, como um ser humano. Deixa isso para o direito penal, os médicos, a religião, as tabelas estatísticas, a política e o sacristão.
Marx, Salário do Trabalho (1844)
 
 
 
O comunismo é o enigma da história resolvido, e ele próprio sabe ser esta solução.
Marx, Propriedade Privada e Comunismo (1844)
 
 
 
Todo o movimento da história, como simples ato de gênese real do comunismo – o ato de nascimento de sua existência empírica – é, portanto, por sua consciência pensante, o processo compreendido e conhecido de seu devir.
Marx, Propriedade Privada e Comunismo (1844)
 
 
 
Mas também quando estou ativo cientificamente, etc. – uma atividade que raramente posso realizar em comunidade direta com outros – então minha atividade é social, porque a realizo como um homem. Não só o material de minha atividade é dado a mim como um produto social (como também a linguagem na qual o pensador é ativo): minha própria existência é atividade social e, portanto, aquilo que faço de mim mesmo, faço de mim mesmo para a sociedade e com a consciência de mim mesmo como um ser social.
Propriedade privada e comunismo (1844)
 
 
 
Com o tempo, a ciência natural incorporará em si mesma a ciência do homem, assim como a ciência do homem incorporará em si mesma a ciência natural: haverá uma só ciência.
Marx, Propriedade Privada e Comunismo (1844)
 
 
 
A ciência natural invadiu e transformou a vida humana de forma ainda mais prática através da indústria; e preparou a emancipação humana, embora seu efeito imediato tivesse que ser o de promover a desumanização do homem. A indústria é a relação atual e histórica da natureza, …. <A natureza que se desenvolve na história humana – a gênese da sociedade humana – é a verdadeira natureza do homem; daí que a natureza como se desenvolve através da indústria, ainda que de uma forma estranha, é a verdadeira natureza antropológica.>
Marx, Propriedade Privada e Comunismo (1844)
 
 
 
Subjetividade e objetividade, espiritualidade e materialidade, atividade [Tätigkeit] e sofrimento, perdem seu caráter antitético, e – portanto, sua existência como tais antíteses somente dentro da estrutura da sociedade; <vemos como a resolução das antíteses teóricas só é possível de forma prática, em virtude da energia prática do homem. Sua resolução não é, portanto, de forma alguma um mero problema de compreensão, mas um problema real da vida, que a filosofia não pôde resolver precisamente porque concebeu este problema como meramente teórico.
Marx, Propriedade Privada e Comunismo (1844)
 
 
 
Em geral, estamos sempre falando de empresários empíricos quando nos referimos aos economistas políticos, (que representam) seu credo científico e sua forma de existência.
Marx, Requisitos Humanos e Divisão do Trabalho (1844)
 
 
 
Sob propriedade privada … Cada um tenta estabelecer sobre o outro um poder estrangeiro, de modo a encontrar assim a satisfação de sua própria necessidade egoísta. O aumento da quantidade de objetos é, portanto, acompanhado por uma extensão do reino dos poderes alienígenas aos quais o homem está sujeito, e cada novo produto representa uma nova potencialidade de burla mútua e de pilhagem mútua.
Marx, Necessidades Humanas e Divisão do Trabalho (1844)
 
 
 
O homem é diretamente um ser natural. Como ser natural e como ser natural vivo, ele é, por um lado, dotado de poderes naturais, poderes vitais – ele é um ser natural ativo. Estas forças existem nele como tendências e habilidades – como instintos. Por outro lado, como um ser natural, corpóreo e sensual, ele é uma criatura sofrida, condicionada e limitada, como animais e plantas. … Um ser que não tem sua natureza fora de si não é um ser natural, e não desempenha nenhum papel no sistema da natureza. Um ser que não tem nenhum objeto fora de si mesmo, não é um ser objetivo.
Marx, Crítica da Filosofia de Hegel em Geral (1844)
 
 
 
Alguns dias na fábrica do meu pai foram suficientes para me colocar frente a frente com esta brutalidade, que eu tinha esquecido. …, é impossível continuar a propaganda comunista em grande escala e ao mesmo tempo engajar-se em huckstering e indústria.
Engels, Carta a Marx. 20 de janeiro de 1845)
 
 
 
O comunismo não é para nós um estado de coisas que deve ser estabelecido, um ideal ao qual a realidade [terá] que se ajustar. Nós chamamos de comunismo o verdadeiro movimento que abole o estado atual das coisas. As condições deste movimento resultam das premissas agora existentes.
Marx, ideologia alemã (1845)
 
 
 
As premissas a partir das quais começamos não são arbitrárias, não são dogmas, mas premissas reais a partir das quais a abstração só pode ser feita na imaginação. São os indivíduos reais, sua atividade e as condições materiais sob as quais vivem, tanto aquelas que já existem como aquelas produzidas por sua atividade. Estas premissas podem, portanto, ser verificadas de forma puramente empírica.
Marx, ideologia alemã (1845)
 
 
 
Moralidade, religião, metafísica, todo o resto da ideologia e suas respectivas formas de consciência, não mais retendo, portanto, a aparência de independência. Eles não têm história, não têm desenvolvimento; mas os homens, desenvolvendo sua produção material e suas relações materiais, alteram, junto com isso, sua existência real, seu pensamento e os produtos de seu pensamento.
Marx, Ideologia alemã (1845)
 
 
 
Conhecemos apenas uma única ciência, a ciência da história. Pode-se olhar a história de dois lados e dividi-la na história da natureza e na história dos homens. Os dois lados são, porém, inseparáveis; a história da natureza e a história dos homens dependem uma da outra enquanto os homens existirem. A história da natureza, chamada de ciência natural, não nos diz respeito aqui; mas teremos que examinar a história dos homens, já que quase toda a ideologia equivale ou a uma concepção distorcida desta história ou a uma completa abstração dela. A ideologia é, em si mesma, apenas um dos aspectos desta história.
Marx, Ideologia alemã (1845)
 
 
 
Na sociedade comunista, onde ninguém tem uma esfera exclusiva de atividade, mas cada um pode se realizar em qualquer ramo que desejar, a sociedade regula a produção geral e assim me possibilita fazer uma coisa hoje e outra amanhã, caçar de manhã, pescar à tarde, criar gado à noite, criticar depois do jantar, assim como eu tenho uma mente, sem nunca me tornar caçador, pescador, pastor ou crítico.
Marx, ideologia alemã (1845)
 
 
 
As idéias da classe dominante são, em cada época, as idéias dominantes, ou seja, a classe que é a força material dominante da sociedade, é, ao mesmo tempo, sua força intelectual dominante. A classe que tem os meios de produção material à sua disposição, tem controle ao mesmo tempo sobre os meios de produção mental, de modo que, de modo geral, as idéias daqueles que não têm os meios de produção mental estão sujeitas a ela. As idéias dominantes nada mais são do que a expressão ideal das relações materiais dominantes, as relações materiais dominantes apreendidas como idéias.
Marx, Ideologia alemã (1845)
 
 
 
Para cada nova classe que se coloca no lugar de uma regra diante dela, é obrigada, apenas para realizar seu objetivo, a representar seu interesse como o interesse comum de todos os membros da sociedade, ou seja, expresso de forma ideal: tem que dar a suas idéias a forma de universalidade, e representá-las como as únicas racionais, universalmente válidas.
Marx, Ideologia alemã (1845)
 
 
 
 Para Feuerbach, ele não lida com a história e, para ele, não é um materialista.
Marx, ideologia alemã (1845)
 
 
 
Tanto para a produção em escala de massa desta consciência comunista, como … a alteração dos homens em escala de massa é, necessária, … uma revolução; esta revolução é necessária, portanto, não só porque a classe dominante não pode ser derrubada de nenhuma outra forma, mas também porque a classe que a derrubou só pode, numa revolução, conseguir livrar-se de toda a lama das eras e tornar-se apta a fundar de novo a sociedade.
Marx, ideologia alemã (1845)
 
 
 
A primeira premissa de toda a história humana é, é claro, a existência de indivíduos humanos vivos. Assim, o primeiro fato a ser estabelecido é a organização física desses indivíduos e sua conseqüente relação com o resto da natureza….Os homens podem ser distinguidos dos animais pela consciência, pela religião ou por qualquer outra coisa que se queira. Eles mesmos começam a se distinguir dos animais assim que começam a produzir seus meios de subsistência, um passo que é condicionado por sua organização física. Ao produzir seus meios de subsistência, os homens estão produzindo indiretamente sua vida material real.
Marx, Ideologia alemã (1845)
 
 
 
A questão se a verdade objetiva pode ser atribuída ao pensamento humano não é uma questão de teoria, mas uma questão prática.
Marx, Teses sobre Feuerbach: Tese 2 (1845)
 
 
 
A doutrina materialista sobre a mudança das circunstâncias e a educação esquece que as circunstâncias são mudadas pelos homens e que é essencial educar o próprio educador. Esta doutrina deve, portanto, dividir a sociedade em duas partes, uma das quais é superior à sociedade.
Marx, Teses sobre Feuerbach: Tese 3 (1845)
 
 
 
Os filósofos só têm interpretado o mundo, de várias maneiras; o objetivo é mudá-lo.
Marx, Teses sobre Feuerbach: Tese 11 (1845)
 
 
 
Uma das tarefas mais difíceis enfrentadas pelos filósofos é descer do mundo do pensamento para o mundo real. A linguagem é a atualidade imediata do pensamento. Assim como os filósofos deram ao pensamento uma existência independente, também eles foram obrigados a transformar a linguagem em um reino independente.
Marx, Ideologia Alemã, Capítulo 3 (1846)
 
 
 
A história não faz nada, ela “não possui nenhuma riqueza imensa”, ela “não trava batalhas”. É o homem, real, homem vivo que faz tudo isso, que possui e luta; ‘história’ não é, por assim dizer, uma pessoa à parte, usando o homem como meio para atingir seus próprios objetivos; a história não é nada mais que a atividade do homem perseguindo seus objetivos.
Marx, A Sagrada Família, Capítulo 6 (1846)
 
 
 
As forças produtivas são o resultado da energia prática do homem, mas essa energia é, por sua vez, circunscrita pelas condições em que o homem é colocado pelas forças produtivas já adquiridas, pela forma de sociedade que existe antes dele, que ele não cria, que é o produto da geração anterior.
Marx, 1846 Carta a Annenkov (1846)
 
 
 
O moinho de mão lhe dá a sociedade com o senhor feudal; a sociedade do moinho de vapor com o capitalista industrial.
Marx, Poverty of Philosophy (1847)
 
 
 
Os economistas explicam como ocorre a produção nas relações acima mencionadas, mas o que eles não explicam é como essas relações são produzidas, ou seja, o movimento histórico que lhes deu origem. M. Proudhon, tomando estas relações por princípios, categorias, tem apenas que colocar em ordem estes pensamentos.
Marx, Poverty of Philosophy (1847)
 
 
 
As máquinas eram, pode-se dizer, a arma empregada pelo capitalista para reprimir a revolta da mão-de-obra especializada.
Marx, Poverty of Philosophy (1847)
 
 
 
A classe trabalhadora, no curso de seu desenvolvimento, substituirá a antiga sociedade civil por uma associação que excluirá as classes e seus antagonismos, e não haverá mais o chamado poder político propriamente dito, já que o poder político é precisamente a expressão oficial dos antagonismos da sociedade civil.
Marx, Poverty of Philosophy (1847)
 
 
 
Mas na medida em que a história avança, e com ela a luta do proletariado assume contornos mais claros, eles não precisam mais buscar a ciência em suas mentes; eles têm apenas que tomar nota do que está acontecendo diante de seus olhos e tornar-se seu porta-voz. Desde que busquem a ciência e apenas façam sistemas, desde que estejam no início da luta, não vêem na pobreza nada além de pobreza, sem ver nela o lado revolucionário, subversivo, que derrubará a velha sociedade. A partir deste momento, a ciência, que é um produto do movimento histórico, associou-se conscientemente a ela, deixou de ser doutrinária e se tornou revolucionária.
 
Marx, Pobreza de Filosofia (1847)
 
 
 
O escravo se liberta quando, de todas as relações de propriedade privada, ele abandona apenas a relação de escravidão e assim se torna um proletário; o proletário só pode se libertar abolindo a propriedade privada em geral.
Engels, Princípios do Comunismo (1847)
 
 
 
O que é o comunismo? O comunismo é a doutrina das condições de libertação do proletariado. O que é o proletariado? O proletariado é aquela classe da sociedade que vive inteiramente da venda de seu trabalho e não tira proveito de nenhum tipo de capital; cuja saúde e infortúnio, cuja vida e morte, cuja única existência depende da demanda de trabalho….
Engels, Princípios do Comunismo (1847)
 
 
 
Uma nação não pode tornar-se livre e, ao mesmo tempo, continuar a oprimir outras nações. A libertação da Alemanha não pode, portanto, ocorrer sem a libertação da Polônia da opressão alemã.
Engels, Discurso sobre a Polônia (1847)
 
 
 
Sob a liberdade do comércio, toda a severidade das leis da economia política será aplicada às classes trabalhadoras. Isso quer dizer que somos contra o livre comércio? Não, somos a favor do Livre Comércio, porque pelo Livre Comércio todas as leis econômicas, com suas mais espantosas contradições, atuarão em maior escala, em maior extensão de território, sobre o território de toda a Terra; e porque da união de todas essas contradições em um único grupo, onde se encontram face a face, resultará a luta que por si só se manifestará na emancipação dos proletários.
Engels, ao Congresso de Livre Comércio em Bruxelas (1847)
 
 
 
E esta atividade de vida [o trabalhador] vende para outra pessoa a fim de assegurar os meios de vida necessários. … Ele trabalha para que possa manter vivo. Ele não conta o trabalho em si como parte de sua vida; é antes um sacrifício de sua vida. É uma mercadoria que ele leiloou para outra pessoa.
Marx, Trabalho Salarial e Capital (1847)
 
 
 
O que é um escravo negro? Um homem da raça negra. … Um negro é um negro. Somente sob certas condições ele se torna um escravo. Uma máquina de fiar algodão é uma máquina de fiar algodão. Somente sob certas condições ele se torna capital. Afastado dessas condições, é tão pouco capital quanto o próprio ouro é dinheiro, ou o açúcar é o preço do açúcar…
Marx, Trabalho Salarial e Capital (1847)
 
 
 
Uma casa pode ser grande ou pequena; desde que as casas vizinhas sejam igualmente pequenas, ela satisfaz todos os requisitos sociais para uma residência. Mas que surja ao lado da casinha um palácio, e a casinha encolha para uma cabana. A casinha agora deixa claro que seu detento não tem nenhuma posição social a manter.
Marx, Trabalho Salarial e Capital (1847)
 
 
 
O que é o livre comércio, o que é o livre comércio sob a atual condição da sociedade? É a liberdade do capital. Quando você tiver derrubado as poucas barreiras nacionais que ainda restringem o progresso do capital, você terá meramente dado a ele total liberdade de ação. …
 
 
Mas, em geral, o sistema de proteção dos nossos dias é conservador, enquanto o sistema de livre comércio é destrutivo. Ele rompe antigas nacionalidades e leva ao extremo o antagonismo do proletariado e da burguesia. Em uma palavra, o sistema de livre comércio apressa a revolução social. É somente neste sentido revolucionário, senhores, que eu voto a favor do livre comércio.
Marx & Engels, Sobre o Livre Comércio (1848)
 
 
 
Um espectro está assombrando a Europa – o espectro do comunismo.
Marx & Engels, Manifesto Comunista (1848)
 
 
 
Todas as relações fixas e rapidamente congeladas, com seu trem de preconceitos e opiniões antigas e veneráveis, são varridas, todas as relações recém-formadas tornam-se antiquadas antes que possam ossificar. Tudo o que é sólido se funde no ar, tudo o que é sagrado é profanado …
Marx & Engels, Manifesto Comunista (1848)
 
 
 
Na sociedade burguesa, portanto, o passado domina o presente; na sociedade comunista, o presente domina o passado. Na sociedade burguesa, o capital é independente e tem individualidade, enquanto que a pessoa viva é dependente e não tem individualidade.
Marx & Engels, Manifesto Comunista (1848)
 
 
 
No lugar da antiga sociedade burguesa, com suas classes e antagonismos de classe, teremos uma associação na qual o livre desenvolvimento de cada um é a condição para o livre desenvolvimento de todos.
Marx & Engels, Manifesto Comunista (1848)
 
 
 
Os comunistas desdenham de esconder seus pontos de vista e objetivos. Eles declaram abertamente que seus fins só podem ser alcançados pela derrubada forçada de todas as condições sociais existentes. Que as classes dirigentes tremam com uma revolução comunista. Os proletários não têm nada a perder a não ser suas correntes. Eles têm um mundo a vencer. Homens trabalhadores de todos os países, unam-se!
Marx & Engels, Manifesto Comunista (1848)
 
 
 
Não temos compaixão e não pedimos compaixão de vocês. Quando chegar a nossa vez, não daremos desculpas para o terror. Mas os terroristas reais, os terroristas pela graça de Deus e pela lei, são na prática brutais, desdenhosos e mesquinhos, em teoria covardes, secretos e enganosos, e em ambos os aspectos desonestos.
Marx, Editorial na edição final do Neue Rheinische Zeitung (1849)
 
 
 
Serão os trabalhadores, com sua coragem, resolução e auto-sacrifício, que serão os principais responsáveis pela vitória. A pequena burguesia hesitará o máximo de tempo possível e permanecerá temerosa, irresoluta e inativa; mas quando a vitória for certa, ela a reivindicará para si mesma e chamará os trabalhadores a se comportarem de forma ordenada, e excluirá o proletariado dos frutos da vitória. … a regra dos democratas burgueses, desde o primeiro momento, levará dentro de si as sementes de sua própria destruição, e seu posterior deslocamento pelo proletariado será consideravelmente facilitado…
Marx, Discurso do Comitê Central à Liga Comunista (1850)
 
 
 
A revolução fez progressos, não por suas realizações tragicômicas imediatas, mas pela criação de uma contra-revolução poderosa e unida, um oponente em combate com o qual o partido do derrube amadureceu em um partido realmente revolucionário.
Marx, Class Struggle na França (1850)
 
 
 
As revoluções são as locomotivas da história.
A luta de classe na França (1850)
 
 
 
O pior que pode acontecer a um líder de um partido extremo é ser obrigado a assumir um governo numa época em que o movimento ainda não está maduro para a dominação da classe que ele representa e para a realização das medidas que essa dominação implicaria …
Engels, A Guerra dos Camponeses na Alemanha (1850)
 
 
 
Os pequenos burgueses democráticos, longe de querer transformar toda a sociedade no interesse dos revolucionários proletários, apenas aspiram a tornar a sociedade existente tão tolerável quanto possível para si mesmos. … A regra do capital deve ser ainda mais contrariada, em parte por uma restrição do direito de herança, e em parte pela transferência do maior número possível de empregos para o Estado. No que diz respeito aos trabalhadores, uma coisa, acima de tudo, é definitiva: eles devem permanecer trabalhadores assalariados como antes. Entretanto, os pequenos burgueses democráticos querem melhores salários e segurança para os trabalhadores; em suma, eles esperam subornar os trabalhadores …
Marx & Engels, Discurso ao Comitê Central da Liga Comunista (1850)
 
 
 
Hegel observa em algum lugar que todos os grandes fatos e personagens da história mundial aparecem, por assim dizer, duas vezes. Ele esqueceu de acrescentar: a primeira vez como tragédia, a segunda vez como farsa.
Marx, 18º Brumaire de Louis Bonaparte (1852)
 
 
 
Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem como querem; não a fazem sob circunstâncias auto-selecionadas, mas sob circunstâncias já existentes, dadas e transmitidas do passado. A tradição de todas as gerações mortas pesa como um pesadelo sobre os cérebros dos vivos.
Marx, 18º Brumaire de Louis Bonaparte (1852)
 
 
 
a grande massa da nação francesa é formada pela simples adição de magnitudes homólogas, assim como as batatas em um saco formam um saco de batatas.
Marx, 18º Brumaire de Louis Bonaparte (1852)
 
 
 
Mas a revolução é completa. Ela ainda está viajando pelo purgatório. Ela faz seu trabalho metodicamente. … E quando tiver realizado esta segunda metade de seu trabalho preliminar, a Europa saltará de sua sede e exultará: Bem enterrada, velha toupeira!
Marx, 18º Brumaire de Louis Bonaparte (1852)
 
 
 
E agora quanto a mim, nenhum crédito me é devido por descobrir a existência de classes na sociedade moderna ou a luta entre elas. Muito antes de mim os historiadores burgueses haviam descrito o desenvolvimento histórico desta luta de classes e os economistas burgueses, a anatomia econômica das classes. O que eu fiz de novo foi para provar: (1) que a existência das classes está ligada apenas às fases particulares, históricas, do desenvolvimento da produção, (2) que a luta de classes leva necessariamente à ditadura do proletariado, (3) que esta ditadura em si constitui apenas a transição para a abolição de todas as classes e para uma sociedade sem classes.
Marx, Carta a Weydemeyer (1852)
 
 
 
A história é o juiz – seu executor, o proletário.
Marx, Discurso no Aniversário de The People’s Paper (1856)
 
 
 
Os afegãos são uma raça corajosa, robusta e independente; eles seguem apenas ocupações pastoris ou agrícolas … Com eles, a guerra é uma excitação e um alívio da ocupação monótona das atividades industriais.
Engels, Sobre o Afeganistão (1857)
 
 
 
O ser humano é, no sentido mais literal, um animal político não apenas um animal gregário, mas um animal que só se pode individuar no meio da sociedade. A produção por um indivíduo isolado fora da sociedade … é tanto um absurdo quanto o desenvolvimento da linguagem sem que os indivíduos vivam juntos e falem uns com os outros.
Marx, The Grundrisse (1857)
 
 
 
Parece correto começar com o real e o concreto, com a verdadeira pré-condição, assim começar, em economia, com, por exemplo, a população, que é a base e o sujeito de todo o ato social de produção. No entanto, se examinarmos mais de perto, isto se revela falso. A população é uma abstração se eu deixar de fora, por exemplo, as classes das quais ela é composta. … se eu começasse com a população, esta seria uma concepção caótica do todo, e eu então, por meio de mais determinação, passaria analiticamente para conceitos cada vez mais simples, do concreto imaginado para abstrações cada vez mais finas, até chegar às determinações mais simples. A partir daí a viagem teria que ser retomada até que eu finalmente tivesse chegado à população novamente, mas desta vez não como a concepção caótica de um todo, mas como uma rica totalidade de muitas determinações e relações.
Marx, O Grundrisse (1857)
 
 
A anatomia humana contém uma chave para a anatomia do macaco.
Marx, The Grundrisse (1857)
 
 
 
Em todas as formas de sociedade há um tipo específico de produção que predomina sobre as demais, … uma iluminação geral que banha todas as outras cores e modifica sua particularidade.
Marx, The Grundrisse (1857)
 
 
 
As relações de dependência pessoal são as primeiras formas sociais nas quais a capacidade produtiva humana se desenvolve apenas em pequena escala e em pontos isolados. A independência pessoal fundada na dependência objetiva é a segunda grande forma, na qual um sistema de metabolismo social geral, de relações universais, de necessidades gerais e de capacidades universais é formado pela primeira vez. A individualidade livre, baseada no desenvolvimento universal dos indivíduos e na subordinação de sua produtividade social comunitária, como sua riqueza social, é a terceira etapa.
Marx, The Grundrisse (1857)
 
 
 
A sociedade não consiste em indivíduos, mas expressa a soma das inter-relações, as relações dentro das quais esses indivíduos se encontram.
Marx, The Grundrisse (1857)
 
 
 
Capital e trabalho se relacionam aqui como dinheiro e mercadoria; o primeiro é a forma geral de riqueza, o outro é apenas a substância destinada ao consumo imediato. A luta incessante do capital pela forma geral da riqueza leva o trabalho para além dos limites de sua palidez natural, criando assim os elementos materiais para o desenvolvimento da rica individualidade, que é tão versátil em sua produção quanto em seu consumo, e cujo trabalho, portanto, também aparece não mais como trabalho, mas como o pleno desenvolvimento da própria atividade, na qual a necessidade natural em sua forma direta desapareceu; porque a necessidade natural foi substituída pela necessidade historicamente produzida. É por isso que o capital é produtivo, ou seja, uma relação essencial para o desenvolvimento das forças produtivas sociais. Ele só deixa de existir como tal quando o próprio desenvolvimento dessas forças produtivas encontra sua barreira no próprio capital.
Marx, 1O Grundrisse (1857)
 
 
 
O salário do soldado comum também é reduzido ao mínimo – determinado puramente pelos custos de produção necessários para adquiri-lo. Mas ele troca o desempenho de seus serviços não pelo capital, mas pela receita do Estado. Na própria sociedade burguesa, toda troca de serviços pessoais por renda – incluindo mão-de-obra para consumo pessoal, cozinha, costura etc., trabalho de jardinagem etc., até e incluindo todas as classes improdutivas, funcionários públicos, médicos, advogados, estudiosos etc. – pertence a esta rubrica, dentro desta categoria. Todos os serviçais, etc. Por meio de seus serviços – freqüentemente coagidos – todos esses trabalhadores, do mínimo ao máximo, obtêm para si uma parte do produto excedente, da receita do capitalista. Mas não ocorre a ninguém pensar que através da troca de sua receita por tais serviços, ou seja, através do consumo privado, o capitalista se faz passar por capitalista. Ao contrário, ele gasta assim os frutos de seu capital. Não muda a natureza da relação que as proporções em que as receitas são trocadas por este tipo de trabalho vivo são determinadas pelas próprias leis gerais de produção.
Marx, The Grundrisse (1857)
 
 
 
Por exemplo, quando o camponês leva em sua casa um alfaiate errante, do tipo que existiu em tempos passados, e lhe dá o material para fazer roupas com ele. … O homem que tira o pano que eu lhe forneci e me faz um artigo de roupa com ele me dá um valor de uso. Mas ao invés de dar diretamente na forma objetiva, ele o dá na forma de atividade. Eu dou a ele um valor de uso completo; ele completa outro para mim. A diferença entre o trabalho anterior, objetivado e o trabalho vivo, presente, aqui aparece como uma diferença meramente formal entre os diferentes tempos de trabalho, em um momento no perfeito e em outro no presente.
Marx, The Grundrisse (1857)
 
 
 
A separação das obras públicas do Estado, e sua migração para o domínio das obras empreendidas pelo próprio capital, indica o grau em que a comunidade real se constituiu sob a forma de capital.
Marx, The Grundrisse (1857)
 
 
 
Na produção social de sua existência, os homens inevitavelmente estabelecem relações definidas, que são independentes de sua vontade, a saber, relações de produção apropriadas a um determinado estágio do desenvolvimento de suas forças materiais de produção. A totalidade dessas relações de produção constitui a estrutura econômica da sociedade, o fundamento real, sobre o qual surge uma superestrutura jurídica e política e à qual correspondem formas definidas de consciência social.
Marx, Prefácio à Crítica da Economia Política (1859)
 
 
 
O modo de produção da vida material condiciona o processo da vida social, política e intelectual em geral. Não é a consciência dos homens que determina seu ser, mas, ao contrário, seu ser social que determina sua consciência .
Marx, Prefácio à Crítica da Economia Política (1859)
 
 
 
Em certo estágio de desenvolvimento, as forças produtivas materiais da sociedade entram em conflito com as relações de produção existentes ou – isso apenas expressa a mesma coisa em termos jurídicos – com as relações de propriedade no âmbito das quais funcionaram até agora. De formas de desenvolvimento das forças produtivas, essas relações se transformam em seus grilhões. Então começa uma era de revolução social. As mudanças na base econômica levam mais cedo ou mais tarde à transformação de toda a imensa superestrutura.
Marx, Prefácio à Crítica da Economia Política (1859)
 
 
 
No estudo de tais transformações, é sempre necessário distinguir entre a transformação material das condições econômicas de produção, que podem ser determinadas com a precisão das ciências naturais, e as formas jurídicas, políticas, religiosas, artísticas ou filosóficas – em suma, formas ideológicas em que os homens tomam consciência deste conflito e lutam contra ele.
Marx, Prefácio à Crítica da Economia Política (1859)
 
 
 
Nenhuma ordem social é destruída antes que todas as forças produtivas para as quais é suficiente tenham sido desenvolvidas, e as novas relações superiores de produção nunca substituem as mais antigas antes que as condições materiais para sua existência tenham amadurecido dentro da estrutura da velha sociedade. A humanidade, portanto, se impõe inevitavelmente apenas às tarefas que é capaz de resolver, pois um exame mais atento sempre mostrará que o próprio problema surge apenas quando as condições materiais para sua solução já estão presentes ou pelo menos em curso de formação.
Marx, Prefácio à Crítica da Economia Política (1859)
 
 
 
Em toda formação social existe um ramo particular de produção que determina a posição e a importância de todos os outros, e as relações que ocorrem neste ramo determinam também as relações de todos os outros ramos. É como se uma luz de um determinado matiz fosse lançada sobre tudo, tingindo todas as outras cores e modificando suas características específicas.
Marx, Prefácio à Crítica da Economia Política (1859)
 
 
 
Tentei dissipar o mal-entendido que surge da impressão de que por ‘partido’ eu quis dizer uma ‘Liga’ que expirou há oito anos ou um conselho editorial que foi dissolvido há doze anos. Por festa, quis dizer a festa no sentido histórico amplo.
Marx, Carta a Freiligrath, 29 de fevereiro de 1860 (1860)
 
 
 
Um filósofo produz ideias, um poeta poemas, um clérigo sermões, um professor compêndios e assim por diante. Um criminoso produz crimes. Se examinarmos mais de perto a conexão entre este último ramo da produção e a sociedade como um todo, nos livraremos de muitos preconceitos. O criminoso produz não só o crime, mas também o direito penal, e com isso também o professor que dá palestras sobre direito penal e além disso o inevitável compêndio em que esse mesmo professor lança suas palestras no mercado em geral como “mercadoria”.
Marx, Theories of Surplus Value (1861)
 
 
 
Todos os economistas compartilham o erro de examinar a mais-valia não como tal, em sua forma pura, mas nas formas particulares de lucro e renda.
Marx, Theories of Surplus Value (1863)
 
 
 
Apenas o seu mesquinho filisteu alemão, que mede a história mundial pela palavra e pelo que pensa serem “notícias interessantes”, poderia considerar 20 anos como mais de um dia no que se refere a grandes desenvolvimentos desse tipo, embora possam ser novamente sucedido por dias em que 20 anos são comprimidos.
Marx, Marx para Engels (9 de abril de 1863)
 
 
 
Não acho que poderei entregar o manuscrito do primeiro volume a Hamburgo antes de outubro. … Eu não posso ir para Genebra. Considero que o que estou fazendo por meio desse trabalho é muito mais importante para a classe trabalhadora do que qualquer coisa que eu possa fazer pessoalmente em qualquer Congresso.
Marx, Carta a Kugelmann (1866)
 
 
 
A riqueza das sociedades em que prevalece o modo de produção capitalista apresenta-se como “uma imensa acumulação de mercadorias”, sendo a sua unidade uma única mercadoria. Nossa investigação deve, portanto, começar com a análise de uma mercadoria.
Marx, Capital, Volume I, Capítulo Um (1867)
 
 
 
As diferentes proporções em que diferentes tipos de trabalho são reduzidos a trabalho não especializado como padrão são estabelecidas por um processo social que ocorre nas costas dos produtores e, consequentemente, parecem ser fixadas pelo costume.
Marx, Capital, Volume I, Capítulo Um (1867)
 
 
 
O trabalho … não é a única fonte de riqueza material, isto é, dos valores de uso que produz. Como diz William Petty, o trabalho é o pai da riqueza material, a terra é sua mãe.
Marx, Capital, Volume I, Capítulo Um (1867)
 
 
 
O segredo da expressão do valor, a saber, que todos os tipos de trabalho são iguais e equivalentes, porque, e na medida em que são trabalho humano em geral, não pode ser decifrado, até que a noção de igualdade humana já tenha adquirido a fixidez de um preconceito popular. Isso, no entanto, só é possível em uma sociedade em que a grande massa do produto do trabalho assume a forma de mercadorias, em que, consequentemente, a relação dominante entre o homem e o homem é a dos proprietários de mercadorias.
Marx, Capital, Volume I, Capítulo Um (1867)
 
 
 
Uma mercadoria parece, à primeira vista, uma coisa muito trivial e facilmente compreensível. Sua análise mostra que é, na realidade, uma coisa muito estranha, repleta de sutilezas metafísicas e sutilezas teológicas.
Marx, Capital, Volume I, Capítulo Um (1867)
 
 
 
a existência das coisas como mercadorias e a relação de valor entre os produtos do trabalho que os estampa como mercadorias não têm absolutamente nenhuma conexão com suas propriedades físicas e com as relações materiais delas decorrentes. Aí está uma relação social definida entre os homens, que assume, a seus olhos, a forma fantástica de uma relação entre as coisas . … Isso eu chamo de Fetichismo … das mercadorias.
Marx, Capital, Volume I, Capítulo Um (1867)
 
 
 
As reflexões do homem sobre as formas de vida social e, consequentemente, também sua análise científica dessas formas, tomam um curso diretamente oposto ao de seu desenvolvimento histórico real. Ele começa, post festum , com os resultados do processo de desenvolvimento à sua disposição.
Marx, Capital, Volume I, Capítulo Um (1867)
 
 
 
As categorias da economia burguesa consistem em formas semelhantes. São formas de pensamento que expressam com validade social as condições e relações de um modo de produção definido e historicamente determinado, a saber, a produção de mercadorias. Todo o mistério das mercadorias, toda a magia e necromancia que envolve os produtos do trabalho, enquanto eles assumem a forma de mercadorias, se desvanece assim que chegamos a outras formas de produção.
Marx, Capital, Volume I, Capítulo Um (1867)
 
 
 
A Economia Política de fato analisou, embora de maneira incompleta, o valor e sua magnitude, e descobriu o que está por trás dessas formas. Mas nunca perguntou por que o trabalho é representado pelo valor de seu produto e o tempo de trabalho pela magnitude desse valor. Essas fórmulas, que trazem estampado em letras inconfundíveis que pertencem a um estado de sociedade, em que o processo de produção tem o domínio sobre o homem, em vez de ser controlado por ele, tais fórmulas parecem ao intelecto burguês ser como uma necessidade auto-evidente imposta pela Natureza como o próprio trabalho produtivo.
 
Marx, Capital, Volume I, Capítulo Um (1867)
 
 
 
É com o homem como com as mercadorias. Uma vez que ele não veio ao mundo nem com um espelho na mão, nem como um filósofo fichtiano, para quem ‘eu sou eu’ é suficiente, o homem primeiro se vê e se reconhece em outros homens. Pedro só estabelece sua própria identidade como homem comparando-se primeiro com Paulo como sendo da mesma espécie. E, assim, Paulo, exatamente como ele se apresenta em sua personalidade paulina, torna-se para Pedro o tipo do gênero homo .
Marx, Capital, Volume I, Capítulo Um (1867)
 
 
 
O preço ou forma-dinheiro das mercadorias é, como sua forma de valor em geral, uma forma bastante distinta de sua forma corporal palpável; é, portanto, uma forma puramente ideal ou mental
Marx, Capital, Volume I, Capítulo 3 (1867)
 
 
 
A sociedade moderna, que, logo após seu nascimento, arrancou Plutão das entranhas da terra pelos cabelos da cabeça, saúda o ouro como seu Santo Graal, como a encarnação brilhante do próprio princípio de sua própria vida.
Marx, Capital, Volume I, Capítulo 3 (1867)
 
 
 
Enquanto o avarento é apenas um capitalista enlouquecido, o capitalista é um avarento racional.
Marx, Capital, Volume I, Capítulo 4 (1867)
 
 
 
Capital é dinheiro: Capital são mercadorias. … Por ser valor, ele adquiriu a qualidade oculta de ser capaz de agregar valor a si mesmo. Produz descendentes vivos ou, pelo menos, põe ovos de ouro.
Marx, Capital, Volume I, Capítulo 4 (1867)
 
 
 
O trabalho é, em primeiro lugar, um processo no qual o homem e a Natureza participam, e no qual o homem por sua própria iniciativa inicia, regula e controla as reações materiais entre ele e a Natureza. Ele se opõe à Natureza como uma de suas próprias forças, ….
Marx, Capital, Volume I, Capítulo 7 (1867)
 
 
 
Como capitalista, ele é apenas o capital personificado. Sua alma é a alma do capital. Mas o capital tem um único impulso de vida, a tendência de criar valor e mais-valia, de fazer com que seu fator constante, os meios de produção, absorva a maior quantidade possível de sobretrabalho. O capital é trabalho morto, que, como o vampiro, só vive sugando trabalho vivo, e vive quanto mais, mais trabalho suga.
Marx, Capital, Volume I, Capítulo 10 (1867)
 
 
 
O capital é trabalho morto, que, como o vampiro, só vive sugando trabalho vivo, e vive quanto mais, mais trabalho suga. O tempo durante o qual o trabalhador trabalha é o tempo durante o qual o capitalista consome a força de trabalho que comprou dele.
Marx, Capital, Volume I, Capítulo 10 (1867)
 
 
 
Nos Estados Unidos da América do Norte, todo movimento independente dos trabalhadores estava paralisado, desde que a escravidão desfigurasse uma parte da República. O trabalho não pode emancipar-se na pele branca onde na negra é marcado.
 
Marx, Capital, Volume I, Capítulo 10 (1867)
 
 
 
Em cada vigarice, todos sabem que em algum momento a quebra virá, mas todos esperam que caia na cabeça do vizinho, depois que ele mesmo tiver tomado a chuva de ouro e a colocado em segurança. Après moi le déluge! é a palavra de ordem de todo capitalista e de toda nação capitalista. Conseqüentemente, o Capital não se preocupa com a saúde ou a longevidade do trabalhador, a menos que esteja sob coação da sociedade.
 
Marx, Capital, Volume I, Capítulo 10 (1867)
 
 
 
O maquinário aumentou muito o número de usuários prósperos.
Marx, Capital, Volume I, Capítulo 15 (1867)
 
 
 
A produção capitalista, portanto, desenvolve a tecnologia e a combinação de vários processos em um todo social, apenas minando as fontes originais de toda a riqueza – o solo e o trabalhador.
Marx, Capital, Volume I, Capítulo 15 (1867)
 
 
 
um mestre-escola é um trabalhador produtivo quando, além de espancar a cabeça de seus alunos, trabalha como um cavalo para enriquecer o proprietário da escola. O facto de este último ter investido o seu capital numa fábrica de ensino, em vez de numa fábrica de salsichas, não altera a relação.
Marx, Capital, Volume I, Capítulo 16 (1867)
 
 
 
Na planície nivelada, montes simples parecem colinas; e a planura imbecil da burguesia atual deve ser medida pela altitude de seus grandes intelectos.
Marx, Capital, Volume I, Capítulo 16 (1867)
 
 
 
Aquilo que se depara diretamente com o possuidor de dinheiro no mercado, de fato não é o trabalho, mas o trabalhador. O que este último vende é sua força de trabalho. Assim que seu trabalho realmente começa, já deixou de pertencer a ele; portanto, não pode mais ser vendido por ele. O trabalho é a substância e a medida imanente do valor, mas não tem valor em si. … Que em sua aparência as coisas frequentemente se representam na forma invertida é bastante conhecido em todas as ciências, exceto Economia Política
Marx, Capital, Volume I, Capítulo 19 (1867)
 
 
 
Uma subida do preço do trabalho, em consequência da acumulação de capital, só significa, de facto, que o comprimento e o peso da corrente de ouro que o trabalhador assalariado já forjou para si, permitem um relaxamento da tensão desta. .
Marx, Capital, Volume I, Capítulo 25 (1867)
 
 
 
A centralização dos meios de produção e a socialização do trabalho chegam finalmente a um ponto em que se tornam incompatíveis com seu tegumento capitalista. Assim, o tegumento é despedaçado. Soa a hora da propriedade privada capitalista. Os expropriadores são expropriados .
Marx, Capital, Volume I, Capítulo 32 (1867)
 
 
 
aqui, os indivíduos são tratados apenas na medida em que são personificações de categorias econômicas, personificações de relações de classe e interesses de classe particulares. Meu ponto de vista, a partir do qual a evolução da formação econômica da sociedade é vista como um processo da história natural, pode menos do que qualquer outro tornar o indivíduo responsável pelas relações de cuja criatura ele socialmente permanece, por mais que subjetivamente se eleve acima delas.
Marx, Prefácio à Primeira Edição Alemã de Capital (1867)
 
 
 
O país mais desenvolvido industrialmente só mostra, para os menos desenvolvidos, a imagem do seu futuro.
Marx, Prefácio à Primeira Edição Alemã de Capital (1867)
 
 
 
Sua esposa também participa da grande campanha de emancipação das mulheres alemãs? Acho que as mulheres alemãs deveriam começar levando seus maridos à auto-emancipação.
Marx, Carta a Kugelmann (1868)
 
 
 
Todo aquele que sabe alguma coisa da história também sabe que grandes revoluções sociais são impossíveis sem o fermento feminino. O progresso social pode ser medido precisamente pela posição social do belo sexo (incluindo os comuns).
Marx, Carta a Kugelmann (1868)
 
 
 
Os ingleses têm à sua disposição todas as pré-condições materiais necessárias para uma revolução social. O que falta é espírito de generalização e paixão revolucionária. Só o Conselho Geral [da Internacional] pode dar-lhes isso, e assim acelerar um movimento verdadeiramente revolucionário aqui e, em conseqüência, em todos os lugares .
Marx, Comunicação Confidencial sobre Bakunin (1870)
 
 
 
Mas a classe trabalhadora não pode simplesmente se apoderar da máquina estatal pronta e manejá-la para seus próprios fins.
Marx, The Paris Commune (1871)
 
 
 
Em vez de decidir uma vez em três ou seis anos qual membro da classe dominante representaria erroneamente o povo no Parlamento, o sufrágio universal serviria ao povo …
Marx, The Paris Commune (1871)
 
 
 
Em alemão: ‘Statt einmal in drei oder sechs Jahren zu entscheiden, welches Mitglied der herrschenden Klasse das Volk im Parlament ver- und zertreten soll … Tradução alemã de
Engels (1891)
 
 
 
Geralmente, é destino de criações históricas completamente novas serem confundidas com as contrapartes de formas de vida social mais antigas, e mesmo extintas, às quais podem ter certa semelhança.
Marx, The Paris Commune (1871)
 
 
 
Uma revolução é certamente a coisa mais autoritária que existe; é o ato pelo qual uma parte da população impõe sua vontade à outra por meio de espingardas, baionetas e canhões – meios autoritários, se é que existem; e se o partido vitorioso não quiser ter lutado em vão, deve manter essa regra por meio do terror que suas armas inspiram nos reacionários. A Comuna de Paris teria durado um único dia se não tivesse feito uso desta autoridade do povo armado contra a burguesia? Não deveríamos, pelo contrário, censurá-lo por não o termos usado com suficiente liberdade?
Engels, On Authority , (1872)
 
 
 
É claro que o método de apresentação deve diferir na forma daquele de investigação. Este último tem que se apropriar do material em detalhes, para analisar suas diferentes formas de desenvolvimento, para traçar sua conexão interna. Somente depois que esse trabalho for concluído, o movimento real pode ser descrito de forma adequada. Se isso for feito com sucesso, se a vida do assunto é idealmente refletida como um espelho, então pode parecer que temos diante de nós uma mera construção a priori.
Marx, posfácio da segunda edição alemã do Capital (1873)
 
 
 
Meu método dialético não é apenas diferente do hegeliano, mas é seu oposto direto. …. Com ele está de cabeça para baixo. Deve ser virado do lado certo novamente, se você quiser descobrir o núcleo racional dentro da concha mística.
Marx, posfácio da segunda edição alemã do Capital (1873)
 
 
 
A economia política pode permanecer uma ciência apenas enquanto a luta de classes estiver latente ou se manifestar apenas em fenômenos isolados e esporádicos. … Na França e na Inglaterra, a burguesia conquistou o poder político. A partir daí, a luta de classes, tanto prática como teoricamente, assumiu formas cada vez mais francas e ameaçadoras. Soou o toque do sino da economia burguesa científica. A partir de então, não era mais uma questão se esse teorema ou aquele era verdadeiro, mas se era útil ao capital ou prejudicial, expediente ou inadequado, politicamente perigoso ou não. No lugar de inquiridores desinteressados, havia lutadores contratados; no lugar da genuína pesquisa científica, a má consciência e a má intenção da apologética.
Marx, posfácio da segunda edição alemã do Capital (1873)
 
 
 
É claro que o método de apresentação deve diferir na forma daquele de investigação. Este último tem que se apropriar do material em detalhes, para analisar suas diferentes formas de desenvolvimento, para traçar sua conexão interna. Somente depois que esse trabalho for feito, o movimento real pode ser descrito adequadamente. Se isso for feito com sucesso, se a vida do assunto é idealmente refletida como um espelho, então pode parecer que temos diante de nós uma mera construção a priori.
Marx, posfácio da segunda edição alemã do Capital (1873)
 
 
 
A burguesia é uma precondição tão necessária para a revolução socialista quanto o próprio proletariado.
Marx, On Social Relations in Russia (1874)
 
 
 
… os defeitos são inevitáveis ​​na primeira fase da sociedade comunista, como é quando ela acaba de emergir, após prolongadas dores de parto da sociedade capitalista. O direito nunca pode ser superior à estrutura econômica da sociedade e seu desenvolvimento cultural condicionado por ela .
Marx, Critique of the Gotha Program (1875)
 
 
 
Numa fase superior da sociedade comunista, … – só então o estreito horizonte da direita burguesa pode ser atravessado em sua totalidade e a sociedade inscrever em suas bandeiras: De cada um segundo sua capacidade, a cada um segundo suas necessidades!
Marx, Critique of the Gotha Program (1875)
 
 
 
É totalmente evidente que, para ser capaz de lutar, a classe trabalhadora deve se organizar em casa como uma classe e que seu próprio país é a arena imediata de sua luta – na medida em que sua luta de classes é nacional, não em substância, mas, como diz o Manifesto Comunista , “na forma”.
Marx, Critique of the Gotha Program (1875)
 
 
 
Entre a sociedade capitalista e a comunista está o período da transformação revolucionária de uma na outra. Correspondente a isso é também um período de transição política em que o estado não pode ser nada mais que a ditadura revolucionária do proletariado .
Marx, Critique of the Gotha Program (1875)
 
 
 
Cada etapa do movimento real é mais importante do que uma dúzia de programas.
Marx, Carta a Bracke (1875)
 
 
 
Toda a teoria darwiniana da luta pela existência é simplesmente a transferência da sociedade para a natureza animada da teoria de Hobbes da guerra de todos os homens contra todos os homens e a teoria econômica burguesa da competição, junto com a teoria malthusiana da população. Tendo sido realizada esta façanha – (como indicado em (1) eu discuto sua justificativa irrestrita, especialmente no que diz respeito à teoria malthusiana) – as mesmas teorias são transferidas novamente da natureza orgânica para a história e sua validade como leis eternas da sociedade humana declarado ter sido provado.
Marx, Enegls para Lavrov (1875)
 
 
 
Não vamos, entretanto, nos gabar demais por causa de nossas vitórias humanas sobre a natureza. Para cada uma dessas vitórias, a natureza se vinga de nós. Cada vitória, é verdade, traz em primeiro lugar os resultados que esperávamos, mas no segundo e terceiro lugares tem efeitos bem diferentes, imprevistos que muitas vezes anulam o primeiro. O povo que, na Mesopotâmia, Grécia, Ásia Menor e em outros lugares, destruiu as florestas para obter terras cultiváveis, nunca sonhou que, removendo junto com as florestas os centros coletores e reservatórios de umidade, estariam lançando a base para o atual estado de desamparo daqueles países. Quando os italianos dos Alpes esgotaram as florestas de pinheiros nas encostas do sul, tão cuidadosamente apreciadas nas encostas do norte, eles não tinham a menor idéia de que, ao fazer isso, estavam cortando as raízes da indústria de laticínios em sua região; eles tinham ainda menos a noção de que, assim, privavam suas fontes de água da montanha durante a maior parte do ano e possibilitavam que despejassem torrentes ainda mais violentas nas planícies durante as estações das chuvas. Quem espalhava a batata na Europa não sabia que, com esses tubérculos farináceos, espalhava-se ao mesmo tempo a escrófula. Assim, a cada passo somos lembrados de que de forma alguma governamos a natureza como um conquistador sobre um povo estrangeiro, como alguém fora da natureza – mas que nós, com carne, sangue e cérebro, pertencemos à natureza e existimos em seu meio,
Engels, o papel desempenhado pelo trabalho na transição do macaco para o homem (1876)
 
 
 
O trabalho é a fonte de toda riqueza, afirmam os economistas políticos. E é realmente a fonte – ao lado da natureza, que a abastece com o material que ela converte em riqueza. Mas é infinitamente mais do que isso. É a condição básica primordial de toda a existência humana, e tanto que, em certo sentido, devemos dizer que o trabalho criou o próprio homem .
Engels, o papel desempenhado pelo trabalho na transição do macaco para o homem (1876)
 
 
 
Quando consideramos e refletimos sobre a natureza em geral ou a história da humanidade ou nossa própria atividade intelectual, a princípio vemos a imagem de um emaranhado infinito de relações e reações em que nada permanece o que, onde e como era, mas tudo se move, muda, passa a existir e desaparece. Esta concepção primitiva, ingênua, mas intrinsecamente correta do mundo é a da filosofia grega antiga, e foi claramente formulada pela primeira vez por Heráclito: tudo é e não é, pois tudo é fluido, está em constante mudança, constantemente surgindo e desaparecendo. Mas esta concepção, corretamente como expressa o caráter geral da imagem das aparências como um todo, não é suficiente para explicar os detalhes de que essa imagem é composta, e enquanto não os compreendermos, não temos uma ideia de toda a imagem. Para entender esses detalhes, devemos separá-los de sua conexão natural ou histórica e examinar cada um separadamente, sua natureza, causas especiais, efeitos, etc.
Engels, Anti-Dühring (1877)
 
 
 
Apenas o bom senso, o sujeito respeitável que ele é, no reino caseiro de suas próprias quatro paredes, tem aventuras maravilhosas que se aventura diretamente no vasto mundo da pesquisa.
Engels, Anti-Dühring (1877)
 
 
 
A natureza é a prova da dialética, e deve ser dito para a ciência moderna que ela forneceu essa prova com materiais muito ricos que aumentam diariamente.
Engels, Anti-Dühring (1877)
 
 
 
Toda a história passada foi a história das lutas de classes; que essas classes beligerantes da sociedade são sempre produtos dos modos de produção e de troca.
Engels, Anti-Dühring (1877)
 
 
 
os princípios não são o ponto de partida da investigação, mas seu resultado final; eles não são aplicados à natureza e à história humana, mas abstraídos delas; não é a natureza e o reino do homem que se conformam a esses princípios, mas os princípios só são válidos na medida em que estão em conformidade com a natureza e a história. Essa é a única concepção materialista do assunto.
Engels, Anti-Dühring (1877)
 
 
 
A liberdade não consiste em uma sonhada independência das leis naturais, mas no conhecimento dessas leis e na possibilidade que isso dá de fazê-las sistematicamente trabalhar para fins definidos.
Engels, Anti-Dühring (1877)
 
 
 
A ideia de que atos políticos, grandes atuações de Estado, são decisivos na história é tão antiga quanto a própria história escrita, e é a principal razão pela qual tão pouco material nos foi preservado no que diz respeito à evolução realmente progressiva dos povos que se desenvolveu. coloque silenciosamente, em segundo plano, atrás dessas cenas barulhentas no palco.
Engels, The Theory of Force (1877)
 
 
 
Nenhum de nós se importa com a popularidade. Deixem-me citar uma prova disso: tamanha era minha aversão ao culto à personalidade que, na época da Internacional, quando atormentada por numerosos movimentos – vindos de vários países – para me conceder honra pública, nunca permiti que nenhum deles entrasse no domínio da publicidade, nem nunca respondi a eles, exceto com um esnobe ocasional. Quando Engels e eu ingressamos na sociedade comunista secreta, o fizemos apenas com a condição de que tudo o que conduzisse a uma crença supersticiosa na autoridade fosse eliminado das Regras.
Marx, Carta a Blos (1877)
 
 
 
Está se tornando igualmente imperativo trazer as esferas individuais de conhecimento à conexão correta umas com as outras. Ao fazer isso, no entanto, a ciência natural entra no campo da teoria e aqui os métodos do empirismo não funcionarão; aqui, apenas o pensamento teórico pode ajudar. Mas o pensamento teórico é uma qualidade inata apenas no que diz respeito à capacidade natural. Essa capacidade natural deve ser desenvolvida, aprimorada e, para seu aprimoramento, ainda não há outro meio que o estudo da filosofia anterior.
Engels, On Dialectics (1878)
 
 
 
A dialética constitui a forma mais importante de pensamento para as ciências naturais atuais, pois só ela oferece o análogo e, portanto, o método de explicar os processos evolutivos que ocorrem na natureza, as interconexões em geral e as transições de um campo de investigação para outro.
Engels, On Dialectics (1878)
 
 
 
Os gregos ainda não eram avançados o suficiente para dissecar, analisar a natureza – a natureza ainda é vista como um todo, em geral. A conexão universal dos fenômenos naturais não é provada em relação ao particular; para os gregos, é o resultado da contemplação direta. Aqui reside a inadequação da filosofia grega, … Mas aqui também reside sua superioridade sobre todos os seus oponentes metafísicos subsequentes. Se em relação aos gregos a metafísica estava certa em particular, em relação à metafísica os gregos estavam certos em geral.
Engels, On Dialectics (1878)
 
 
 
Por quase 40 anos, destacamos a ideia da luta de classes como força motriz imediata da história e, particularmente, a luta de classes entre a burguesia e o proletariado como a grande alavanca da revolução social moderna; … Na fundação da Internacional, formulamos expressamente o grito de guerra: A emancipação da classe trabalhadora deve ser obra da própria classe trabalhadora .
Marx e Engels, Estratégia e Táticas da Luta de Classe (1879)
 
 
 
A natureza é a prova da dialética, e deve ser dito para a ciência moderna que ela forneceu essa prova com materiais muito ricos cada vez mais diariamente, e assim mostrou que, em último recurso, a Natureza trabalha dialeticamente e não metafisicamente; que ela não se move na unidade eterna de um círculo perpetuamente recorrente, mas passa por uma evolução histórica real.
Engels, Socialism: Utopian & Scientific (1880)
 
 
 
A concepção materialista da história parte da proposição de que a produção dos meios de sustentação da vida humana e, ao lado da produção, a troca das coisas produzidas, é a base de toda estrutura social; que em todas as sociedades que surgiram na história, a maneira como a riqueza é distribuída e a sociedade dividida em classes ou ordens depende do que é produzido, de como é produzido e de como os produtos são trocados. Deste ponto de vista, as causas finais de todas as mudanças sociais e revoluções políticas devem ser buscadas, não nos cérebros dos homens, não nas melhores percepções dos homens sobre a verdade e a justiça eternas, mas nas mudanças nos modos de produção e troca.
Engels, Socialism: Utopian & Scientific (1880)
 
 
 
Para salvar a comuna russa, uma revolução russa é necessária.
Marx, Carta a Vera Zasulich (1881)
 
 
 
A história do declínio das comunidades primitivas (seria um erro colocá-las todas no mesmo nível; como nas formações geológicas, essas formas históricas contêm toda uma série de tipos primários, secundários, terciários, etc.) ainda não foi escrito. Tudo o que vimos até agora são alguns contornos bastante escassos. Mas, em qualquer caso, a pesquisa avançou o suficiente para estabelecer que: (1) a vitalidade das comunidades primitivas era incomparavelmente maior do que a das sociedades semíticas, gregas, romanas etc. e, a fortiori , das sociedades capitalistas modernas; (2) as causas de seu declínio decorrem de fatos econômicos que os impediram de ultrapassar um certo estágio de desenvolvimento
Engels, Carta a Vera Zasulich (1881)
 
 
 
Não apenas podemos administrar muito bem sem a interferência da classe capitalista nas grandes indústrias do país, mas que sua interferência está se tornando cada vez mais um incômodo.
Engels, classes sociais – necessário e supérfluo (1881)
 
 
 
Não parto de “conceitos”, portanto, nem do “conceito de valor” e, portanto, não estou preocupado em “dividi-lo”. O que procuro é a forma social mais simples em que o produto do trabalho se apresenta na sociedade contemporânea, e esta é a “ mercadoria ”. Isso eu analiso, inicialmente na forma em que aparece .
Marx, notas sobre “Lehrbuch der politischen Ökonomie” de Adolph Wagner (1881)
 
 
 
O que é conhecido como ‘marxismo’ na França é, na verdade, um produto totalmente peculiar – tanto que Marx certa vez disse a Lafargue: ‘ Ce qu’il ya de certas c’est que moi, je ne suis pas Marxiste .’ [Se algo é certo, é que eu mesmo não sou um marxista]
Engels, Carta a Eduard Bernstein (1882)
 
 
 
Assim como Darwin descobriu a lei do desenvolvimento ou natureza orgânica, Marx descobriu a lei do desenvolvimento da história humana: o simples fato, até então oculto por um crescimento excessivo da ideologia, de que a humanidade deve antes de tudo comer, beber, ter abrigo e roupas, antes que possa se dedicar à política, ciência, arte, religião, etc .; que, portanto, a produção dos meios materiais imediatos e, conseqüentemente, o grau de desenvolvimento econômico alcançado por um determinado povo ou durante uma determinada época, formam a base sobre a qual as instituições do Estado, as concepções jurídicas, a arte e mesmo as idéias sobre religião, das pessoas em causa tenham evoluído e à luz das quais devem, portanto, ser explicadas, em vez de vice-versa, como tinha acontecido até então.
Engels, discurso no túmulo de Karl Marx (1883)
 
 
É precisamente a alteração da natureza pelo homem, não apenas a natureza como tal, que é a base mais essencial e imediata do pensamento humano.
Engels, Dialectics of Nature (1883)
 
 
 
É, portanto, da história da natureza e da sociedade humana que as leis da dialética são abstraídas. Pois nada mais são do que as leis mais gerais desses dois aspectos do desenvolvimento histórico, bem como do próprio pensamento. E, de fato, podem ser reduzidos principalmente a três: A lei da transformação da quantidade em qualidade e vice-versa; A lei da interpenetração dos opostos; A lei da negação da negação.
Engels, Dialectics of Nature (1883)
 
 
 
Todo capital individual forma, entretanto, mas uma fração individualizada, uma fração dotada de vida individual, por assim dizer, do capital social agregado, assim como todo capitalista individual é apenas um elemento individual da classe capitalista.
Marx, Capital Volume II (1885)
 
 
 
Foi Marx quem primeiro descobriu a grande lei do movimento da história, a lei segundo a qual todas as lutas históricas, quer ocorram no domínio político, religioso, filosófico ou em qualquer outro domínio ideológico, são na verdade apenas a expressão mais ou menos clara das lutas das classes sociais, e que a existência e, portanto, também as colisões entre essas classes são, por sua vez, condicionadas pelo grau de desenvolvimento de sua posição econômica, pelo modo de sua produção e de sua troca por ela determinado. Esta lei, que tem para a história o mesmo significado que a lei da transformação da energia tem para as ciências naturais.
Engels, Prefácio ao Décimo Oitavo Brumário de Luís Bonaparte (1885)
 
 
 
Os fatos econômicos, que até agora não desempenharam nenhum papel ou apenas desprezível na escrita da história, são, pelo menos no mundo moderno, uma força histórica decisiva; que eles formam a base da origem dos atuais antagonismos de classe; que esses antagonismos de classe, nos países onde se desenvolveram plenamente graças à grande indústria, portanto especialmente na Inglaterra, são por sua vez a base da formação dos partidos políticos e das lutas partidárias e, portanto, de toda a história política . Marx não só havia chegado à mesma opinião, mas já havia, no Deutsche-Französische Jahrbücher(1844), generalizou-o no sentido de que, falando em geral, não é o Estado que condiciona e regula a sociedade civil, mas a sociedade civil que condiciona e regula o Estado e, consequentemente, essa política e sua história devem ser explicada a partir das relações econômicas e seu desenvolvimento, e não vice-versa.
Engels, Sobre a História da Liga Comunista (1885)
 
 
 
O comunismo agora não significava mais a criação, por meio da imaginação, de uma sociedade ideal tão perfeita quanto possível, mas a compreensão da natureza, das condições e dos objetivos gerais consequentes da luta travada pelo proletariado.
Engels, Sobre a História da Liga Comunista (1885)
 
 
 
A doutrina de Hegel, tomada como um todo, deixava bastante espaço para dar abrigo às mais diversas visões partidárias práticas. E na Alemanha teórica daquela época, duas coisas eram sobretudo práticas: religião e política. Quem quer que coloque a ênfase principal no sistema hegeliano pode ser bastante conservador em ambas as esferas; quem considerava o método dialético o principal poderia pertencer à mais extrema oposição, tanto na política quanto na religião.
Engels, Ludwig Feuerbach e o fim da filosofia alemã clássica (1886)
 
 
 
A grande questão básica de toda filosofia, especialmente da filosofia mais recente, é a que diz respeito à relação entre pensar e ser. … As respostas que os filósofos deram a esta questão dividem-nos em dois grandes campos. Aqueles que afirmaram o primado do espírito sobre a natureza e, portanto, em última instância, assumiram a criação do mundo de uma forma ou de outra – e entre os filósofos, Hegel, por exemplo, essa criação muitas vezes se torna ainda mais intrincada e impossível do que no Cristianismo – compreendia o campo do idealismo . Os outros, que consideravam a natureza primária, pertencem às várias escolas do materialismo .
Engels, Ludwig Feuerbach e o fim da filosofia alemã clássica (1886)
 
 
 
O que é desejado acontece, mas raramente; na maioria dos casos, os numerosos fins desejados se cruzam e conflitam entre si, ou esses próprios fins são desde o início incapazes de realização, ou os meios para alcançá-los são insuficientes. assim, os conflitos de inumeráveis ​​vontades e ações individuais no domínio da história produzem um estado de coisas inteiramente análogo ao que prevalece no domínio da natureza inconsciente.
Engels, Ludwig Feuerbach e o fim da filosofia alemã clássica (1886)
 
 
 
A única guerra que resta para a Prússia-Alemanha travar será uma guerra mundial, uma guerra mundial, além de uma extensão da violência até então inimaginável. Oito a dez milhões de soldados lutarão uns contra os outros e, no processo, despirão a Europa mais do que um enxame de gafanhotos. As depredações da Guerra dos Anos se comprimiram em três a quatro anos e se estenderam por todo o continente; fome, doença, a queda universal para a barbárie.
Engels, Introdução a Borkheim (1887)
 
 
 
De acordo com a concepção materialista da história, o elemento determinante em última instância na história é a produção e reprodução da vida real. Fora isso, nem Marx nem eu jamais afirmamos. Portanto, se alguém torce isso para dizer que o elemento econômico é o único determinante, ele transforma essa proposição em uma frase sem sentido, abstrata e sem sentido.
Engels, Carta para J Bloch (1890)
 
 
 
Na minha opinião, a chamada ‘sociedade socialista’ não é nada imutável. Como todas as outras formações sociais, deve ser concebida em um estado de fluxo e mudança constantes. Sua diferença crucial em relação à ordem atual consiste naturalmente na produção organizada com base na propriedade comum da nação de todos os meios de produção. Começar essa reorganização amanhã, mas realizá-la aos poucos, me parece bastante viável. Que nossos trabalhadores são capazes disso é confirmado por suas numerosas cooperativas de produtores e consumidores que, sempre que não são deliberadamente arruinadas pela polícia, são igualmente bem e muito mais honestamente administradas do que as sociedades anônimas burguesas.
Engels, Carta a Otto Von Boenigk (1890)
 
 
 
No dia em que formos a maioria, o que o exército francês fez instintivamente ao não atirar no povo, se repetirá em nosso país com bastante consciência. Sim, diga o que quer que digam os burgueses amedrontados, somos capazes de calcular o momento em que teremos a maioria do povo atrás de nós; nossas idéias estão avançando em toda parte, tanto entre professores, médicos, advogados, etc., quanto entre os trabalhadores. Se tivéssemos que começar a exercer o poder amanhã, precisaríamos de engenheiros, químicos, agrônomos. Bem, é minha convicção que já teríamos muitos deles atrás de nós. Em cinco ou dez anos teremos mais deles do que precisamos.
Engels, Entrevista com Le Figaro (1893)
 
 
 
Toda ciência seria supérflua se a aparência externa e a essência das coisas coincidissem diretamente.
Marx, publicado por Engels Capital, Volume III (1894)
 
 
 
Assim como o selvagem deve lutar com a Natureza para satisfazer seus desejos, para manter e reproduzir a vida, o mesmo deve ocorrer com o homem civilizado, e deve fazê-lo em todas as formações sociais e sob todos os modos de produção possíveis. Com seu desenvolvimento, este reino de necessidade física se expande como resultado de seus desejos; mas, ao mesmo tempo, as forças de produção que satisfazem essas necessidades também aumentam. A liberdade neste campo só pode consistir no homem socializado, os produtores associados, regulando racionalmente seu intercâmbio com a Natureza, colocando-o sob seu controle comum, em vez de ser governado por ela como pelas forças cegas da Natureza; e conseguir isso com o mínimo gasto de energia e nas condições mais favoráveis ​​e dignas de sua natureza humana. Mas, ainda assim, continua sendo um reino de necessidade. Além dele começa o desenvolvimento da energia humana que é um fim em si mesmo, o verdadeiro reino da liberdade, que, entretanto, só pode florescer com este reino da necessidade como sua base. A redução da jornada de trabalho é seu pré-requisito básico.
Marx, publicado por Engels Capital, Volume III (1894)
 
 
 
O que entendemos pelas condições econômicas que consideramos a base determinante da história da sociedade são os métodos pelos quais os seres humanos em uma dada sociedade produzem seus meios de subsistência e trocam os produtos entre si (na medida em que existe divisão do trabalho ) Assim, toda a técnica de produção e transporte está incluída aqui. Segundo nossa concepção, essa técnica determina também o método de troca e, ainda, a divisão dos produtos, …
Engels, Carta a Starkenburg (1894)

Aprenda sobre comunismo com esse ótimo vídeo do canal História Pública:

Comunismo: princípios básicos e guia de leitura

Deixe uma resposta