Jovens organizadores de todos os Estados Unidos chegaram a Havana, Cuba, para participar de uma brigada de 10 dias organizada pela Assembleia Internacional dos Povos. Durante a brigada, os jovens dirigentes se reunirão com diferentes setores da sociedade cubana para ouvir em primeira mão o impacto do bloqueio estadunidense e as experiências do povo cubano na construção do socialismo. Eles também compartilharão experiências e desafios que enfrentam como organizadores contra o capitalismo, o racismo e a opressão nos EUA.

Os participantes da brigada vêm de organizações como Black Lives Matter Grassroots, Black Men Build, Black Youth Project 100, Movimento da Juventude Palestina, CODEPINK, Unión de Vecinos, Partido para o Socialismo e Libertação, Fórum do Povo e outros.

Manolo De Los Santos, co-diretor executivo do Fórum do Povo e organizador da delegação, afirmou durante a atividade de abertura da brigada,

Temos camaradas aqui de todo o mundo que, de muitas maneiras, são prisioneiros do império dos EUA e estão sujeitos à violência do império dos EUA.

De Los Santos acrescentou,

Esse sistema de violência se coloca com toda a sua força, com todos os seus recursos, com toda a sua força, contra quem disser o contrário. Qualquer povo que ouse organizar suas sociedades em seus próprios termos, em defesa de seus próprios recursos, em defesa do planeta, em defesa da vida [face] a ira do Império dos EUA. É por isso que estamos aqui hoje.

Na primeira sessão do dia, os participantes da brigada ouviram apresentações do presidente da Casa de las Américas e ex-ministro da Cultura, Abel Prieto, e Zuleica Romay, diretora do departamento de estudos afro-americanos da Casa de las Américas. Prieto e Romay refletiram sobre como a revolução cubana lutou com a transformação cultural na erradicação da opressão, bem como as condições atuais em Cuba hoje com o bloqueio intensificado. Eles também responderam a perguntas de membros da brigada sobre como funciona o processo democrático de Cuba, a experiência dos negros no país e os desafios mais urgentes que Cuba enfrenta hoje.

Cultura em transformação

Prieto, um dos principais intelectuais da cultura do país, explicou que uma das ferramentas mais fortes do império dos EUA usada em sua guerra psicológica hoje é o armamento da história. Ele disse que há uma tentativa significativa de idealizar e enaltecer a Cuba pré-revolucionária. “A ideia é que as pessoas digam ok, então por que tivemos uma revolução, se tudo foi tão bom?” ele explicou.

Mas é claro que nessa imagem da Havana idealizada não dava para ver as crianças sem escola, sem hospital, sem-teto e morando em favelas.

É por isso que, disse Prieto aos participantes da brigada,

é preciso fazer uma educação permanente sobre a história do processo revolucionário. É importante que nossos jovens entendam de onde viemos, o que fizemos, tudo o que isso nos custou em termos de sacrifício, sangue e vidas.

Romay enfatizou a necessidade dessa educação também abordar as hierarquias opressivas existentes na sociedade. Ela explicou que após o triunfo inicial da revolução em 1959 “pensou-se, ingenuamente, que se fôssemos capazes de quebrar a infraestrutura que sustentava o capitalismo, o resto das coisas mudaria com o tempo”. No entanto, ela acrescentou,

os preconceitos são extremamente resistentes, até mesmo a mudanças estruturais… busca uma forma de manter a desigualdade e para que aquele que é considerado inferior fique em seu lugar.

Isso ficou claro, destacou, durante a crise econômica dos anos 1990 porque é quando a desigualdade social se normaliza, “e as pessoas e grupos de pessoas que estão mais relegados socialmente estão nessa situação porque merecem e não colocaram em esforço. E no final dos anos 90 houve quem se atrevesse a dizer isso publicamente.” O que Cuba fez neste momento? Intensificou sua luta contra os preconceitos sociais: “os preconceitos motivados pela cor da pele, origem territorial, orientação sexual, etc.” Ela explicou que isso é fundamental porque “é a sociedade que nos treina, é a sociedade que nos reprime e é a sociedade que é violenta conosco. E a sociedade deve se preparar de várias maneiras para lutar contra isso. Estamos nessa luta e estamos motivados. Não estamos nem um pouco cansados. Uma revolução está olhando ao seu redor e reconhecendo que as coisas não funcionam corretamente e temos que começar de novo com mais entusiasmo.”

Direitos humanos

|  150 jovens organizadores dos Estados Unidos viajam a Cuba desafiando o bloqueio Imagem 3 |  RM OnlineNa sessão da tarde, a brigada se reuniu com María Ofelia Rodríguez, coordenadora da Rede de Mulheres Lésbicas e Bissexuais, Maritza López, educadora popular da Rede de Bairro Negro, e Yamila Gómez Ferrer, advogada que ajudou a redigir e construir o histórico Código da Família . As mulheres falaram sobre como se organizaram para defender a dignidade de todos os cubanos e seus direitos humanos.

A Rede de Mulheres Lésbicas e Bissexuais é uma das maiores organizações do gênero. Rodríguez saudou a vitória histórica do Código de Família e acrescentou que “a luta não acabou, porque não se trata apenas de uma lei ou legislação, mas está no coração e na mente das pessoas”.

López, da Rede do Bairro Negro, destacou a importância da educação popular na luta contra o racismo,

deu-nos não só uma metodologia, mas também uma concepção de vida… e ajudou-nos a fazer com que as pessoas compreendessem e mudassem as suas perspectivas.

Ferrer refletiu sobre o processo profundamente democrático de construção do Código da Família, que envolveu dezenas de milhares de reuniões e consultas com comunidades e instituições. Ela adicionou,

A mentalidade das pessoas não muda de um dia para o outro, mas temos um código que nos dá um marco legal para garantir os direitos das pessoas.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que achamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta