Depois de desempenharem um papel fundamental na libertação do país da ocupação nazi, as mulheres jugoslavas tiveram o poder e a influência após a Segunda Guerra Mundial para fazer valer os seus direitos – incluindo o direito ao aborto. Este pôster da Segunda Guerra Mundial retrata uma mulher soldado na luta pela libertação.

ZAGREB, Croácia (AP) – Com vigílias fora das clínicas, marchas que atraem milhares de pessoas e grupos de homens ajoelhados para rezar em praças públicas, grupos religiosos e neoconservadores têm aumentado a pressão para proibir o aborto na Croácia firmemente católica.

O debate acirrado alimentou divisões no país da União Europeia, com cerca de 3,9 milhões de habitantes, onde o aborto continua a ser legal, mas o acesso ao procedimento é frequentemente negado, enviando muitas mulheres para a vizinha Eslovénia para interromper a gravidez.

O movimento contrasta fortemente com o passado recente da Croácia, quando fazia parte da antiga Jugoslávia, um país governado pelos comunistas que protegia o direito ao aborto na sua constituição há 50 anos.

“Acho incrível que estejamos discutindo isso no ano de 2024”, disse Ana Sunic, mãe de dois filhos de Zagreb, capital da Croácia. “É direito básico de cada pessoa decidir o que fará com seu corpo.”

A questão voltou ao foco este mês, depois de a França ter inscrito o direito ao aborto na sua constituição e de activistas nos Balcãs terem recordado que a Jugoslávia já tinha feito o mesmo há 50 anos, em 1974.

Tanja Ignjatovic, do Centro Autônomo de Mulheres, com sede em Belgrado, na Sérvia, outro país que já fez parte da Iugoslávia, observou que as mulheres sentiam que o direito ao aborto “pertencia a nós e não poderia ser questionado”. Mas, acrescentou ela, “vimos que a regressão também é possível”.

Após a desintegração da Jugoslávia numa série de guerras na década de 1990, os novos países que surgiram mantiveram as antigas leis socialistas em vigor. No entanto, o renascimento pós-comunista de sentimentos nacionalistas, religiosos e conservadores ameaçou esse legado.

As leis sobre o aborto na Jugoslávia permaneceram intactas depois da Croácia se separar do país em 1991, mas foi concedido aos médicos o direito de recusar realizá-las em 2003. Como resultado, muitas mulheres viajaram para a Eslovénia para fazer um aborto ao longo dos anos.

“A lacuna entre as leis e a prática é enorme”, disse a ativista feminista Sanja Sarnavka. “Devido à imensa influência de grupos conservadores e da Igreja Católica, [abortion] é de facto impossível em muitos lugares, ou severamente restringido.”

Uma campanha atual do Para a vida– “Pela Vida” – o movimento na Croácia inclui orações, vigílias e palestras “pela salvação dos nascituros e pelo fim dos abortos na nossa nação”.

Os homens organizados pela Igreja Católica estão entre os que procuram reverter os direitos reprodutivos das mulheres na ex-Jugoslávia. Estes homens vestidos como coroinhas participam de uma marcha ‘pró-vida’ em Zagreb, Croácia, no dia 15 de março. | Darko Bandic/AP

Uma organização masculina apelidada Muzevni Beou “Seja Masculino”, está por trás das orações nas praças das cidades, onde pregam o renascimento do domínio masculino e dos papéis tradicionais de gênero, juntamente com uma campanha contra o aborto.

Em 2022, a provação de semanas de uma mulher a quem foi negado o aborto, apesar de o seu filho ter graves problemas de saúde, causou alvoroço e desencadeou protestos na comunidade liberal da Croácia.

Mirela Cavajda estava grávida de 20 semanas quando os médicos lhe informaram que seu feto tinha um tumor cerebral e não tinha chance de uma vida normal. Embora o aborto tenha sido eventualmente permitido na Croácia, Cavajde fez com que fosse realizado na Eslovénia.

Cerca de 207 mulheres croatas viajaram para um único hospital fronteiriço na Eslovénia nesse mesmo ano para o procedimento, mostrou um estudo realizado pela obstetra croata Jasenka Grujić.

A percentagem de médicos que se recusam a realizar abortos como objectores de consciência chega a 100% em alguns hospitais croatas, concluiu o estudo. Os opositores incluem não apenas obstetras, mas também anestesistas e outros médicos necessários para o procedimento, disse Grujic.

“A comunidade médica da Croácia está profundamente dividida”, escreveu Grujic na análise que disponibilizou à Associated Press. “Espero que esta tendência de indisponibilidade real do aborto seja revertida. Isso é muito perigoso para a saúde e a vida das mulheres.”

Os médicos iugoslavos consideraram pela primeira vez a legalização do aborto em 1935, e isso se tornou uma realidade na década de 1950, depois que o Partido Comunista chegou ao poder. Impulsionado pela Frente Antifascista de Mulheres, uma organização nascida na Segunda Guerra Mundial e mais tarde rebatizada de Sociedades de Mulheres da Iugoslávia, o direito ao aborto foi posteriormente incluído na constituição federal.

Afirmando que “é direito do ser humano decidir livremente sobre o nascimento dos filhos”, a constituição da Jugoslávia deu às mulheres jugoslavas acesso fácil para interromper a gravidez em clínicas em toda a antiga federação de seis membros.

“A decisão da França lembrou-nos que tínhamos esse direito na Constituição de 1974, o que significa exactamente 50 anos antes da França”, disse Ignjatovic.

Noutras partes da antiga Jugoslávia, a Sérvia e a Eslovénia incluíram nas suas constituições a liberdade de escolher se querem ter filhos. As mulheres da Bósnia podem legalmente obter o aborto durante as primeiras 10 semanas de gravidez, embora existam impedimentos económicos no empobrecido país do pós-guerra.


CONTRIBUINTE

Darko Bandico

Jovana Gec


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta