Um relatório não publicado da UNRWA afirma que alguns dos seus funcionários libertados da detenção israelita foram torturados para declararem falsamente que a agência tem ligações com o Hamas e que o seu pessoal participou nos ataques de 7 de Outubro. Reuters relatado em 9 de março.

Os depoimentos estão contidos em um relatório da Agência de Assistência e Obras da ONU (UNRWA) revisado por Reuters e datado de fevereiro de 2024.

“Os funcionários da Agência foram sujeitos a ameaças e coerção por parte das autoridades israelitas enquanto estavam detidos e pressionados a fazer declarações falsas contra a Agência, incluindo que a Agência tem afiliações com o Hamas e que os funcionários da UNRWA participaram nas atrocidades de 7 de Outubro de 2023, ”, diz o relatório.

O relatório incluía alegações de abuso e tortura nas detenções israelitas, incluindo espancamentos físicos graves, afogamento simulado e ameaças de danos a familiares.

Embora o afogamento simulado seja amplamente visto como tortura por grupos de direitos humanos, o Reuters O relatório descreveu as acções israelitas apenas como “coerção” e “pressão” para forçar os palestinianos detidos a fazerem declarações falsas.

Além de descrever a tortura de funcionários da UNRWA, o relatório afirma que Israel submeteu os detidos palestinos de forma mais ampla a espancamentos, humilhações, ameaças, ataques de cães e violência sexual. Alguns detidos também morreram depois de Israel lhes ter negado tratamento médico, acrescenta o relatório.

A diretora de comunicações da UNRWA, Juliette Touma, disse que a agência planeja entregar as informações do relatório não publicado de 11 páginas a investigadores de direitos humanos em agências da ONU e grupos de direitos externos.

“Quando a guerra chegar ao fim, será necessária uma série de inquéritos para investigar todas as violações dos direitos humanos”, disse ela.

No meio da tortura e da negligência médica, 27 palestinianos morreram nas prisões israelitas desde o início da guerra, em 7 de Outubro.

Israel acusou funcionários da UNRWA de participação no ataque do Hamas, em 7 de Outubro, aos colonatos e bases militares israelitas. Israel não forneceu provas para esta alegação, mas 16 países, incluindo os EUA, suspenderam 450 milhões de dólares em financiamento da UNRWA em resposta, lançando as suas operações de ajuda em crise no momento em que a fome começava a assolar Gaza.

A campanha de Israel contra a UNRWA faz parte de uma campanha mais ampla iniciada há anos para desmantelar a agência, que ajuda a manter viva a esperança dos refugiados palestinos que regressam às suas terras e casas roubadas no que hoje é Israel.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que acreditamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta