Detalhe: A capa da última edição da revista ‘The Economist’ sugere que Israel está a ser abandonado pelos seus aliados ocidentais. Foto principal: Carregamentos intermináveis ​​de armas, porém, assim como as bombas sendo descarregadas deste avião dos EUA, sugerem o contrário. | Vídeo do Departamento de Defesa dos EUA

21 de março foi o Dia das Mães na maioria dos países árabes. Mais de 9.000 mulheres palestinianas foram mortas desde o início da guerra israelita na Faixa de Gaza. As mães foram a maior parte dos assassinatos israelenses, com uma média de 37 mães por dia desde 7 de outubro.

Os números acima, do Ministério da Saúde Palestiniano em Gaza e da Sociedade do Crescente Vermelho, respectivamente, apenas transmitem parte do sofrimento vivido por 2,3 milhões de palestinianos na faixa.

Não há um único sector da sociedade palestiniana que não tenha pago um preço elevado pela guerra, embora as mulheres e as crianças sejam as que mais sofreram, constituindo mais de 70% de todas as vítimas do genocídio israelita em curso.

É verdade que estas mulheres e os seus filhos são mortos às mãos de soldados israelitas, mas são assassinados com armas fornecidas pelos EUA e outros países ocidentais.

Agora, porém, dizem-nos que o mundo está finalmente a virar-se contra Israel e que o aceno de aprovação do Ocidente a Tel Aviv para continuar com os seus massacres diários poderá em breve transformar-se num desprezo colectivo.

Esta afirmação foi melhor expressa na capa de 23 de março de O economista revista. Mostrava uma bandeira israelense esfarrapada, presa a um bastão e plantada numa terra árida e empoeirada. Foi acompanhado pela manchete “Israel sozinho”.

A imagem, sem dúvida expressiva, pretendia servir de sinal dos tempos. A sua profundidade torna-se ainda mais óbvia se comparada com outra capa, da mesma publicação, logo após os militares israelitas terem conquistado enormes territórios árabes na guerra de Junho de 1967.

“Eles conseguiram”, dizia a manchete da época. No fundo, um tanque militar israelense foi retratado, ilustrando o triunfo israelense financiado pelo Ocidente.

Entre as duas manchetes, muita coisa – no mundo e no Médio Oriente – mudou. Mas afirmar que Israel está agora sozinho não é totalmente exacto, pelo menos não ainda.

Embora muitos dos aliados tradicionais de Israel no Ocidente rejeitem abertamente o seu comportamento em Gaza, as armas de vários países ocidentais e não ocidentais continuam a fluir, alimentando a máquina de guerra que, por sua vez, continua a ceifar mais vidas palestinianas.

Isto obriga à questão: Será que Israel está realmente sozinho quando os seus aeroportos e portos marítimos estão mais ocupados do que nunca, recebendo carregamentos maciços de armas vindos de todas as direcções? Nem um pouco.

Quase sempre que um país ocidental anuncia que suspendeu as exportações de armas para Israel, aparece pouco depois uma manchete indicando o contrário. Na verdade, isso aconteceu repetidamente.

No ano passado, Roma declarou que estava a bloquear todas as vendas de armas a Israel, dando falsas esperanças de que alguns países ocidentais estivessem finalmente a experimentar algum tipo de despertar moral.

Infelizmente, em 14 de Março, a Reuters citou o Ministro da Defesa italiano, Guido Crosetto, dizendo que os envios de armas para Israel continuam, com base na frágil lógica de que acordos previamente assinados teriam de ser “honrados”.

Outro país que também está a “honrar” os seus compromissos anteriores é o Canadá, que anunciou em 19 de março, na sequência de uma moção parlamentar, que suspendeu as exportações de armas. As celebrações entre aqueles que defendiam o fim do genocídio em Gaza estavam apenas a começar quando, um dia depois, Otava praticamente reverteu a decisão ao anunciar que também honraria compromissos anteriores.

Isto ilustra que alguns países ocidentais, que continuam a transmitir ao resto do mundo a sua sabedoria não solicitada sobre os direitos humanos, os direitos das mulheres e a democracia, não têm um respeito genuíno por nenhum destes valores.

O Canadá e a Itália não são os maiores apoiantes militares de Israel. Os EUA e a Alemanha estão.

De acordo com o Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo, na década entre 2013 e 2022, Israel recebeu 68% das suas armas dos EUA e 28% da Alemanha.

Os alemães permanecem imperturbáveis, apesar de 5% da população total de Gaza ter sido morta, ferida ou estar desaparecida devido à guerra israelita.

No entanto, o apoio dos EUA a Israel é muito maior, embora a administração Biden ainda esteja a enviar mensagens ao seu eleitorado – a maioria dos quais quer que a guerra acabe – de que o presidente está a fazer o seu melhor para pressionar Israel a pôr fim à guerra.

Embora apenas duas vendas militares aprovadas a Israel tenham sido anunciadas publicamente desde 7 de Outubro, os dois carregamentos representam apenas 2% do total de armas dos EUA efectivamente enviadas para Israel.

A notícia foi revelada pelo Washington Post em 6 de março. Foi publicado num momento em que a mídia dos EUA noticiava uma divergência cada vez maior entre o presidente Joe Biden e o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu.

“É um número extraordinário de vendas ao longo de um período muito curto de tempo”, disse um ex-funcionário sênior do governo Biden ao Publicar. Jeremy Konyndyk chegou à conclusão óbvia de que a “campanha israelita não seria sustentável sem este nível de apoio dos EUA”.

Durante décadas, o apoio militar dos EUA a Israel tem sido superior ao de qualquer outro país do mundo. A partir de 2016, este apoio incondicional aumentou exponencialmente durante a administração Obama, atingindo 3,8 mil milhões de dólares por ano.

Contudo, imediatamente após 7 de Outubro, os envios de armas para Israel atingiram níveis sem precedentes. Eles incluíam uma bomba de 2.000 libras conhecida como MK-84. Israel usou esta bomba para matar centenas de palestinos inocentes.

Embora Washington alegue frequentemente que está a investigar a utilização das suas armas por Israel, descobriu-se, de acordo com o Washington Postque Biden sabia muito bem que “Israel bombardeava regularmente edifícios sem informações sólidas de que eram alvos militares legítimos”.

De certa forma, Israel “está sozinho”, mas apenas porque o seu comportamento é rejeitado pela maioria dos países e povos em todo o mundo. No entanto, não está sozinho quando os seus crimes de guerra são executados com o apoio e armas ocidentais.

Para que o genocídio israelita em Gaza termine, aqueles que continuam a sustentar o banho de sangue em curso também devem ser responsabilizados.

Tal como acontece com todos os artigos de opinião publicados pela People’s World, as opiniões aqui expressas são as do autor.


CONTRIBUINTE

Ramzy Baroud


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta