Caros amigos,

|  Massacre de Abed Abdi na Palestina em Lydda 1980 |  RM on-line

Abed Abdi (Palestina), Massacre em Lida1980.

Saudações da mesa do Tricontinental: Instituto de Pesquisas Sociais.

Em 15 de fevereiro de 2024, Jared Kushner (genro de Donald Trump e ex-conselheiro sênior durante sua presidência) sentou-se para uma longa conversa com o professor Tarek Masoud na Universidade de Harvard. Durante esta discussão, Kushner falou sobre “a propriedade à beira-mar de Gaza”, que, disse ele, poderia ser “muito valiosa”. ‘Se eu fosse Israel’, continuou ele, ‘eu simplesmente demoliria alguma coisa no Negev [desert]eu tentaria mover as pessoas [from Gaza] lá… [G]entrar e terminar o trabalho seria a atitude certa”.

A escolha de Kushner pelo Negev, ou al-Naqab em árabe, é interessante. Al-Naqab, localizada onde hoje é o sul de Israel, é há muito tempo um local de tensão e conflito. Em Setembro de 2011, o governo israelita aprovou o projecto de lei sobre o acordo de colonização beduína no Negev, também conhecido como Plano Prawer-Begin, que exigia o despejo de 70.000 beduínos palestinianos das suas trinta e cinco aldeias “não reconhecidas”. Kushner está agora a aconselhar Israel a transferir ilegalmente ainda mais palestinianos para al-Naqab, muitos dos quais foram originalmente empurrados para Gaza a partir de cidades em partes da Palestina que estão agora dentro de Israel. Como Kushner deve saber, tanto a transferência de população para al-Naqab como a tomada de Gaza são ilegais de acordo com o Artigo 49 das Convenções de Genebra de 1949.

|  Samah Shihadi Palestina Mansaf 2018 |  RM on-line|  Samah Shihadi Palestina Mansaf 2018 |  RM on-line

Samah Shihadi (Palestina), Mansaf2018.

O deslocamento que os beduínos palestinos enfrentaram em 2011 e que os palestinos enfrentam hoje em Gaza reflete a situação difícil que tem sido infligida aos palestinos desde a criação do Estado israelense em 1948. Todos os anos, desde 1976, os palestinos em todo o mundo comemoram o Dia da Terra em 30 de Março, marcando o assassinato de seis palestinianos durante uma acção em massa para combater uma tentativa do Estado israelita de eliminar os palestinianos da região da Galileia e levar a cabo Yihud Ha-Galil (a judaização da Galiléia). O regime israelita tentou anexar toda a Galileia e al-Naqab desde 1948, mas enfrentou uma resistência feroz dos palestinianos, incluindo os beduínos palestinianos. A violência de Israel não conseguiu intimidar e limpar a região para o estabelecimento do Grande Israel (Erets Yisrael Hashlema) do Rio Jordão ao Mar Mediterrâneo. Israel não conseguiu atingir os seus objectivos. Não pode eliminar nem os palestinos nem os beduínos. O seu sonho de um estado sionista puro é fútil.

Em 9 de dezembro de 1975, a população palestina de Nazaré elegeu Tawfiq Zayyad do Partido Comunista (Rakah) com 67% dos votos. Zayyad (1929-1994), um poeta conceituado, era conhecido como ‘O Confiável’ (Abu el-Amin) pelo seu papel incessante na criação de uma frente unida entre os palestinianos da Galileia contra a política israelita de despejos forçados. Por essas atividades, Zayyad foi preso em diversas ocasiões, mas nunca vacilou. Zayyad ingressou no Partido Comunista em 1948, tornou-se chefe do Congresso Sindical dos Trabalhadores Árabes de Nazaré em 1952, liderou o partido em sua cidade natal, Nazaré, ganhou um assento no Knesset (parlamento israelense) em 1973 e depois tornou-se o prefeito de sua cidade em 1976 como candidato pela Frente Democrática pela Paz e Igualdade. A sua vitória, que surpreendeu o establishment israelita, foi saudada pelos palestinianos da Galileia, que lutavam contra as tentativas de roubo das suas terras e casas desde 1948.

|  Fatma Shanan Palestina Duas meninas segurando um tapete 2015 |  RM on-line|  Fatma Shanan Palestina Duas meninas segurando um tapete 2015 |  RM on-line

Fatma Shanan (Palestina), Duas garotas segurando um tapete2015.

Em 1975, as autoridades israelitas anunciaram que iriam expropriar 20.000 dunums (18 milhões de metros quadrados) de terras árabes, principalmente na Galileia central ou “Área 9”, o que significou a extinção das aldeias de Arraba, Deir Hanna e Sakhnin. Estes não eram planos novos. A partir de 1956, Israel criou cidades para deslocar aldeias árabes ao redor de Nazaré, como al-Bi’neh, Deir al-Asad e Nahef, e criou Carmiel.

Quando visitei Nazaré em 2014, fui levado a passear pelo perímetro da cidade para perceber como os novos colonatos exclusivamente judaicos foram concebidos para estrangular a antiga cidade palestiniana. Haneen Zoabi, então membro do partido palestiniano Knesset for Balad, contou-me como Nazaré, onde nasceu, tem sido, tal como a Cisjordânia, gradualmente esmagada por colonatos ilegais, pelo muro do apartheid, por postos de controlo e por ataques regulares do Militares israelenses.

Antes que a greve geral pudesse começar, em 30 de Março de 1976, o regime israelita enviou um contingente completo de militares e polícias armados para espancar implacavelmente palestinianos desarmados, ferindo centenas e matando seis. Tawfiq Zayyad, que liderou a greve, escreveu que foi “um ponto de viragem na luta”, uma vez que “causou um terramoto que abalou o Estado de ponta a ponta”. O regime israelita planeava “ensinar uma lição aos árabes”, escreveu Zayyad, mas isso “causou uma reacção muito maior no seu efeito do que o próprio ataque. Isto foi demonstrado nos funerais dos mártires que tombaram na greve, que contaram com a presença de dezenas de milhares de pessoas. Esse dia tornou-se o Dia da Terra, que agora faz parte do calendário da luta pela autodeterminação nacional palestina.

O regime israelita não se intimidou com o clamor público. Em 7 de setembro de 1976, o jornal hebraico al-Hamishmar publicou um memorando escrito por Yisrael Koenig, que administrou o Distrito Norte, incluindo Nazaré. O memorando totalmente racista de Koenig pedia que as terras palestinianas fossem anexadas em nome de cinquenta e oito novos colonatos judaicos e que os palestinianos fossem obrigados a trabalhar durante o dia para que não tivessem tempo para pensar. O primeiro-ministro de Israel na altura, Yitzhak Rabin, não repudiou o memorando, que também detalhava planos para a judaização da Galileia. Os planos nunca cessaram.

|  Fátima Abu Roomi Palestina Dois Burros 2023 |  RM on-line|  Fátima Abu Roomi Palestina Dois Burros 2023 |  RM on-line

Fátima Abu Roomi (Palestina), Dois burros2023.

Em 2005, o governo israelense decidiu que o vice-primeiro-ministro administraria a Galiléia e al-Naqab. Shimon Peres, que ocupava esse cargo, disse então que ‘[t]O desenvolvimento do Naqab e da Galileia é o projecto sionista mais importante dos próximos anos”. O governo reservou 450 milhões de dólares para transformar estas duas regiões em áreas maioritariamente judaicas e expulsar delas os palestinianos, incluindo os beduínos palestinianos. Esse continua sendo o plano.

As declarações de Jared Kushner são fáceis de descartar como fantasia, pois contêm um certo grau de ridículo. No entanto, fazê-lo seria um erro: Kushner foi o arquitecto dos Acordos de Abraham de Trump, que levaram à normalização das relações israelitas com o Bahrein, Marrocos e os Emirados Árabes Unidos. Ele também tem um relacionamento próximo com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (que costumava ficar no quarto de infância de Kushner em Livingston, Nova Jersey).

Al-Naqab é um deserto quente, um lugar que permanece escassamente povoado mesmo após a expulsão de muitos beduínos palestinos. Mas Gaza tem possibilidades como estância balnear e como base para a exploração de reservas de gás natural por Israel no leste do Mar Mediterrâneo. Isto explica a atenção sustentada que tem recebido dentro da agenda sionista, representada na declaração contundente de Kushner. Mas, se a história servir de juiz, é improvável que os palestinianos se mudem de Gaza para al-Naqab ou mesmo para o deserto do Sinai. Eles vão lutar. Eles permanecerão.

Em setembro de 1965, depois de retornar de Moscou à Palestina, Tawfiq Zayyad escreveu o poema ‘Here We Will Remain’. Foi publicado no ano seguinte em Haifa pela al-Ittihad Press junto com seu clássico ‘I Shake Your Hand’, que foi musicado pelo cantor egípcio Sheikh Imam e memorizado por crianças palestinas em todo o mundo (“minha mão estava sangrando, e mas não desisti’). Os acontecimentos de 1976 fortaleceram a popularidade de Zayyad em Nazaré, onde permaneceu como prefeito até sua morte em 1994. Tragicamente, ele morreu em um acidente de carro quando voltava da Cisjordânia, onde havia ido receber Yasser Arafat na Palestina após o Acordos de Oslo. Pensando no Dia da Terra e pensando em Gaza, aqui está o “Aqui Permaneceremos” do camarada Zayyad:

|  Tawfiq Zayyad em Jaffa em 1974, fotógrafo desconhecido, cortesia do Arquivo Digital do Museu Palestino |  RM on-line|  Tawfiq Zayyad em Jaffa em 1974, fotógrafo desconhecido, cortesia do Arquivo Digital do Museu Palestino |  RM on-line

Tawfiq Zayyad em Jaffa em 1974, fotógrafo desconhecido (cortesia do Arquivo Digital do Museu Palestino).

Em Lidda, em Ramla, na Galiléia,
Nós permaneceremos,
Como uma parede em seu peito,
E na sua garganta
Como um caco de vidro,
Um espinho de cacto,
E em seus olhos
Uma tempestade de areia.

Nós permaneceremos,
Uma parede em seu peito,
Pratos limpos em seus restaurantes,
Sirva bebidas em seus bares,
Varra o chão da sua cozinha
Para dar uma mordida para nossos filhos
Das suas presas azuis.

Aqui permaneceremos,
Cante nossas músicas.
Vá para as ruas furiosas,
Encha as prisões com dignidade.

Em Lidda, em Ramla, na Galiléia,
Nós permaneceremos,
Guarde a sombra da figueira
E oliveiras,
Fermente a rebelião em nossos filhos
Como fermento na massa.

Calorosamente,
Vijay


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que acreditamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta