Palestinos imploram por comida num ponto de distribuição em Rafah. Enquanto Gaza passa fome, os EUA cortaram o financiamento à principal agência de ajuda humanitária, a UNRWA, e Israel continua a bloquear a maioria dos pontos de entrada para entregas de camiões. | Fátima Shbair/AP

Apenas dois dias antes de instruir o seu embaixador nas Nações Unidas a abster-se e permitir a aprovação de uma resolução de cessar-fogo do Conselho de Segurança, o presidente Joe Biden assinou um pacote orçamental que cortou permanentemente todo o financiamento da UNRWA – a organização responsável pela distribuição da maior parte dos alimentos, água e ajuda de abrigo em Gaza – e simultaneamente aprovou 3,8 mil milhões de dólares em dinheiro novo para o governo israelita.

Agora, uma semana depois, a ONU afirma que a fome está a “tornar-se uma realidade” no território, à medida que a guerra de Israel avança e os fornecimentos de alimentos diminuem. Alguns líderes concluem que isso já está acontecendo.

Josep Borrell, chefe da política externa da UE, disse: “A fome é usada como arma de guerra”. Ele continuou perguntando: “Por quem?” antes de responder: “Ousemos dizer por quem. Por aquele que impede a entrada de apoio humanitário em Gaza. Israel está provocando fome.”

De acordo com um relatório de jornalistas da Al Jazeera que acompanharam várias famílias em Gaza esta semana, muitas pessoas têm sorte se conseguem consumir 300 calorias por dia.

Queijo enlatado, alguns feijões, um pedaço de tomate e pão improvisado feito com farinha ou qualquer outro substituto de farinha que possa ser encontrado – estas são as refeições dos sortudos em Gaza. Em muitos dias, algumas famílias literalmente não têm nada para comer – zero calorias. A Food and Drug Administration dos EUA recomenda 2.000 calorias por dia para adultos saudáveis.

A UNRWA – Agência de Ajuda das Nações Unidas – depende fortemente do financiamento dos EUA; Washington forneceu 343 milhões de dólares em 2022. Assim, combinado com o bloqueio de Israel de quase todos os pontos de entrada em Gaza, os especialistas esperam que a acção dos EUA piore ainda mais a situação no terreno em Gaza.

Paralisando a UNRWA

O projeto de lei que Biden assinou foi um acordo de financiamento bipartidário elaborado para evitar a paralisação do governo dos EUA na semana passada. Os republicanos inseriram a disposição que proíbe fundos para a UNRWA, mas, com excepção de alguns legisladores progressistas, a maioria dos democratas – e a Casa Branca – aceitaram a lei sem reservas. Biden afixou a sua assinatura no acordo assim que este chegou à sua mesa.

“É assim que o genocídio é legislado”, disse em resposta o capítulo da Bay Area da Jewish Voice for Peace. “Orçamentos são documentos morais, e este é assassino.”

O projeto de lei prorroga a suspensão “temporária” do financiamento da UNRWA emitida em janeiro, pelo menos durante o resto do ano fiscal. As transferências para a UNRWA foram interrompidas depois de o governo israelita ter acusado cerca de uma dúzia de funcionários da agência de participarem nos ataques de 7 de Outubro perpetrados pelo Hamas.

Até à data, Israel forneceu poucas ou nenhumas provas sólidas das suas acusações, e um relatório interno da UNRWA, publicado em Fevereiro, alegou que vários dos seus funcionários tinham sido torturados e coagidos pelas tropas israelitas a admitir supostas ligações ao Hamas.

Os israelenses de direita pedem a destruição da agência de ajuda UNRWA em um protesto em Jerusalém, segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024. O governo israelense tem procurado minar e deslegitimar a UNRWA desde que foi fundada para ajudar os palestinos expulsos de suas terras em década de 1940 para abrir caminho à fundação do Estado de Israel. | Mahmoud Illean/AP

O governo israelita há muito que procura minar a legitimidade da UNRWA, desde 1949, quando a organização foi fundada para ajudar os palestinianos que tinham sido expulsos das suas casas e terras a abrir caminho à fundação de um Estado judeu.

O gabinete de Netanyahu também ficou irritado recentemente quando os relatórios da UNRWA foram usados ​​como prova no caso de genocídio apresentado ao Tribunal Internacional de Justiça pela África do Sul. As Forças de Defesa Israelitas declararam no início de Março que planeiam destruir unilateralmente a UNRWA em todos os territórios ocupados.

Com as acusações de colaboração do Hamas a revelarem-se essencialmente infundadas – apenas nove dos mais de 13.000 funcionários da UNRWA na Palestina foram despedidos após uma investigação da ONU – quase todos os países que aderiram à pausa dos EUA retomaram o financiamento do grupo de ajuda, incluindo a União Europeia, o Canadá , Grã-Bretanha, Austrália, Suécia, Finlândia e Japão.

A maioria das nações que não estão na esfera do imperialismo norte-americano nunca cortou os fundos que fornecem à UNRWA, uma lista que inclui a China, o Vietname, a Rússia e outros.

Casa Branca em duas etapas

Entretanto, os activistas do cessar-fogo e os progressistas aqui nos EUA continuam a criticar a dança diplomática que Biden continua a fazer quando se trata da carnificina em Gaza.

A Casa Branca expressa “frustração” interminável com Netanyahu, lança por via aérea algumas caixas de ajuda nas praias de Gaza e até cede à ONU, deixando passar uma resolução do Conselho de Segurança que exige um cessar-fogo permanente.

Mas depois, ao mesmo tempo, a administração aprova novos carregamentos de armas para Netanyahu, declara que os EUA bloquearão qualquer aplicação da resolução da ONU que acabaram de permitir a aprovação, e depois proíbe permanentemente o dinheiro para a única agência capaz de alimentar palestinianos famintos.

Muitos alegam que é a versão do próprio presidente do antigo “dois passos”, uma dança que se arrastava para frente e para trás, mas geralmente deixava os dançarinos de pé no chão, no mesmo lugar em que começaram – uma metáfora para um processo que parece representar movimento, mas mal move a agulha quando se trata de parar a matança.

Maya Berry, diretora executiva do Instituto Árabe Americano (AAI), disse à imprensa esta semana que “a política do governo Biden desde 7 de outubro foi tragicamente falha”. Ela classificou a aprovação da extensão da proibição de financiamento da UNRWA como “um incrível fracasso moral”.

Ela vê poucas mudanças substanciais em relação aos EUA, até agora. A administração Biden adoptou tardiamente a palavra “cessar-fogo”, mas a acção para negar aos militares israelitas as armas para a sua guerra permanece fora de questão.

“Em vez de corrigirem o rumo, em vez de cavarem o buraco em que colocaram os EUA, e que prejudicou a posição mundial dos EUA”, disse Berry, “eles não foram capazes de realmente girar.

“Isso é uma besteira”

As vozes mais fortes no Congresso que se opuseram à guerra também não diminuem as suas críticas à cumplicidade dos EUA no genocídio.

O deputado Jamaal Bowman, DN.Y., a partir da esquerda, fala ao lado do deputado Rashida Tlaib, D-Mich., O deputado Jonathan Jackson, D-Ill., e o deputado Cori Bush, D-Mo., durante uma vigília com legisladores estaduais e líderes religiosos em greve de fome fora da Casa Branca para exigir que o presidente Joe Biden peça um cessar-fogo permanente em Gaza, 29 de novembro de 2023. Essas vozes progressistas continuaram suas críticas ao governo, que ainda fornece armas a Israel e concordou em cortar permanentemente o financiamento da UNRWA. | Nathan Howard/AP

Falando no plenário da Câmara pouco antes da votação do pacote de financiamento, a deputada Rashida Tlaib, D-Mich., lembrou aos colegas legisladores que as IDF estão a cometer “alguns dos crimes mais horríveis contra a humanidade” vistos até agora no século XXI.

“O governo israelense tem intencionalmente feito passar fome o povo palestino”, disse ela.

Tlaib, que é descendente de palestinos, apontou a UNRWA como a única “grande organização que fornece alimentos e assistência humanitária desesperadamente necessários aos palestinos famintos”.

Voltando-se para os que estavam sentados na Câmara, ela declarou: “Vocês, membros aqui… vão agora contribuir para a fome das famílias palestinas”, disse ela.

A deputada Alexandria Ocasio-Cortez, DN.Y., classificou a medida de corte de fundos como “inescrupulosa” e disse que as acusações contra o pessoal da UNRWA feitas por Israel “não são fundamentadas em factos sólidos”.

As palavras do deputado Jamaal Bowman, DN.Y., foram ainda mais fortes. “Isso é uma besteira”, disse ele à mídia. “A UNRWA é a organização de longa data que trabalha no terreno em Gaza, fornecendo ajuda humanitária, e temos neste momento uma crise humanitária em que bebés e crianças morrem de fome. É mau. É inaceitável.”

Alimente as crianças

Os juízes do Tribunal Internacional de Justiça concordam. Na quarta-feira, ordenaram por unanimidade que Israel permitisse o envio de alimentos para Gaza para evitar o perigo de fome imediata.

“O tribunal observa que os palestinianos em Gaza já não enfrentam apenas o risco de fome… mas que a fome está a instalar-se”, dizia o seu decreto. A sua declaração foi o resultado de um pedido feito pela África do Sul.

O mesmo painel de juízes está a analisar a queixa de genocídio contra Israel; eles já emitiram uma decisão de emergência exigindo que Israel permitisse a aprovação da ajuda em janeiro. Embora as decisões do TIJ sejam juridicamente vinculativas, Israel ignora o tribunal e a estreita aliança de Tel Aviv com Washington significa que não há forma de forçar o cumprimento.

Em resposta às medidas dos EUA e de Israel para espremer ainda mais Gaza, os activistas da paz e os grupos de solidariedade palestinianos fizeram de “Salvem a UNRWA” um segundo slogan para o movimento de cessar-fogo.

“O nosso governo dos EUA não só foi cúmplice do genocídio, mas tornou-se um participante activo”, disse Ahmad Abuznaid, da Campanha dos EUA pelos Direitos dos Palestinianos.

Iman Abid, organizador da USCPR, disse:

“O presidente Biden agravou a fome forçada em Gaza ao cortar o financiamento à UNRWA…. As famílias palestinas foram forçadas a preparar refeições com capim ou ração animal para sobreviver. Os bebés recém-nascidos estão tão fracos e exaustos devido à desnutrição que nem sequer têm energia para chorar….

“Não poderia ser mais óbvio que Israel está a usar a fome como arma e a difamar a maior agência de ajuda presente para matar o maior número possível de palestinianos.”

Manifestações em massa de cessar-fogo são esperadas novamente neste fim de semana em Nova York, Los Angeles, Detroit, Phoenix, San Diego, Atlanta, Cleveland, Seattle, Washington, DC e dezenas de outras cidades dos EUA.

Os líderes da comunidade palestiniana-americana estão a encorajar os manifestantes a acrescentarem o aumento da ajuda alimentar e a restauração do financiamento à UNRWA às exigências que fazem em comícios e em contactos com membros do Congresso.


CONTRIBUINTE

CJ Atkins


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta