Embora ela esteja morta há quase seis décadas, parece que Elizabeth Gurley Flynn ainda está irritando os direitistas. Apenas duas semanas depois de ter sido instalado, um marco histórico comemorando seu nascimento em Concord, NH, foi demolido por ordem de autoridades estaduais republicanas.

A placa verde e branca de ferro fundido – do tipo que você vê ao lado de rodovias ou em locais públicos indicando onde ocorreram eventos significativos ou onde pessoas famosas viveram – foi erguida no primeiro de maio no centro de Concord, onde Flynn nasceu em 1890.

A placa mal foi fixada no lugar antes que os conservadores exigissem sua remoção, aparentemente envergonhados de que o estado pudesse reconhecer alguém que dedicou sua vida a lutar pelos direitos dos trabalhadores, direito das mulheres ao voto, controle de natalidade, liberdades civis e igualdade econômica. Mas foi a liderança de Flynn no Partido Comunista dos EUA que realmente ferveu o sangue deles.

“Este é um comunista devoto”, reclamou Joseph Kenney, um membro republicano do Conselho Executivo, o órgão de cinco pessoas que aprova contratos estaduais, indicações judiciais e outros cargos.

Como podemos promover sua propaganda, que ainda existe agora através desta placa no centro de Concord?

Mas em um estado com o lema “Live Free or Die”, existe realmente uma figura melhor para representar esse espírito rebelde do que a própria “The Rebel Girl”?

Um agitador toda a sua vida

Flynn ganhou seu apelido de Garota Rebelde lutando contra o mesmo tipo de política reacionária expressa por Kenney. Ela estreou como ativista aos 15 anos, dando seu primeiro discurso público, “What Socialism Will Do for Women”, no Harlem Socialist Club em Nova York.

Dois anos depois, com apenas 17 anos, ela já era uma organizadora em tempo integral dos Wobblies, os Trabalhadores Industriais do Mundo (IWW), um grupo trabalhista revolucionário que buscava organizar todos os trabalhadores em “Um Grande Sindicato”. Ela viajou de um extremo ao outro do país, organizando trabalhadores de restaurantes em Nova York, trabalhadores de vestuário na Pensilvânia, tecelões em Nova Jersey, mineiros em Minnesota, Montana e no estado de Washington.

Ela foi imortalizada na música por suas façanhas pelo famoso compositor Joe Hill, que escreveu “The Rebel Girl” em 1915, dando a Flynn o apelido que a seguiria pelo resto de sua vida.

Com chefes e seus mercenários nos departamentos de polícia locais determinados a amordaçar qualquer um que exigisse direitos para os trabalhadores, o IWW enfrentou muitas lutas pela liberdade de expressão. Os conselhos municipais foram pressionados pelos empregadores a proibir os organizadores de falar nas ruas.

Durante uma dessas batalhas em Spokane, Washington, Flynn se acorrentou a um poste de luz para que os policiais não pudessem arrastá-la para a prisão tão facilmente. Lá, ela fez um discurso inflamado exigindo liberdade para os trabalhadores se organizarem e publicarem suas opiniões. Ela acabaria atrás das grades mais de dez vezes durante seus anos com o IWW.

Com o primeiro Red Scare em pleno andamento após a Revolução Russa, as liberdades constitucionais como expressão, imprensa e reunião estavam sob ataque nos Estados Unidos. Os trabalhadores e suas organizações foram os alvos principais, e os trabalhadores imigrantes nascidos no exterior enfrentaram deportações em massa. Isso levou Flynn e outros a fundarem a American Civil Liberties Union para defender a democracia contra os reacionários de direita.

Ela também pressionou a ACLU a ter um papel ativo na luta pelos direitos das mulheres, particularmente o acesso ao controle de natalidade e o direito ao voto.

Quando os anarquistas italianos Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti foram acusados ​​de assassinato em 1920, Flynn tornou-se um líder em sua campanha de defesa e ajudou a transformar seu caso em um caso internacional. causa famosa.

Embora os dois tenham sido assassinados pelo estado, o esforço para salvá-los ajudou a lançar a Defesa Internacional do Trabalho, que lutou para salvar os Scottsboro Nine, lutou contra o terror da Ku Klux Klan e defendeu os trabalhadores nos tribunais sempre que estavam sob ataque. Flynn atuou como presidente da organização por vários anos.

Em meados dos anos 30, em meio ao sofrimento da Grande Depressão, o radicalismo de Flynn a levou a ingressar no Partido Comunista. Quase imediatamente, ela começou a escrever uma coluna sobre questões femininas para o Trabalhador diário jornal, antecessor do atual mundo das pessoas. Essa coluna seria publicada semanalmente pelos próximos 26 anos. Em pouco tempo, foi eleita para o Comitê Nacional do CPUSA.

Durante a luta global contra o fascismo de Hitler e o imperialismo japonês durante a Segunda Guerra Mundial, Flynn desempenhou um papel fundamental na frente doméstica. Ela liderou lutas por salários iguais para as mulheres que substituíram os homens nas linhas de montagem e fez campanha por creches para essas mães trabalhadoras.

Em 1942, ela concorreu ao Congresso em Nova York, fazendo da unidade na luta contra o fascismo e na batalha pela igualdade em casa os pilares principais de sua campanha. Ela ganhou 50.000 votos.

Após a guerra, a repressão Red Scare voltou. Uma dúzia de altos líderes do CPUSA foram presos em 1948 e acusados ​​de violar a Lei Smith sob a falsa acusação de “conspirar para defender a derrubada do governo pela força e violência”. A Garota Rebelde foi uma líder central no movimento para defender não apenas os líderes comunistas, mas também a Primeira Emenda daqueles que queriam vê-la destruída.

Quando uma segunda onda de prisões anticomunistas foi lançada em 1951, Flynn foi preso com 16 outros membros do partido. Na abertura de seu julgamento federal, ela declarou:

Não somos uma conspiração criminosa, mas um partido político da classe trabalhadora dedicado às necessidades e aspirações imediatas do povo americano, ao avanço dos trabalhadores, fazendeiros e do povo negro, à preservação da democracia e da cultura e à a defesa do socialismo.

Mesmo que os jurados não concordassem com a política do Partido Comunista, ela os instou a lembrar que, em uma sociedade democrática, o mero ato de pensar nunca deveria ser considerado crime.

“Que nenhum de nós esqueça, especialmente neste julgamento em lidar com novas ideias e propostas de mudança social”, disse ela,

as sábias palavras de Abraham Lincoln: ‘Este país com suas instituições pertence ao povo que o habita.’

Nove meses depois, o tribunal proferiu uma confissão de culpa e Flynn foi enviado para a prisão de Alderson, na Virgínia Ocidental, pelos próximos dois anos – junto com Claudia Jones e Betty Gannett, duas outras mulheres líderes do partido acusadas pela Lei Smith.

Como prisioneiro nº 11710, Flynn colocou no papel os detalhes da vida em uma instituição correcional feminina federal, publicada posteriormente como Minha vida como prisioneiro político: a história de Alderson. Ela detalhou não apenas as brutalidades físicas do encarceramento, mas também seu custo psicológico:

A pesada sombra da prisão caiu sobre nós naqueles três dias – a porta trancada e a patrulha noturna. O giro de uma chave do lado de fora da porta é uma sensação estranha à qual nunca se acostumou. A pessoa se sentia como um animal preso em uma gaiola.

Ela também aproveitou a oportunidade para expor a natureza classista e racista do complexo prisional-industrial dos Estados Unidos. “Nenhuma mulher rica foi encontrada em Alderson”, escreveu ela, destacando como o sistema prisional consumia principalmente mulheres pobres e da classe trabalhadora, a maioria negra e de língua espanhola com vidas passadas frequentemente definidas por abuso, doença mental ou dependência de drogas. .

Após sua libertação da penitenciária, Flynn não hesitou em voltar ao trabalho político de esquerda e ao ativismo comunista. Ela também concorreu ao cargo novamente, apresentando seu nome para o Conselho da Cidade de Nova York em 1957.

Em 1961, seus longos anos de trabalho foram reconhecidos pelos camaradas, que a elegeram como presidente do Partido Comunista, a primeira mulher a ocupar o cargo. Depois de recuperar seu passaporte do governo, Flynn viajou para a União Soviética em 1964 para passar um tempo trabalhando em seu próximo livro. Enquanto estava lá, no entanto, ela adoeceu e faleceu aos 74 anos.

Mais de 25.000 pessoas compareceram ao seu funeral de estado na Praça Vermelha de Moscou. Seus restos mortais foram devolvidos aos Estados Unidos, onde foram enterrados no Cemitério Waldheim de Chicago, perto dos Mártires de Haymarket e outros heróis do trabalho.

Flynn se descreveu como uma “revolucionária profissional, uma agitadora” contra as injustiças do capitalismo, racismo e misoginia. Como a Prof. Mary Anne Trasciatti escreveu:

Não é exagero afirmar que Elizabeth Gurley Flynn esteve envolvida em quase todas as grandes campanhas da esquerda americana nos primeiros dois terços do século XX.

E é essa vida vivida em luta que tanto irrita os conservadores em New Hampshire; eles simplesmente não suportam a construção de um marco histórico que possa lembrar as pessoas de tal figura ou levá-las a aprender mais sobre ela ou, Deus me livre, seguir seus passos.

Sununu encolhe

Portanto, não é surpresa que o governador Chris Sununu tenha agido rapidamente de acordo com as demandas de seus colegas republicanos no Conselho Executivo, que disseram que o marcador histórico em Concord era “inapropriado, dado o envolvimento comunista de Flynn”. Como o marco era propriedade do Estado, seu escritório tinha poder para ordenar sua destruição.

O porta-voz de Sununu, Ben Vihstadt, disse na segunda-feira,

Todas as políticas e diretrizes foram seguidas na remoção desse controverso marcador.

Os defensores da história precisa diferem de Sununu. Eles acusam o estado de violar suas próprias regras para os marcadores, regras que dizem que os marcadores só podem ser “aposentados” se “contiverem erros de fato, estiverem em estado de abandono ou exigirem reforma”. Nada disso se aplica ao caso Flynn.

“Ainda dizemos que, de acordo com as próprias diretrizes do departamento, o local de nascimento de Elizabeth Gurley Flynn em Concord é um local adequado para um marco histórico”, disse Mary Lee Sargent, ex-professora de história dos EUA e ativista trabalhista e dos direitos das mulheres.

A placa foi aprovada no ano passado pelo Conselho Municipal de Concord após uma recomendação do programa estadual, administrado pela Divisão de Recursos Históricos do NH e pelo Departamento de Transporte.

Um comissário do Departamento de Recursos Naturais e Culturais diz que o programa de marcos é popular “porque é iniciado em nível local”, sem nenhum “esforço de cima para baixo” para povoar New Hampshire com marcos históricos dos próprios heróis políticos eleitos, nem para limpar o estado de seus inimigos ideológicos.

Com a intervenção de Sununu e reacionários nos mais altos escalões do governo estadual, essa tradição acabou. O anticomunismo pode ter vencido, mas talvez haja uma fresta de esperança.

Graças a toda a cobertura da mídia que os conservadores geraram com sua controvérsia planejada, mais pessoas provavelmente aprenderão sobre Elizabeth Gurley Flynn em artigos como este do que jamais leriam uma placa no tribunal no centro de Concord.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que achamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta