Cópias do relatório da Anistia Internacional, ‘Apartheid de Israel contra os palestinos’, em uma coletiva de imprensa em Jerusalém, 1º de fevereiro de 2022. O grupo de direitos humanos disse que Israel manteve ‘um sistema de opressão e dominação’ sobre os palestinos desde o início à sua criação em 1948, que atende à definição internacional de apartheid. Israel chamou o relatório de ‘anti-semita’. | Maya Alleruzzo/AP See More

Recentemente, o bilionário proprietário do Twitter e da Tesla, Elon Musk, twittou um ataque ao colega bilionário George Soros, comparando-o ao sobrevivente fictício do Holocausto e ao supervilão da Marvel Comics, Magneto. Embora o tweet tenha recebido condenação quase universal, muitos ficaram surpresos ao ver o governo israelense – o governo do chamado “Estado judeu” e autonomeado representante do judaísmo mundial – vindo em defesa do anti-semita Musk.

No entanto, qualquer pessoa surpresa com as ações do governo israelense claramente não está prestando atenção. A defesa de Musk é apenas o último passo na tentativa do regime sionista de redefinir o anti-semitismo como anti-sionismo. Esse movimento também ajuda a política externa do governo israelense, que se alinhou cada vez mais com a extrema-direita, na verdade governos e movimentos anti-semitas em todo o mundo.

Durante décadas, o governo israelense usou a acusação de antissemitismo como forma de se proteger de qualquer crítica. Qualquer um que se atreva a questionar a contínua ocupação militar de milhões de palestinos, a prisão sem julgamento de dissidentes políticos, a destruição de casas de civis ou qualquer um dos muitos outros crimes que o governo israelense comete regularmente, é rapidamente rotulado de um anti-semita.

Palestinos usam uma escada para escalar o muro do apartheid de Israel a caminho de rezar na Mesquita de al-Aqsa em Jerusalém durante o mês sagrado muçulmano do Ramadã, em Al-Ram, norte de Jerusalém, 11 de julho de 2014. | Majdi Mohammed / AP

A tática é uma tentativa de deslegitimar os críticos e defender o Estado de Israel de qualquer escrutínio.

Alguém seria perdoado por acreditar que o governo israelense está realmente preocupado com o anti-semitismo, considerando a frequência com que seus líderes falam sobre isso. Mas este não é o caso, já que o governo israelense cada vez mais faz amizade e defende os políticos anti-semitas de extrema-direita, desde que estejam dispostos a apoiar a ocupação contínua do povo palestino.

Um exemplo é o relacionamento próximo do governo israelense com o governo Trump e vários outros políticos republicanos de extrema direita. Trump arrastou repetidamente o tropo anti-semita da dupla lealdade judaica durante a campanha e no cargo. Em várias ocasiões, ao falar para grandes multidões de judeus, Trump disse aos judeus americanos que o governo israelense é seu governo real e que eles devem lealdade ao Partido Republicano por causa de sua boa amizade com o governo israelense.

Outro exemplo são os laços estreitos do governo israelense com o governo nacionalista extremista de Viktor Orban na Hungria. Orban frequentemente promove políticas para bloquear a imigração para o país, parte de seu esforço para “manter a Hungria húngara”.

Orban usou o tropo anti-semita de judeus ricos controlando o mundo, alegando que eles procuram inundar a Hungria com muçulmanos estrangeiros. Enquanto Soros era o alvo principal dos ataques de Orban (como ele era para Musk), o governo húngaro usou típicas imagens anti-semitas em sua campanha de desinformação.

Seguindo essa tendência, a fim de aprofundar seu relacionamento com o ultraconservador e nacionalista governo polonês, o atual governo de Netanyahu cedeu às pressões de Varsóvia para seguir a história revisionista impulsionada pelo governo polonês, negando qualquer colaboração polonesa nos crimes do Holocausto.

Netanyahu concordou que os estudantes israelenses que visitarem a Polônia aprenderão a narrativa polonesa, apesar do grande corpo de evidências históricas que a contradizem. O governo israelense já se orgulhou de caçar nazistas, como Adolf Eichmann, mas hoje aceita a história revisionista do Holocausto para se aproximar de outros governos de extrema direita em todo o mundo.

Não surpreendentemente, o governo israelense também se aliou a elementos de extrema direita na guerra da Ucrânia. Chegou até a receber membros do batalhão neonazista Azov em Israel. O Batalhão Azov se destacou atacando russos, ciganos e outros grupos minoritários que vivem na Ucrânia, incluindo judeus. A certa altura, o rabino-chefe de Kiev afirmou que era muito perigoso para os judeus andarem de quipá (tradicional gorro judaico) na capital devido à forte influência de elementos fascistas ligados ao Batalhão Azov e ao Partido Svoboda.

Enquanto apoiarem a ocupação da Palestina, mesmo os verdadeiros anti-semitas, como o primeiro-ministro húngaro Viktor Orban, à esquerda, são considerados amigos de Israel. | Ariel Schalit/AP See More

Ao mesmo tempo, o governo israelense não tem medo de acusar qualquer um que o critique de ser anti-semita. Os jornais israelenses estão transbordando de artigos que declaram anti-semitas os oponentes da ocupação israelense do povo palestino. De fato, o governo israelense declarou o relatório da ONU que cita fatos sobre a violação de Israel da lei internacional como anti-semita.

Uma das ferramentas favoritas dos fascistas e da extrema direita é mudar o significado das palavras para servir aos seus objetivos. Nos EUA, o governo Trump forçou “fatos alternativos” e os manifestantes foram acusados ​​de traidores pagos. O governo israelense está seguindo o mesmo modelo.

Ele procura ser o árbitro de quem é e quem não é anti-semita, e a definição do governo é bastante fácil de entender. Qualquer um que concorde com a política do estado – mesmo que seja nazista, fascista ou ultranacionalista cristão – não pode odiar os judeus. Qualquer um que critique a política israelense – não importa se são políticos progressistas, ativistas de direitos humanos ou especialistas em direito internacional – são todos anti-semitas.

Como acontece com todos os artigos de opinião publicados pela People’s World, este artigo reflete as opiniões de seu autor.

Esperamos que você tenha apreciado este artigo. No mundo das pessoas, acreditamos que notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e paywalls porque somos totalmente apoiados pelo leitor. Somente vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um apoiador mensal hoje. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Amiad Horowitz


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta