Mulheres palestinas se reúnem atrás de portões fechados enquanto tentam cruzar da Cisjordânia ocupada para Jerusalém para orar durante a noite mais sagrada do Ramadã no posto de controle militar israelense de Qalandiya, perto de Ramallah, 17 de abril de 2023. | PA

Israel está usando um sistema experimental de reconhecimento facial para “aumentar a segregação e automatizar o apartheid”, alertou a secretária-geral da Anistia Internacional, Agnes Callamard, na terça-feira.

A caridade liberal está publicando um novo relatório, apartheid automatizadodetalhando uma “rede de vigilância cada vez maior” consolidando o controle do governo israelense sobre os palestinos.

“Tanto em Hebron [in the occupied West Bank] e Jerusalém Oriental ocupada, a tecnologia de reconhecimento facial suporta uma densa rede de câmeras CCTV para manter os palestinos sob observação quase constante.

“Apartheid automatizado mostra como essa vigilância é parte de uma tentativa deliberada das autoridades israelenses de criar um ambiente hostil e coercitivo para os palestinos”, diz a organização de direitos humanos.

O sistema experimental de vigilância Red Wolf é usado para rastrear palestinos e automatizar restrições aos seus movimentos, segundo o relatório.

Quando um palestino passa por um posto de controle em que a Red Wolf está operando, seu rosto é escaneado sem seu conhecimento e comparado com entradas biométricas em bancos de dados que contêm exclusivamente informações sobre palestinos.

A Red Wolf usa esses dados para determinar se um indivíduo pode passar por um posto de controle e automaticamente registra biometricamente qualquer novo rosto que escaneia. Se não houver entrada para um indivíduo, sua passagem será negada.

E a Anistia diz que o monitoramento da população palestina se tornou “gamificado”, com outro sistema, conhecido como Blue Wolf, operado por meio de um aplicativo e gerando rankings com base no número de palestinos cadastrados.

Os comandantes israelenses deram prêmios aos batalhões com a pontuação mais alta, incentivando as tropas a manter os palestinos sob observação constante.

O aplicativo permite que os soldados israelenses obtenham informações sobre os palestinos armazenadas em um enorme banco de dados chamado Wolf Pack.

“Na área H2 de Hebron, documentamos como um novo sistema de reconhecimento facial chamado Red Wolf está reforçando restrições draconianas à liberdade de movimento dos palestinos, usando dados biométricos adquiridos ilegitimamente”, diz Callamard.

“Além da ameaça constante de força física excessiva e prisão arbitrária, os palestinos agora devem enfrentar o risco de serem rastreados por um algoritmo ou impedidos de entrar em seus próprios bairros com base em informações armazenadas em bancos de dados de vigilância discriminatórios”.

Temores sobre o uso da tecnologia de reconhecimento facial foram levantados na Índia, China e Estados Unidos, com a Anistia lançando uma campanha internacional “Ban the Scan” pedindo uma moratória global sobre o desenvolvimento, venda e uso de tal tecnologia para vigilância. propósitos.

Estrela da Manhã


CONTRIBUINTE

Estrela da Manhã


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta