São João del-Rei, Brasil – Quando Israel Domingos foi condenado por tráfico de drogas há quatro anos, o brasileiro de 34 anos nunca imaginou que acabaria em uma prisão onde receberia as chaves – e optou por não fugir.

“Antes de vir para cá, tudo que eu conseguia pensar era em fugir da prisão”, disse ele à Al Jazeera durante uma visita recente à prisão na cidade de São João del-Rei, no leste do Brasil. “Eu me vi na rua, com uma arma na mão, ganhando dinheiro com grandes quantidades de drogas.”

Agora, Domingos diz que quer voltar para o presídio, administrado pela Associação de Proteção e Assistência aos Apenados (APAC), para ser assistente social após cumprir a pena. Ele foi transferido para a instalação da APAC após um ano em prisão regular.

A APAC, organização brasileira sem fins lucrativos que defende o melhor tratamento dos presos, tem um modelo único nas dezenas de unidades que administra em todo o país. Os presos supervisionam a segurança e a disciplina, fazem sua própria comida e vestem suas próprias roupas. Chamados de “pessoas em recuperação”, os presos são chamados pelo nome e não por um número.

Os mais de 400 detentos da APAC de São João del-Rei têm as chaves de suas próprias celas – e, ao contrário de uma prisão típica, não há guardas armados monitorando seus movimentos.

Samuel (à direita) aprendeu a fazer pão em curso profissionalizante da APAC [Apolline Guillerot-Malick/Al Jazeera]

Isso está muito longe da norma no Brasil, onde a população carcerária total ultrapassa 800.000. O ministério de direitos humanos do país citou condições desumanas, incluindo comida estragada e tortura, dentro de prisões no estado do Rio Grande do Norte, que levaram a tumultos mortais em março passado.

Em 2021, um relatório da Comissão Interamericana de Direitos Humanos disse que em todo o Brasil, os presos foram “muitas vezes mantidos em prisões superlotadas e estruturalmente deficientes, maltratados e frequentemente submetidos a tortura”.

Nas prisões da APAC, as celas parecem limpas, a comida é fresca e a educação faz parte do programa de reabilitação. Em termos de reincidência, enquanto o estado brasileiro registra sua média nacional em 39% após cinco anos – um número muito inferior aos 80% citados por observadores internacionais – a APAC diz que suas instalações têm uma taxa de cerca de 14%.

Leonardo Henrique, que cumpre pena de 19 anos por tráfico de drogas, disse que, após ser tratado com dignidade na APAC de São João del-Rei, renunciou ao crime.

“Meu sonho é trabalhar como assistente judicial de um juiz que não acredita em recuperação, para mostrar a ele que sim, funciona”, disse Henrique à Al Jazeera.

Chaves do centro de detenção e das celas da prisão
No sistema APAC, os presos têm as chaves do centro de detenção e das celas [Apolline Guillerot-Malick/Al Jazeera]

‘Perda de tempo e de vida’

Denio Marx, gerente de relações internacionais do Centro Internacional de Estudos do Método APAC, organização que auxilia na pesquisa e treinamento nessas unidades, disse que os condenados por todos os tipos de crimes eram aceitos, embora os infratores relacionados a drogas fossem os mais prevalentes .

Antes que um juiz possa enviar os presos para as instalações da APAC financiadas pelo estado, eles devem primeiro passar um tempo na prisão regular, para a qual podem ser devolvidos se não se adaptarem ao sistema APAC. Isso serve como um incentivo para o cumprimento, Antonio Fuzatto, presidente da unidade da APAC em São João del-Rei, disse à Al Jazeera.

Mas um preso disse que se tivesse sido enviado para uma prisão da APAC imediatamente, em vez de passar três anos na prisão regular, ele teria feito mais progresso em suas ambições e metas educacionais.

“[Standard prison] foi uma perda de tempo e de vida”, disse Alisson, que falou com a condição de que seu sobrenome não fosse divulgado, à Al Jazeera.

De acordo com Marx, no entanto, essas instalações devem funcionar “lado a lado” com as prisões regulares. Preocupações com a corrupção entre autoridades locais em algumas cidades, juntamente com recursos limitados, frustraram os esforços para expandir ainda mais o sistema APAC, disse ele à Al Jazeera – mas, ao mesmo tempo, a metodologia continuou a ganhar força em todo o mundo, da Alemanha à Coreia do Sul.

Alguns criticam a abordagem. Fernanda Prates, professora de direito da Fundação Getulio Vargas, disse que corre o risco de legitimar o sistema carcerário em geral. “Deveríamos pensar em como as sentenças podem ser cumpridas fora das penitenciárias”, disse ela à Al Jazeera.

Recuperandos folheiam livros em uma sala de aula
Este curso permite que os reclusos reduzam a sua pena através da leitura de livros [Apolline Guillerot-Malick/Al Jazeera]

Como uma organização cristã sem fins lucrativos, a APAC vê o crime através das lentes do erro moral individual, e não como uma construção social que pode mudar quando as condições mudam, acrescentou Prates. A espiritualidade ancorada nas crenças cristãs ocupa lugar de destaque na filosofia e nas práticas da APAC, com a participação diária dos detentos em rituais de oração e hinos.

Os novos internos que entram na unidade de São João del-Rei são recebidos por uma placa com os dizeres: “Aqui entra o homem, o crime fica lá fora”.

Encontrar um novo começo

Alguns internos podem inicialmente ter dificuldade em se adaptar ao ritmo da APAC, que implica acordar diariamente às 6h e passar o dia inteiro fazendo tarefas, atividades e estudos, até as 22h.

Ao proferir essas sentenças, os juízes decidem se colocam os presos em regime “fechado”, “semiaberto” ou “aberto”, o que determina restrições à sua liberdade de movimento. Estas designações podem ser alteradas posteriormente.

Quando em regime fechado, os reclusos raramente podem sair do edifício onde se encontram as celas, a área comum e o amplo pátio. Mas quem está em regime semiaberto e aberto pode passear pelos jardins amplos e verdes do complexo de São João del-Rei, que inclui uma horta, uma granja com galinhas e porcos e um posto médico.

Na padaria da unidade, os internos produzem milhares de pães diariamente. Em grandes galpões, eles descobrem os fundamentos da metalurgia, alvenaria e marcenaria.

Henrique, que concluiu o ensino médio desde que chegou à unidade há três anos, disse que cresceu em uma área de São João del-Rei com alto índice de criminalidade. Ele costumava admirar os traficantes que tinham motocicletas, em vez de bicicletas.

Espaço de lazer utilizado como campo de futebol
Algumas das detentas se armaram em volta do campo de futebol para fazer artesanato [Apolline Guillerot-Malick/Al Jazeera]

“Gosto de admitir que segui o caminho errado”, disse ele. “Quando somos livres, fazemos nossas próprias escolhas.”

Outro preso, Dilermando do Carmo Camara, disse à Al Jazeera que antes de chegar à unidade da APAC, lutava contra a depressão.

“Quando fui preso pela terceira vez, não tinha mais vontade de viver”, disse ele, olhando para as cicatrizes brancas em seus pulsos.

Camara, que cumpre pena de 20 anos por tráfico de drogas e violência, atribui à APAC as ferramentas para que os presos reconstruam suas vidas: “Sete anos na outra prisão não me deram o que ganhei em cinco meses aqui. ”

Fonte: www.aljazeera.com

Deixe uma resposta