Membros da Escola Claudia Jones para Educação Política, que desempenharam um papel fundamental na aprovação da resolução, posam com o vereador Robert White, Jr., segundo da esquerda, após a votação. | via Escola Claudia Jones

WASHINGTON – Na terça-feira, 16 de maio de 2023, o Conselho de DC votou unanimemente para instar o presidente Joe Biden e o Congresso a encerrar o bloqueio econômico de mais de 60 anos contra Cuba e a remover a designação do país como estado patrocinador do terrorismo.

Depois de três meses no comitê, a resolução, oficialmente intitulada “PR25-0113: Sentido do Conselho sobre a Resolução de Restauração das Relações Cubano-Americanas de 2023”, foi levada a todo o órgão para votação. Todos os membros do conselho votaram a favor, pois membros da comunidade se reuniram na câmara em apoio.

A resolução foi votada depois de ser retida no comitê pelo presidente Phil Mendelson devido a alguns fatores. Uma foi a experiência com uma resolução prévia apresentada em 2019 pelos então membros do conselho David Grosso, Mary Cheh, Brianne Nadeau e Robert White Jr., que não saiu do comitê por causa da preocupação de Mendelson em interferir nas questões da política externa nacional. e solicitar uma audiência pública.

A segunda foi a interferência do Congresso liderada pelos republicanos na legislação de DC desde o início de 2023, que deixou os vereadores de DC preocupados com o fato de que qualquer controvérsia sobre uma resolução de Cuba poderia inviabilizar outras leis aprovadas localmente, incluindo a Lei de Emenda dos Direitos de Voto Local e o Orçamento FY24 DC. .

O Conselho de DC votou unanimemente para instar o presidente e o Congresso a acabar com o bloqueio a Cuba e remover a designação de patrocinador do terrorismo do país. | via Escola Claudia Jones

O Conselho de DC conseguiu superar esses desafios e trazer a resolução sobre Cuba para a agenda de não-consentimento da reunião legislativa do conselho nesta terça-feira, após meses de pressão de membros da comunidade local e ativistas.

Durante o debate antes da votação, Brooke Pinto, vereadora do Ward 2, expressou preocupação com o raciocínio por trás da elaboração e aprovação de uma resolução relacionada à política externa federal, visto que DC é uma “cidade que deveria ser um estado”.

O membro do Conselho At-Large, Robert White, Jr., respondeu, dizendo que DC aprovou resoluções semelhantes, incluindo uma relacionada à nomeação de Jamal Khashoggi Way e outra ligada à Guerra Rússia-Ucrânia. Pinto não pareceu convencida, mas antecipou seus comentários dizendo que apoiava o conteúdo da resolução.

A vereadora da Ward 1, Brianne Nadeau, respondeu dizendo que ela tem vários constituintes que apóiam a resolução de Cuba e também tinha dois funcionários cubano-americanos que merecem a solidariedade e o apoio de Washington, DC

Depois que a resolução foi aprovada, os apoiadores da comunidade – junto com os membros do conselho R. White, Charles Allen e Janeese Lewis George – agitaram bandeiras cubanas e aplaudiram em apoio à aprovação.

A co-presidente da Rede Nacional sobre Cuba (NNOC), Cheryl LaBash, disse imediatamente após a votação: “Esta resolução, a 80ª nacional e a 16ª apenas este ano, mostra que a política de Cuba do governo Biden está fora de sintonia com as pessoas em todo o país.”

O fundador e CEO da Busboys & Poets, Andy Shallal, disse:

“Que a votação de hoje envie uma mensagem clara ao governo Biden de que a política fracassada de Trump deve ser derrubada. O povo americano em mais de 80 cidades e jurisdições, incluindo a capital do país, deixou claro: é hora de acabar com as sanções contra Cuba e restaurar a política do governo Obama de avançar para relações diplomáticas plenas”.

Os organizadores que faziam parte de uma nova coalizão que se autodenominava DC Network to Normalize Relations with Cuba, ou DC Network for US-Cuba Normalization, incluíam importantes ativistas da Claudia Jones School for Political Education, NNOC, DSA International Committee, Alliance for Cuba Engajamento e Respeito, Conselho de Paz dos EUA, CODEPINK, Busboys & Poets e DC Metro Coalition em Solidariedade com a Revolução Cubana.

Os métodos de pressão usados ​​na preparação para a votação incluíram uma carta de adesão de mais de 30 organizações enviada ao conselho, uma campanha de mais de 500 cartas individuais dirigidas aos vereadores, telefonemas para a equipe do vereador, lobby consistente e eventos de educação política na comunidade.

Esta é agora uma oportunidade para permitir que a comunidade mais ampla de DC aprenda mais sobre Cuba e construa relações mais diretas entre as autoridades eleitas de DC e Cuba por meio de delegações de viagens, intercâmbios políticos e muito mais.

A Embaixadora de Cuba nos Estados Unidos, Lianys Torres Rivera, twittou: “DC está com o povo de Cuba, pessoal!”

Esperamos que você tenha apreciado este artigo. No mundo das pessoas, acreditamos que notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e paywalls porque somos totalmente apoiados pelo leitor. Somente vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um apoiador mensal hoje. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Jamal rico


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta