O presidente da China, Xi Jinping, à direita, e o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, respectivamente, estão pressionando para que a Ucrânia e a Rússia cessem as hostilidades e retornem à mesa de negociações. | Madoka Ikegami / Foto da piscina via AP

Separadamente, a China e um grupo de nações lideradas pela África do Sul estão pressionando a Rússia e a Ucrânia para iniciar negociações de paz. Os EUA e muitas nações da Europa Ocidental, enquanto isso, continuam despejando mais armas no conflito.

O presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, concordaram em separar reuniões com uma delegação de líderes de seis países africanos para discutir um possível plano para acabar com a guerra na Ucrânia, disse o presidente da África do Sul no início desta semana.

O presidente Cyril Ramaphosa disse que falou com os dois líderes por telefone no fim de semana, com cada um concordando em hospedar uma “missão de paz dos líderes africanos” em Moscou e Kiev, respectivamente. Ramaphosa disse: “O principal para nossas discussões são os esforços para encontrar uma solução pacífica para o conflito devastador na Ucrânia”.

Os líderes da Zâmbia, Senegal, República do Congo, Uganda e Egito farão parte da delegação junto com ele, disse Ramaphosa em comunicado. Os presidentes russo e ucraniano deram a ele autorização para “iniciar os preparativos”, disse o presidente sul-africano.

Quatro desses seis países africanos – África do Sul, República do Congo, Senegal e Uganda – se abstiveram de uma votação das Nações Unidas no ano passado sobre a condenação da invasão russa. Zâmbia e Egito votaram a favor da moção.

Ramaphosa não deu um cronograma ou delineou quaisquer parâmetros para as possíveis negociações de paz. O secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, saudou a iniciativa, disse o presidente Ramaphosa.

O porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, disse: “Somos a favor de qualquer iniciativa que possa nos levar a uma paz de acordo com a Carta da ONU, de acordo com o direito internacional e de acordo com as resoluções da Assembleia Geral”, disse Dujarric.

O anúncio veio dias depois de o embaixador dos Estados Unidos na África do Sul acusar o país de estar do lado da Rússia na guerra da Ucrânia e até de fornecer armas para ajudar Moscou. Na semana passada, o embaixador Reuben Brigety disse que armas e munições foram carregadas em um cargueiro de bandeira russa em uma base naval sul-africana em dezembro e levadas para a Rússia.

A África do Sul negou o envio de armas para a Rússia e disse que o assunto está sob investigação.

O país assumiu uma posição não alinhada no conflito na Ucrânia, embora tenha fortes laços históricos com a Rússia – a União Soviética apoiou o agora governante partido do Congresso Nacional Africano da África do Sul quando tentava derrubar o regime racista do apartheid.

A China também está envolvida em esforços para garantir a paz na Ucrânia e esta semana enviou um enviado sênior à Europa para desenvolver o plano de paz apresentado em fevereiro. O país disse que seu enviado se encontrou com Zelensky durante as negociações realizadas em Kiev no início desta semana.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Wang Wenbin, disse que a reunião ocorreu em meio a discussões entre o enviado Li Hui e o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia e outros funcionários do governo.

“Não há remédio para resolver a crise”, disse Wang a repórteres. “Todas as partes devem criar condições favoráveis ​​e acumular confiança mútua para o acordo político.”

A visita ocorreu após um telefonema anterior entre Zelensky e o presidente chinês Xi Jinping.

Soldados ucranianos disparam um canhão perto de Bakhmut, uma cidade do leste onde ocorrem batalhas ferozes contra as forças russas, na região de Donetsk, Ucrânia, 15 de maio de 2023. | Libkos/AP See More

Durante dois dias, Li e o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, discutiram “maneiras de impedir a agressão russa”, disse o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia em comunicado.

Kuleba informou Li, um ex-embaixador chinês em Moscou, “sobre os princípios de restauração de uma paz estável e justa baseada no respeito pela soberania e integridade territorial da Ucrânia”.

Pequim divulgou um plano de paz proposto em fevereiro, mas os Estados Unidos, seus aliados e a Ucrânia deram uma resposta silenciosa, insistindo que Putin deve retirar suas forças antes que qualquer cessar-fogo ou negociações possam ocorrer.

O Ministério das Relações Exteriores da China disse que Li também visitará a Polônia, França e Alemanha, mas não deu detalhes de sua programação.

Nem os Estados Unidos nem a ONU deram passos óbvios para encontrar uma solução pacífica para o conflito.

Em vez disso, na quinta-feira, o Pentágono anunciou que um “erro de contabilidade” calculou mal quanto armamento os EUA enviaram para a Ucrânia até agora, o que significa que US$ 3 bilhões adicionais estão disponíveis para a exportação de mísseis e outros equipamentos – além dos US$ 37 bilhões já gasto.

O erro foi supostamente causado por funcionários que superestimaram alguns dos sistemas de armas enviados à Ucrânia, usando o valor em dinheiro que custaria para substituir um item completamente, em vez do valor atual da arma.

O Pentágono está sob crescente pressão do Congresso para mostrar responsabilidade pelos bilhões que enviou em armas, munições e equipamentos para a Ucrânia, já que alguns legisladores questionam se esse nível de apoio deve continuar.

Este artigo apresenta reportagens da Morning Star e Associated Press.

Esperamos que você tenha apreciado este artigo. No mundo das pessoas, acreditamos que notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e paywalls porque somos totalmente apoiados pelo leitor. Somente vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um apoiador mensal hoje. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Roger McKenzie


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta