A oferta ininterrupta de trabalho no capitalismo é assegurada por um arranjo sociocultural de produção do ‘trabalhador’ dentro da família e do lar. Este não é um local de produção capitalista onde bens e serviços são produzidos como mercadorias por meio do trabalho assalariado. Em vez disso, o trabalhador como um sujeito saudável é produzido dentro da família envolvendo trabalho não remunerado.

Ao discutir sobre a acumulação primária de capital, Marx se referiu a um processo de alienação dos produtores diretos dos meios de produção e isso foi feito pelo uso da coerção. Mas os produtores que perderam o controle sobre seus meios de produção não foram imediatamente convertidos em trabalhadores fabris, mas tiveram que passar por um prolongado processo de disciplinamento que também envolvia coerção física e legal. Mas o capitalismo não sobreviveu por uma dose “primitiva” ou pré-histórica de expropriação que criou um fluxo de trabalho pronto para vender sua força de trabalho. O fato é que manter um fluxo contínuo de despossuídos que não têm outra alternativa a não ser vender sua força de trabalho requer, antes de tudo, um processo contínuo de desapropriação e, em segundo lugar, um modo de reprodução social que produzirá o ‘trabalhador’ com as características fisiológicas, emocionais e insumos culturais além do local do capitalismo. A primeira está sendo cumprida pela criação contínua de empobrecimento para a classe trabalhadora, mantendo-a perpetuamente privada de qualquer meio de produção. Isso muitas vezes não aparece como resultado de força ou coerção, mas sendo internalizado como um processo de consentimento, normalizado e internalizado como a regra do jogo tanto pelo capitalista quanto pelo trabalhador.

O segundo arranjo importante é cumprido por meio de um casamento entre o capitalismo e o patriarcado. O trabalhador para sobreviver precisa de comida, abrigo, entretenimento e seu suprimento futuro requer cuidados mínimos de saúde, educação e empatia ao enfrentar o mundo ‘exterior’. O valor socialmente sancionado de tudo isso determina o valor da força de trabalho trocada por meio do salário. Mas isso também envolve um processo de produção dentro da casa. A comida não pode ser consumida crua, o abrigo tem que ser mantido, as crianças devem ser cuidadas, a emoção, a empatia e o cuidado têm que estar presentes para reenergizar o trabalhador para o dia seguinte. Todo esse processo tem que ser feito sem nenhum custo para o capital e é assim que o patriarcado subsidia as relações de capital. O trabalho não remunerado que transforma verduras e carne em comida, cuida de crianças e idosos, transforma espaço em lar tem que fluir gratuitamente das mulheres integrantes da casa e isso está sendo assegurado por um processo sociocultural propício, o patriarcado. Mesmo que a mulher esteja envolvida em trabalho remunerado ou participe do mercado de trabalho, sua principal responsabilidade continua sendo realizar o trabalho não remunerado necessário para reproduzir a força de trabalho além do trabalho remunerado.

MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO

De acordo com o Censo de 2011, a população da Índia é de 121,1 crore, dos quais 48,5 por cento são mulheres. Em 2036, estima-se que a população atinja 152,2 crores e a parcela feminina seja estimada em 48,8%. De fato, o crescimento anual da população caiu de 2,2% em 1971 para 1,1% em 2021, o que é acompanhado por melhorias na proporção de sexo (fêmeas por 1.000 homens) de 926 em 1991 para 943 em 2011. Na Índia rural, o sexo A proporção é de 949 mulheres para cada mil homens e na Índia urbana é de 929 de acordo com o último censo. Apesar de haver alguma melhoria na proporção entre os sexos nas últimas duas décadas, a disparidade com base no gênero é particularmente acentuada no caso das taxas de participação na força de trabalho (LFPR) e no emprego.

O LFPR mostra basicamente o percentual de pessoas ocupadas ou procurando trabalho na faixa etária de trabalho. Para o sexo feminino, significa a proporção da faixa etária feminina ativa no mercado de trabalho, trabalhando ou procurando emprego. Para a faixa etária de 15 anos ou mais, no ano de 2020-21, o LFPR para homens foi de 77,2%, enquanto para mulheres foi de 32,8%. Isso mostra como ainda hoje é difícil para as mulheres participarem do mercado de trabalho e apenas cerca de um terço do total de mulheres em idade ativa participa do mercado de trabalho. No que respeita ao emprego, ou seja, à proporção de pessoas empregadas ou ao rácio da população trabalhadora (RPT) para os diferentes segmentos etários, o hiato de género continua a ser significativo. O WPR para a faixa etária de 15 anos ou mais foi de 75,3 na área rural e 70,4 na área urbana para a população masculina, enquanto a razão foi de 35,8 e 21,9, respectivamente, para a população feminina da mesma faixa etária. Portanto, a proporção de mulheres empregadas é muito menor do que a proporção de homens trabalhando e, além disso, tem sido amplamente discutido, principalmente no contexto da pandemia, que quando os empregadores demitem seus funcionários existentes, são as mulheres e os jovens sobre quem o machado cai primeiro. A NSSO também fornece números para os ganhos salariais médios recebidos por dia por trabalhadores ocasionais masculinos e femininos durante o período de abril a junho de 2022. O salário feminino na Índia rural era de apenas 67% do salário masculino para o mesmo trabalho e nas áreas urbanas era de apenas 67% do salário masculino para o mesmo trabalho. ser 69 por cento do salário masculino. Portanto, as mulheres ainda hoje acabam recebendo salários inferiores aos dos homens pelo mesmo trabalho.

DISTRIBUIÇÃO DE TRABALHO NÃO REMUNERADO

O trabalho que produz valor é contabilizado no PIB de um país apenas quando esse trabalho produz commodities. Em outras palavras, o capitalismo reconhece contribuições como trabalho apenas quando tais atividades produzem bens e serviços para venda. Na verdade, é muito insensível a esses tipos de trabalho que não se destinam à venda no mercado. E em um sistema social que funciona com base em relações de valor definidas por valores de troca, as obras que não são destinadas à venda não são apenas não pagas, mas também dificilmente são reconhecidas como trabalho.

Pesquisa de uso do tempo feita pelo ministério de estatística e implementação de programas, o governo da Índia fornece dados sobre como o trabalho não remunerado está sendo compartilhado dentro de uma família indiana média entre membros do sexo masculino e feminino. A pesquisa diz que 81% das mulheres se dedicam ao trabalho doméstico não remunerado, dedicando cinco horas por dia. Na faixa etária de 15 a 59 anos, essa porcentagem é ainda maior, 92 por cento, e para a faixa etária de 60 anos ou mais, 78 por cento das mulheres estão envolvidas em trabalho doméstico não remunerado. Entre os homens da faixa etária de 15 a 59 anos, apenas 29 por cento participam de trabalho não remunerado. Considerando a distribuição média do uso do tempo em um dia, homens de seis anos ou mais gastam em média 67 minutos em atividades não remuneradas, 240 minutos em atividades remuneradas e 1.133 minutos em atividades residuais e outras que incluem autodesenvolvimento e autodesenvolvimento. -Cuidado. Por outro lado, uma mulher média gasta 305 minutos em atividades não remuneradas, 56 minutos em atividades remuneradas e 1.079 minutos em atividades residuais e outras em um dia. Assim, em média, uma mulher do agregado familiar gasta 4,5 vezes o que um homem costuma gastar em trabalho não remunerado, enquanto um homem gasta 4,3 vezes em comparação com uma mulher em trabalho remunerado. Para manter essa assimetria na distribuição do uso do tempo, a sociedade garante duas coisas: as mulheres são desencorajadas e privadas por diversos meios no mercado de trabalho, recebem menos salários em comparação com seus colegas masculinos para o mesmo trabalho e, em segundo lugar, um processo cultural que elogia as mulheres e as confina nas estruturas de papéis familiares. Isso não apenas ajuda os homens a justificar essa distribuição assimétrica do trabalho doméstico não remunerado, de cujos frutos eles se apropriam, mas também ajuda muito o capital a diminuir o custo de produção da força de trabalho.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que achamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta