Declínio radical nas populações de aves nos EUA e no Canadá. Mais de meio bilhão desapareceram na Europa. (pássaro vivo revista, agosto de 2019)


“Os pássaros costumam ser altamente sensíveis às mudanças em seu ambiente e, portanto, podem atuar como sistemas de alerta precoce de ameaças à natureza”.

por Ian Angus

Em todo o mundo, 49% de todas as espécies de aves selvagens estão em declínio acentuado. O relatório oficial da BirdLife International, Situação das Aves do Mundo 2022, estima que agora haja quase três bilhões a menos de aves selvagens no Canadá e nos Estados Unidos do que há algumas décadas, e cerca de 600 milhões a menos na União Européia. Dados menos abrangentes estão disponíveis para o sul global, mas estudos em alguns países sul-americanos, africanos e asiáticos mostraram declínios semelhantes.

Muitos relatos sobre o declínio da população de pássaros simplesmente listam várias causas possíveis para o declínio – turbinas eólicas, urbanização, mudanças climáticas, extração de madeira, incêndios florestais, caça e até gatos domésticos. A ausência de dados sobre quais fatores são mais importantes tem sido uma desculpa conveniente para não fazer nada para salvar as aves.

Um importante estudo publicado na edição de 15 de maio da PNAS – o Anais da Academia Nacional de Ciências – tira essa desculpa. Seu título indica claramente sua principal descoberta: Práticas agrícolas estão impulsionando o declínio da população de pássaros em toda a Europa. O estudo “fornece fortes evidências de um efeito direto e predominante das práticas agrícolas em grandes escalas continentais”.

Este é de longe o estudo mais extenso até hoje sobre a dinâmica populacional de aves. Mais de cinquenta ornitólogos, zoólogos, biólogos e ecologistas analisaram décadas de dados populacionais de 170 espécies de aves em mais de 20.000 locais em 28 países europeus, comparando-os com quatro pressões conhecidas sobre as populações de aves: intensificação agrícola, mudança na cobertura florestal, urbanização e mudança de temperatura.

Entre 1980 e 2016, as populações de aves europeias como um todo caíram um quarto, mas o número de aves agrícolas caiu mais da metade. Áreas dominadas por grandes fazendas tiveram declínios maiores do que áreas onde a maioria das fazendas são menores.

A maior causa do declínio de aves é a agricultura intensiva em produtos químicos. Algumas aves são mortas por pesticidas ou herbicidas, mas os impactos mais importantes são a perda de alimentos, especialmente insetos e outros invertebrados dos quais depende a maioria das espécies de aves, e a disseminação de monoculturas intensivas em fertilizantes que eliminam áreas de abrigo e nidificação. As populações comedoras de insetos diminuíram mais do que quaisquer outras.

Em suma, o colapso das populações de aves agrícolas está intimamente relacionado com a Apocalipse dos Insetos no Antropoceno, discutido aqui recentemente. A matança em massa de insetos está matando massas de pássaros.

A agricultura industrial não é, obviamente, o único motor. A perda de habitat decorrente do crescimento urbano e do desmatamento causaram quedas, nessas áreas, de 27,8% e 17,7%, respectivamente. A mudança climática teve efeitos mistos – as aves do norte, que preferem o frio, caíram 39,7%, e as espécies de aves do sul, que preferem o calor, caíram 17,1%. No geral, porém, o matador de pássaros mais importante é a agricultura capitalista em grande escala.

O estudo conclui:

“Considerando o impacto negativo esmagador da intensificação agrícola e a homogeneização introduzida pelas mudanças de temperatura e uso da terra, nossos resultados sugerem que o destino das populações de aves europeias comuns depende da rápida implementação de mudanças transformadoras nas sociedades europeias e, especialmente, na reforma agrícola. .”

Fonte: climateandcapitalism.com

Deixe uma resposta