O ex-presidente Donald Trump conversa com Phil Mickelson durante um evento LIV Golf em 27 de maio no Trump National Golf Club em Sterling, Virgínia. O ex-criminoso sexual duas vezes acusado, indiciado e considerado culpado, o ex-presidente Trump elogiou tanto o negócio bilionário do golfe quanto seu amigo , o assassino príncipe herdeiro da Arábia Saudita. | Alex Brandon/AP

PONTE VEDRA BEACH, Flórida – Chame isso de fusão de um grupo de bilionários do golfe, criando um monopólio quase mundial com mais dois grupos de milionários e bilionários do golfe. E torná-lo um monopólio manchado de sangue, já que um dos três, LIV Golf, é financiado por um dos monarcas notoriamente repressores do mundo, o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman.

É assim que se descreve a espantosa demonstração de ganância corporativa quando três circuitos de golfe rivais – o circuito masculino da Professional Golf Association (PGA) dos EUA, o Salman’s LIV e o DP World Golf, que dirige o golfe europeu – anunciaram sua fusão inesperadamente em 6 de junho.

Mas há um segundo aspecto da ganância corporativa que não foi mencionado no anúncio da fusão: os CEOs e os ricos financiam os clubes de golfe que organizam torneios de golfe. Eles convivem com os jogadores de golfe – colegas elitistas – nas partidas “Pro-Am” de antemão. Esses torneios costumam ser locais de negócios corporativos, em segredo, em campos de golfe. Lá, o público não está lá e, como resultado, é explorado.

Os membros da classe dominante corporativa não estão felizes em um mundo onde tudo o que eles dizem e fazem é escrutinado por todos, desde governos mundiais a acionistas e, pior de tudo, pela classe trabalhadora mundial e todos os seus aliados. Agora eles têm uma estrutura organizacional dentro da qual, seja nos EUA, na Europa ou no Oriente Médio, podem se encontrar, conversar e planejar em segredo e de onde podem enviar seus planos elaborados secretamente para dominar o mundo para suas salas de diretoria para implementação. Eles sonham, é claro, com o dia em que a China e qualquer país socialista remanescente também possam ficar sob seu guarda-chuva de golfe.

Chamado de “parceria”

O presidente da PGA, Jay Monahan, chamou a união dos três circuitos de “uma parceria/criação de uma nova entidade comercial”. Mas todo mundo que está cobrindo isso chama isso de fusão. Essas três grandes turnês estão em fusão, e seus torneios têm os maiores prêmios e cobrem a maior parte do globo, daí o monopólio. Outros passeios de golfe estão fora.

Monahan manteve as negociações em segredo até mesmo de seus próprios membros, muitos dos quais o bombardearam com desafios céticos em uma reunião a portas fechadas em Toronto durante o Aberto do Canadá. Vários exigiram que Monahan desistisse. Monahan disse que a nova entidade terá fins lucrativos, enquanto a PGA não tem fins lucrativos.

E Monahan certamente não mencionou o registro manchado de sangue do Príncipe Salman da Arábia Saudita, conhecido pelas iniciais MBS. Teria sido inconveniente, na melhor das hipóteses, considerando a maneira como as memórias ainda estão muito frescas de como ele ordenou o assassinato de um jornalista do Washington Post cujo corpo seus agentes cortaram em pequenos pedaços na Turquia.

O príncipe herdeiro também sequestra e prende dissidentes, elimina as poucas liberdades que os sauditas têm, financia e conduz uma sangrenta guerra no Iêmen – com armas compradas pelos EUA – e mata críticos. Um de seus crimes mais notórios, é claro, foi ordenar que uma equipe matasse e terrivelmente serrou o corpo de Washington Post colunista colaborador Jamal Khashoggi, um crítico proeminente.

A PGA disse que Monahan será o CEO das turnês fundidas, e o homem de Salman, Yasir Al-Rummayan, governador do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita e diretor da turnê LIV, será o presidente do conselho.

Monahan disse que a fusão beneficiaria o jogo de golfe, um anúncio recebido, colocando-o educadamente, com ceticismo. Houve algumas exceções que aplaudiram: jogadores de golfe milionários, principalmente Phil Mickelson, que se beneficiam da generosidade de MBS, e ricos capitalistas e elitistas que administram campos sagrados de golfe, como o Augusta National na Geórgia e o Royal and Ancient em St. berço do golfe.

E, fiel à forma, e tudo em letras maiúsculas em um tweet em seu próprio feed, o mais notório jogador de golfe e proprietário de campos de golfe dos EUA, amigo e parceiro de negócios da MBS, Donald Trump.

O sócio de Monahan em uma entrevista na TV, Al-Rummayan, deixou escapar outro anúncio capitalista: que o fundo, que é realmente controlado e financiado pelo governo saudita sob o controle da MBS, investiria bilhões na fusão e se tornaria um dos principais patrocinadores da PGA .

LIV supostamente está perdendo dinheiro. Todas as três turnês estão processando umas às outras há dois anos ou mais. Os processos também serão arquivados. Os noticiários disseram que as batalhas judiciais estão drenando os cofres da PGA.

Mas o PGA também aumentou recentemente seu prêmio em dinheiro para competir com o tour LIV do MBS. Costumava-se dizer que MBS criou o LIV para “lavar” sua tirania, usando o golfe para desviar a atenção da repressão.

O ex-ocupante do Salão Oval Trump saudou “ÓTIMAS NOTÍCIAS DE LIVGOLF”, em suas letras maiúsculas habituais, em sua própria conta no Twitter, Truth Social. “UM GRANDE, BELO E GLAMOROSO NEGÓCIO PARA O MARAVILHOSO MUNDO DO GOLFE. PARABÉNS A TODOS!!!”

Trump recusou-se explicitamente a nomear o PGA. Seu comissário, Monahan, arrancou o torneio do campeonato de 2021 da PGA do clube Trump’s Bedminster, NJ, após 6 de janeiro de 2021, invasão Trumpita, insurreição e tentativa de golpe de estado no Capitólio dos EUA.

Na Casa Branca, o coordenador de comunicações estratégicas do Conselho de Segurança Nacional do governo Biden, John Kirby, esquivou-se. “Vou deixar os sauditas responderem”, disse Kirby a repórteres quando questionado sobre a fusão. O presidente democrata Joe Biden joga golfe com menos frequência do que seu antecessor, Trump.

O desprezo se espalha

Fora dos bajuladores, o desprezo caiu sobre a fusão da turnê PGA-LIV-europeia e sobre aprender sobre isso via twitter e outras mídias sociais, após o fato. Monahan saiu para secar membros da turnê PGA como Tiger Woods, que rejeitou o ouro da turnê LIV, recusando-se a lidar com a tirania homicida de MBS.

O jogador de golfe da PGA, Johnson Wagner, disse ao Golf Channel que, quando Monahan conheceu os jogadores do Canadian Open, a reunião foi “contenciosa”. Ele acrescentou que “os jogadores estavam com raiva” e alguns exigiram a renúncia de Monahan.

Essas foram críticas leves, em comparação com a enxurrada de comentários tuitados ao Washington Post feed após o anúncio, juntamente com as respostas à ESPN, o canal de esportes a cabo. Ou como um envergonhado jogador do PGA Tour disse ao seu entrevistador: “De jeito nenhum”.

“É uma loucura”, disse outro jogador do PGA à ESPN. “A turnê LIV estava morta na água. Não estava funcionando. Agora, você está jogando um colete salva-vidas para eles? A moral da história é sempre pegar o dinheiro?”

“Ah, se o PGA acha que tem muito a explicar aos seus jogadores leais, espere até que os patrocinadores do tour se manifestem!” um tweeter chamado “Do Or Do Not” escreveu para o Publicar.

“Os jogadores não têm para onde ir para ganhar a vida. Os patrocinadores têm muitos lugares para gastar seu dinheiro onde não precisam estar associados aos assassinos do governo saudita.

“Qualquer dinheiro que os superiores do PGA acabaram de ganhar neste negócio será mais do que compensado por todo o dinheiro que está prestes a evacuar este prédio em chamas que costumava ser o tour do PGA.”

Outro, chamado “Deep State Operative aposentado”, twittou: “A PGA pode muito bem estar tomando uma das piores decisões de marketing desde a New Coke. Pode haver um público para qualquer novo produto estranho em que estejam pensando. Talvez existam fãs que não ficarão assustados com as pessoas que serram ossos”, referindo-se ao desmembramento de Khashoggi ordenado por MBS.

“Eles estão planejando consertar o golfe. O golfe precisava de conserto? Estado Profundo adicionado. “MusicMan” twittou: “Trump acha que isso é um grande negócio … Isso é tudo que eu precisava saber que este é um grande erro.”

E “The Blind Life” twittou: “Isso me deixa mal do estômago!! Capitalismo e ganância são os reis do PGA. Esqueça todos os que morreram no 11 de setembro, aqueles que ainda vivem esse horror ”, um horror que Monahan prometeu no ano passado aos sobreviventes que nunca esqueceria e, portanto, não lidaria com a turnê LIV e MBS.

Os sobreviventes do 11 de setembro, em uma longa declaração, ficaram compreensivelmente chateados. Eles não apenas se lembram da promessa de Monahan, mas também de que a maioria dos sequestradores de aviões eram sauditas.

“Na cama com um país cujas violações atrozes dos direitos humanos são verdadeiramente bárbaras. Jogando os jogadores que tinham integridade e moral sob seu ônibus financiado pela Arábia Saudita”, concluiu Blind Life.

Esperamos que você tenha apreciado este artigo. No mundo das pessoas, acreditamos que notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e paywalls porque somos totalmente apoiados pelo leitor. Somente vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um apoiador mensal hoje. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Mark Gruenberg

John Wojcik


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta