Uma criança palestina é levada após inalar gás lacrimogêneo disparado por soldados israelenses durante um protesto contra um desfile israelense pela Cidade Velha de Jerusalém, ao longo da fronteira com Israel a leste da cidade de Gaza, quinta-feira, 18 de maio de 2023. A chamada ‘marcha da bandeira ‘ desfile em Jerusalém marcou o ‘Dia de Jerusalém’, um feriado israelense que celebra a captura de Jerusalém Oriental na guerra de 1967. Os palestinos reivindicam Jerusalém Oriental como sua capital e veem a marcha como uma provocação. | Adel Hana/AP See More

Embora o governo dos Estados Unidos continue sendo um forte apoiador de Israel, há algumas indicações de que o suposto “laço inquebrável” com Tel Aviv está vacilando, embora mais na linguagem do que nas ações.

Após a provocativa “Marcha da Bandeira” em 18 de maio, que é realizada anualmente por extremistas judeus israelenses na cidade palestina ocupada de Jerusalém Oriental, os EUA se juntaram a outros países ao redor do mundo para condenar o racismo exibido no evento.

A linguagem usada pelo Departamento de Estado dos EUA foi firme, mas também cautelosa. O porta-voz Matthew Miller não condenou a marcha racista e provocativa – que envolveu importantes autoridades israelenses – mas sim a linguagem usada pelas grandes multidões, a maioria das quais são fortes apoiadores do governo de extrema-direita do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

“Os Estados Unidos se opõem inequivocamente à linguagem racista de qualquer forma”, tuitou Miller. “Condenamos os gritos de ódio como ‘Morte aos árabes’ durante as marchas de hoje em Jerusalém.”

Cuidadosamente articulada para não parecer uma condenação do próprio estado de Israel, a posição dos EUA ainda é mais “equilibrada” do que as posições anteriores, onde os palestinos eram frequentemente os associados ao uso americano de palavras como “condenação”, “incitamento”, e similar.

Por outro lado, durante a sangrenta guerra de cinco dias de Israel em Gaza, que começou em 9 de maio, Washington recorreu ao mesmo velho roteiro, o de Israel ter o “direito de se defender”, deturpando totalmente os eventos que levaram ao guerra em primeiro lugar.

Esta posição dos EUA sobre a guerra de Israel em Gaza sugere que Netanyahu é o “defensor” de Israel contra a suposta violência palestina e o “terrorismo”. Mas este suposto campeão dos direitos israelenses ainda não foi convidado para a Casa Branca cinco meses depois de ter retornado ao poder no comando do governo de maior direita de Israel na história.

Alguns querem acreditar que a decisão do governo Biden de se distanciar de Netanyahu foi totalmente altruísta. Mas esse não pode ser o caso, pois os EUA continuam a apoiar Israel militarmente, financeiramente, politicamente e de todas as outras maneiras.

A resposta está nos grandes erros de cálculo de Netanyahu do passado, quando ele cruzou uma linha perigosa, voltando-se contra o Partido Democrata e aliando seu país inteiramente aos republicanos. Suas táticas renderam dividendos durante o mandato do presidente republicano Donald Trump, mas saíram pela culatra quando Trump deixou a Casa Branca.

Biden é inquestionavelmente pró-Israel. De acordo com suas próprias observações repetidas, seu apoio a Israel não é apenas político, mas também ideológico. “Sou sionista. Não é preciso ser judeu para ser sionista”, repetiu, com orgulho, várias vezes.

Mas o presidente dos EUA também é anti-Netanyahu, uma antipatia que precedeu até o caso de amor Trump-Netanyahu. Ela remonta principalmente aos dois mandatos de Barack Obama, quando Biden era o vice-presidente.

As travessuras políticas de Netanyahu e os ataques implacáveis ​​ao governo Obama na época ensinaram a Biden que Netanyahu simplesmente não é confiável.

No entanto, Biden, com avaliações historicamente baixas entre os americanos comuns, não pode, sozinho, desafiar Netanyahu e a fortaleza de Israel em Washington por meio de seu influente lobby.

Algo mais está em ação, a saber, o fato de que seções substanciais da base de votos do Partido Democrata começaram a mudar de lealdade, de Israel para a Palestina.

Esta afirmação teria sido impensável no passado, mas a mudança é real, confirmada repetidamente por empresas de pesquisa confiáveis. A última foi em março.

“Depois de uma década em que os democratas demonstraram afinidade crescente com os palestinos, suas simpatias… agora estão mais com os palestinos do que com os israelenses, 49% contra 38%”, concluiu a pesquisa Gallup.

O fato de que essa crescente “afinidade” com a Palestina vem sendo registrada em pesquisas há pelo menos uma década sugere que a posição dos eleitores democratas era geracional, não resultado de um único evento.

De fato, inúmeras organizações e inúmeros indivíduos trabalham diariamente para criar um vínculo entre “afinidade” e política.

Estimulada pela crescente simpatia pela Palestina, a deputada de longa data dos direitos dos palestinos no Congresso dos EUA, Betty McCollum, reintroduziu, em 5 de maio, a “Defesa dos Direitos Humanos das Crianças e Famílias Palestinas que Vivem sob a Lei de Ocupação Militar de Israel”.

Co-patrocinada por 16 outros membros do Congresso, a legislação exige que Israel seja proibido de usar “dólares dos contribuintes americanos na Cisjordânia ocupada para detenção militar, abuso ou maus-tratos de crianças palestinas”.

Dois anos antes, A interceptação havia relatado que McCollum e seus apoiadores estavam pressionando para impedir a ajuda dos EUA a Israel de “subsidiar uma gama mais ampla de táticas de ocupação israelense”.

Alex Kane escreveu que isso é “uma indicação de quão longe o debate sobre a ajuda dos EUA a Israel chegou nos últimos seis anos”, uma referência a 2015, quando McCollum apresentou a primeira legislação sobre o assunto.

Desde então, as coisas avançaram em uma velocidade ainda mais acelerada. O esforço para responsabilizar Israel chegou agora à Assembléia do Estado de Nova York.

Em 16 de maio, The New York Post relatou que a legislação foi introduzida por vários legisladores democratas com o objetivo de impedir que instituições de caridade registradas nos EUA canalizem dinheiro para financiar assentamentos judaicos israelenses ilegais.

A legislação, “Not on Our Dime!: Ending New York Funding of Israel Settler Violence Act”, ousa desafiar Israel em várias frentes: o poder tradicional do lobby pró-Israel, questionando o financiamento dos EUA a Israel e confrontando a canalização de fundos para assentamentos ilegais em nome de trabalhos de caridade.

Várias razões nos levam a acreditar que a mudança na política dos EUA para a Palestina e Israel, embora lenta, nuançada e, às vezes, simbólica, provavelmente continuará.

Uma delas é o fato de que Israel está se voltando para o nacionalismo de extrema-direita, que é cada vez mais difícil de defender pelo governo liberal dos EUA e pela mídia.

Dois, a firmeza dos palestinos e sua capacidade de superar as restrições e a censura da grande mídia que os impedia de ter qualquer representação justa.

E, finalmente, a dedicação de inúmeras organizações da sociedade civil e a crescente rede de apoio aos palestinos em todos os Estados Unidos, o que permitiu que legisladores corajosos pressionassem por mudanças substanciais na política.

O tempo dirá que direção Washington tomará no futuro. Mas, considerando as evidências atuais, o apoio a Israel está diminuindo a taxas sem precedentes.

Para aqueles que defendem uma paz justa na Palestina, isso é bom.

Esperamos que você tenha apreciado este artigo. No mundo das pessoas, acreditamos que notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e paywalls porque somos totalmente apoiados pelo leitor. Somente vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um apoiador mensal hoje. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Ramzy Baroud


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta