por Ian Angus

“Net Zero” é o nome enganoso dado a esquemas nos quais os poluidores continuam poluindo e “compensando” suas emissões de gases de efeito estufa investindo em projetos que supostamente reduzem as emissões em outros lugares. Na prática, as reduções são, na melhor das hipóteses, hipotéticas e muitas vezes inexistentes. Uma investigação recente por O guardião descobriu que 90% dos projetos de compensação de floresta tropical executados pela Verra Carbon Standard, a maior empresa de compensação, são inúteis: “Apenas um punhado de projetos de floresta tropical da Verra mostrou evidências de reduções de desmatamento … com análises adicionais indicando que 94% dos créditos não tiveram nenhum benefício ao clima”.

Esta semana, o grupo sem fins lucrativos Corporate Accountability publicou um relatório devastador sobre um dos maiores usuários das compensações de Verra, a Chevron Corporation. A destruição está no centro de tudo o que fazemos demonstra que o plano ‘líquido zero’ da Chevron Corporation realmente evita reduções de emissões e prejudica comunidades e ecossistemas, particularmente no Sul Global.

Clique na imagem para baixar o relatório (pdf)

As receitas da Chevron em 2022 totalizaram US$ 227,1 bilhões, tornando-a a sétima maior empresa de petróleo do mundo. A Responsabilidade Corporativa descreve suas ações como uma “ameaça tripla” — compensações inúteis, expansão imprudente e ofuscação de políticas.

As conclusões do relatório incluem:

  • Mais de 90% das compensações de carbono que a Chevron aposentou por meio do mercado voluntário de carbono para ‘cancelar’ suas emissões parecem inúteis – lixo presumido até prova em contrário.
  • Os esquemas de ‘baixo carbono’ da empresa parecem estar falhando em capturar as emissões prometidas, em alguns casos falhando as metas em 50%.
  • Uma grande proporção dos esquemas nos quais está investindo como parte de seu plano ‘líquido zero’ está ligada a denúncias de abuso da comunidade local e degradação ambiental.
  • O compromisso ‘líquido zero’ da Chevron — mesmo se totalmente implementado com o maior efeito possível sem causar danos — omite 90% das emissões totais associadas às suas práticas de negócios.
  • A Chevron ignora a necessidade cientificamente fundamentada de eliminar gradualmente os combustíveis fósseis, projetando emissões para 2022-2025 equivalentes a 10 países europeus.

A maioria das compensações voluntárias de carbono da Chevron entre 2020 e 2022 foram lixo ou associadas a danos

Em 2022, as emissões totais de gases de efeito estufa da Chevron foram de 725 milhões de toneladas equivalentes de CO2, acima das 672 do ano anterior. Ao mesmo tempo em que aumenta a produção intensiva em emissões, planeja compensar apenas 10 milhões de toneladas, abaixo dos 13 milhões prometidos em 2021.

zero reaise não ‘líquido zero’, é essencial. Como conclui o relatório de Responsabilidade Corporativa, é hora de rejeitar a agenda dos grandes poluidores e implementar programas que eliminem rapidamente os combustíveis fósseis e realmente eliminem as emissões de gases de efeito estufa.

Fonte: climateandcapitalism.com

Deixe uma resposta