Versão para impressão, PDF e e-mail

Manifestação organizada pelo partido de extrema direita Alternativa para a Alemanha (AfD)


by João Camargo and Leonor Canadas

Traduzido pelos autores de Climate & Capitalism do site português Setenta e Quatro. João Camargo and Leonor Canadas are members of Climáxicoum coletivo aberto, horizontal e anticapitalista.

A extrema-direita está a crescer em todo o lado. O facto de ter tido um resultado massivo nas recentes eleições portuguesas é apenas uma surpresa para quem não tem prestado atenção. Em termos comunicacionais, a extrema direita é o antissistema. Ela existe, foi construída com enormes quantidades de capital sobre as cinzas de grupos neonazistas, os remanescentes dos colonialistas, fascistas e oportunistas dos velhos tempos, com o apoio da grande mídia e um enorme impulso das redes sociais. Foi um esforço organizacional, planejado e executado com muito dinheiro, tempo e energia. Em Portugal, o grupo de extrema-direita Chega mobilizou mais de um milhão de votos, muitos deles por abstenção.

Em Portugal, a esquerda recusou qualquer forma de programa de ruptura, afirmando a sua disponibilidade em apoiar o centro desde o primeiro dia do período eleitoral para tentar bloquear teoricamente a ascensão da extrema-direita, que nessa altura já tinha parte do seu cruel programa adotado do centro para a direita. Depois das eleições, a estratégia parece ser a mesma.

Em termos de justiça climática, a campanha foi uma verdadeira sequela de “Don’t Look up”. Nenhum partido, da extrema direita à esquerda, propôs um programa compatível mesmo com um cenário de 2ºC do há muito insuficiente Acordo de Paris. Em 2024, nenhum partido fez sequer um esforço nominal para ter um plano para travar o caos climático. A atração para o centro tem sido terrível. Os resultados eleitorais também foram terríveis.

A crise climática significa fascismo. Esta não é uma visão nova, é apenas física. Na crescente escassez material, o autoritarismo e a violência para manter a ordem capitalista, os privilégios e a propriedade irão sempre levar ao fascismo, mesmo que esse não fosse o plano. Mas o fascismo é claramente um dos planos-chave das elites capitalistas. Na semana passada, a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, acompanhou a primeira-ministra italiana de extrema-direita, Georgia Meloni, ao Cairo para subornar a ditadura egípcia de Sisi com mais de 7 mil milhões de euros em nome da UE para aprisionar ali refugiados climáticos e de guerra.

O Partido Popular Europeu já sinalizou que se aliará aos Conservadores e Reformistas Europeus, um dos dois partidos europeus de extrema direita, nos próximos anos. O centro-direita já governa com políticas de extrema-direita. A extrema-direita e o seu programa foram normalizados em todos os sentidos e todos foram puxados para a direita. Todas as sondagens para as próximas eleições para o Parlamento Europeu apontam para uma maioria de extrema-direita e de conservadores que muito provavelmente desmantelarão até as mais escassas políticas progressistas da UE.

No Reino Unido, o golpe contra Jeremy Corbyn deu início a uma liderança centrista trabalhista sob Keir Starmer, que sucederá ao governo conservador com uma nova onda de política conservadora que fará com que Tony Blair pareça de esquerda.

A convergência gradual do Podemos e depois do Sumar em Espanha para o “establishment” (tanto como organização como aos olhos do público) continua a alimentar o Vox como uma alternativa. As políticas climáticas desastrosas de Biden e a Palestina parecem concebidas para garantir o regresso de Trump. Na Alemanha, tentando governar através do consenso neoliberal, o SPD e os Verdes estão no intervalo de 10-15%, ambos abaixo da neonazi AfD.

Numa variação, em França, Macron incorporou directamente a política de Marine Le Pen na sua própria agenda, com a extrema-direita no poder sem tomar o poder (embora as sondagens mostrem que estão mais elevados do que nunca). É cada vez menos credível tentar explicar a tendência ascendente da extrema-direita recorrendo a histórias contextuais e nacionais. O erro não é tático ou comunicativo. O erro está na análise da situação política e para onde vamos.

A ascensão do fascismo poderia ter sido evitada com uma abordagem política muito diferente da última crise estrutural do capitalismo há mais de uma década, com a criação de programas e práxis revolucionários. Esse tempo acabou. A ascensão do fascismo deve agora ser enfrentada de frente, ao mesmo tempo que mergulhamos mais profundamente na crise climática – o que significa quebras de colheitas, falências, crise do custo de vida, austeridade e ódio, alimentando o sentimento anti-sistema entre as pessoas.

Enfrentar de frente a ascensão do fascismo significa agora abandonar a análise dos ciclos eleitorais como quadro de referência. O poder em 2024 não se baseia certamente em nenhum parlamento nacional ou regional. Não há mais normalidade à qual se agarrar.

A esquerda e os verdes não fizeram tudo mal, apenas fizeram a maior parte das coisas normalmente. Nesta era, isso significa fazer a maioria delas de maneira errada. A cultura organizacional da maioria das organizações de esquerda e progressistas (partidárias e não partidárias, incluindo os Verdes) foi desenvolvida ou estabilizada numa época de regularidade, previsibilidade e lento desenvolvimento de ideias. Esse tempo acabou. Por outro lado, organizações de extrema direita desenvolveram-se e prosperam neste contexto. Não foi a moderação ou a respeitabilidade que trouxeram grandes resultados à extrema-direita nas últimas eleições.

Um plano para travar o colapso climático na nossa situação actual pode ser nada menos do que um plano revolucionário. Os cortes de emissões necessários para travar o colapso climático são incompatíveis com qualquer tipo de normalidade capitalista. Este plano deve rever muitas das actuais relações sociais desenvolvidas sob o capitalismo e criar novas. Significa criar sistemas produtivos que se opõem directamente aos interesses das elites actuais, que optaram por destruir a civilização e o ambiente em vez de abdicarem de qualquer medida da sua riqueza e poder.

Fazemos uma afirmação simples: vencer eleições não é fazer uma revolução ou mudar o sistema. Nunca foi. Ganhar o poder formal nas instituições capitalistas significa fazer pequenas mudanças neste sistema. Algumas podem ser benéficas a curto prazo, mas nenhuma medida real de mudança pode ser alcançada e a probabilidade de ser rapidamente revertida é elevada, para não dizer certa. Esta é claramente a experiência portuguesa depois do governo de 2015 apoiado pela esquerda. Esse tempo acabou. A reação é óbvia. A guerra cultural travada pela extrema-direita a nível global está a acontecer numa mesa inclinada que deveria ser abandonada. A mídia e as redes sociais não nos darão poder, apenas o tirarão de nós.

Há um novo espectro que assombra a Europa. Esse espectro é a extrema direita. Mas é apenas um espectro, uma aparição, não importa quantas curtidas, compartilhamentos e até votos receba. Por trás desse espectro surge um monstro muito substancial e material – a crise climática – que destruirá o capitalismo, não importa quantos pequenos Hitlers e Mussolinis ele empurre como influenciadores, candidatos eleitorais ou mesmo como ditadores golpistas. A questão que deveria ser colocada agora em todas as reuniões de todas as lideranças de esquerda e progressistas é se elas se deixarão destruir juntamente com o capitalismo.

Existe um plano à esquerda, a nível internacional, para deter esse monstro carnudo que irá devorar a civilização? Esperar pelo próximo “ciclo eleitoral” e depois unir-se no centro, entregando todo o espírito e sentimento anti-sistema e rebelde à extrema-direita não tem sido um bom plano. Foi tentado repetidamente nos últimos anos e falhou.

Se uma organização está a trabalhar para tomar o poder, a sua estratégia não deve definitivamente centrar-se nas eleições de qualquer outra forma que não seja instrumentalmente. Precisamos de um plano para o poder e de avançar com programas radicalmente justos para enfrentar a crise climática e social. Isso significa tornar-se uma ameaça real ao status quo. Significa correr riscos, ser popular e ousado.

A falta de um programa revolucionário e de uma práxis revolucionária, por mais verde que seja, é uma das razões pelas quais a extrema-direita está em ascensão. Não há polarização política, apenas uma mudança completa para a direita, com a esquerda puxada para o buraco negro do centro e realmente apresentando planos que visam salvar o capitalismo, quando deveriam estar empurrando todas as bolas de demolição para derrubá-lo antes que ele leva todos nós para baixo com isso.

Precisamos de uma polarização real com a extrema-direita e não de uma política de apaziguamento. Isso significa uma mudança revolucionária e, em 2024, significa uma mudança de táctica em acção e mobilização para um programa eco-social radical de como a sociedade deve ser organizada para evitar a ruptura e proporcionar justiça social e histórica.

Já esperamos o suficiente. Se as forças institucionais progressistas da esquerda e os Verdes se colocam como guardiões da revolução, em vez de seus promotores, precisam de sair do caminho. Há um caminho muito estreito para vencermos e mil becos sem saída. Nenhum deles inclui esperar mais.

Fonte: climateandcapitalism.com

Deixe uma resposta