Palestinos carregam o corpo de uma mulher encontrada sob os escombros de um prédio destruído após um ataque aéreo israelense em Rafah, Faixa de Gaza, 27 de março de 2024. | PA

Mais de 100 membros do Parlamento no Reino Unido exigiram hoje que o governo suspenda todas as vendas de armas a Israel por causa do que dizem ser o seu ataque genocida a Gaza.

Os 108 deputados apoiaram o apelo numa carta redigida por Zarah Sultana, membro do Parlamento de Coventry South. A carta também foi assinada por 27 membros da Câmara dos Lordes.

Isso ocorre no momento em que aumenta a pressão sobre o governo britânico para que faça a sua parte na implementação da resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas que exige um cessar-fogo imediato em Gaza, aprovada no início desta semana.

Israel rejeitou a resolução e continua o seu ataque ao povo de Gaza. Os deputados expressaram preocupações no início desta semana de que continuar a armar Israel tornaria a Grã-Bretanha cúmplice em crimes de guerra e outras violações do direito internacional.

Os signatários incluem o ex-líder trabalhista Jeremy Corbyn, o ex-ministro trabalhista do Oriente Médio Lord Peter Hain, o líder de Westminster Stephen Flynn e o ex-ministro sombra trabalhista Jess Phillips, que renunciou à bancada em novembro devido à recusa do partido em apoiar um cessar-fogo em Gaza.

Sultana disse que “quando Israel viola ‘plausivelmente’ a Convenção do Genocídio e viola flagrantemente o direito internacional diariamente, é totalmente injusto que as vendas de armas a Israel continuem.

“Mas o governo do Reino Unido recusa-se a agir, tornando-se cúmplice desta atrocidade.

“Com o governo israelita aparentemente a desrespeitar a resolução de cessar-fogo do Conselho de Segurança da ONU, está novamente a violar o direito internacional e a tornar impossível ignorar a questão do fim da venda de armas.

“O governo do Reino Unido deve finalmente defender os direitos do povo palestiniano, atender a este apelo de 135 parlamentares multipartidários e acabar imediatamente com a venda de armas a Israel.”

Na carta ao Ministro dos Negócios Estrangeiros, David Cameron, e ao Secretário de Negócios, Kemi Badenoch, ela argumenta que “a situação normal das exportações de armas do Reino Unido para Israel é totalmente inaceitável”.

Salienta que uma investigação recente das Nações Unidas descobriu que um caça F-16 fabricado com peças britânicas foi provavelmente responsável pelo bombardeamento de médicos britânicos na Gaza sitiada.

Suspenso no passado

Em anteriores escaladas do conflito, a carta assinala que os governos do Reino Unido suspenderam as vendas de armas a Israel.

“Hoje, a escala da violência cometida pelos militares israelitas é muito mais mortal, mas o governo do Reino Unido não agiu”, afirma a carta.

Entre os deputados que assinaram estão membros dos partidos Trabalhista, Nacional Escocês, Liberal Democrata e Verde, bem como parlamentares independentes. Um colega conservador também indicou apoio.

Outros países, incluindo mais recentemente o Canadá, anunciaram a suspensão de todas as exportações de armas para Israel, em linha com um apelo dos especialistas da ONU para parar imediatamente tais transferências.

Um número crescente de instituições de caridade também apelou à suspensão das licenças de armas, incluindo a Oxfam, a Save the Children, a Christian Aid, a Amnistia Internacional e a Islamic Relief.

Katie Fallon, da Campanha Contra o Comércio de Armas, afirmou: “Desde o início deste bombardeamento, os parlamentares multipartidários perguntaram repetidamente e com razão ao governo como as transferências de armas podem continuar, quando a legislação nacional e internacional exige a suspensão das licenças.

“Todos os dias, durante quase seis meses, os palestinianos têm suportado as consequências mais horríveis desta impunidade sancionada.

“Suspender imediatamente as transferências de armas para Israel é a única posição legal e moralmente coerente que o governo do Reino Unido pode tomar.”

Documentos judiciais revelaram que, em Dezembro de 2023, Lord Cameron recomendou a continuação da venda de armas a Israel, apesar das mortes e da devastação em Gaza.

Essas vendas para Israel valem pelo menos dezenas de milhões de libras para as empresas britânicas todos os anos, com números precisos obscurecidos pelos diferentes procedimentos de exportação em vigor.

Badenoch seguiu a orientação de Lord Cameron ao não suspender as permissões de exportação, apesar dos avisos do Ministério dos Negócios Estrangeiros de que tinha “sérias preocupações” sobre o cumprimento por parte de Israel do direito internacional.

Os ministros recusaram-se a publicar os pareceres jurídicos recebidos.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das Pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das Pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Estrela da Manhã


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta