Na semana passada, o Secretário de Estado Blinken, num discurso na Universidade Johns Hopkins, disse sem rodeios:

O que somos [facing]não é um teste à ordem pós-Guerra Fria. É o fim disso …um momento crucial na história…Os países e os cidadãos estão a perder a fé na ordem económica internacional – a sua confiança é abalada por falhas sistémicas…Quanto mais tempo estas disparidades persistem, mais desconfiança e desilusão alimentam as pessoas, que sentem que o sistema não lhes está a dar um aperto justo.

Até agora, tudo bem – mas ele continuou:

os EUA estão a liderar este período crucial a partir de uma posição de força… Uma era está a terminar, uma nova está a começar… Temos de agir, e agir de forma decisiva… Temos de viver a história em frente. Devemos colocar a mão no leme da história, porque…

Nenhuma nação na Terra tem maior capacidade para mobilizar outras pessoas em prol de uma causa comum. Porque o nosso esforço contínuo… permite-nos corrigir as nossas falhas e renovar a nossa democracia a partir de dentro. E porque a nossa visão para o futuro – um mundo aberto, livre, próspero e seguro – não é apenas a da América, mas a aspiração duradoura das pessoas de todas as nações e de todos os continentes (enfase adicionada).

A “nova era”, então, assemelha-se à conhecida “antiga”: a nossa “visão liberal” ocidental e a sua doutrina económica são as de todos, em todo o mundo – afirma Blinken.

Mas o desafio da “nova era” é que,

‘nossos’ concorrentes [Russia and China] têm uma visão fundamentalmente diferente… O contraste entre estas duas visões não poderia ser mais claro. E os riscos da concorrência que enfrentamos não poderiam ser maiores – para o mundo e para o povo americano.

Então nós – Equipe América – estamos trabalhando:

alinhar os nossos amigos de novas formas para que possamos enfrentar os três testes definidores desta era emergente: uma competição estratégica feroz e duradoura; ameaças existenciais às vidas e aos meios de subsistência em todo o mundo — e a necessidade urgente de reequilibrar o nosso futuro tecnológico e o nosso futuro económico, para que a interdependência seja uma fonte de força — e não de vulnerabilidade. (Interdependência?… hmm)

Estamos fazendo isso através do que gosto de chamar de geometria variável diplomática. Alinhámos vários países na imposição de um conjunto sem precedentes de sanções, controlos de exportação e outros custos económicos à Rússia.

Ahh, então a velha Guerra Fria acabou? E o que é para substituí-lo? Bem, uma nova Guerra Fria de “geometria variável”. É evidente que a mensagem que emana dos BRICS e das cimeiras do G20 não foi “penetrada”.

A mensagem que ressoou num claro repique de sinos destas cimeiras foi que o colectivo Não-Ocidente uniu-se em torno da exigência urgente de uma reforma radical do sistema global. Querem mudanças na arquitectura económica global; contestam as suas estruturas (ou seja, os sistemas de votação que estão por detrás dessas estruturas institucionais, como a OMC, o Banco Mundial e o FMI) – e acima de tudo, opõem-se à hegemonia armada do dólar.

A demanda – dito claramente – é por um assento na Top Table. Período.

A essa demanda, a resposta de Blinken é um desafio direto – Geometria Variável:

Estamos montando uma coalizão adequada ao propósito. Estamos a transformar o G7 no comité diretor das democracias mais avançadas do mundo; combinando a nossa força política e económica… Estamos a desenvolver relações bilaterais críticas, [especially] com a União Europeia a um novo nível. Estamos a utilizar esse poder para moldar o nosso futuro tecnológico e económico.

Dito de forma simples, a Geometria Variável da nova Guerra Fria contra a China e a Rússia equivale à continuação de uma guerra financeira armada:

Alinhámos vários países na imposição de um conjunto sem precedentes de sanções, controlos de exportação e outros custos económicos à Rússia. Coordenámos o G7, a União Europeia e dezenas de outros países para apoiar a economia da Ucrânia e reconstruir a sua rede energética. É assim que se parece a geometria variável.

As novas ferramentas da Guerra Fria – tal como definidas no discurso de Blinken – são, em primeiro lugar, a “Narrativa” (a nossa visão é a visão do mundo); uma economia armada; nova capacidade de empréstimo para o FMI controlado pelos EUA; e um “cinturão” protetor que impede os altos comandos da tecnologia ocidental de encontrar uma saída para a China.

O que está claro é que as camadas dominantes em Washington estão decididas na primazia da contenção da China. Fim de debate.

Existem, no entanto, dois paradoxos principais contidos neste projecto: O primeiro é que a guerra financeira contra a Rússia resultou numa Rússia economicamente mais forte e num aliado dos EUA mais fraco e mais pobre: ​​a Europa. Da mesma forma, como observou um funcionário chinês, destacando o avanço representado pelo Huawei Mate 60 Pro: “As sanções não são uma coisa tão ruim. Apenas fortalecem o “movimento de desocidentalização”, como é informalmente denominado na China. Por outras palavras, em última análise, fortalecem a China e enfraquecem os EUA.

O segundo paradoxo é que, ao enquadrar a “Nova Guerra Fria” em termos explicitamente maniqueístas de “conosco ou contra nós”, que impedem qualquer “meio-termo”, os hesitantes do BRICS, como a Índia, terão pouco espaço para jogar “nos dois lados”. . Finalmente, a geografia por si só impelirá a Índia a integrar-se sem reservas na esfera do Heartland.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que acreditamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta