A polícia investiga a cena em frente à embaixada cubana em Washington, DC, após um ataque terrorista na noite de 24 de setembro. | Foto via Itamaraty de Cuba

O chanceler cubano, Bruno Rodríguez, indicou na segunda-feira, 25 de setembro, mídia social na noite do dia anterior, um agressor jogou dois coquetéis molotov no prédio da embaixada de Cuba em Washington, DC. Referindo-se a “pelo menos um coquetel molotov”, um relatório da AP indicou que ninguém ficou ferido e nenhum dano ocorreu. Afirmou também que “as autoridades dos EUA estavam investigando”.

A condenação dos ataques emergiu rapidamente nos Estados Unidos do grupo Puentes de Amor (Pontes do Amor), do Fórum do Povo em Nova Iorque, de Madea Benjamin, co-fundadora do CODEPINK, e da secção de Washington, DC do Partido Comunista dos EUA. Os governos do México e da Venezuela juntaram-se na denúncia do ataque.

A Rede Nacional sobre Cuba convocou uma manifestação de protesto em frente à Embaixada de Cuba às 17h do dia 25 de setembro.

Restos de um dos explosivos lançados na embaixada. | Foto via Itamaraty de Cuba

Em poucas horas, o presidente cubano Miguel Díaz-Canel “expressou a sua firme condenação do ato, atribuindo-o ao ódio e sublinhando as possíveis consequências se não forem tomadas medidas contundentes para lidar com estes atos de terrorismo”, segundo cubadebate.cu.

A indignação com o ataque lembra a repulsa nacional e global pelo ataque com rifle de assalto à embaixada de Cuba, ocorrido em 30 de abril de 2020, que causou muitos danos.

O suspeito Alexander Alazo, de 42 anos, um imigrante cubano de 42 anos, foi detido, preso e, três meses depois, indiciado por um grande júri federal por múltiplas acusações relacionadas ao ataque. Uma pesquisa na Internet não revela nenhuma decisão posterior do caso de Alazo.

Tais incidentes em Washington são, compreensivelmente, da maior preocupação para os cubanos. A sua experiência de adesão às missões diplomáticas do seu país no estrangeiro colocou-os muitas vezes no caminho de ataques terroristas inspirados nos EUA contra o seu governo.

Partidos hostis usaram “bombas de gasolina” em um ataque à embaixada de Cuba em Paris em 27 de julho de 2021. Em 2020, “vários representantes de Cuba localizados no exterior” entre 1959 e 2018 sofreram 581 incidentes, levando à morte de 365 pessoas e a 721 feridos, segundo o Ministério das Relações Exteriores de Cuba. Este pedágio inclui não-cubanos associados às instalações diplomáticas.

O momento do ataque de 25 de Setembro pode estar relacionado com os recentes desenvolvimentos nas relações EUA-Cubana. Uma em particular foi a visita de alto nível a Nova Iorque de Díaz-Canel, que discursou na Assembleia Geral das Nações Unidas. Ele falava em nome do bloco de nações G77+China, do qual atualmente atua como presidente, e em nome do seu próprio país.

Enquanto esteve em Nova York, Díaz-Canel também participou de um evento de solidariedade em nome de Cuba e da Venezuela, encontrou-se com cubanos que vivem nos EUA, conversou com os nova-iorquinos nas ruas, visitou o Harlem para homenagear Malcom X, apareceu em uma reunião no People’s Fórum, e juntou-se a líderes católicos para lembrar o líder da independência cubana, padre Félix Varela.

O presidente cubano Miguel Diaz-Canel participa de um evento de solidariedade na cidade de Nova York enquanto está na cidade para a Assembleia Geral das Nações Unidas. | Foto via Itamaraty de Cuba

Alguns activistas dizem que o ódio manifestado no ataque à embaixada cubana pode representar uma tentativa distorcida de contrariar qualquer suposição de que Cuba está do lado da decência, da solidariedade e da paz num mundo conturbado. Com a visita do presidente cubano a Nova Iorque, as pessoas nos EUA, razoavelmente, podem ter-se agarrado a essa ideia.

Outros especulam que o ataque é um sinal de que não seria provável qualquer abrandamento nas manobras contra-revolucionárias nos Estados Unidos, apesar da acusação federal e do opróbrio político agora dirigido a Bob Menendez. O senador democrata de Nova Jersey, um peso-pesado anti-Cuba, enfrenta acusações de suborno e corrupção em massa.


CONTRIBUINTE

WTWhitney Jr.


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta