Esta foto de satélite da Planet Labs PBC mostra dois aviões em chamas no Aeroporto Internacional de Cartum, Sudão, domingo, 16 de abril de 2023. | Planet Labs PBC via AP

Os comunistas sudaneses estão pedindo um cessar-fogo “imediato” enquanto a contagem de baixas civis na amarga luta pelo poder entre o exército do Sudão e uma notória força paramilitar atingiu quase 100 mortos e cerca de 600 feridos.

A luta feroz na capital, Cartum, e em outras áreas desferiu um novo golpe nas esperanças de uma transição para a democracia e aumentou os temores de um conflito mais amplo.

Os confrontos coroaram meses de tensões elevadas entre os militares, chefiados pelo general Abdel-Fattah Burhan, e seu parceiro que virou rival, o grupo Rapid Support Forces (RSF), liderado pelo general Mohamed Hamdan Dagalo.

Essas tensões atrasaram um acordo com os partidos políticos para levar o país de volta à sua curta transição para a democracia, que foi prejudicada por um golpe militar em outubro de 2021.

Houve cenas caóticas em Cartum, com combatentes disparando de metralhadoras montadas em caminhões em bairros densamente povoados.

“Incêndios e explosões estão por toda parte”, disse Amal Mohamed, médico de um hospital público em Omdurman.

“Nunca vimos tais batalhas em Cartum antes”, disse o morador Abdel-Hamid Mustafa.

No final do dia, os militares descartaram as negociações com o RSF, pedindo o desmantelamento do que chamou de “milícia rebelde”. O chefe do grupo paramilitar respondeu classificando o chefe das Forças Armadas de “criminoso”.

A linguagem dura sinalizou que o conflito entre os ex-aliados, que orquestraram em conjunto o golpe de 2021, deve continuar.

O Partido Comunista Sudanês (SCP) disse: “As vítimas da contínua violência e contra-violência são as pessoas que lutam pela continuação da revolução e alcançam o pleno poder civil democrático.

“O caminho de volta à vida normal começa com um cessar-fogo imediato e abrangente, a saída de exércitos e milícias das cidades e vilas e mantendo-os longe das reuniões de cidadãos nas cidades e áreas rurais.”

Explicou que o conflito era “uma continuação da luta pelo poder e pelas riquezas do país, encorajada por algumas potências estrangeiras e sendo levada a cabo por grupos armados subservientes a essas potências estrangeiras”.

O SCP disse: “Esses confrontos sangrentos e sua continuação é o que nosso partido tem alertado, e eles estão espalhando confusão e medo entre os cidadãos”.

O Partido Comunista disse que a única base para acabar com a crise atual e recuperar a revolução sudanesa de abril de 2021 é a “unidade de nosso povo, todas as forças patrióticas, as forças de mudança radical e os comitês de resistência”.

Estrela da Manhã

Esperamos que você tenha apreciado este artigo. Antes de ir, por favor, apoie o grande jornalismo da classe trabalhadora e pró-pessoas doando para o People’s World.

Não somos neutros. Nossa missão é ser a voz da verdade, da democracia, do meio ambiente e do socialismo. Acreditamos nas pessoas antes dos lucros. Então, tomamos partido. Seu!

Somos parte da mídia pró-democracia que contesta o vasto ecossistema de propaganda da mídia de direita, fazendo lavagem cerebral em dezenas de milhões e colocando a democracia em risco.

Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e paywalls porque somos totalmente apoiados pelo leitor. No People’s World, acreditamos que notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos.

Mas precisamos da sua ajuda. É preciso dinheiro – muito dinheiro – para produzir e cobrir histórias exclusivas que você vê em nossas páginas. Somente vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler o People’s World e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um apoiador mensal hoje.


CONTRIBUINTE

Roger McKenzie


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta