No início de Fevereiro, o presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador (AMLO) propôs um pacote de 20 reformas constitucionais. Embora seja improvável que todo o pacote sobreviva à resistência do Congresso – o partido MORENA de AMLO não tem uma maioria absoluta de dois terços – as reformas propostas representam a mais recente tentativa do governo de reorientar a economia mexicana para longe do neoliberalismo e em direcção a um modelo social-democrata que coloque mais ênfase na economia nacional. soberania e os interesses da maioria.

De acordo com a lei mexicana, os presidentes só podem cumprir um mandato de seis anos e AMLO está na última metade do seu último ano. O pacote de reformas, que inclui “medidas para reformar o poder judiciário, a lei eleitoral, as pensões e as regulamentações ambientais”, pode ser o esforço final de AMLO para reformar as instituições mexicanas sob a bandeira da “Quarta Transformação” – embora os números das pesquisas indiquem que é provável que MORENA a candidata Claudia Sheinbaum continuará o processo de transformação após as eleições de junho (segundo AMLO, as três primeiras transformações são a Independência de 1810; a Reforma de 1861, que alcançou a separação entre Igreja e Estado; e a revolução de 1910 que derrubou o ditador Porfírio Diaz).

Nos últimos anos da sua presidência, AMLO enfrentou oposição do Canadá e dos EUA, enfrentando desafios legais e pressões diplomáticas de Ottawa e Washington sobre os seus esforços para aumentar o papel do Estado nos sectores energético e agrícola do seu país. Da mesma forma, o Canadá opôs-se veementemente às medidas de AMLO para fortalecer a posição do Estado mexicano na extracção mineral.

As empresas canadenses têm participação em 70% de todas as operações de mineração no México. Como tal, Ottawa tem estado activa na oposição às políticas progressistas de recursos naturais de AMLO, que concederiam direitos de propriedade sobre os activos energéticos e mineiros do país a todos os cidadãos mexicanos. As empresas mineiras canadianas têm manifestado regularmente a sua frustração com o líder mexicano, enquanto a ministra do Comércio do Canadá, Mary Ng, tem criticado frequentemente medidas que limitariam a capacidade das empresas canadianas de lucrar com a riqueza dos recursos do México.

A oposição do Canadá às reformas de AMLO não surpreende, dado que Otava normalmente dá prioridade ao acesso aos recursos latino-americanos em detrimento de quase todas as outras questões regionais – incluindo a segurança, como mostra o recente caso do Equador. Ainda assim, os esforços jurídicos e diplomáticos do Canadá para derrubar as reformas de AMLO representam uma tentativa chocantemente antidemocrática de impedir o governo amplamente popular do México de promulgar o seu mandato.

Embora as disputas comerciais tenham diminuído nos últimos meses, o novo lote de reformas de AMLO já está a alimentar a ira do sector mineiro canadiano. Seria de esperar que a Ministra Ng começasse a expressar a sua “preocupação” em breve.

Em um artigo para Contra-ataqueo jornalista Kent Paterson descreve os pilares centrais do pacote de reformas de AMLO:

  • Reafirmar o direito de todos os mexicanos com 65 anos ou mais a uma pensão com aumentos anuais;
  • Fornecer pensões que paguem 100% do último salário dos aposentados inscritos nos sistemas IMSS e ISSTE do governo federal;
  • Garantir apoio económico para pessoas com deficiência e bolsas de estudo para estudantes de baixos rendimentos;
  • Garantir que o aumento do salário mínimo nunca seja inferior à taxa anual de inflação;
  • Fornecer cuidados de saúde gratuitos a todos os mexicanos;
  • Reduzir o número de deputados e senadores no Congresso;
  • Instituir preços garantidos para os agricultores;
  • Proibição do milho OGM para consumo humano;
  • Proibição do fracking;
  • Redução dos mandatos do Supremo Tribunal de 15 para 12 anos; e
  • Eleger juízes por voto popular.

Estas reformas visam aprofundar o que pode ser o maior legado de AMLO no México: “pensões ampliadas e outros programas sociais que beneficiam a classe trabalhadora”, uma reorientação económica que está a emergir “não só [as] um consenso nacional, mas como uma realidade institucional”, nas palavras de Paterson.

As reformas propostas incluem também uma componente ambiental, nomeadamente a proibição de concessões em áreas com escassez de água e a proibição de novas minas a céu aberto, o que é especialmente relevante para a mineração canadiana.

A indústria mineira já se queixa de que as medidas de AMLO irão “gerar incerteza e reduzir o investimento” – código para “prejudicar a nossa capacidade de lucrar”.

A Fortuna Silver Mines Inc., com sede em Vancouver, proprietária de uma mina de prata e ouro em Oaxaca, manifestou-se contra as reformas ambientais de AMLO. “Não é segredo que esta administração tem sido avessa à mineração”, disse o presidente da empresa, Jorge Ganoza. “Se continuasse, certamente veríamos o México perder terreno em comparação com outras nações mineiras.” Entretanto, Riyaz Dattu, um advogado que aconselha empresas canadianas em matéria de arbitragem, afirma que as reformas de AMLO “afastarão os investimentos”.

No ano passado, o Ministro Ng criticou as reformas mineiras de AMLO, apelando ao México para abandonar a sua busca pela soberania dos recursos e, em vez disso, “criar oportunidades para [Canadian] negócios.” Ng já tinha “expressado preocupações relativamente ao tratamento das empresas mineiras canadianas no México” e afirmou, sem provas, que as empresas mineiras canadianas são “líderes no estabelecimento de práticas inclusivas e sustentáveis ​​no local de trabalho”.

Embora ainda não se saiba se o pacote de reformas de AMLO sobreviverá à oposição do Congresso, as suas propostas já estão a definir o debate em torno das próximas eleições presidenciais.

Caso Sheinbaum suceda a AMLO, ela terá um mandato definitivo para levar a cabo estas reformas.

Nesse caso, seria de esperar que o Canadá continuasse os seus esforços para obstruir a Quarta Transformação e o caminho do México para a soberania dos recursos.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que acreditamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.


Sobre Owen Schalk


Owen Schalk é um escritor de Winnipeg, Manitoba, e colunista da Dimensão Canadense revista.


Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta