Hoje, estamos realizando a 28ª sessão de estudo de grupo do Bureau Político e nosso foco está nos princípios básicos e metodologia da economia política marxista. O objetivo desta sessão de estudo é fortalecer nossa compreensão dos princípios básicos do marxismo. Já realizamos anteriormente sessões sobre temas relacionados ao materialismo histórico e ao materialismo dialético. Nesta ocasião, aprofundaremos nosso entendimento e compreensão das leis subjacentes ao desenvolvimento econômico, revisando a economia política marxista para que possamos nos tornar mais competentes e proficientes em liderar o desenvolvimento econômico da nação.

Gostaria agora de discutir alguns dos meus pensamentos.

A economia política marxista é um componente importante do marxismo, e requer aprendizado para nossos esforços de sustentar e desenvolver o marxismo. Marx e Engels levaram adiante as conquistas históricas feitas no campo da economia, especialmente a economia política clássica britânica, através de um processo de exame crítico baseado na visão de mundo e na metodologia do materialismo dialético e do materialismo histórico. Após um estudo intensivo das atividades econômicas humanas, eles fundaram a economia política marxista, o que fez cair a cortina sobre as leis subjacentes ao funcionamento econômico da sociedade humana e da sociedade capitalista em particular. Engels disse que toda a teoria de um partido proletário foi derivada do estudo da economia política, enquanto Lenin considerava a economia política como a mais profunda, mais abrangente e mais detalhada prova e aplicação da teoria marxista. Embora agora exista uma rica diversidade de teorias econômicas, nosso estudo da economia política deve ser baseado na economia política marxista e não em qualquer outra teoria econômica.

Há pessoas que acreditam que a economia política marxista e a Das Kapital são obsoletas, mas este é um julgamento arbitrário e errôneo. Deixando de lado acontecimentos mais distantes e olhando apenas para o período desde a crise financeira global, podemos ver que muitos países capitalistas permaneceram em uma recessão econômica, com sérios problemas de desemprego, intensificando a polarização e aprofundando as clivagens sociais. Os fatos nos dizem que as contradições entre a socialização da produção e a posse privada dos meios de produção ainda existem, mas se manifestam de maneiras e mostram características um pouco diferentes. Após a crise financeira global, muitos estudiosos ocidentais começaram a estudar novamente a economia política marxista e Das Kapital com o objetivo de refletir sobre as deficiências do capitalismo. No ano passado, o livro Capital in the Twenty-First Century, do acadêmico francês Thomas Piketty, suscitou ampla discussão nos círculos acadêmicos internacionais. Usando dados precisos e abundantes, Piketty mostra que os níveis de desigualdade são tão altos ou mais altos do que jamais foram nos EUA e em outros países ocidentais. Ele argumenta que o capitalismo sem restrições agravou fenômenos como a desigualdade de riqueza, e que a situação continuará a piorar. Sua análise é conduzida principalmente a partir da perspectiva da distribuição e não toca significativamente em questões mais fundamentais de propriedade, mas as conclusões a que ele chega são, no entanto, dignas de nossa consideração.

Uma cerimônia de conclusão e lançamento do sistema global de navegação por satélite BeiDou-3 foi realizada em Pequim em 31 de julho de 2020. O Presidente Xi Jinping participou da cerimônia, onde anunciou o lançamento oficial do BeiDou-3 e visitou uma exposição sobre as realizações feitas no desenvolvimento do sistema BeiDou. [Foto do repórter Ju Peng, da Xinhua]
Uma cerimônia de conclusão e lançamento do sistema global de navegação por satélite BeiDou-3 foi realizada em Pequim em 31 de julho de 2020. O Presidente Xi Jinping participou da cerimônia, onde anunciou o lançamento oficial do BeiDou-3 e visitou uma exposição sobre as realizações feitas no desenvolvimento do sistema BeiDou. [Foto do repórter Ju Peng, da Xinhua]

Nosso partido sempre deu grande importância ao estudo, análise e aplicação da economia política marxista. Mao Tse Tung organizou revisões especiais do Das Kapital em quatro ocasiões, e liderou múltiplas discussões sobre o Livro-texto soviético de economia política, enfatizando que a análise de questões sobre economia política era de grande significado teórico e prático. Durante o período da Nova Democracia (1911-1949), Mao Tse Tung criou o novo programa econômico democrático e introduziu uma série de idéias originais sobre o desenvolvimento da economia da China no processo de exploração do caminho para o socialismo. Por exemplo, ele introduziu a teoria das contradições básicas nas sociedades socialistas, e apresentou conceitos importantes, tais como planejamento abrangente e equilíbrio geral, considerando a agricultura como a base e a indústria como a força líder, e coordenando o desenvolvimento da agricultura, da indústria leve e da indústria pesada. Todos estes são exemplos de como nosso partido impulsionou a evolução da economia política marxista.

Desde a Terceira Sessão Plenária do 11º Comitê Central do CPC em 1978, nosso partido tem integrado os princípios básicos da economia política marxista com a prática da reforma e da abertura, e fez esforços constantes para enriquecer e desenvolver a economia política marxista. Após a “Decisão do Comitê Central do CPC sobre Reforma da Estrutura Econômica” ter sido aprovada em outubro de 1984, Deng Xiaoping comentou que isso representava um “primeiro esboço” de economia política que fundia os princípios básicos do marxismo com a prática do socialismo com características chinesas. Como a reforma e a abertura se aprofundaram constantemente nas mais de três décadas que se passaram desde então, trouxemos muitas conquistas teóricas importantes para a economia política marxista da China contemporânea. Alguns exemplos são a teoria sobre a essência do socialismo, a teoria sobre o sistema econômico básico para o estágio primário do socialismo, a teoria sobre o estabelecimento e implementação da filosofia do desenvolvimento inovador, coordenado, verde, aberto e compartilhado, a teoria sobre o desenvolvimento da economia de mercado socialista e fazer com que o mercado desempenhe o papel decisivo na alocação de recursos, assegurando ao mesmo tempo que o governo desempenhe melhor seu papel, a teoria sobre a entrada da China em uma nova normal de desenvolvimento econômico, a teoria sobre a coordenação dos processos de nova industrialização, digitalização, urbanização e modernização agrícola, a teoria sobre a natureza dos direitos de propriedade, direitos contratuais e direitos de uso das terras agrícolas contratadas, a teoria sobre o uso efetivo dos mercados e recursos nacionais e internacionais, e a teoria sobre a promoção da equidade social e da justiça e da prosperidade comum para todos. Estas realizações teóricas nunca foram discutidas pelos autores dos clássicos marxistas e, antes da reforma e da abertura, não tínhamos nenhuma experiência ou compreensão das questões com as quais eles se preocupam. Ao invés disso, eles formam um corpo de conhecimento sobre economia política que foi moldado pelas condições da China contemporânea e pela natureza dos tempos. Isto não só forneceu uma orientação firme para os esforços da China no desenvolvimento econômico, mas também abriu novas fronteiras para a economia política marxista.

Na volátil e imprevisível maré da economia mundial atual, um grande teste do nosso Partido é se podemos ou não dirigir efetivamente o grande navio da economia da China. Com um cenário econômico extremamente complexo tanto no país quanto no exterior e uma profusão esmagadora de fenômenos econômicos a enfrentar, o estudo dos princípios básicos e da metodologia da economia política marxista pode nos ajudar a dominar sólidos meios de análise econômica, compreender os processos pelos quais a economia se desenvolve, construir uma compreensão das leis subjacentes ao desenvolvimento social e econômico e nos tornar mais competentes para manter a economia de mercado socialista no rumo certo. Isto nos permitirá enfrentar os desafios teóricos e práticos no desenvolvimento econômico de nossa nação de forma mais eficaz.

O objetivo de estudar a economia política marxista é liderar melhor o desenvolvimento econômico da China. Embora tenhamos que garantir que mantenhamos seus princípios básicos e metodologia, é ainda mais importante integrar a economia política marxista às realidades do desenvolvimento econômico de nossa nação, e nos esforçarmos constantemente em direção a novas conquistas teóricas no processo. 

Em primeiro lugar, devemos manter uma abordagem centrada nas pessoas para o desenvolvimento. O desenvolvimento é para o povo; esta é a posição fundamental da economia política marxista. Marx e Engels afirmaram que, “O movimento proletário é o movimento autoconsciente e independente da imensa maioria, no interesse da imensa maioria”, e que nas sociedades futuras, a produção seria “calculada para a riqueza de todos”. Deng Xiaoping disse que emancipando e desenvolvendo forças produtivas e eliminando a exploração e a polarização a fim de, em última instância, trazer prosperidade comum, representa a essência do socialismo. A Quinta Sessão Plenária do 18º Comitê Central do CPC, em outubro de 2015, enfatizou claramente a necessidade de manter uma abordagem do desenvolvimento centrada no povo, e de fazer da melhoria do bem-estar do povo, promovendo seu desenvolvimento integral e buscando um progresso constante rumo à prosperidade comum os objetivos imutáveis do desenvolvimento econômico. Isto é algo que nunca devemos perder de vista. Ao planejar o trabalho econômico, formular políticas econômicas e promover o desenvolvimento econômico, devemos sempre aderir firmemente a esta posição fundamental.

Em segundo lugar, devemos manter a nova filosofia de desenvolvimento. Em resposta às novas mudanças no ambiente, condições, tarefas e exigências para o desenvolvimento de nossa nação, a Quinta Sessão Plenária do 18º Comitê Central do CPC estabeleceu a necessidade de estabelecer e manter uma nova filosofia de desenvolvimento inovador, coordenado, verde, aberto e compartilhado. Os cinco componentes desta filosofia foram introduzidos com base em uma profunda revisão das lições e experiências de desenvolvimento em casa e no exterior, bem como uma análise completa das principais tendências de desenvolvimento nacional e internacional. Eles representam uma reflexão concentrada do novo entendimento do nosso partido sobre as leis subjacentes que regem o desenvolvimento da China, e correspondem a muitas das perspectivas da economia política marxista. Por exemplo, Marx e Engels imaginaram sociedades futuras nas quais haveria “participação de todos nos prazeres produzidos por todos”, nas quais “o homem é diretamente um ser natural”, e nas quais “a história da natureza e a história dos homens são dependentes uns dos outros”. Enquanto isso, os cinco componentes da nova filosofia de desenvolvimento também representam uma destilação do conhecimento perceptivo que adquirimos no processo de impulsionar o desenvolvimento econômico e um resumo teórico de nossa experiência a esse respeito. Devemos persistir no uso da nova filosofia de desenvolvimento para orientar e fazer avançar o desenvolvimento econômico de nossa nação, e para resolver consistentemente os desafios e abrir novos caminhos no processo.

Xi Jinping visita a exposição de planejamento da Nova Área de Changchun, na tarde de 23 de julho de 2020, durante um tour pela Província de Jilin de 22 a 24 de julho. [Foto do repórter Wang Ye da Xinhua].
Xi Jinping visita a exposição de planejamento da Nova Área de Changchun, na tarde de 23 de julho de 2020, durante um tour pela Província de Jilin de 22 a 24 de julho. [Foto do repórter Wang Ye da Xinhua].

Em terceiro lugar, devemos manter e melhorar nosso sistema econômico socialista básico. Segundo a economia política marxista, a propriedade dos meios de produção é o núcleo das relações de produção, e isto determina a natureza fundamental de uma sociedade e a orientação de seu desenvolvimento. Desde a reforma e abertura, nosso partido tem refletido tanto sobre experiências positivas quanto negativas, e estabeleceu um sistema econômico básico para a fase primária do socialismo. Sob este sistema, enfatizamos a importância de continuar a fazer da propriedade pública o sustentáculo, enquanto permitimos a propriedade de outras formas de desenvolvimento lado a lado, e deixamos claro que tanto o setor público quanto o não público são componentes importantes da economia de mercado socialista, bem como fundamentos cruciais para o desenvolvimento econômico e social de nossa nação. Devemos consolidar e desenvolver o setor público com firme compromisso e dedicar igual compromisso a incentivar, apoiar e orientar o desenvolvimento do setor não-público, assegurando que a propriedade de todas as formas possa se reforçar mutuamente e se desenvolver em conjunto. Ao mesmo tempo, devemos ser extremamente claros de que o sistema econômico básico de nossa nação é um pilar importante do sistema socialista chinês e a base da economia de mercado socialista e, portanto, o papel dominante da propriedade pública e o papel de liderança do setor estatal não devem mudar. Isto representa uma garantia institucional para garantir que as pessoas de todos os grupos étnicos em toda a China possam compartilhar os frutos do desenvolvimento, bem como um meio importante de consolidar a posição de governo do CPC e de sustentar o sistema socialista de nossa nação.

Xi Jinping aprende sobre o desenvolvimento da agricultura modernizada e a produção de produtos agrícolas especializados em um parque de ecoturismo rural no condado de Helan, Yinchuan, Região Autônoma Ningxia Hui, tarde de 9 de junho de 2020, durante uma visita a Ningxia de 8 a 10 de junho. [Foto do repórter Ju Peng da Xinhua]
Xi Jinping aprende sobre o desenvolvimento da agricultura modernizada e a produção de produtos agrícolas especializados em um parque de ecoturismo rural no condado de Helan, Yinchuan, Região Autônoma Ningxia Hui, tarde de 9 de junho de 2020, durante uma visita a Ningxia de 8 a 10 de junho. [Foto do repórter Ju Peng da Xinhua]

Em quarto lugar, devemos manter e melhorar nosso sistema básico de distribuição socialista. A economia política marxista postula que a distribuição é simultaneamente determinada e reativa à produção, e que “a produção é mais incentivada por um modo de distribuição que permite a todos os membros da sociedade desenvolver, manter e exercer suas capacidades com a máxima universalidade”. Através da consideração de nossas condições reais, estabelecemos um sistema de distribuição centrado na distribuição baseada no trabalho, ao mesmo tempo em que permitimos que outras formas de distribuição coexistam. Este arranjo institucional provou, através da prática, ser propício para mobilizar a iniciativa de todos os setores e alcançar um equilíbrio orgânico entre eficiência e eqüidade. Devido a uma multiplicidade de fatores, entretanto, ainda existem vários problemas proeminentes na distribuição de renda da China. Os principais problemas são que a diferença de renda cresceu mais, a proporção da distribuição primária representada pelos salários é relativamente baixa e a parcela da renda pessoal na distribuição da renda nacional também está no lado baixo. Levamos estes problemas muito a sério, trabalhando arduamente para garantir que a renda pessoal cresça de acordo com a economia, e que os salários aumentem de acordo com a produtividade do trabalho. Ajustaremos a estrutura de distribuição da renda nacional, provocaremos aumentos consistentes na renda dos residentes urbanos e rurais, e continuaremos a diminuir a diferença de renda, através do constante aperfeiçoamento dos sistemas e mecanismos, bem como de medidas específicas.

Em quinto lugar, devemos manter as reformas para desenvolver a economia socialista de mercado. Desenvolver uma economia de mercado sob condições de socialismo representa um grande esforço pioneiro empreendido por nosso partido. Um dos fatores-chave por trás do tremendo sucesso da China no desenvolvimento econômico é que temos simultaneamente aproveitado os pontos fortes tanto da economia de mercado quanto do sistema socialista. Nossa economia de mercado se desenvolveu sob as condições essenciais do sistema socialista e a liderança do CPC. O termo “socialista” é o descritor chave, e isto é algo que nunca devemos perder de vista. Chamamos nossa economia de economia socialista de mercado porque estamos comprometidos em manter os pontos fortes de nosso sistema, ao mesmo tempo em que evitamos efetivamente as deficiências de uma economia capitalista de mercado. Reconhecendo a natureza dualista das coisas sob uma abordagem dialética, devemos continuar trabalhando para integrar o sistema socialista básico com a economia de mercado, assegurando que os pontos fortes de cada um sejam trazidos à tona, e dedicar esforços práticos para resolver o desafio econômico universal de como ter tanto um mercado eficiente quanto um governo eficaz.

Em sexto lugar, devemos manter a política nacional fundamental de abertura. De acordo com a economia política marxista, a sociedade humana acabará por testemunhar a transcendência da história desde o nível das nações individuais até a escala global. Hoje, o grau de conexão de nosso país com o mundo é sem precedentes, assim como o impacto de nossa economia sobre a economia mundial e vice-versa. Com a globalização avançando mais profundamente, não podíamos possivelmente perseguir o desenvolvimento fechando-nos. Em vez disso, devemos ser hábeis em manter um olho na paisagem, tanto no país quanto no exterior, e fazer bom uso dos mercados e recursos nacionais e internacionais. De acordo com a tendência de integração profunda de nossa economia na economia mundial, devemos desenvolver uma economia mais aberta, participar ativamente da governança econômica global e impulsionar a ordem econômica global em uma direção mais justa, equitativa, cooperativa e mutuamente benéfica. Ao mesmo tempo, devemos salvaguardar firmemente os interesses de desenvolvimento de nossa nação, prevenir riscos de todos os tipos e garantir nossa segurança econômica. Na execução dessas tarefas, há muitas questões teóricas e práticas que devemos explorar mais.

Para concluir, nosso compromisso de defender os princípios básicos e a metodologia da economia política marxista não implica rejeição dos componentes racionais das teorias econômicas de outros países. O conhecimento econômico ocidental sobre temas como finanças, preços, moeda, mercados, concorrência, comércio, taxas de câmbio, indústrias, empresas, crescimento e gestão refletem um dos lados das leis gerais que sustentam a produção socializada e a economia de mercado, e devem, portanto, ser usados como referência. Ao mesmo tempo, no entanto, devemos olhar com discernimento as teorias econômicas de outros países, particularmente as do Ocidente, certificando-nos de separar o trigo do joio. Colocando nossos próprios interesses em primeiro lugar enquanto usamos os pontos fortes dos outros em nosso benefício, devemos assegurar que não copiemos mecanicamente os aspectos dessas teorias que refletem a natureza e os valores do sistema capitalista ou que são coloridos pela ideologia ocidental. Embora a disciplina da economia seja dedicada ao estudo das questões econômicas, ela não existe num vácuo e, portanto, não pode ser separada das questões sociais e políticas. Portanto, quando nossos educadores ensinam economia, eles não devem defender a absorção indiscriminada de conceitos estrangeiros. Eles devem discutir a economia política marxista e a economia política socialista da China contemporânea de forma completa e prolongada para evitar sua marginalização.

Para que a economia política marxista permaneça vital, ela deve evoluir com os tempos. A prática é a fonte da teoria. No espaço de meras décadas, completamos um processo de desenvolvimento que levou séculos para os países desenvolvidos. Por trás de todos os nossos incríveis progressos e conquistas no desenvolvimento econômico, esteve o tremendo impulso, vigor e potencial de inovação teórica. Hoje, nossa economia e a economia mundial estão enfrentando muitos desafios novos e importantes, que precisam ser enfrentados por teorias sólidas. Baseados nas condições nacionais da China e em nossas experiências em desenvolvimento, devemos examinar minuciosamente as novas questões e circunstâncias enfrentadas pelas economias nacionais e globais, trazendo à luz novos padrões e características. Devemos rever e refinar as conquistas que fizemos no reconhecimento das leis subjacentes através do processo de desenvolvimento econômico, e elevar nossa experiência prática ao nível das teorias econômicas sistematizadas. Ao fazer isso, abriremos constantemente novas fronteiras para a economia política marxista na China contemporânea e contribuiremos com a sabedoria chinesa para a inovação e o desenvolvimento da disciplina.

-Discurso na 28ª sessão de estudo de grupo do Bureau Político do 18º Comitê Central do CPC em 23 de novembro de 2015

(Originalmente publicado no Qiushi Journal, edição chinesa, No. 16, 2020)

Fonte: http://en.qstheory.cn/2020-11/08/c_560906.htm

Deixe uma resposta