Dezenas de milhares de pessoas devem estar no centro de Londres por quatro dias a partir de sexta-feira para protestar contra a falta de ação do governo em relação à crise climática. O Extinction Rebellion (XR) o chamou de The Big One, e a ideia é cercar o parlamento para exigir ‘mudança sistêmica’. Qualquer organização que se preze estará lá – cerca de 200 ou mais – junto com manifestantes de todo o país. Do Greenpeace, Friends of the Earth e outras ONGs, a sindicatos como PCS e Unite, a organizações de movimento CND e Stop the War Coalition, grupos de ação direta Don’t Pay e #StopRosebank – e Just Stop Oil, é claro – e rank- e-arquivo campanhas como NHS Workers Say NO! aí vem todo mundocomo diz a publicidade.

No início deste ano, XR declarou um afastamento da ação direta que perturba o público, concentrando-se em “desorganizar o governo” e onde reside o poder: parlamento, empresas de combustíveis fósseis, bancos e assim por diante. Eles se comprometeram a concentrar esforços na mobilização de números em manifestações de massa, alcançando movimentos e organizações e conectando a crise climática à crise do custo de vida e ao sistema político. Eles apoiaram piquetes e manifestações. Tudo isso é uma boa jogada.

Em termos concretos, interromper a agenda de negócios do governo significa forçá-los a reverter decisões como o desenvolvimento do campo petrolífero de Rosebank – o maior campo petrolífero não desenvolvido no Mar do Norte – por exemplo, forçá-los a tributar os lucros das empresas petrolíferas e interromper a exploração, forçando-os a instituir políticas do Green New Deal. Isso seria um começo e exige um movimento com peso social para pressioná-los.

Faz apenas um mês que o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) finalizou seu sexto relatório de avaliação de 8.000 páginas. Ele contém tudo o que sabemos sobre a profundidade e a escala da crise em detalhes abrangentes. Algumas semanas antes de sua publicação, as Big Oil – geralmente entendidas como as 5 ou 6 maiores empresas de petróleo do mundo – registraram lucros de mais de US$ 200 bilhões. Estes foram os maiores lucros já obtidos na história do Big Oil.

Enquanto isso, as emissões continuam a aumentar. Desde que o IPCC publicou seu primeiro relatório em 1990, relatórios após relatórios foram publicados, alertando sobre as consequências da tendência de 200 anos de aumento das emissões de gases de efeito estufa. Não a humanidade como um todo, mas especificamente aqueles que estão no poder, falharam em fazer algo a respeito. Estamos além da conscientização sobre a crise, além de persuadir a classe capitalista a mudar de rumo. Se as elites políticas não estão se movendo rápido o suficiente, as pessoas comuns no movimento trabalhista e nos movimentos sociais têm que tomar as coisas em suas próprias mãos. Agora se trata de estratégia.

O que realmente desafiará os fundamentos da economia capitalista e trará a ‘transformação de raiz e ramo’ da sociedade de que precisamos tão desesperadamente? Uma das coisas que temos de desafiar é a ideia de que os trabalhadores têm de fazer sacrifícios para evitar a catástrofe, e focar em como lidar com a crise deve andar de mãos dadas com a melhoria da vida das pessoas. Imediatamente, as políticas socialistas, como a nacionalização da geração e distribuição de energia e a nacionalização do transporte, são fundamentais. Isso requer investimentos maciços em planejamento e infraestrutura.

Mas, para garantir que a indústria não seja dirigida no interesse do lucro, precisamos de uma pressão maciça vinda de baixo. A atual onda de golpes é uma abertura. Embora os trabalhadores não estejam em greve pelo clima, eles estão em greve por salários, condições, pensões e bem-estar em geral – as mesmas coisas que seriam garantidas em uma sociedade que também cuidasse do planeta. Se a onda de greves continuar, se começarmos a ganhar vitórias, faremos mais demandas, inclusive de ação climática.

É bastante claro que as greves em si não são apenas sobre salários. Demandas por renacionalização de ferrovias e correios, financiamento para o NHS, valorização da educação e assim por diante – todas essas demandas podem ser integradas ao movimento climático. Isso significaria que a transição de indústrias poluentes, por exemplo, tem trabalhadores em seu núcleo. A reciclagem e a realocação dos trabalhadores nessas indústrias seriam fundamentais. A estratégia do movimento climático deve envolver a união com os trabalhadores em greve, aqueles que estão usando seu poder para interromper os lucros e se recusam a aceitar o status quo.

Se o XR continuar se conectando com movimentos sociais mais amplos, e a crescente militância nos sindicatos continuar, temos uma chance. A ação em massa trabalhou para trazer mudanças no passado, precisamos disso agora em maior escala e em todas as frentes mais do que nunca.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que achamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta