O mandado de prisão do Presidente da Rússia, expedido pelo Tribunal Penal Internacional, é, por um lado, um assunto bastante ridículo. Para ser aplicado, o Ocidente tem que lançar uma guerra nuclear bem-sucedida contra a Rússia e então prender seu presidente, desde que o TPI e Putin sobrevivam. Isso prova em que universo vivem os líderes políticos ocidentais e por que é tão fácil para o “Partido da Guerra” manipulá-los.

Mas, por outro lado, este caso pode ter sérias repercussões e provavelmente, como a sabotagem do NordStream, também se destina tanto à Europa quanto à Rússia. O que a “Internacional Negra” quer conseguir, entre outros, é “proibir” os líderes europeus de falarem em paz com Putin. Como eles poderão negociar, ou se encontrar, com um “criminoso procurado”?

Pedimos ao professor Alfred de Zayas seu comentário sobre a situação. Ele é um distinto professor de Direito Internacional na Suíça, atuou como relator especial das Nações Unidas e é autor de 10 livros. Ele é respeitado mundialmente tanto por sua força científica quanto por sua integridade.

No passado, ele havia defendido o estabelecimento do Tribunal Penal Internacional, mas agora percebeu como o TPI foi politizado e tornado irrelevante. Ele acredita que o ICC só serviria a um propósito se fosse rigorosamente independente, objetivo e profissional. A armação do TPI para reforçar o imperialismo dos EUA é dolorosa. Após 20 anos de atividade amplamente política, não estritamente legal, o TPI merece ser abolido, acredita o jurista suíço. Justiça significa justiça para todos, não apenas para países privilegiados.

Segundo o académico suíço, o atual procurador do Tribunal Penal Internacional, Karim Asad Ahmad Khan KC, advogado britânico especializado em direito penal internacional, que exerce o cargo desde 2021, demonstrou descaradamente o seu preconceito ao descontinuar a investigação de crimes de guerra pelos EUA no Afeganistão, mas continuando as investigações contra o Talibã.

Ninguém do Ocidente foi indiciado após a criação do TPI em 2002, apontou Alfred de Zayas. Em 20 anos só indiciou africanos e por isso foi justamente chamado de neocolonial. Agora acusa Putin, revelando seu flagrante viés ocidental. Desde a entrada em vigor do Estatuto de Roma, houve milhares de crimes de guerra sob a responsabilidade dos governos da OTAN. Crimes de guerra foram documentados em guerras da OTAN na Iugoslávia, Afeganistão, Iraque, Líbia e Síria. Por que ninguém foi indiciado lá?, pergunta o professor de Zayas. Se o TPI indicia Putin, por que não Tony Blair, George W. Bush, Barack Obama, Donald Trump, Boris Johnson, Joe Biden etc.?

Ao emitir “mandados de prisão” contra dois altos funcionários russos, incluindo o presidente Vladimir Putin, o Tribunal Penal Internacional (TPI) revelou, segundo o professor de Zayas, seu flagrante viés ocidental, matando sua própria credibilidade.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que achamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta