Alienação (História de compreensão de George Novack)

Os Grandes Fetiches do Capitalismo

A alienação, como todas as relações, é um caso de dois lados e seu funcionamento tem conseqüências contraditórias. O que é tirado dos despossuídos é investido nos despossuídos. Na religião, a fraqueza dos homens na terra é complementada pela onipotência da divindade que é dotada de todas as capacidades que faltam às pessoas reais. Seus representantes na sociedade, desde os xamãs até o clero, exploram esta situação em seu benefício.

Nas economias, a servidão do trabalhador é a base da liberdade do mestre; a pobreza de muitos faz a riqueza de poucos. Na política, a ausência de autodeterminação popular se manifesta no despotismo do Estado.

Em The Economic and Philosophic Manuscripts of 1844, Marx abordou pela primeira vez os mistérios do dinheiro. Na sociedade capitalista, ele observa, o dinheiro deslocou a religião como a principal fonte de alienação, assim como deslocou a divindade como o principal objeto de adoração e atração. A forma de riqueza do dinheiro permanece como um tirano caprichoso entre as necessidades dos homens e sua satisfação. O possuidor do dinheiro pode satisfazer os desejos mais exorbitantes enquanto o indivíduo sem um tostão não pode cuidar das necessidades mais elementares de comida, vestuário e abrigo.

O dinheiro tem o poder mágico de transformar as coisas em seus opostos. “Ouro! Amarelo, brilhante, ouro precioso”, pode, como disse Shakespeare, “fazer preto, branco; sujo, justo; errado, certo; baixo, nobre; velho, jovem; covarde, valente”. A pessoa sem gosto artístico pode comprar e pendurar quadros em sua mansão, ou colocá-los em um cofre de segurança, enquanto o criador e o apreciador genuíno não podem vê-los ou apreciá-los. O patife mais malvado pode comprar admiração de bajuladores enquanto indivíduos dignos passam despercebidos e desprezados.

Sob o capitalismo, onde tudo entra no campo da troca e se torna objeto de compra e venda, o valor de um homem vem a ser estimado, não por suas habilidades ou ações realmente louváveis, mas por sua conta bancária. Um homem “vale” o que ele possui e um milionário “vale” incomparavelmente mais do que um pobre. Um Rothschild é estimado onde um Marx é odiado. Nesta fossa de venalidade universal, todos os valores e padrões humanos genuínos são distorcidos e profanados.

Mais tarde, no primeiro capítulo do Capital, Marx revelou os segredos desses mágicos poderes do dinheiro, rastreando-os até as formas de valor adquiridas pela mercadoria no decorrer de sua evolução. O caráter fetichista do dinheiro deriva do caráter fetichista da forma de valor da mercadoria que expressa as relações entre produtores independentes através do meio das coisas. O fetichismo do capital, que comanda a vida e o trabalho dos homens, é a expressão última deste fetichismo das mercadorias.

Se o dinheiro na forma de capital é o fetiche supremo da sociedade burguesa, o estado que impõe as condições econômicas da exploração capitalista chega em segundo lugar. A compulsão estatal se manifesta mais duramente em seus poderes penais, em seus poderes fiscais e em seu poder de recrutar para o serviço militar. A identidade do cidadão comum tem que ser validada por documentos carimbados por funcionários do governo. Ele precisa de um certificado para atestar seu nascimento e para provar que ele se formou na escola, que é casado ou divorciado, que pode viajar para outros países.

A tirania do dinheiro e do Estado sobre a vida das pessoas é redutível, em última análise, à pobreza relativa da ordem social.

Alienação entre o Estado e a sociedade

As alienações embutidas nos fundamentos econômicos do capitalismo se manifestam de uma miríade de maneiras em outras partes da estrutura social. Elas se cristalizam na oposição entre o Estado e os membros da sociedade. A unidade do capitalismo norte-americano, por exemplo, é encarnada em uma organização estatal dominada e dirigida por representantes dos monopolistas dominantes.

A alienação deste governo do povo em nossa democracia dólar é o tema principal de um estudo dos governantes e dos governados nos Estados Unidos recentemente, feito pelo professor C. Wright Mills em The Power Elite. Seu parágrafo inicial diz: “Os poderes dos homens comuns são circunscritos pelo mundo cotidiano em que vivem, mas mesmo nestas rodadas de trabalho, família e vizinhança, eles muitas vezes parecem impulsionados por forças que não podem compreender nem governar. As “grandes mudanças” estão além de seu controle, mas afetam sua conduta e perspectivas, no entanto. A própria estrutura da sociedade moderna os confina a projetos não próprios, mas de todos os lados, tais mudanças agora pressionam os homens e mulheres da sociedade de massa, que consequentemente sentem que estão sem propósito em uma época em que estão sem poder”.

Mills resume a extrema polarização do poder em nossa sociedade, declarando que os grandes empresários, os estadistas e os chapéus de bronze que compõem a elite do poder aparecem para a massa impotente como “tudo o que nós não somos”. Para ter certeza, mesmo sob a conformidade atual, a população não é tão estultificada e inerte como a Mills e seus colegas sociólogos acadêmicos fazem. A luta dos negros pela igualdade e as greves periódicas entre os trabalhadores industriais indicam que muito está se agitando abaixo da superfície.

Mas não se pode negar que o poder do trabalho é em grande parte inexplorado, desorganizado e tão mal orientado que seu potencial permanece escondido até mesmo de seus possuidores. As políticas dos líderes sindicais ajudam os porta-vozes da “elite do poder” a evitar que o povo vislumbre a imensa força política que poderia exercer em prol de sua própria causa. Assim, eles mantêm a classe trabalhadora alienada de seu legítimo lugar na vida política americana como líder e organizador de toda a nação. Este papel é entregue, por padrão, aos partidos capitalistas.

Entretanto, a despossessão da classe trabalhadora de suas funções históricas não será mantida para sempre. Mais cedo ou mais tarde, o movimento operário será obrigado a se libertar de sua subordinação a organizações políticas de classe alienígenas e formar seu partido político independente. Este será o início de um processo de auto-realização política, uma ascensão à posição de supremacia agora ocupada pela minoria capitalista. Se hoje a plutocracia é, para as massas “tudo o que não somos”, a luta pelo socialismo pode trazer a Grande Reversão quando “nós que não fomos nada, seremos todos”.

Alienação da Ciência à Sociedade.

Os antagonismos básicos de classe em economia e política distorcem as relações das pessoas em todos os outros domínios da vida sob o capitalismo, desde suas respostas emocionais umas às outras até suas idéias mais gerais. Isto tem sido sentido e expresso em grande parte da arte e literatura da época burguesa. O afastamento do artista criativo do ambiente burguês, que o deixa entre o comercialismo crasso e a cruel indiferença, tem sido um escândalo perene. Os gritos de protesto nas obras de escritores americanos contemporâneos como Henry Miller e Norman Mailer atestam que isto continua a ser uma chaga.

Algo novo foi acrescentado a este cisma entre os intelectuais e a classe dominante em nossos próprios dias. Esta é a brecha que se abriu subitamente entre os cientistas e os monopolistas com o advento da bomba atômica.

A sociedade capitalista em seu período progressivo foi o pai adotivo da ciência natural moderna e durante vários séculos os dois avançaram juntos. A maioria dos cientistas no mundo de língua inglesa tomaram a harmonia pré-estabelecida dos dois como certa, a ponto de realizarem seu trabalho sem se preocuparem com suas aplicações sociais e conseqüências finais. A reação em cadeia emitida pela liberação da energia nuclear os tirou deste conforto cego.

A partir de 1942, os físicos nucleares se depararam com o dilema mais excruciante. Eles se dedicaram à descoberta e disseminação da verdade para o bem de toda a humanidade. No entanto, os militaristas viraram seu trabalho e seus resultados contra tudo o que eles, como cientistas e estudiosos, mais apreciavam. A “liberdade da ciência” tornou-se um escárnio quando os resultados de suas pesquisas foram tornados altamente secretos e os cientistas atômicos foram forçosamente isolados “por razões de Estado” de seus semelhantes.

Os cientistas se tornaram vassalos de uma máquina militar servindo a propósitos imperialistas predatórios, assim como os trabalhadores industriais fazem parte do aparato lucrativo. Em vez de ajudar a criar uma vida melhor, suas conquistas trataram de uma morte mais rápida. Seu maior domínio sobre a matéria e a energia foi cancelado por uma total falta de controle sobre seus usos sociais.

O que poderia ser mais desumano do que o cientista se tornar o agente relutante da destruição de sua própria espécie e o envenenador dos nascituros? Não é de se admirar que os mais sensíveis e de espírito social tenham gritado contra esta violação de sua vocação, este dano inadmissível a seu interior. Alguns se recusaram como “objectores de consciência” a participar do trabalho de guerra; outros sofreram colapsos nervosos; alguns até cometeram suicídio.

Aqueles agrupados em torno do Boletim dos Cientistas Atômicos têm procurado – sem sucesso – por uma solução política eficaz. Alguns falam de “sua culpa coletiva”, embora eles sejam as vítimas e não os culpados. A responsabilidade por sua situação intolerável recai inteiramente sobre os imperialistas governantes que os empurraram para esta condição alienada.

Este diagnóstico indica a única maneira pela qual eles podem superar esta alienação. Isso é unir-se às forças que se opõem aos imperialistas e que são obrigadas a combatê-los.

O Humanismo de Erich Fromm

Enquanto a saúde física das populações do mundo ocidental vem melhorando, sua condição mental e emocional vem se deteriorando. Esta é a tese do recente livro The Sane Society, no qual Erich Fromm realiza um estudo sobre a psicopatologia da vida moderna. Sua obra é particularmente pertinente porque o humanismo socialista que ele defende é uma contraparte psicológica do tipo mais literário de humanismo encontrado em Dissent e The New Reasoner. Fromm discordou corretamente daqueles analistas que partem da premissa de que o capitalismo é racional e a tarefa do indivíduo é “ajustar”, ou seja, estar de acordo com suas exigências especiais. Pelo contrário, ele afirma, o sistema é inerentemente irracional, como seus efeitos demonstram. Para que os homens possam viver produtivamente e em paz consigo mesmos e uns com os outros, o capitalismo tem que ir.

Fromm toma emprestado o conceito de alienação dos primeiros escritos de Marx como a ferramenta central em sua análise do que está errado com a sociedade aquisitiva estéril e padronizada do século 20 e as principais características que ela produz nas pessoas. Ele faz muitas observações astutas sobre a forma como o capitalismo manipula as personalidades humanas.

Ele professa criticar o capitalismo de um ponto de vista socialista e como um admirador de Marx. Mas ele vira Marx de cabeça para baixo ao declarar que Marx tinha um conceito de homem “que era essencialmente um conceito religioso e moral”. E o próprio Fromm tenta substituir o materialismo pelo moralizante como base teórica do socialismo.

Este antigo psicanalista nega que a causa básica da doença da sociedade moderna esteja enraizada nas relações de produção, como ensina o marxismo. Eles são igualmente devidos a causas espirituais e psicológicas, escreve ele. O socialismo tem que ser infundido com a sabedoria dos grandes líderes religiosos que ensinaram que a natureza interior do homem tem que ser transformada tanto quanto suas circunstâncias externas. Ele concorda com os Evangelhos que “o reino dos céus está dentro de vocês … O socialismo, e especialmente o marxismo, tem enfatizado a necessidade das mudanças interiores no ser humano, sem as quais a mudança econômica nunca poderá levar à ‘boa sociedade'”.

Nada menos que “mudanças simultâneas nas esferas de organização industrial e política, de orientação espiritual e psicológica, de estrutura de caráter e de atividades culturais”. Seu programa prático para curar os males da sociedade moderna rejeita a conquista do poder pelos trabalhadores e a nacionalização da indústria e da economia planejada. Este é o caminho para a regimentação totalitária, em sua opinião.

Ele propõe o estabelecimento de pequenas “comunidades de trabalho” agrícolas e industriais como estufas nas quais serão criadas as condições laboratoriais para o cultivo da boa vida. A sociedade capitalista deve ser reconstruída e a humanidade regenerada através de colônias utópicas como as defendidas por Owen, Fourier, Proudhon e Kropotkin, que foram tentadas e encontradas carentes há mais de um século nos Estados Unidos.

Assim, o “socialismo comunitário” deste humanista revela-se uma cópia desbotada das fantasias utópicas do século passado. É uma forma de fuga dos fatos reais da tecnologia moderna que exigem uma produção em larga escala em escala universal para sustentar e elevar a população em expansão do globo. É também uma evasão das tarefas urgentes envolvidas na eliminação dos males da reação capitalista e do estalinismo, porque se afasta em teoria e na prática do marxismo revolucionário. Este é o único movimento social, poder de classe e programa político que pode efetivamente abolir a regra do capitalismo monopolista, desarraigar o estalinismo e criar o cenário material para um sistema social livre e igualitário.

A Alienação é Eterna?

As alienações de que o homem sofre são incuráveis? Esta é a opinião da Igreja Católica, teólogos protestantes pessimistas como Reinhold Niebuhr, seguidores existencialistas de Kierkegaard, e alguns intérpretes de Freud. Eles retratam o homem como eternamente dilacerado e atormentado por objetivos e impulsos irreconciliáveis, condenado ao desespero e à decepção na interminável guerra entre suas aspirações espirituais mais profundas e suas limitações insuperáveis como um mortal vinculado à terra.

Os materialistas históricos se opõem diretamente a todos esses pregadores do pecado original. A humanidade não tem falhas eternas e insuperáveis que têm de ser compensadas pelos consolos fictícios da igreja, pelas intuições místicas dos filósofos idealistas, ou pelos esforços infinitamente repetidos, mas sempre derrotados, de autotranscendência dos existencialistas. As alienações reais que aleijam e deformam a humanidade têm raízes históricas e causas materiais determináveis. Longe de serem eternas, elas já deslocaram, como foi indicado, seu eixo no curso do desenvolvimento social, da disputa entre sociedade e natureza para os conflitos dentro da estrutura social.

Estes antagonismos sociais internos não são eternos. Eles não brotam de nenhum mal intrínseco e inescapável na natureza do homem como espécie. Eles foram gerados por condições histórico-sociais específicas que foram descobertas e podem ser explicadas.

Agora que a humanidade adquiriu superioridade sobre a natureza através de triunfos da tecnologia e da ciência, o próximo grande passo é ganhar controle coletivo sobre as forças cegas da sociedade. Existe apenas uma agência consciente na vida atual suficientemente forte e estrategicamente posicionada para assumir e realizar esta tarefa imperativa, diz o marxismo. Essa é a força do trabalho alienado incorporada à classe trabalhadora industrial.

Os meios materiais para libertar a humanidade só podem ser trazidos à existência através da revolução socialista mundial, que concentrará o poder político e econômico nas mãos do povo trabalhador. Uma economia planejada de tipo socialista em escala internacional não só permitirá que a humanidade recupere o domínio sobre os meios de vida, mas também reforçará imensamente esse controle coletivo. A reconstrução das relações sociais completará o domínio da natureza para fins sociais iniciado sob a sociedade de classes, e assim abolirá as condições que no passado permitiam, e até necessitavam, a subjugação do homem ao homem, a regra dos muitos por poucos.

Uma vez que as necessidades primárias de todos sejam capazes de satisfação, reine a abundância e o tempo de trabalho necessário para produzir as necessidades da vida seja reduzido ao mínimo, então será estabelecido o cenário para a abolição de todas as formas de alienação e para o desenvolvimento arredondado de todas as pessoas, não às custas umas das outras, mas em relação fraterna.

A abolição da propriedade privada deve ser seguida pela eliminação das barreiras nacionais. O conseqüente aumento das capacidades produtivas da sociedade preparará o caminho para a eliminação dos antagonismos tradicionais entre trabalhadores físicos e intelectuais, entre os habitantes da cidade e do país, entre as nações avançadas e as não desenvolvidas.

Estes são os pré-requisitos indispensáveis para a construção de um sistema harmonioso, integrado, interiormente estável e em constante desenvolvimento das relações sociais. Quando todas as desigualdades obrigatórias no status social, nas condições de vida e de trabalho e no acesso aos meios de autodesenvolvimento são eliminadas, então as manifestações dessas desigualdades materiais na alienação de um setor da sociedade em relação a outro murcharão. Isto, por sua vez, promoverá as condições para a formação de indivíduos harmoniosos que não estão mais em guerra uns com os outros – ou dentro de si mesmos.

Tais são as radiantes perspectivas da revolução socialista e sua reorganização da sociedade, conforme projetada pelos mestres do marxismo.

Principal causa de alienação nos estados dos trabalhadores deformados

Este também era o objetivo para o qual a União Soviética, produto da primeira revolução operária bem sucedida, estava se dirigindo sob o regime estalinista, acreditavam os comunistas honestos. Não lhes havia sido assegurado por Stalin que o socialismo já havia sido realizado na União Soviética e que estava a caminho do estágio mais alto do comunismo?

Khrushchev papagou estas reivindicações. Mas suas próprias revelações no 20º Congresso e as explosões de oposição na zona soviética desde então, romperam com a ilusão de que uma sociedade socialista já havia sido consumada lá. A falsa estrutura ideológica fabricada pela máquina do Partido Comunista está destruída. Como as peças devem ser novamente colocadas juntas, e em que padrão?

A primeira coisa que tem que ser feita é voltar atrás e enfrentar o que realmente existe na União Soviética em seu atual ponto de desenvolvimento, com os fundamentos da teoria marxista. À sua própria maneira, alguns dos socialistas “humanos” tentam fazer isso. “Foi assumido”, escreve Thompson, editor do New Reasoner, “que todas as formas de opressão humana estavam enraizadas, em última instância, na opressão econômica decorrente da propriedade privada dos meios de produção; e que uma vez socializadas, o fim das outras opressões se seguiria rapidamente”. (Meu itálico).

Esta proposição de materialismo histórico mantém sua plena validade, mesmo que os críticos humanistas a questionem. O que, então, deu errado? Tomada por si só, esta generalização histórica é um padrão abstrato que deve ser ligado aos fatos existentes e seu estado de desenvolvimento a fim de se tornar concreto e frutífero. A essência da questão reside no modificador verbal, “rapidamente”. Entre o fim da propriedade privada capitalista e a elevação dos meios de produção nacionalizados ao nível da abundância socialista, tem que haver um período de transição no qual as características herdadas da antiga ordem burguesa se misturam com as instituições fundamentais da nova sociedade em formação.

No caso da União Soviética, este período intermediário não foi tão curto nem tão favorável em seu cenário como as previsões de Marx e Lênin previam. Esta etapa histórica se estendeu por quatro décadas agonizantemente difíceis e ainda está longe de ser concluída. A obrigação de um socialista científico é estudar as condições reais do desenvolvimento econômico e social do primeiro Estado operário ao longo destes 40 anos, à luz de todas as generalizações orientadoras de seu método. Ele deve perguntar até que ponto as circunstâncias materiais se aproximaram da norma teórica; em que ponto elas ficaram aquém e por quê; e então determinar as formas e os meios necessários para preencher a lacuna entre o estado de coisas existente e o padrão ideal.

Thompson e seus companheiros humanistas, porém, consternados com as características imundas do estalinismo, de repente barrados à sua visão, procedem de forma bem diferente. Eles descuidadamente jogam fora as generalizações históricas, que condensam em si uma imensa riqueza de experiência e análise do desenvolvimento social, juntamente com suas expressões desfiguradas na vida real. Esta não é a primeira vez que radicais bem intencionados, desequilibrados pela contradição entre os padrões do que deveria ser um estado operário e sua degeneração política sob o regime estalinista, rejeitam tanto a norma teórica quanto a realidade existente. Depois de terem sido embalados por tanto tempo em ilusões, eles não podem enfrentar os fatos históricos objetivos da estrutura soviética.

A sociologia marxista, no entanto, exige que os fatos como são tomados como ponto de partida para a teoria e a ação. Quais são estes fatos?

Em junho de 1957, Khrushchev jurou pela televisão que não existem contradições na sociedade soviética. Isto não foi mais credível do que sua afirmação de que tudo estava bem com a nova “liderança coletiva” – pouco antes de Molotov, Malenkov, Kaganovitch e outros dignitários serem levados ao caixa. O mais prudente Mao Tse-tung admitiu que certos tipos de contradição podem existir entre o governo e o povo nos estados dos trabalhadores, mas que aqueles na China, e por inferência a União Soviética, são exclusivamente do tipo não-antagonista e não-violento.

As divergências entre os burocratas e as massas na União Soviética, que produziram os Estados todo-poderosos, dão a mentira a essas pretensões teóricas dos líderes de Moscou e Pequim. Como se explica este distanciamento entre os governantes e os governados?

A tomada do poder pelos trabalhadores e a propriedade pública dos meios de produção, especialmente nos países atrasados, não pode, por si só e de uma só vez, conduzir ao socialismo. Estas conquistas simplesmente estabelecem as condições políticas e legais para a construção da nova sociedade, Para chegar ao socialismo, é preciso promover as forças produtivas a ponto de os bens de consumo serem mais baratos e mais abundantes do que sob o capitalismo mais benéfico.

Isto não pode ser alcançado dentro dos limites de um único país, como afirmam os estalinistas ortodoxos, ou somando unidades nacionais separadas, cada uma seguindo “seu próprio caminho para o socialismo”, como sustentam os estalinistas dissidentes. A pobreza em bens de consumo decorrente da produtividade inferior da economia divorciada dos recursos mundiais é a fonte material para o crescimento e manutenção de tumores burocráticos malignos dentro dos estados mais “liberais” dos trabalhadores.

Em princípio, em essência, as principais causas da alienação do trabalho sob o capitalismo – a propriedade privada nos meios de produção e a anarquia do sistema de lucro – foram erradicadas nos países soviéticos. Graças à nacionalização da indústria básica, ao controle do comércio exterior e da economia planejada, os trabalhadores não estão mais separados dos meios materiais de produção, mas se reúnem com eles de uma forma nova e superior.

Entretanto, estas medidas e métodos anticapitalistas não eliminam os problemas da economia soviética. Longe disso. Para desenraizar as alienações sociais herdadas do passado bárbaro, os estados operários exigem não apenas uma poderosa indústria pesada, mas também uma economia bem proporcionada que possa prover as necessidades e o conforto da vida em volume crescente a todos os setores da população.

Nenhum dos estados pós-capitalistas existentes elevou sua economia em nenhum ponto próximo a esse ponto. Estes estados ainda nem sequer se aproximaram da produtividade na esfera da subsistência e dos meios de cultura alcançados pelos países capitalistas mais avançados. As escassas condições prevalecentes resultaram em lutas tensas entre os vários setores de sua população sobre a divisão da renda nacional restrita. Nessas lutas, a casta burocrática que encurralou todos os instrumentos do poder político desempenha o papel de comando. Os governantes decidem quem recebe o quê e quanto. Eles nunca se esquecem de se colocar à frente da mesa.

Não há exploração do trabalho como na sociedade capitalista. Mas há uma nítida distinção entre os que têm, que constituem uma pequena minoria, e os que não têm, a maioria da população trabalhadora. As desigualdades manifestas na distribuição dos bens e amenidades disponíveis corroem os laços de solidariedade entre várias partes da população e cavam profundas diferenças em seus padrões de vida, mesmo onde estes são um pouco melhorados. Neste sentido, o produto de seu trabalho ainda escapa ao controle dos próprios produtores. Quando entra no domínio da distribuição, sua produção passa sob o controle da burocracia descontrolada. Desta forma, sua própria produção, concentrada nas mãos de administradores onipotentes, mais uma vez confronta as massas como uma força estranha e oposta.

Aqui está a principal fonte, a base material, da alienação dos governantes e governou nos estados degenerados e deformados dos trabalhadores da zona soviética. Seus antagonismos expressam o crescimento de duas tendências opostas na estrutura econômica: uma herdada do passado burguês, a outra preparando o futuro socialista. Os fundamentos socialistas da indústria nacionalizada e da economia planejada no campo da produção estão ligados aos padrões burgueses administrados burocraticamente que determinam a má distribuição do fornecimento inadequado de bens de consumo.

O desenvolvimento destas duas tendências contraditórias é responsável pelo atrito que ameaça incendiar conflitos explosivos.

O Estado Ultra-Burocrático e os Trabalhadores

Por que os trabalhadores não têm controle sobre a distribuição de seus produtos? Porque ou perderam o controle democrático direto sobre o aparato estatal, como na União Soviética, ou ainda não o adquiriram, como nos satélites do Leste Europeu e na China. Assim como os trabalhadores deveriam desfrutar de padrões de vida mais altos sob o socialismo do que sob o capitalismo, assim também em um estado normal de trabalhadores deveriam participar muito mais plenamente da administração das funções públicas, gozar de mais liberdade e ter mais direitos do que sob o mais democrático dos regimes burgueses.

Havia um antegosto, e uma promessa solene, de que tal seria o caso na democracia em gestação que caracterizou os primeiros anos da República Soviética. A subsequente vitória política do arranque burocrático reduziu a zero o funcionamento democrático do Partido Comunista, dos sindicatos, dos soviéticos, das organizações juvenis e culturais, do exército e de outras instituições. Os poderes e direitos supostamente garantidos ao povo pela Constituição Soviética foram na prática anulados pela casta centralizada que governava através da ditadura de Stalin de um homem só.

Este sistema autocrático de repressão política fortificou a repressão econômica. Através do sistema de espionagem e da polícia secreta, das prisões e dos campos de concentração, os poderes penais do Estado foram dirigidos muito menos contra as forças da ordem derrubada do que contra os trabalhadores que eram os portadores da nova ordem.

Em vez de ser uma agência para executar as decisões do povo, o Estado ultra-burocratizado enfrentou os trabalhadores e camponeses, os intelectuais e a juventude, bem como os sujeitos de nacionalidades, como uma força parasitária, opressiva e hostil que eles anseiam por jogar fora suas costas.

ORGANIZAÇÃO DA INDÚSTRIA

Lênin previa, e o programa dos bolcheviques afirmava, que os trabalhadores controlariam e gerenciariam a indústria através de seus representantes eleitos. Ao invés disso, a divisão das funções econômicas que exclui os trabalhadores sob o capitalismo do exercício de sua iniciativa, inteligência e vontade foi recriada em novas formas sob a má administração burocrática da economia soviética.

O “cérebro universal” que supervisiona a produção não é mais o capitalista – mas também ainda não é o trabalhador como deveria ser sob uma verdadeira democracia soviética. A hierarquia dos burocratas arrogou para si todos os principais poderes de decisão sob os sucessivos planos quinquenais. Foram emitidas ordens a partir do único posto de comando centralizado em Moscou, mesmo em questões de detalhes. Toda a ciência e julgamento foram investidos em funcionários nomeados. A recente descentralização da gestão industrial de Khrushchev modificou, mas não alterou essencialmente esta configuração.

Os trabalhadores não propõem nem dispõem livremente de suas energias no processo de trabalho. Eles não iniciam o plano, não participam de sua formulação, não decidem suas atribuições, não aplicam, não fiscalizam e não atribulam seu funcionamento e resultados. Eles são relegados ao papel de objetos passivos, sujeitos a exortações incessantes e formas duras de pressão para desempenhar melhor suas tarefas.

Os trabalhadores no trabalho são acelerados por meio de trabalho à peça e estabelecimento arbitrário de normas de trabalho. Até as recentes reformas, eles eram acorrentados aos seus empregos nas fábricas por livros de trabalho e passaportes internos e sujeitos a severas penalidades por infrações às regras e por chegarem minutos atrasados ao trabalho. Eles não têm o direito de greve contra condições intoleráveis.

Enquanto isso, eles vêem a multiplicação de parasitas em posições de direção e má administração grosseira dos recursos da nação. Relatórios dos próprios oficiais soviéticos têm citado muitos exemplos de tais desperdícios industriais e desorganização.

Assim, o plano de produção que deveria ser adotado coletivamente e realizado pelas massas produtoras aparece como um padrão alienígena imposto a elas por funcionários sem coração, em desrespeito a seus desejos e bem-estar.

Ditadura da mentira

A própria burocracia soviética é a encarnação viva de uma fraude gigantesca. Esta força privilegiada e anti-socialista é obrigada a desfilar como representante e continuadora do maior movimento de igualdade e justiça da história, ao mesmo tempo em que atropela as necessidades e sentimentos mais elementares do povo trabalhador. Esta imensa disparidade entre suas pretensões progressistas e seu curso reacionário está no fundo da hipocrisia e da fraude que marcam os regimes estalinistas.

Sua ditadura da mentira permeou todos os departamentos da vida soviética. De cima para baixo, o povo soviético foi forçado a levar vidas duplas: uma para o público se mostrar conforme a linha oficial do momento; a outra, de ressentimento e frustração reprimidos por sua incapacidade de expressar seus pensamentos e emoções reais para que não fossem entregues à Inquisição.

Eles se alienaram do regime que os alienou de seus pensamentos e sentimentos mais profundos e um do outro. “O pior em nosso sistema não era a pobreza, a falta das necessidades mais essenciais, mas o fato de que este sistema fez da vida uma grande mentira, ter que ouvir mentiras, ler mentiras a cada hora do dia, o dia inteiro, e ser forçado a mentir a si mesmo por sua vez”, um intelectual sem nome de Budapeste reclamou a um repórter alemão.

A revolta contra tal degradação espiritual foi uma das principais causas por trás da revolta de intelectuais e jovens húngaros e poloneses. É também um dos principais temas da recém-desperta geração de escritores soviéticos, de espírito crítico. Eles estão articulando da melhor forma possível o protesto contra a regimentação das atividades culturais, científicas e artísticas; contra a atmosfera sufocante da dupla conversa e da dupla negociação; contra as imposições oficiais que não só sufocam o trabalho criativo, mas dificultam até mesmo a existência normalizada.

Nas “Democracias Populares” da Europa Oriental, nos países bálticos, na Ucrânia e em outras nações oprimidas dentro da própria União Soviética há outra fonte de ressentimento: o ressentimento contra um Grande Regime Russo que governa desatento às exigências especiais, tradições, autonomia e interesses da nacionalidade oprimida.

O Culto do Indivíduo

A religião é principalmente o produto da falta de controle da humanidade sobre as forças da natureza e da sociedade. O movimento socialista tem como um de seus objetivos a abolição das condições materiais que permitem que tais ficções degradantes atrofiem as visões dos homens e lhes dificultem a vida.

A influência da religião ortodoxa tem sido consideravelmente reduzida pela educação ateísta na União Soviética desde a Revolução. Mas em seu lugar surgiu aquele secular “culto ao indivíduo”, a deificação de Stalin. Este renascimento da idolatria é ainda mais surpreendente e paradoxal porque surgiu, não dos estratos mais obscuros da população, mas das próprias alturas do Partido Comunista governante, que foi declaradamente guiado pela filosofia materialista do marxismo. O hino da classe trabalhadora, o Internationale, diz: “Não precisamos de salvadores dados por Deus”. No entanto, os povos soviéticos e os partidos comunistas foram doutrinados com o mito da infalibilidade do todo-sábio “salvador” no Kremlin.

Como as práticas dos impérios romano e bizantino, que deificaram seus imperadores, se duplicaram no primeiro estado operário?

A resposta não está nas virtudes ou vícios excepcionais de Estaline, mas sim no papel que ele desempenhou para a casta burocrática privilegiada. Tendo se elevado como único poder governante, não poderia mais praticar a democracia dentro de seu próprio círculo do que poderia permitir a democracia no país como um todo. Era necessário encontrar outros meios de resolver os problemas e conflitos internos. Os meios tinham que estar em consonância com os métodos de governo: autocráticos, violentos e enganosos.

Stalin assumiu o comando supremo e o manteve por tanto tempo sem contestação, porque ele melhor cumpriu a função atribuída ao árbitro implacável, todo-poderoso e onisciente. Assim como a burocracia resolveu tudo no país, “o homem de aço” decidiu tudo dentro da burocracia e para ela.

O poder dos deuses, de fato, sua própria existência, derivava da impotência do povo diante da sociedade e da natureza. Assim, o poder onipotente do idolatrado Stalin se baseava na usurpação total do poder do povo. O culto ao indivíduo, tão persistentemente inculcado durante décadas, foi seu produto final. A elevação de Stalin a alturas sobre-humanas foi o outro lado da degradação política dos trabalhadores soviéticos.

A ruptura do culto ao indivíduo foi provocada pelo processo inverso: a força crescente da classe trabalhadora soviética e o enfraquecimento das posições da burocracia como resultado dos desenvolvimentos do pós-guerra. Os herdeiros de Stalin estão tentando – sem muito sucesso – substituir o culto mais impessoal da burocracia sob o título de “a liderança coletiva” pelo culto desclassificado do indivíduo.

Quando o povo se põe de joelhos, os altos e poderosos governantes já não são tão grandes. medida que os trabalhadores recuperam sua autoconfiança e sentem sua força coletiva, desaparece sua prostração anterior antes dos ídolos fabricados. Os revolucionários ultrajados de Budapeste que derrubaram a estátua de Estaline no primeiro dia de sua revolta mostraram com esse ato simbólico o destino que aguardava todos os senhores burocráticos.

A Cura para o Burocratismo

A experiência dos regimes pós-capitalistas nos últimos 40 anos mostrou que o perigo de distorção burocrática e degeneração dos estados trabalhadores no período de transição do capitalismo para o socialismo é genuíno.

Este perigo não decorre de nenhum mal inato de natureza humana que tenha uma sede inexpugnável de poder, como insistem os moralistas. Ele surge das condições materiais circundantes, da inadequação dos poderes de produção para satisfazer as necessidades do povo, mesmo sob as formas sociais mais progressistas. Esta situação econômica permite que os especialistas em administração se voltem a montar sobre as costas das massas e erigam seu regime, por um tempo, em um instrumento de opressão. Quanto mais empobrecido e subdesenvolvido é o país, mais ameaçador se torna este perigo. Enquanto a superprodução é a maldição da economia capitalista, a subprodução é a maldição das economias socializadas.

As causas e o caráter da doença que infectou os primeiros estados operários indicam as medidas que devem ser tomadas para neutralizá-la, na medida do possível sob as circunstâncias dadas. A prescrição para a cura é nada menos que o controle democrático tanto do governo quanto da economia pelas massas trabalhadoras.

O poder real deve ser exercido através de conselhos livremente eleitos pelos trabalhadores manuais e intelectuais da cidade e do campo. Seus direitos democráticos devem incluir liberdade de organização e propaganda por todos os partidos que reconhecem e respeitam os ganhos da revolução; liberdade de imprensa; todos os funcionários públicos devem estar sob o controle do eleitorado com o direito de convocação de representantes em todos os níveis.

Deve haver reformas políticas tais como a restauração da democracia dentro dos partidos de trabalhadores com controle da liderança e das políticas por seus membros; a restrição da renda dos funcionários à dos trabalhadores mais habilidosos; a atracção do povo para a administração das funções públicas; a abolição da polícia secreta, passaportes internos, campos de trabalho para dissidentes políticos e outras abominações.

No domínio econômico, os trabalhadores devem ter controle sobre o planejamento nacional e sua execução em todos os níveis e em todas as etapas, para que se possam fazer revisões oportunas dos resultados à luz da experiência real. Os padrões salariais e outros meios de distribuição devem ser revisados para que as desigualdades possam ser reduzidas ao mínimo. Os sindicatos devem ter o direito à greve a fim de salvaguardar os trabalhadores contra erros e abusos de seu governo.

Todas as nacionalidades devem ter o direito de serem independentes ou federadas, se desejarem, em uma associação fraterna e igualitária de estados.

Tais medidas somar-se-iam a uma mudança revolucionária na estrutura e funcionamento dos estados operários existentes, uma mudança salutar da autocracia burocrática para a democracia operária.

Como realizar tal transformação” não através de concessões feitas de cima por “absolutismo iluminado” ou por um oficialismo assustado, mas através da ação direta do próprio povo trabalhador. Eles terão que tomar por meios revolucionários os direitos de governo que lhes pertencem, que foram prometidos pelo programa marxista, e que lhes foram negados pelos usurpadores burocráticos.

Estalinismo e capitalismo

Os socialistas “humanos” fazem uma colcheia entre o estalinismo e o capitalismo porque ambos, dizem, subjugam os homens às coisas e sacrificam as capacidades criativas da humanidade ao Moloch da necessidade econômica. Concordemos que, apesar de seus fundamentos econômicos opostos, os regimes estalinistas apresentam muitas semelhanças com os estados do mundo capitalista. Mas estes pontos de identidade não surgem de sua exaltação comum das coisas acima dos homens. Eles têm uma origem diferente.

Sob o pretexto de defender a personalidade livre contra a coerção das coisas, os neumanistas estão realmente se rebelando contra os fatos da vida formulados na teoria do materialismo histórico. Todas as sociedades têm estado sujeitas a severas restrições econômicas e devem permanecer assim até o advento do futuro comunismo. Quanto menos produtiva é uma sociedade e quanto mais pobre nos meios de subsistência e cultura, mais duras devem ser estas formas de constrangimento. A massa da humanidade deve trabalhar sob este chicote até elevar os poderes de produção a um ponto em que as necessidades de todos possam ser atendidas em uma semana de trabalho de 10 horas ou menos.

Esta redução do trabalho necessário libertará as pessoas da carga social tradicional que as pesou e lhes permitirá dedicar a maior parte de seu tempo às atividades gerais de bem-estar social e às atividades e passatempos pessoais. Os recentes desenvolvimentos na ciência, tecnologia e indústria, desde a energia nuclear até a automação, colocam esse objetivo à vista. Mas nossa sociedade ainda está bastante distante desta terra prometida.

Os meios para tal liberdade não podem ser proporcionados sob o capitalismo. Eles ainda não foram criados nas sociedades de transição que passaram além do capitalismo. Enquanto os trabalhadores tiverem que trabalhar longas horas diariamente para adquirir as necessidades básicas da existência e competir uns com os outros por eles, eles não podem administrar os assuntos gerais da sociedade ou desenvolver adequadamente suas capacidades criativas como seres humanos livres. Funções sociais como o governo, a gestão da indústria, a prática da ciência e das artes continuarão a ser investidas em especialistas. Aproveitando seus postos de comando, esses especialistas se elevaram acima das massas e passaram a dominá-las.

É destas condições econômicas e sociais que surgiram os regimes policiais ultra-burocráticos dos estados dos trabalhadores. Ali, como sob o capitalismo, embora sob diferentes formas, a minoria privilegiada prospera à custa do trabalho da maioria.

Os males do estalinismo não provêm do reconhecimento das limitações materiais de produção ou da atuação de acordo com elas. Mesmo o regime dos trabalhadores mais saudáveis teria que levar em conta essas limitações. Os crimes do estalinismo consistem em colocar os interesses e exigências dos funcionários favorecidos diante do bem-estar do povo e acima das necessidades do desenvolvimento rumo ao socialismo; em promover as desigualdades ao invés de diminuí-las consciente e consistentemente; em ocultar tanto os privilégios dos aristocratas quanto as privações dos plebeus; em despojar os trabalhadores de seus direitos democráticos – e tentar fazer passar essas abominações por “socialismo”.

A tarefa de erradicar o flagelo do burocratismo nos estados anticapitalistas é inseparável da tarefa de abolir o domínio burguês nos países capitalistas. O papel da hierarquia do Kremlin não tem sido menos pernicioso em assuntos externos do que em casa. Se a ameaça da intervenção imperialista ajudou a burocracia a manter seu poder, suas políticas internacionais, por sua vez, foram um fator político primordial para evitar que o domínio capitalista fosse derrubado pelos trabalhadores.

Ao impor políticas de colaboração de classe aos partidos comunistas, Stalin resgatou os regimes capitalistas de cambalear na Europa Ocidental no final da Segunda Guerra Mundial. No mesmo congresso onde fez seu relatório secreto sobre os crimes de Stalin (omitindo este, entre outros), Khrushchev fez uma declaração de política sobre “novos caminhos para o socialismo” que era essencialmente o antigo rumo de Stalin tornado mais explícito. Ele declarou que a análise de Lênin sobre a etapa imperialista do capitalismo e a luta revolucionária dos trabalhadores contra ele estava ultrapassada pelas novas condições históricas mundiais. Segundo Khrushchev, não só não há conflitos dentro da sociedade soviética, mas até mesmo as contradições entre a reação monopolista e os trabalhadores que provocaram ações revolucionárias no passado se tornaram suavizadas. Os regimes capitalistas existentes podem agora, sob certas condições, ser transformados magicamente em Democracias Populares por métodos reformista e através de canais puramente parlamentares.

A burocracia estalinista e os partidos que ela controla não se propõem a seguir o caminho de conduzir as atividades revolucionárias das massas para a conquista do poder. Eles buscam antes um acordo geral com os capitalistas ocidentais para congelar o mapa atual do mundo e sua relação de forças de classe.

Esta confiança recíproca do governo capitalista no oportunismo estalinista e no oportunismo estalinista nos capitalistas “amantes da paz”, em que um sustenta o outro às custas da classe trabalhadora mundial, só pode ser quebrada por um movimento internacional de massas que é consistentemente anti-imperialista e anti-estalinista.

Rumo à Abolição da Alienação

A questão da alienação acaba por se fundir com o problema de longa data da relação entre a liberdade humana e a necessidade social. O socialismo prometeu liberdade, choram os novos humanistas, mas vejam que terrível despotismo ele gerou sob o estalinismo. “Estão os homens condenados a se tornarem os escravos dos tempos em que vivem, mesmo quando, após esforço irreprimível e incansável, subiram tão alto a ponto de se tornarem os senhores da época?” pergunta o ex-líder comunista preso e recém-convertido social-democrata Milovan Djilas na autobiografia de sua juventude, Terra Sem Justiça .

Como o materialismo histórico responde a esta pergunta? A extensão da liberdade do homem no passado era rigidamente circunscrita pelo grau de controle efetivo que a sociedade exercia sobre as condições materiais da vida. O selvagem que tinha que passar a maior parte de suas horas de vigília todos os dias do ano perseguindo a comida tinha pouca liberdade para fazer qualquer outra coisa. Esta mesma restrição ao alcance da ação humana e do desenvolvimento cultural persistiu através da civilização para a maior parte da humanidade – e pelas mesmas razões econômicas.

Se as pessoas sofrem hoje com a tirania do dinheiro ou com a tirania do Estado, é porque seus sistemas produtivos, independentemente de suas formas de propriedade, não podem, em seu atual estado de desenvolvimento, cuidar de todas as suas necessidades físicas e culturais. A fim de descartar essas formas de coerção social, é necessário elevar os poderes de produção social – e, para elevar esses poderes, é necessário se livrar das forças sociais reacionárias que os retêm.

Os cientistas socialistas podem concordar com os novos humanistas que é necessário viver de acordo com os mais altos padrões morais. Eles reconhecem que os desejos de justiça, tolerância, igualdade e auto-respeito se tornaram tão parte da vida civilizada quanto as necessidades de comida, vestuário e abrigo. O marxismo não estaria apto a servir como guia filosófico das pessoas mais esclarecidas de nosso tempo se não levasse em conta essas exigências.

Mas isso é apenas um dos lados do problema. Até que suas exigências materiais básicas sejam realmente asseguradas para todos, as atividades superiores são atrofiadas e as relações sociais devem permanecer desumanizadas. As forças de reação, cujos códigos e conduta são governados pela vontade de defender seu poder, propriedade e privilégios a qualquer preço, determinam o clima moral muito mais do que seus oponentes que têm objetivos e ideais mais elevados.

Seria mais “humano” que os imperialistas ocidentais se retirassem silenciosamente de seus domínios coloniais, em vez de lutar para mantê-los. Mas as ações dos franceses na Argélia provam novamente que o terror impiedoso, e não a razão pacífica, é mais provável que prevaleça.

Do ponto de vista econômico, cultural e ético, seria preferível que os magnatas monetários reconhecessem que sua utilidade está terminada e consintam em ceder seus bens e poder ao movimento de trabalhadores socialistas por mútuo acordo entre as classes contendoras. Até agora, a história não forneceu nenhuma solução tão sensata e direta para a transição do capitalismo para o socialismo.

A principal tarefa diante do povo soviético é se livrar da monstruosidade arcaica de sua estrutura política totalitária. Seria melhor se os líderes estalinistas desistissem de suas funções de casta governante opressiva, concedessem independência a seus satélites e devolvessem o poder completo a seu próprio povo. Mas o caso da Hungria indica que é improvável que eles cedam suas posições de comando de forma graciosa, gradual ou fácil,

Soluções “humanas” e “razoáveis” para os problemas sociais fundamentais de nosso tempo são bloqueadas por estes baluartes de reação. É por isso que as revoluções anticapitalistas nos países avançados, os movimentos anti-imperialistas nas colônias e as lutas antiburocráticas na zona soviética terão que ser levadas a conclusões bem sucedidas antes que as causas dos antagonismos que afligem a humanidade possam ser eliminadas.

Há mais de um século, Marx enfatizou que os homens não podem se comportar de acordo com padrões verdadeiramente humanos até que vivam sob condições verdadeiramente humanas. Somente quando as condições materiais de sua existência forem radicalmente transformadas, quando todo o seu tempo se tornar disponível para perseguições livremente escolhidas, é que eles poderão lançar fora as relações contraditórias que têm atormentado a humanidade com separatismo e conflito.

O objetivo do socialismo é introduzir a regra da razão em todas as atividades humanas. As alienações de que sofrem os homens foram produzidas e perpetuadas pela operação inconsciente de forças naturais e sociais incontroláveis. O socialismo erradicará as fontes de alienação ao colocar sob controle consciente todas aquelas forças até então incontroláveis que têm aleijado a humanidade, frustrado suas aspirações mais profundas e frustrado seu desenvolvimento pleno e livre em qualquer direção desejada.

Este processo começará por eliminar a irracionalidade, a anarquia e a inadequação dos fundamentos econômicos através da produção planejada das necessidades da vida e dos meios de desenvolvimento cultural. Nesta era da energia nuclear, eletrônica e automação a ligação das repúblicas operárias dos países industrializados com as dos países menos desenvolvidos, pode, dentro de um período mensurável, levar os poderes produtivos da sociedade a um ponto onde pode haver abundância para todos, tanto para os economicamente atrasados quanto para os povos mais avançados.

medida que este objetivo econômico for sendo alcançado, as condições estarão preparadas para a redução de todas as compulsões governamentais sobre as associações e ações dos homens, culminando na abolição do poder do homem sobre o homem. A elevação universal dos padrões de vida e educação quebrará a oposição entre trabalhadores e intelectuais para que toda a inteligência possa ser posta a trabalhar e todo o trabalho seja realizado com a máxima inteligência. Nesta nova forma de produção social, o trabalho pode se tornar um empreendimento alegre e significativo, em vez de uma provação.

O progresso da ciência será planejado para criar as condições mais dignas para a melhoria de todos os aspectos da humanidade. O objetivo supremo do socialismo é humanista no sentido mais elevado e profundo. É nada menos do que o remake da raça humana de uma forma completamente consciente e cientificamente planejada.

Os cientistas do socialismo não só penetrarão no espaço galáctico. Eles invadirão os mais remotos esconderijos da matéria, e especialmente da matéria viva. Eles buscarão e subjugarão sistematicamente as forças obscuras em ação em seus próprios corpos e psiques, o legado da evolução animal cega.

Com o conhecimento e o poder assim adquiridos, a humanidade se tornará a espécie livremente criativa que tem o potencial de se tornar. O homem recriará seu ambiente natural, seus organismos e suas relações mútuas como deseja que seja. Para os seres humanos daquele tempo mais feliz, o bem-estar de seus semelhantes será a primeira lei de sua própria existência.

Tempo de trabalho e tempo livre

Toda economia é economia de tempo de trabalho e a liberdade do homem desce, em última análise, à liberdade do trabalho obrigatório. O dispêndio de tempo e energia na aquisição dos meios materiais de existência é uma herança do estado animal que impede o homem de levar uma vida completamente humana. A humanidade sofrerá com esta alienação enquanto tiver que se engajar no trabalho socialmente necessário.

A Bíblia diz: “No suor do teu rosto comerás pão”. Este tem sido o destino da humanidade ao longo dos tempos. Os membros das comunidades primitivas são os escravos do tempo do trabalho, bem como os membros da sociedade de classes. Os selvagens, porém, trabalham apenas para si mesmos e não para enriquecer os outros.

A força de trabalho na sociedade de classes tem que produzir riqueza extra para os proprietários dos meios de produção, além de sua própria manutenção. Eles são duplamente escravizados pelo tempo de trabalho excedente empilhado sobre o tempo de trabalho necessário. Os trabalhadores assalariados que são obrigados a criar uma mais-valia cada vez maior para os senhores do capital são mais intensamente suados do que qualquer outra classe.

Não é o socialista, mas o capitalista que vê o trabalho como a essência da humanidade e seu destino eterno. Sob o capitalismo, o trabalhador assalariado é tratado, não como um ser humano semelhante, mas como um mecanismo útil para a produção de mais-valia. Ele é um prisioneiro com uma pena perpétua para o trabalho pesado.

O marxismo atribui a mais alta importância à atividade laboral, reconhecendo que a produção de riqueza além dos meros meios de subsistência tem sido a base material para todo o avanço da civilização. Mas o marxismo não faz do trabalho um ídolo. Para todas as suas poderosas realizações, trabalhar para viver não é o auge da evolução humana ou a última carreira da humanidade. Muito pelo contrário. O trabalho compulsório é a marca da pobreza social e da opressão. O tempo livre para todos é a característica de uma existência verdadeiramente humana.

A necessidade de trabalho permanece, e pode até por um tempo se tornar mais imperiosa, depois que as relações capitalistas forem abolidas. Embora as pessoas não trabalhem mais para explorar classes, mas para uma economia coletiva, elas ainda não produzem o suficiente para escapar da tirania do tempo de trabalho. Sob tais condições, o tempo de trabalho continua sendo a medida da riqueza e o regulador de sua distribuição.

Mas, ao contrário da situação sob o capitalismo, quanto maior o poder de produção, mais próximo os trabalhadores se aproximam da hora de sua libertação da servidão para o trabalho. Quando a produção de todas as necessidades materiais da vida e dos meios de cultura for assumida por métodos e mecanismos automáticos, exigindo o mínimo de superintendência, a humanidade será liberada para desenvolver ao máximo suas capacidades e suas relações humanas distintas.

A pré-história da humanidade terminará e seu desenvolvimento em uma base verdadeiramente humana começará, quando a riqueza de todos os tipos fluir tão livremente quanto a água e for tão abundante quanto o ar e o trabalho obrigatório for suplantado pelo tempo livre. Então o tempo livre desfrutado por todos será a medida da riqueza, a garantia de igualdade e harmonia, a fonte do progresso irrestrito e o aniquilador da alienação. Este é o objetivo do socialismo, a promessa do comunismo.

Fonte: https://www.marxists.org/archive/novack/works/history/ch16.htm

Deixe uma resposta