Lenin

Por favor, transmita a seus departamentos de biblioteca (tanto de educação de adultos como de biblioteca pública, etc.) minhas idéias complementares sobre a questão recentemente levantada no Conselho dos Comissários do Povo e me informe de suas conclusões (e as dos respectivos departamentos).

* *

*

Mais do que qualquer outra coisa, as bibliotecas, incluindo, é claro, tonalidades de leitura, todos os tipos de salas de leitura, etc., exigem competição entre bibliotecas provinciais individuais, grupos, salas de leitura, etc.

A forma adequada de enviar contas, que agora é exigida pelo Conselho dos Comissários do Povo, deve servir três objetivos:

I) informações autênticas e completas ao governo soviético e a todos os cidadãos sobre o que está acontecendo;

2) alistar o público no trabalho da biblioteca;

3) incentivar a competição entre os funcionários das bibliotecas.

Para estes fins, devem ser imediatamente elaboradas listas e formas de contabilidade que sirvam aos propósitos.

Listas de contas deveriam, creio, ser elaboradas no centro e depois reimpressas nas gubernias e distribuídas entre todos os departamentos educacionais e todas as bibliotecas, salas de leitura, clubes, etc.

Estas listas de contas deveriam enumerar (impressas, digamos, em tipo pesado) as perguntas obrigatórias que os gerentes de bibliotecas, etc., devem responder sob pena de ação judicial. Além dessas perguntas obrigatórias, deve haver um número considerável de perguntas não obrigatórias (no sentido de que a falta de resposta não acarreta necessariamente a ameaça de processo judicial).

As perguntas obrigatórias devem incluir o endereço da biblioteca (ou da sala de leitura, etc.), nome e endereço do gerente e seus membros da diretoria, quantidade de livros e jornais, horário de trabalho, etc. (as grandes bibliotecas terão que dar mais informações).

As perguntas não obrigatórias devem incluir todas as melhorias que estão sendo aplicadas na Suíça e na América (e em outros lugares) para que possamos recompensar (dando bônus na forma de livros valiosos, coleções, etc.) aqueles que fazem mais melhorias e as realizam melhor de todas.

Por exemplo: t) você pode fornecer informações precisas para provar que mais livros foram emprestados de sua biblioteca? ou 2) quantas pessoas visitam sua sala de leitura? ou 3) troca de livros e jornais com outras bibliotecas e salas de leitura? ou 4) compilação de um catálogo central? ou 5) trabalho aos domingos? ou 6) trabalho à noite? ou 7) incentivo a novos leitores, mulheres, crianças, não-russos, etc.? ou 8) satisfação das referências dos leitores? ou 9) meios simples e práticos de armazenar livros e jornais? Salvá-los? meios mecânicos para obter o livro e devolvê-lo ao seu lugar? ou 10) emprestar um livro? ou 11) simplificar as garantias no empréstimo de um livro? ou 12) enviá-lo pelo correio?

E assim por diante, ad infinitum ….

Os bônus devem ser concedidos para as melhores contas e os próximos sucessos.

O Departamento de Biblioteca do Comissariado Popular da Educação deve informar ao Conselho das Comissões populares sobre o número de contas recebidas mensalmente e as respostas às perguntas que são feitas; e os totais.

Deixe uma resposta