Vladimir Lenin

(Todos se levantam enquanto o camarada Lenine aparece no granizo. Aplausos tempestuosos e prolongados.) Camaradas, estamos passando por um dos momentos mais críticos, importantes e interessantes da história – um momento em que a revolução socialista mundial está em construção. Agora está se tornando evidente até mesmo para aqueles que se distanciaram das teorias e previsões socialistas que esta guerra não terminará como começou, ou seja, pela conclusão da paz da maneira usual entre os velhos governos imperialistas. A revolução russa mostrou que a guerra está inevitavelmente levando à desintegração da sociedade capitalista em geral, que está sendo convertida em uma guerra do povo trabalhador contra os exploradores. Nisso reside o significado da revolução russa.

Os trabalhadores do mundo sentem que a causa da revolução russa é sua própria causa, por maiores que sejam os obstáculos em nosso caminho, por maiores que sejam as dezenas de milhões em dinheiro que são despendidas em todos os países para disseminar mentiras e calúnias sobre a revolução russa. Paralelamente à guerra entre os dois grupos de imperialistas, uma outra guerra está começando em todos os lugares, a guerra que a classe trabalhadora, inspirada pelo exemplo da revolução russa, está declarando contra sua própria burguesia. Todos os sinais vão mostrar que a Áustria e a Itália estão à beira da revolução. A velha ordem nestes países está se desintegrando rapidamente. Nos países mais fortes e estáveis, como Alemanha, Grã-Bretanha e França, o mesmo processo está em curso, embora de uma forma um pouco diferente e menos perceptível. O colapso do sistema capitalista e a guerra capitalista são inevitáveis.

Os imperialistas alemães não têm sido capazes de sufocar a revolução socialista. O preço que a Alemanha teve que pagar por esmagar a revolução na Letônia Vermelha, Finlândia e Ucrânia foi a desmoralização de seu exército. A derrota da Alemanha na frente ocidental se deve em grande parte ao fato de que seu antigo exército não existe mais. O que os diplomatas alemães brincaram sobre a “russificação” dos soldados alemães – agora não é brincadeira nenhuma, mas a amarga verdade. O espírito de protesto está subindo, a “traição” está se tornando uma coisa comum no exército alemão.

Por outro lado, a Grã-Bretanha e a França estão fazendo um último esforço para salvar sua própria situação. Eles estão se lançando sobre a República Russa e pressionando o capitalismo até o ponto de ruptura. Mesmo os jornais burgueses têm que admitir que uma mudança definitiva de espírito surgiu entre o povo trabalhador: na França, a idéia de “defesa nacional” está se desfazendo; na Grã-Bretanha, a classe trabalhadora está denunciando a “trégua civil”. Isso significa que os imperialistas britânicos e franceses apostaram seu último cartão – e podemos dizer com a máxima confiança que esse cartão será enganado. (Aplausos tempestuosos.) Por mais que certos grupos gritem alto que os bolcheviques são apoiados por uma minoria, eles têm que admitir que não conseguem encontrar as forças dentro da Rússia para combater os bolcheviques, e são obrigados a recorrer à intervenção estrangeira. A classe trabalhadora da França e da Grã-Bretanha está sendo forçada a participar de uma guerra de conquista flagrante, cujo objetivo é esmagar a revolução russa. Isso significa que o imperialismo britânico e francês e, consequentemente, o imperialismo mundial está em seu último suspiro. (Aplausos tempestuosos).

Superamos todas as dificuldades, embora fosse difícil declarar novamente a lei marcial em um país onde o próprio povo havia suprimido a guerra e esmagado o antigo exército, e embora fosse difícil formar um exército em meio a uma guerra civil aguda. O exército foi formado e a vitória sobre os tchecos, os guardas brancos, os latifundiários, os capitalistas e os kulaks está garantida. (Aplausos tempestuosos.) O povo trabalhador percebe que está lutando por sua própria causa e não no interesse de um punhado de capitalistas. Os trabalhadores e camponeses russos tiveram pela primeira vez a oportunidade de dirigir as fábricas e dispor da terra por conta própria, e essa experiência teve seu efeito. Nosso exército foi formado a partir de pessoas escolhidas, dos camponeses e trabalhadores conscientes da classe. Cada um deles vai para a frente consciente de que está lutando pelo destino da revolução mundial, bem como da revolução russa; pois podemos ter certeza de que a revolução russa é apenas uma amostra, apenas o primeiro passo na série de revoluções em que a guerra vai acabar.

A educação é uma das partes componentes da luta que estamos travando agora. Podemos combater a hipocrisia e a mentira com a verdade completa e honesta. A guerra mostrou claramente o que significa a “vontade da maioria”, uma frase usada como capa pela burguesia. Ela mostrou que um punhado de plutocratas arrastam nações inteiras para o massacre no seu próprio interesse. A crença de que a democracia burguesa serve aos interesses da maioria foi agora totalmente desacreditada. Nossa Constituição, nossos soviéticos, que eram algo novo para a Europa, mas que já conhecíamos da experiência da Revolução de 1905, servem como esplêndido material de agitação e propaganda, expondo completamente a natureza mentirosa e hipócrita da democracia burguesa. Proclamamos abertamente a regra do povo trabalhador e explorado e aí reside a fonte de nossa força e invencibilidade.

O mesmo se aplica à educação: quanto mais culto é o estado burguês, mais sutilmente ele mentiu ao declarar que as escolas poderiam estar acima da política e servir à sociedade como um todo.

De fato, as escolas se transformaram em nada mais que um instrumento da regra de classe da burguesia. Elas estavam completamente imbuídas do espírito burguês da casta. Seu objetivo era fornecer aos capitalistas lacaios obedientes e trabalhadores capazes. A guerra mostrou que as maravilhas da tecnologia moderna estão sendo usadas como um meio de exterminar milhões de trabalhadores e criar lucros fabulosos para os capitalistas que estão fazendo fortuna com a guerra. A guerra tem sido minada internamente, pois expusemos suas mentiras ao combatê-las com a verdade. Dizemos que nosso trabalho na esfera da educação é parte da luta para derrubar a burguesia. Declaramos publicamente que a educação divorciada da vida e da política é mentira e hipocrisia. Qual foi o significado da sabotagem a que recorreram os representantes mais instruídos da antiga cultura burguesa? Esta sabotagem mostrou melhor do que qualquer agitador, melhor do que todos os nossos discursos, melhor do que milhares de panfletos que essas pessoas consideram o aprendizado como seu monopólio e o transformaram em um instrumento de seu domínio sobre o chamado povo comum. Eles usaram sua educação para frustrar o trabalho de construção socialista, e saíram abertamente contra o povo trabalhador.

A luta revolucionária tem sido a escola de acabamento para os trabalhadores e camponeses russos. Eles viram que nosso sistema, por si só, assegura sua verdadeira regra, conseguiram convencer-se de que o Estado está fazendo tudo para ajudar os trabalhadores e os camponeses pobres a esmagar completamente a resistência dos kulaks, dos latifundiários e dos capitalistas.

O povo trabalhador está sedento de conhecimento porque precisa dele para vencer. Nove em cada dez dos trabalhadores perceberam que o conhecimento é uma arma em sua luta pela emancipação, que suas falhas se devem à falta de educação, e que agora cabe realmente a eles dar a todos acesso à educação. Nossa causa está assegurada porque o próprio povo se propôs a construir uma Rússia nova e socialista. Eles estão aprendendo com sua própria experiência, com seus fracassos e erros, e vêem como a educação é indispensável para a conclusão vitoriosa de sua luta. Apesar do aparente colapso de muitas instituições e do júbilo dos intelectuais que realizam sabotagens, descobrimos que a experiência na luta ensinou o povo a tomar seu destino em suas próprias mãos. Todos os que

realmente simpatizem com o povo, todos os melhores professores virão em nosso auxílio, e esta é uma promessa segura de que a causa socialista triunfará. (Ovação.)

Notas finais

[1] O Congresso foi realizado em Moscou no prédio dos Cursos Superiores para Mulheres, de 26 de agosto a 4 de setembro de 1918. Os cerca de 700 delegados representaram departamentos de educação, professores e pedagogos. Lênin foi eleito presidente honorário e convidado a participar. Ele falou no Congresso em 28 de agosto, o terceiro dia dos trabalhos. O Congresso discutiu o Regulamento sobre a Escola Única do Trabalho da R.S.F.S.R., que foi posteriormente endossado pelo Comitê Executivo Central de toda a Rússia e publicado na Izvestia em 10 de outubro. O regulamento desempenhou um papel muito importante na construção do sistema educacional soviético.

Em conexão com a tentativa de vida de Lenin feita pela terrorista socialista-revolucionária Fanny Kaplan em 30 de agosto de 1918, o Congresso reuniu-se em sessão plenária de emergência no dia seguinte e adotou uma resolução transmitindo uma mensagem de simpatia a Lenin e Krupskaya e expressando firme convicção no triunfo da causa revolucionária.

Referências

Deixe uma resposta