Ahmed Raadi, de oito anos, é consolado por sua mãe Telba Ramadan enquanto espera na segunda-feira, 15 de janeiro de 2001, por seu tratamento semanal de quimioterapia no Hospital Infantil Ibn-Gazwan em Basra, Iraque. Devido à exposição ao urânio empobrecido usado em armas dos EUA durante a primeira Guerra do Golfo, Raadi nasceu cego e sofria de um tumor cerebral que se desenvolveu quando ele tinha sete anos. O câncer se espalhou para o abdômen, fazendo-o inchar. Os médicos disseram que seu caso era desesperador. | Enric Marti / AP

LONDRES – Em um desenvolvimento chocante, o governo britânico anunciou que enviará cartuchos de urânio empobrecido (DU) para a Ucrânia junto com tanques Challenger 2.

Como sabemos de várias guerras nas últimas décadas, as consequências para a saúde dos civis ucranianos serão altas. O DU é um metal pesado quimicamente tóxico e radioativo e é um subproduto do processo de enriquecimento usado para produzir urânio para reator.

Suas propriedades químicas e físicas o tornaram popular para uma variedade de usos militares e comerciais. Sua densidade e capacidade de auto-afiação atraíram a atenção do Departamento de Defesa dos EUA (DoD) no final dos anos 1950. Os militares buscavam aumentar a capacidade perfurante das munições e fortalecer a blindagem dos tanques.

DU parecia se encaixar na conta. Mas a sua utilização teve um impacto devastador nas populações envolvidas em numerosos conflitos, com as terríveis consequências para a saúde que associamos aos impactos da radiação.

O DU é usado para balas e balas de tanques perfurantes, pois é muito pesado, o que significa que pode facilmente penetrar no aço. Devido ao seu peso, o DU também foi usado como lastro em aviões, principalmente em centenas de Boeing 747 – os primeiros jatos jumbo – construídos antes de 1981.

A prática tornou-se particularmente polêmica depois que um jato de carga da El Al caiu em um prédio de apartamentos em Amsterdã em 1992. Quarenta e três pessoas morreram, e a carga, que incluía 10 toneladas de produtos químicos, líquidos inflamáveis, gases e substâncias cáusticas , explodiu em chamas, junto com centenas de quilos de DU carregados como pesagem.

Uma pilha de munições antitanque de 30 mm em uma antiga fábrica no subúrbio de Hadzici, em Sarajevo, em 2001. A fábrica foi um alvo durante os ataques aéreos da OTAN em 1995, que usaram munições de urânio empobrecido. As armas radioativas foram usadas novamente durante a guerra aérea em Kosovo contra a Iugoslávia em 1999. As munições antitanque retratadas aqui foram disparadas de jatos A-10 americanos. | Hidajet Deli / AP

Embora os residentes tivessem certeza de que não havia risco à saúde, ficou claro que grande parte do urânio empobrecido havia sido liberado na atmosfera como partículas de poeira.

O risco não é que as munições DU causem uma explosão nuclear. É que o impacto de seu uso faz com que poeira tóxica ou radioativa seja liberada e, se posteriormente inalada ou ingerida de outras maneiras, tem consequências negativas muito significativas para a saúde.

Após a primeira Guerra do Golfo, o DoD Office of the Special Assistant for Gulf War Illnesses (OSAGWI) identificou vários cenários de exposição ao DU, inclusive através de feridas causadas por fragmentos de DU, inalação de partículas de DU no ar, ingestão de resíduos de DU ou contaminação de feridas por DU resíduos.

As munições DU foram usadas em larga escala pelos EUA e Grã-Bretanha na Guerra do Golfo em 1991 e no Iraque em 2003. Seu uso causou um aumento acentuado nas taxas de incidência de alguns tipos de câncer, como câncer de mama e linfoma, nas áreas onde foi usado.

Também foi implicado no aumento de defeitos congênitos em áreas adjacentes aos principais campos de batalha da Guerra do Golfo. Outros problemas de saúde associados ao DU incluem insuficiência renal, distúrbios do sistema nervoso, doenças pulmonares e problemas reprodutivos.

Um relatório financiado pelo Ministério das Relações Exteriores da Noruega em 2013 mostrou que mais de 400 toneladas de munição DU foram usadas em 1991 e 2003, a grande maioria pelas forças dos EUA.

Harold Court, da Pensilvânia, realiza um mini-protesto em frente ao Capitólio dos Estados Unidos em 9 de julho de 2010, dizendo que não conseguiu que um membro do Congresso o ajudasse a obter despesas médicas pagas pelo governo dos Estados Unidos depois que ele perdeu um pulmão de exposição ao urânio empobrecido. Court era artilheiro de um tanque do Exército dos EUA e disparou 4.200 cartuchos de urânio empobrecido quando foi enviado para lutar no Iraque. | Douglas Graham / CQ Roll Call via AP

O relatório mostrou que o Centro de Proteção contra Radiação do governo iraquiano identificou entre 300 e 365 locais contaminados até 2006, principalmente na região de Basra, no sul do Iraque.

Além de alertar sobre a contaminação espalhada por comerciantes de sucata mal regulamentados, incluindo crianças, também compartilhou evidências de que munições com urânio empobrecido foram disparadas contra veículos leves, edifícios e outras infraestruturas civis, incluindo o Ministério do Planejamento iraquiano em Bagdá – apesar das garantias oficiais de alvos blindados exclusivamente militares.

Seu uso na ex-Iugoslávia pelas forças da OTAN em 1995 e 1999 levou ao mesmo tipo de consequências. Também foi usado pelos EUA na Síria em 2015. Os impactos não se limitaram às populações locais – eles também afetaram as tropas envolvidas ou próximas a seu uso e também equipes militares de limpeza enviadas para lidar com o impacto de o DU.

As graves consequências para a saúde levaram os termos “síndrome da Guerra do Golfo” e “síndrome dos Balcãs” a entrar em nosso vocabulário. O Ministério da Defesa do Reino Unido contesta os riscos do urânio empobrecido, mas recomenda “vigilância contínua” para veteranos com fragmentos de urânio empobrecido.

Nenhum tratado proibindo explicitamente o uso de urânio empobrecido ainda está em vigor, mas está claro que seu uso contraria as regras e princípios básicos do direito internacional humanitário. Em 2006, o Parlamento Europeu reforçou os seus anteriores apelos a uma moratória ao apelar à introdução de uma proibição total, classificando o uso de DU, juntamente com o fósforo branco, como desumano.

Desde 2007, repetidas resoluções da Assembleia Geral da ONU destacaram sérias preocupações sobre o uso de armas DU. A Grã-Bretanha, juntamente com os Estados Unidos, a França e Israel são os únicos estados que consistentemente votaram contra as resoluções.

O governo britânico deve pôr fim imediato ao uso de urânio empobrecido — infligir isso ao povo da Ucrânia é a última coisa de que eles precisam.

Estrela da Manhã

Como acontece com todos os artigos de opinião publicados pela People’s World, este artigo reflete as opiniões de seu autor.

Esperamos que você tenha apreciado este artigo. Antes de ir, por favor, apoie o grande jornalismo da classe trabalhadora e pró-pessoas doando para o People’s World.

Não somos neutros. Nossa missão é ser a voz da verdade, da democracia, do meio ambiente e do socialismo. Acreditamos nas pessoas antes dos lucros. Então, tomamos partido. Seu!

Somos parte da mídia pró-democracia que contesta o vasto ecossistema de propaganda da mídia de direita, fazendo lavagem cerebral em dezenas de milhões e colocando a democracia em risco.

Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e paywalls porque somos totalmente apoiados pelo leitor. No People’s World, acreditamos que notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos.

Mas precisamos da sua ajuda. É preciso dinheiro – muito dinheiro – para produzir e cobrir histórias exclusivas que você vê em nossas páginas. Somente vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler o People’s World e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um apoiador mensal hoje.


CONTRIBUINTE

Kate Hudson


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta