O co-líder Te Pati Maori, Rawiri Waiti, gesticula durante a cerimônia de posse no Parlamento em Wellington, Nova Zelândia, terça-feira, 5 de dezembro de 2023. Enquanto ele falava, milhares de pessoas do lado de fora do prédio protestavam contra as políticas indígenas do novo governo de direita . | PA

Milhares de manifestantes manifestaram-se contra as políticas indígenas do governo da Nova Zelândia na terça-feira, quando o parlamento se reuniu pela primeira vez desde as eleições de outubro.

As manifestações na capital, Wellington, e em cerca de uma dúzia de outras cidades e vilas da Nova Zelândia foram organizadas pelo Partido Maori, que defende os direitos dos indígenas neozelandeses.

Os manifestantes manifestaram-se pacificamente fora do parlamento contra o que descreveram como políticas “anti-Maori” do recém-eleito governo de coligação conservadora.

O co-líder do Partido Maori, Rawiri Waititi, disse que as novas políticas da administração do primeiro-ministro Christopher Luxon levariam a Nova Zelândia “de volta ao século XIX”.

“Nosso protesto esta manhã foi uma ativação de nosso povo”, disse Waititi.

O governo liderado pelo Partido Nacional prometeu rever o Tratado de Waitangi assinado pelos colonos britânicos e chefes Maori em 1840.

O governo também disse que pretende fazer alterações na Autoridade de Saúde Maori, uma agência estatutária responsável por garantir que o sistema de saúde da Nova Zelândia atenda às necessidades Maori.

Luxon afirmou que o seu governo estava “profundamente empenhado em melhorar os resultados para Maori e não-Maori”. Waititi e outros líderes indígenas discordaram forte e ruidosamente.

Os legisladores tomaram posse depois das eleições de 14 de outubro que derrubaram o governo de centro-esquerda do Partido Trabalhista, que governava desde 2017. O Partido Maori conquistou seis dos 123 assentos no parlamento.

O legislador do partido, Takuta Ferris, usou um cocar Maori e executou um haka, uma dança ou desafio tradicional acompanhado de um canto, enquanto atravessava a câmara para fazer uma afirmação que confirmava o seu lugar no parlamento.

Alguns legisladores do Partido Verde usaram keffiyehs sobre os ombros em sinal de apoio aos palestinos na guerra de Israel contra Gaza.

O Partido Nacional formou um governo de coalizão com o Primeiro Partido de direita da Nova Zelândia e o Partido libertário ACT. A sigla significa Associação de Consumidores e Contribuintes.

O líder do Partido ACT, David Seymour, descreveu os protestos do Partido Maori como “teatro divisivo” que mostrava desrespeito pelo resultado eleitoral.

Estrela da Manhã

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Estrela da Manhã


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta